Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
Advertisements

EDUCAÇÃO NO SISTEMA PENITENCIÁRIO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) REDE LATINOAMERICANA DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES INSTRUMENTOS IMPORTANTES PARA A CONSOLIDAÇÃO.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
INCENTIVO ÀS AÇÕES NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE DST/AIDS Panorama Geral março 2009.
Julho/2002 João Pessoa - PB Julho/2002 João Pessoa - PB ANEEL e a Descentralização Jaconias de Aguiar Diretor Jaconias de Aguiar Diretor Audiência Pública.
Apresentação do Projeto
O QUE É O PRODAFISC.
PMAE – Linha de apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais Outubro de.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Missão e Visão Estimular a criação, fortalecer e promover programas estaduais e setoriais voltados para disseminação de melhores práticas de gestão. Missão.
MELHOR EFICIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA
Recife - PE, 27/07/2007 Frederico Amancio SIMPLES NACIONAL Implementação, Arrecadação e Fiscalização.
1 As atribuições da Superintendência de Fiscalização do Abastecimento estão definidas no art. 32 do Regimento Interno da ANP.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
REDESIM.
A contribuição e experiência do SEBRAE para a formação de uma cultura de inovação no Brasil Congresso Internacional Conhecimento e Inovação - Ciki 2011.
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
SIMBRACS 2013 COMPRAS GOVERNAMENTAIS Brasilia, 13 de novembro de 2013.
Brasil Sem Homofobia Programa de Combate à Violência e à Discriminação contra GLTB e de Promoção da Cidadania Homossexual.
Disseminação de Políticas Estruturantes de Desenvolvimento   Desenvolvimento Municipal Sustentável e Fomento aos Pequenos Negócios PROSPERAR.
Uso do Poder de Compras Públicas
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E
Programas Nacionais de Acesso a Inovação e Tecnologia
Incentivo para o Desenvolvimento 2º Convênio FNP-SEBRAE Abril/2010 a Setembro/2011 Brasília, 13 de abril de 2010.
14ª Reunião Ordinária Comitê Temático Compras Governamentais 11 de abril de 2012.
CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA
Maio Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas A Lei Complementar 123/06 assegura tratamento favorecido e diferenciado para micro e pequenas empresas.
O caso do Telessaúde Brasil Redes
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Mapa de Prevenção – Almoxarifado PORCENTAGEM  Estado Total Fechados Em Digitação Não Infor. % Mapas Preenchidos % Mapas à Preencher AC 1 50%
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
25/06/2009. HISTÓRICO 1996 – Celebração de convênio entre Ministério da Fazenda e SEFAZ, dispondo sobre a cooperação entre os estados – Retomada.
Fortalecimento dos sistemas nacionais de Compras Públicas ARACAJU/SE – Agosto de 2014.
Reunião Cenários para planejamento 17 e 18 de junho - Itaipava Bruno Amado Rodrigues Filho Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Reunião de.
Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
7ª Reunião Ordinária DO FÓRUM PERMANENTE DAS MPEs Brasília – 20 de outubro de 2010 COMITÊ TÉCNICO DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS.
A Experiência do TCU junto aos CAEs Outubro/2004 TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Piauí.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
DIVER – DIRETORIA DE VERIFICAÇÃO
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
Edital de Apoio Institucional às Seccionais Undime 2015.
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO 27ª Reunião da COGEF Natal / RN  Análise da execução da Linha de Crédito CCLIP PROFISCO;  Execução da Cooperação.
Excelência na Gestão Pública
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Unidade de Prevenção Insumos Brasília, novembro 2009.
55ª Reunião do GDFAZ / CURITIBA – PR, 13,14 e 15/05/2015 INDICADORES GP Margarida – AL Kiola – MA Ricardo – BA Ana Paula - PE.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 1 REUNIÃO DO CTC Florianópolis, 26 de novembro de 2008.
A Formação de Recursos Humanos para a Saúde
Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel.
1. Programa Gás Legal reuniões pelo Brasil. - Mais de pessoas presentes. + de 50 palestras para autoridades, funcionários de distribuidoras.
REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL
Iolanda Mª G. M. de C. Barbosa Coordenadora Geral Adjunta do GDFAZ Secretaria de Estado da Fazenda do Maranhão - SEFAZ/MA.
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Proposta de Revisão dos Processos de Trabalho em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados.
O papel do Tribunal de Contas no apoio à sustentabilidade econômica dos municípios do Brasil.
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
Programa Nacional Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Secretaria de Atenção à Saúde A importância do telessaúde na política de redes.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
MONITORAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 31ª REUNIÃO DA COGEF DF.
Benefícios por Incapacidade objeto da MP 739/2016 Espécie do Benefício por Incapacidade Total de Benefícios mantidos há mais de 2 anos* Benefícios mantidos.
PROGRAMA GÁS LEGAL. IMPACTOS NO MERCADO.
Transcrição da apresentação:

Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios COMPRAS GOVERNAMENTAIS Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios

COMPRAS GOVERNAMENTAIS PARCERIAS MPOG - Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão/SLTI CONSAD – Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração ATRICON- Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

COMPRAS GOVERNAMENTAIS O SEBRAE e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio de sua Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – MPOG/SLTI firmaram Acordo de Cooperação Técnica para trabalhar três eixos: Institucionalização do Uso do Poder de Compra nos órgãos do Governo Federal Apoio na Regulamentação e Implementação da LC 123/06 nos Estados e Municípios Aproximação mercadológica entre grandes compradores públicos e Pequenos Negócios – FOMENTAs e Cursos de Capacitação

COMPRAS GOVERNAMENTAIS PARCERIAS CONSAD Sensibilização de Governos Estaduais Aplicação do Capítulo V da LC 123/06 por parte dos Estados e Municípios Intercâmbio de Experiências entre as Secretarias Capacitação dos Gestores Públicos

COMPRAS GOVERNAMENTAIS PARCERIAS ATRICON Aplicação do Capítulo V da LC 123/06 por parte dos estados e municípios Recomendação, por parte dos tribunais de contas, para a regulamentação da LC 123/06 nos municípios que ainda não a implantaram

COMPRAS GOVERNAMENTAIS PARCERIAS ATRICON Recomendação para que os tribunais de contas promovam a fiscalização quanto à aplicação da LC 123/06 Capacitação do corpo técnico dos tribunais de contas na LC 123/06

COMPRAS GOVERNAMENTAIS PARCERIAS ATRICON Realização de convênio com o Instituto Rui Barbosa para disseminar, entre os tribunais de Contas, a aplicação da LC 123/06 Intercâmbio de informações, documentos e apoio técnico/institucional

GOVERNAMENTAIS NOS ESTADOS COMPRAS GOVERNAMENTAIS NOS ESTADOS RR AP AM PA MA CE RN PB PI PE AC AL RO TO SE BA MT DF Estado possui legislação e programa incentivo às compras governamentais de MPE GO MG MS ES SP RJ Estado possui legislação mas não possui programa incentivo às compras governamentais de MPE PR SC RS Estado não possui legislação entretanto aplica alguns programas de incentivo  às compras Governamentais de MPE".

PROGRAMA ESTADUAL DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS Termo de Referência - Compras Governamentais nos Estados Objetivo: estabelecer diretrizes para a atuação dos SEBRAE/UF junto aos governos estaduais na promoção de políticas estaduais de compras governamentais junto aos pequenos negócios, tendo por base a Lei Complementar 123/2006

PROGRAMA ESTADUAL DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS Visão Geral 7 - Gestão do Projeto 1 – Planejamento e Articulação 2 - Levantamento de Informações 3 - Regulação 4 – Mobilização e Comunicação 5 - Capacitação 6 – Acesso ao Mercado Programa Estadual de Compras Governamentais

PROGRAMA ESTADUAL DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS Planejamento e Articulação Mapeamento dos tomadores de decisão Levantamento dos pontos de resistência Anteprojeto – Plano de Ação Preliminar Pactuação político-institucional Efetivação das articulações Articulação com o Tribunal de Contas Elaboração do Plano Anual de Compras do Governo Planejamento e Articulação

PROGRAMA ESTADUAL DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS Estudo 1: identificação da realidade dos processos de compras governamentais no Estado Estudo 2: Identificação da realidade dos pequenos negócios no Estado Elaboração de conteúdo Levantamento de Informações

PROGRAMA ESTADUAL DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS Diagnóstico de procedimentos de contratação do governo Proposição de arcabouço legal para o estado Regulação

PROGRAMA ESTADUAL DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS Mobilização e Comunicação Realização de palestras sobre compras governamentais para os pequenos negócios Realização de palestras sobre compras governamentais para os gestores públicos Realização de seminários Disponibilização de conteúdos na internet Mobilização e Comunicação

PROGRAMA ESTADUAL DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS Mobilização e Comunicação Desenvolvimento de campanha de comunicação Mobilização e apoio aos pequenos negócios Ações Complementares Mobilização e Comunicação

PROGRAMA ESTADUAL DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS Seleção e contratação de equipe especializada – SGC Capacitação de instrutores e multiplicadores Capacitação de gestores públicos Capacitação dos pequenos negócios Capacitação

PROGRAMA ESTADUAL DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS Os Fomentas Prospecção de fornecedores por setor econômico Cadastro de Fornecedores Catálogo de produtos e serviços Acesso ao Mercado

PROGRAMA ESTADUAL DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS Métricas Divulgação de ações na internet Gestão do Projeto

PROGRAMA ESTADUAL DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS Articulação e pactuação das ações com Governo de Estado Identificação e articulação com demais parceiros estratégicos Levantamento de demandas e mapa de contratações Estabelecimento de setores prioritários Estratégias

PROGRAMA ESTADUAL DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS Levantamento e negociação com órgãos ou empresas âncoras Adaptação de regramentos de licitação e modelos de editais, simplificação e preferência às ME e EPP Sensibilização dos operadores de direito para garantir a segurança jurídica e interlocução com os Tribunais de Contas Estratégias

PROGRAMA ESTADUAL DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS Capacitação de gestores públicos Capacitação de empresas fornecedoras Planejamento e estruturação dos aspectos logísticos do aquisição Definição de metas globais do Programa e individuais dos órgãos e empresas Estratégias

PROGRAMA ESTADUAL DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS Ações de divulgação e eventos de mercado – Fomenta Monitoramento e avaliação de desempenho Animação e medidas de gestão para alcance das metas planejadas Estratégias

PROGRAMA ESTADUAL DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS Mapeamento das compras governamentais nos estados Aumento do volume de compras governamentais pelos proprietários de pequenos negócios nos estados Aumento da participação dos pequenos negócios nas compras governamentais dos estados Aumento da quantidade de empresas cadastradas no SICAF e outros sistemas Resultados Esperados

PROGRAMA COMPRAS GOVERNAMENTAIS Legislação, normas e políticas nacionais Liderança e empenho dos executivos Organização do pessoal e plano de implementação Alternativas financeiras Oportunidades de capacitação e marketing Atividades de divulgação e criação de redes de contato Mensuração do programa e avaliação de desempenho Reconhecimento e recompensa Os Oito Elementos – CHAVE PARA O SUCESSO

GRATA! Maria Aparecida Rosa Vital Brasil Bogado Consultor Sebrae Nacional cidinha@v3consultoria.com 26