Práticas de leitura, escrita e oralidade no contexto social

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Letramento: do conceito
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÒ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA-PARFOR Linguística Textual.
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. Raimunda S. M. Oliveira.
LETRAMENTO.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
SIBELE MARIA SOUZA PEDAGOGA, ESTUDANTE LETRAS/LIBRAS PELA UFSC DO POLO DA USP-SP E ESTUDANTE ALUNA ESPECIAL DA DISCIPLINA NO IEL E NA F.E. DA UNICAMP.
IV fórum permanente desafios do magistério 2007 – UNICAMP
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
PROJETO TISTU O MENINO DO DEDO VERDE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS LABORATÓRIO DE PESQUISA E ENSINO DO MOVIMENTO HUMANO CONSIDERAÇÕES INICIAIS METODOLOGIA.
Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 5 BIBLIOTECA PÚBLICA “BERNARDO.
Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 2 Praça Santa Terezinha.
Rotina na Alfabetização:
Linguagem, alfabetização e letramento
FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Cooperativa dos Produtores do Vale do Rio Grande
Lucia Masini Fonoaudióloga
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Pesquisas sobre formação do professor reflexivo
Letramentos Definição a partir de Kleiman – um conjunto de práticas discursivas que envolvem os usos da escrita _____________________ “Construção da.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA - CEDERJ DISCIPLINA: SEMINÁRIO 7   Aluno:
1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp,
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
Eixo 1. Democratização do acesso Edição de literatura indígena O projeto consiste na edição e publicação, com recursos do FNDE (convênio SECAD-MEC/FALE-UFMG),
ATIVIDADE PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
MEDIAÇÃO.
SignWriting in Brazilian Deaf Education 1996 to present
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
1. INTRODUÇÃO Para saber o impacto do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), o Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP), do Campus de Vilhena,
LINGUAGEM E EDUCAÇÃO Eixo 7 PLANO DA INTERDISCIPLINA
Letramento Uso da leitura e escrita em consonância com os contextos em que as situações comunicativas são veiculadas. Um indivíduo alfabetizado não é,
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO
Projeto PRALER: A importância de práticas de leitura e escrita sob uma perspectiva interacionista de linguagem Campus Jaguarão.
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
TÍTULO DO ARTIGO AUTOR 1 AUTOR 2 AUTOR 3 AUTOR 4 AUTOR 5 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS VIII SEMINÁRIO.
INCLUSÃO DIGITAL: MULTICULTURALISMO E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade.
INCLUSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: O DISCURSO DOS PROFESSORES
Coordenadoria do Ensino Fundamental
LINGUAGEM: FORMAS E USOS
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
O que é mídia-educação Maria Luiza Belloni
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
6 Tipos de Conhecimento – Material de Apoio
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – ENSINO À DISTÂNCIA LINGUAGEM E EDUCAÇÃO – EIXO VII POWER POINT.
''4578uy5dwq'a 0==9 PRÁTICA PEDAGÓGICA E CURRÍCULO TEORIAS EM AÇÃO Silvana De Negri Silvana De Negri.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL- UFRGS. FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA À DISTÂNCIA - PEAD INTERDISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
O que é mídia-educação Maria Luiza Belloni
Aluna: Carina Pfaffenseller Profª Drª Marie Jane Soares Carvalho 2011 Arquiteturas Pedagógicas e Inclusão Digital Desenvolvimento da aprendizagem e avaliação.
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
NOVA ALVORADA DO SUL – MSNOVA ALVORADA DO SUL – MS E. E. DELFINA N. DE SOUZA – EXTENSÃO PANA PROGETEC: APARECIDO RODRIGUES SANTANA MULTIPLICADORA: MARÍLIA.
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Abrir o Apetite Poético
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
A INCLUSÃO ESCOLAR DO DEFICIENTE AUDITIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE EDUCACIONAL.
Universidade Federal Do Pampa campus Jaguarão Curso Licenciatura em Pedagogia Bolsista: Tatiane Silveira Conceição Coordenadora: Patrícia Moura Supervisora:
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Relato: vivências de letramento Medeiros et al (2005)*
Transcrição da apresentação:

Práticas de leitura, escrita e oralidade no contexto social UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – ENSINO À DISTÂNCIA LINGUAGEM E EDUCAÇÃO – EIXO VII POWER POINT 2 MÓDULO 2 Práticas de leitura, escrita e oralidade no contexto social Material produzido para a interdisciplina a partir de palestra proferida por Kleiman (2007), na UFSM (RS), e de artigo de Dalla Zen e Trindade (2002). [Fontes das imagens: www.letramento.iel.unicamp.br e google.com.br.]

PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE NO CONTEXTO SOCIAL Analise as imagens que seguem, refletindo sobre: QUEM fala, lê ou escreve? O QUÊ fala, lê ou escreve? ONDE/QUANDO/COMO fala, lê ou escreve?

QUEM fala, lê ou escreve? O QUÊ fala, lê ou escreve? ONDE/QUANDO/COMO fala, lê ou escreve?

QUEM fala, lê ou escreve? O QUÊ fala, lê ou escreve? ONDE/QUANDO/COMO fala, lê ou escreve?

QUEM fala, lê ou escreve? O QUÊ fala, lê ou escreve? ONDE/QUANDO/COMO fala, lê ou escreve?

QUEM fala, lê ou escreve? O QUÊ fala, lê ou escreve? ONDE/QUANDO/COMO fala, lê ou escreve?

QUEM fala, lê ou escreve? O QUÊ fala, lê ou escreve? ONDE/QUANDO/COMO fala, lê ou escreve?

QUEM fala, lê ou escreve? O QUÊ fala, lê ou escreve? ONDE/QUANDO/COMO fala, lê ou escreve?

QUEM fala, lê ou escreve? O QUÊ fala, lê ou escreve? ONDE/QUANDO/COMO fala, lê ou escreve?

QUEM fala, lê ou escreve? O QUÊ fala, lê ou escreve? ONDE/QUANDO/COMO fala, lê ou escreve?

Referências: DALLA ZEN, Maria Isabel; TRINDADE, Iole Maria Faviero. A leitura, a escrita e a oralidade como artefatos culturais. In: XAVIER, Maria Luisa (Org.). Disciplina na Escola: enfrentamentos e reflexões. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2002. p. 123 -133. KLEIMAN, Ângela. Palestra proferida no II Seminário Nacional e V Seminário Regional de Formação de Professores Alfabetização e Letramento Possibilidades de Inclusão Social, no período de 07 a 10 de maio de 2007, com o título de Alfabetização e letramento para além do texto. Local Santa Maria/RS.