Planejamento financeiro de projetos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS DE SUPORTE À DECISÃO
Advertisements

Fatores que nos levaram a procurar ajuda externa especializada em análise de faturas de TELECOM: Analisando as faturas de Telefonia, notamos que: A.
AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
1.
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
Mercado Europeu e Ibérico Barreiras à Internacionalização
Professor José Pires de Araújo Júnior
Consultoria Empresarial
Elaboração de Mapa de Custo para a Gráfica XX Embalagens.
CUSTOS E ORÇAMENTOS Aspectos Práticos
Formação de Custo para Impressão Digital Flávio Botana
IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA
Atributos Modelo de Gestão Estratégico Integração de disciplinas
Porto de Galinhas/PE – Jul/11
Pós-Graduação - EAD FACINTER
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 03
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região
Repensando a Logística
A Logicon Sistemas As soluções da Logicon Sistemas lhe ajudam a gerenciar e organizar os processos operacionais e administrativos envolvidos na gestão.
Apresenta.
MISSÃO Oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial através da Logística Reversa.
Custeio da Produção.
Seqüência de implantação de qualquer atividade comercial
Apresentação Comercial TAMEJA
Universidade Federal Fluminense
Organizando empresas para multiplicar resultados
SENAC - RJ Aula - 1 Professor Eduardo Borges - -
Universidade Federal Fluminense
HISTÓRICO A Líder Consultoria (Empresa Júnior) é uma associação civil, sem fins lucrativos constituída por alunos de graduação a AEDB que presta serviços.
Criação de Valor.
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
Consultoria e Projetos
Informações Básicas para
No Bugs – Empresa Júnior de Informática
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO “Promover a capacitação profissional de seus membros e dos estudantes do curso de agronomia da UFV a partir da prestação.
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
AGÊNCIA Conceito tradicional Produção Mídia Atendimento / planejamento
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
CONTABILIDADE DE CUSTOS I
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
Fabiano Simões Coelho Indicadores de Performance para maximizar o resultado das empresas
São Luís 2015 Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção
Gerenciamento de Custos nos Serviços de Enfemagem
Consultoria Empresarial
CAPITAL INTELECTUAL §“É a soma de conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva” §O Capital intelectual constitui a.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Missão + Visão = Estratégias Temas estratégicos
Bem-vindo!.
Plano de negócio.
W w w. c i t i. o r g. b r Centro Integrado de Tecnologia da Informação CITi Cássio de Albuquerque Melo Trainee - Presidência
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL Siga-nos:
RAÇÃO SOCIAL: REDE CONSULTORIA - MEI END.: RUA SÃO PEDRO, Nº 945, ED. SÃO BERNARDO, SALA 19. CENTRO. TERESINA – PI. CNPJ.: / CONSULTORIA.
10 anos atuando com trabalho e dedicação!
Acredite, Inove, Realize. 1. Apresentação AIRAtuaçãoPortifólioProjetoContato.
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
O que são finanças ? No nível macro, as finanças são o campo de estudo de instituições financeiras e mercados financeiros e como funcionam dentro do sistema.
Apresentação Institucional  Quem Somos?  A Mclucasi Custos, Administração e Finanças é uma empresa nacional constituída para dar continuidade aos diversos.
FORMAÇÃO DE EMPRESAS Plano de Negócio FERRAMENTAS RELACIONADAS Conceito Estrutura Orçamento 1 Montagem Vista Geral Orçamento 2
Continuação Entrega do Paper  A importância da informação contábil no controle financeiro das organizações.  A importância da contabilidade.
Laboratório de Gestão Luís Neto Luís Moretto Neto Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração.
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Assessoria Profissional e o compartilhamento.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Sejam bem vindos. P. E. Finanças Carga horária: 18 horas aula; Ementa: Conceito de finanças. Planejamento Orçamentário. Controle do Fluxo de Caixa. Custos.
Estratégia de Suprimentos  A estratégia de suprimentos pode ser analisada, inicialmente, como uma forma de decisões relacionadas para adquirir materiais.
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 7- Balanced Scorecard.
FNE INOVA Ç ÃO Orienta ç ões para o financiamento.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 3. SIG Contábil e Financeiro Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Desde 2007 ARARAQUARA. O CONCEITO Entidade sem fins lucrativos Gerenciada por alunos, com o apoio e assistência de professores do Curso da área de atuação.
Transcrição da apresentação:

Planejamento financeiro de projetos Mais do que precificação, uma ferramenta atrelada à estratégia

Planejamento financeiro de projetos Mais do que precificação, uma ferramenta atrelada à estratégia

Agenda Introdução Desenvolvendo uma Ferramenta Conclusão A Empresa Fatores Catalisadores Desenvolvendo uma Ferramenta Identificação dos Problemas O Projeto Reestruturação Conclusão Resultados Aplicabilidade em outras Empresas Juniores

A Empresa Quem somos Constituída por alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Minas Gerais Apoio de professores na realização de seus projetos Desde 1997 atuando na prestação de serviços e desenvolvimento de projetos Comprometimento com o Desenvolvimento Social Agregar conhecimento ao MEJ

A Empresa Nossa Missão “Executar com qualidade soluções de engenharia, proporcionando a formação complementar dos membros e a satisfação dos stakeholders.”

A Empresa Estrutura Organizacional Equipes de Projetos Conselho Administrativo Diretor Presidente Diretor de Qualidade Diretor de Projetos Diretor de Marketing Diretor Administrativo Financeiro Diretor de Recursos Humanos Gerentes de Projetos Gerente de Relações Comerciais Gerente Financeiro Gerente de Desenvolvimento e Relacionamento A Empresa utiliza, hoje, a estrutura organizacional como template/Molde para dividisão de tarefas. Possuimos 6 Diretorias, no entanto, as Diretorias de Qualidade e Presidência são representados por uma única pessoa. As demais diretorias são compostas por assessores, que por sua vez fazem parte de 1 Equipe de Projeto. Cada assessor agrega às Eps singularidades sobre seus departamentos e essa mistura saudável fornece-nos novas oportunidades de adquirir conhecimentos. Compete a cada membro fazer parte da Equipe Paralela. Na atual estrutura possuímos 4 Equipes Paralelas;citá-las; Que estão designadas a lidarem com essas áreas determinadas. FIM. Assessor Sênior Equipes de Projetos Equipes Paralelas Assessor Júnior Responsabilidade Social e Empresarial Movimento Empresa Júnior Tecnologia da Informação Relações Públicas

A Empresa Parcerias Aqui estão parcerias as quais a CPEJr. possui, assim como alguns órgãos aos quais somos filiados/federados e um órgão ao qual somos confederado. É através de cada um desses que vivenciamos pluralidades culturais, aprendemos com as adversidades e buscamos nos capacitar para que possamos prover para a nossa EJ diferenciais perante o mercado. Dessa forma nos mantemos atualizados e prezamos pela melhoria contínua da empresa. E são essas experiências que tentamos dividir com o MEJ; e tentaremos transmitir algo hoje!

A Empresa Filiações Aqui estão parcerias as quais a CPEJr. possui, assim como alguns órgãos aos quais somos filiados/federados e um órgão ao qual somos confederado. É através de cada um desses que vivenciamos pluralidades culturais, aprendemos com as adversidades e buscamos nos capacitar para que possamos prover para a nossa EJ diferenciais perante o mercado. Dessa forma nos mantemos atualizados e prezamos pela melhoria contínua da empresa. E são essas experiências que tentamos dividir com o MEJ; e tentaremos transmitir algo hoje!

A Empresa Onde estão nossos egressos? A CPEJr. busca fornecer aos seus membros um complemento ao ensino fornecido pela Faculdade, de maneira que esses saiam da faculdade com uma vivência maior do “mundo exterior” e que os mesmos prosperem nas áreas desejadas. Nos felicitamos em ver que esse objetivo tem sido cumprido.

Fatores Catalisadores

Fatores Catalisadores Aumento significativo do número de membros da empresa Captação de projetos de maior complexidade Maior diversidade de clientes Expansão Interna “Após 2008, os problemas, que antes estavam “mascarados”, agora começaram a se tornar evidentes. A diretoria então fez uma análise crítica da gestão baseando-se em algumas ferramentas, dentre elas o preenchimento do questionário de Modelo de Gestão da FNQ Os problemas levantados foram:”

Identificação dos Problemas

Identificação dos Problemas Metodologia de Planejamento e Gerenciamento ultrapassada Aumento de não conformidades dos Indicadores Financeiros Ausência de controle financeiro de Projetos Dificuldade na contratação de Consultores Falta de coerência na Divisão do Custo fixo da EJ Consequencias?

O Projeto Reestruturação

O Projeto Reestruturação 1º Mês 2º Mês 3º Mês 4º Mês 5º Mês Pesquisas e estudos Benchmarkings com EJs e Empresas Seniores (EPC, IHM, Converteam) Pesquisa em livros de finanças e web Pesquisa de impacto de aumento de preço

O Projeto Reestruturação 1º Mês 2º Mês 3º Mês 4º Mês 5º Mês Análise e conclusão das pesquisas Novas idéias para metodologia de precificação Incompatibilidade com a precificação da maioria das EJs (feeling e tabelas) Explicar a necessidade de elaborar uma metodologia totalmente nova INOVAÇÃO!

O Projeto Reestruturação 1º Mês 2º Mês 3º Mês 4º Mês 5º Mês Aumento de 145% no valor pago por hora Maior competitividade com os valores pagos em estágios CONSULTORES P Valor da hora 3 - R$6,25 4 - R$6,87 5 - R$7,50 6 - R$8,13 7 - R$8,75 8 - R$9,38 9 - R$10,00 Peso = Duração + Complexidade + Aprendizagem

O Projeto Reestruturação 1º Mês 2º Mês 3º Mês 4º Mês 5º Mês Impressões, transporte, telefone, componentes, etc. Banco de Fornecedores Três orçamentos CONSULTORES PEÇAS/MATERIAIS

O Projeto Reestruturação 1º Mês 2º Mês 3º Mês 4º Mês 5º Mês Atrelar a metodologia de precificação aos objetivos estratégicos da empresa Regra de três simples! CONSULTORES PEÇAS/MATERIAIS Projeto Paga - Projeto Ganha Empresa Paga - Empresa Ganha DESPESAS MENSAIS Contribuição Projeto - Faturamento Projeto Custo Fixo Semestre - Faturamento Semestre

O Projeto Reestruturação 1º Mês 2º Mês 3º Mês 4º Mês 5º Mês Atrelar a metodologia de precificação aos objetivos estratégicos da empresa Regra de três simples! Contribuição mínima mensal de R$10,00. CONSULTORES PEÇAS/MATERIAIS Projeto Paga - Projeto Ganha Empresa Paga - Empresa Ganha DESPESAS MENSAIS Contribuição mensal = Contribuição Projeto/Duração

O Projeto Reestruturação 1º Mês 2º Mês 3º Mês 4º Mês 5º Mês Define o retorno do projeto para a empresa (Lucro!) Sete critérios: Porte do cliente (2), complexidade do projeto (3), duração prevista (3), inovação tecnológica (3), contribuição para visão e valor da empresa (-1), papel social (-1) e nível de aprendizagem (-1). EMPRESA + STAKEHOLDERS = PRECIFICAÇÃO MAIS JUSTA! CONSULTORES PEÇAS/MATERIAIS DESPESAS MENSAIS Critério = Peso * Nota Taxa de Gerenciamento = Soma dos 7 critérios/40 Variação: 5% a 75% TAXA DE GERENCIAMENTO

O Projeto Reestruturação 1º Mês 2º Mês 3º Mês 4º Mês 5º Mês Somente quando existe a VENDA do serviço. Impostos, encargos financeiros, margem de negociação com o cliente e taxa de bonificação para o cliente. CONSULTORES PEÇAS/MATERIAIS DESPESAS MENSAIS TAXA DE GERENCIAMENTO Preço = [(TG + Mup+1) * (C + P/M)] + CM MARK- UP

O Projeto Reestruturação 1º Mês 2º Mês 3º Mês 4º Mês 5º Mês Somente quando existe a VENDA do serviço. Impostos, encargos financeiros, margem de negociação com o cliente e taxa de bonificação para o cliente. CONSULTORES PEÇAS/MATERIAIS DESPESAS MENSAIS TAXA DE GERENCIAMENTO Preço = [(TG + Mup+1) * (C + P/M)] + CM MARK- UP

O Projeto Reestruturação 1º Mês 2º Mês 3º Mês 4º Mês 5º Mês Somente quando existe a VENDA do serviço. Impostos, encargos financeiros, margem de negociação com o cliente e taxa de bonificação para o cliente. CONSULTORES PEÇAS/MATERIAIS DESPESAS MENSAIS TAXA DE GERENCIAMENTO Preço = [(TG + Mup+1) * (C + P/M)] + CM MARK- UP

O Projeto Reestruturação 1º Mês 2º Mês 3º Mês 4º Mês 5º Mês Somente quando existe a VENDA do serviço. Impostos, encargos financeiros, margem de negociação com o cliente e taxa de bonificação para o cliente. CONSULTORES PEÇAS/MATERIAIS DESPESAS MENSAIS TAXA DE GERENCIAMENTO Preço = [(TG + Mup+1) * (C + P/M)] + CM MARK- UP

O Projeto Reestruturação 1º Mês 2º Mês 3º Mês 4º Mês 5º Mês Somente quando existe a VENDA do serviço. Impostos, encargos financeiros, margem de negociação com o cliente e taxa de bonificação para o cliente. CONSULTORES PEÇAS/MATERIAIS DESPESAS MENSAIS TAXA DE GERENCIAMENTO Preço = [(TG + Mup+1) * (C + P/M)] + CM MARK- UP

O Projeto Reestruturação 1º Mês 2º Mês 3º Mês 4º Mês 5º Mês Somente quando existe a VENDA do serviço. Impostos, encargos financeiros, margem de negociação com o cliente e taxa de bonificação para o cliente. CONSULTORES PEÇAS/MATERIAIS DESPESAS MENSAIS TAXA DE GERENCIAMENTO Preço = [(TG + Mup+1) * (C + P/M)] + CM MARK- UP

O Projeto Reestruturação 1º Mês 2º Mês 3º Mês 4º Mês 5º Mês CONSULTORES PEÇAS/MATERIAIS FERRAMENTA DESPESAS MENSAIS TAXA DE GERENCIAMENTO Aqui terá um link para a planilha, onde podemos começar a preenche-la junto com as pessoas. Antes disso, dar uma explicada nas 5 abas. MARK- UP

O Projeto Reestruturação 1º Mês 2º Mês 3º Mês 4º Mês 5º Mês Testes Correções Simulações Procedimento Uso correto e eficiente da ferramenta Gestão do conhecimento Falar da ISO 9001???? Essa parte a gente explica sobre a importância de se escrever um procedimento, para o correto uso da ferramenta e gestão do conhecimento

Resultados

Resultados Erros de precificação minimizados! Planejamento Estratégico Erros de precificação minimizados! Implementação do Controle da Receita de Projetos Planejamento Financeiro Precificação Explicar que, com essa nova metodologia, a precificação está totalmente atrelada ao planejamento financeiro e, consequentemente, ao estratégico da empresa.

Resultados Valor cobrado pelos projetos: Aumento de 83,2% Contribuição nas despesas fixas do ano: 115,2% Procura por parte dos consultores: aumento de 42,3% Valor da bolsa-auxílio: acréscimo de 53,2%

Resultados Faturamento RECORDE!!

Resultados Capacidade MUITO maior de INVESTIMENTOS! Todos esses gráficos serão refeitos no EXCEL

Aplicação em Outras Empresas Juniores Aplicável a empresas de QUALQUER ramo de atuação Adapte a ferramenta à estratégia da SUA empresa! Não se esqueça de colocar os dados do Planejamento Financeiro da sua EJ! A planilha e o case estarão disponíveis no nosso site.

Dúvidas

Contato Ludmila de Oliveira Moreira Lopes Diretora Administrativo-Financeiro ludmila@cpejr.com.br Luis Felipe Simão Assessor de Projetos luissimao@cpejr.com.br