QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO PÚBLICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUE AS PESSOAS FAÇAM O ACESSO
Advertisements

RELAÇÕES INTERPESSOAIS
ATENDIMENTO AO CLIENTE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO:
Vendas & Atendimento.
Atender Bem ou Tratar Bem?
ESTILOS DE APRENDIZAGEM
MÓDULO V Vendas e Atendimento.
OS FATOS... CONTAM QUE TUDO MUDOU! O MUNDO MUDOU!
ATENDIMENTO AO CLIENTE:
 .
Conhecendo as Pessoas Liderança Geral – Décima Oitava Aula
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Atualidades Entrevista de emprego.
A VENDA PROFISSIONAL Maurício Papa 1.
ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
Curso de Rotinas Administrativas
" Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer
Amor com Amor se paga.
Click para mudar de slide
”Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer”
Uma língua que encoraja
LENDA CHINESA.
Clique para passagem de slides
Ligue as colunas do computador e concentre-se
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Introdução ao Secretariado Aula 3
Teorias de Motivação As teorias motivacionais oferecem explicações para o que leva as pessoas a agirem desta ou daquela forma e como você pode convencê-las.
Ética e Moral na formação dos filhos
Bom dia!!! O que foi que o mendigo disse?.
Lenda chinesa Lili e a sogra.
Cada dia que se vive é uma ocasião especial.
BOM DIA! A mensagem de hoje, vem direto da China para você; é sobre uma lenda Chinesa que fala do ódio, um ódio que muitas vezes não percebemos e que toma.
Estatística de Resposta T.1
Os dez erros mais comuns que afetam a integração de equipes
Mobilizando seus colegas de trabalho
ATENDIMENTO AO CLIENTE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO:
Lucimara Castilho Formação: Administração com Ênfase em Marketing – Estácio de Sá Experiência: 7 anos na Área Contábil Representante Comercial/ Coaching(Treinamentos)
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  É a área da empresa que tem a função de receber críticas, sugestões, reclamações e deve agir em defesa imparcial da comunidade.
Padronização no Atendimento Telefônico
PRECE AO ANJO DA GUARDA PRECE AO ANJO DA GUARDA
Dicas para aumentar suas vendas
Abril | Liderança TODOS OS LÍDERES, além de Gestores de Negócio devem ser Gestores de Pessoas.
Efeito bulmerang.
Aprendi Clique.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
FEEDBACK.
ÉTICA Na vida e nos negócios....
Lojas TRC (modelo) Tipos de clientes.
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
By Búzios Slides UMA LENDA CHINESA Automático.
QUE AS PESSOAS FAÇAM O ACESSO
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
MINISTÉRIO DA RECEPÇÃO. MINISTÉRIO DA RECEPÇÃO.
ATENDIMENTO AO CLIENTE
R E S U M O Uma maneira de sintetizar as informações ou as idéias principais sem comprometer o sentido original.
Atendimento ao Telefone
Análise Experimental do Comportamento FASF – /06/15.
Por que nos é difícil dizer ao cônjuge o que de fato necessitamos e o que realmente sentimos? Homens e Mulheres são diferentes.
UMA LENDA CHINESA Clique para passagem de slides / ligue o som.
O USO DAS EMOÇÕES NAS VENDAS: Como vender mais para o consumidor final e profissionais de arquitetura FLAVIA MARDEGAN As 4 Etapas Principais Para Se Criar.
Equipes de Aperfeiçoamento do Processo Foco no Cliente Cliente a Vista!
Ética Profissional e Excelência no Atendimento ao Público – AULA 4
ATENDIMENTO AO CLIENTE
Excelência no atendimento
DEZ DICAS DE ATENDIMENTO
Instituto Técnico de Negócios de Nampula
Transcrição da apresentação:

QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO PÚBLICO

O que é atendimento? Ato de atender Ao ato de cuidar prestar atenção às pessoas que recebemos ou mantemos contato.

Quem atende deve: Ter muita responsabilidade e um estado de espírito baseado na competência.

Para que serve o Atendimento? Recepcionar - Receber as pessoas, passar uma imagem positiva e prestar um bom serviço. Informar – Esclarecer as dúvidas. Orientar – Indicar opções e ajudar a tomar decisões.

Filtrar – Diagnosticar as necessidades dos públicos. Amenizar – Acalmar os ânimos e fazer esperar. Agilizar – Evitar perda de tempo

Como fazer um atendimento com qualidade? OUVIR – O que as pessoas têm a dizer; CONSIDERAR – Os sentimentos das pessoas (nervosismo, desânimo etc.). COMPREENDER – A importância das pessoas, para nós e para nossa empresa.

O PÚBLICO DE UMA ORGANIZAÇÃO PODE SER INTERNO OU EXTERNO:   Público interno de uma empresa: Diretores, gerentes,colaboradores, estagiários, etc.

  Público Externo de uma empresa: É o universo de pessoas físicas ou pessoas jurídicas que procuram a empresa, a fim de utilizar seus produtos e serviços.

ATENÇÃO A função principal do profissional é a de ajudar a pessoa a resolver os seus problemas ou ter suas necessidades atendidas.

Para ajudar o público durante o atendimento, devemos: • SABER OUVIR; • INFORMAR E ORIENTAR COM SEGURANÇA; • AVALIAR OS SENTIMENTOS CORRETAMENTE; • RESPEITAR OS PROBLEMAS.

INÍCIO DO ATENDIMENTO: • Olhar para o cliente; • Sorrir para o cliente; • Saudar o cliente (Bom dia, Boa tarde, Boa noite); • Fazer uma pausa para ouvi-lo; • Informar e retirar as dúvidas do mesmo.

A DESPEDIDA NO ATENDIMENTO: Devemos também ter muito cuidado na despedida, sendo: discretos, agradecidos com a visita e se possível acompanhar o cliente até a saída.

LEMBRETES PARA UM BOM ATENDIMENTO: Esteja sempre bem apresentável; • Seja agradável; • Mostre interesse pelo trabalho que realiza; •Conheça as atividades realizadas por outros funcionários do seu setor, bem como da organização em geral.

TÉCNICAS PARA O ATENDIMENTO EXCELENTE • Fazer as pessoas se sentirem especiais; • Demonstrar atitude positiva; • Comunicar mensagens com clareza; • Demonstrar bastante entusiasmo.

DEVEMOS EVITAR OS SEGUINTES TIPOS DEATENDIMENTO: • Aquele com o qual você se apresenta com roupas provocantes,transparentes, ousadas (no caso das mulheres) como também roupas amassadas, sujas, informais demais;

O de chamar o cliente de “meu amor”, “meu querido”, “ei amigo”, “meu ou minha filho ou filha”... Trate os clientes pelo nome e diga-lhes apenas senhor ou senhora, independente da idade;

O que de mostra irritação, cansaço, preocupação (se tem algum problema particular, resolva-o quando sair do ambiente de trabalho);

• Aquele que interrompe a fala do cliente; • Aquele que demonstra insegurança;

• Aquele onde se diz a frase: “NÃO SEI • Aquele onde se diz a frase: “NÃO SEI...” Caso não saiba de uma informação, peça um instante ao cliente e procure informar-se.

TIPOS DE CLIENTES E COMO LIDAR COM ELES IMPACIENTE: Perguntador cíclico, insistente, compulsivo, chegando a insultar quando contrariado, fazendo piadinhas de mau gosto.   O QUE FAZER: Tratá-lo com brevidade, mas com muita cortesia. Esse tipo de cliente exige sinceridade, segurança nas respostas e autocontrole.

SILENCIOSO: Demonstra não ter conhecimento, aparenta um ar de cansaço, mostrando-se sempre pensativo e quase não conversa.   O QUE FAZER: Induzir o cliente ao diálogo, bastando apenas formular perguntas claras, num clima de consideração e atenção.

BARGANHADOR: Procura insistentemente por vantagens.   O QUE FAZER: Agir com tato, analisando minuciosamente sua fala para que se possa argumentar com convicção. É importante saber até onde deve ir.

INDECISO: Apresenta ar de apreensão permanente, sempre quer conversar mais, perguntar sobre coisas que já perguntou.Às vezes tem raciocínio lento.   O QUE FAZER: Agir com moderação, calma e paciência, respondendo sempre e sinceramente às perguntas feitas várias vezes.

AGITADO: Pessoa inquieta, geralmente interrompe sua fala e não tem paciência de ouvir a explicação. O QUE FAZER: Agir com calma, falando moderadamente, sem se irritar. Deve-se evitar ao máximo abordar questões que tenham mais de um sentido e deve-se ter respostas claras e objetivas.

DE BOM SENSO: É uma pessoa amável, agradável e inteligente.   O QUE FAZER: Agir com atenção, demonstrando prestabilidade, mantendo sempre o clima de simpatia e cordialidade.

BEM HUMORADO: Pessoa agradável, de conversa envolvente, mas que desvia do assunto constantemente, dificultando o diálogo.   O QUE FAZER: Ter habilidade e buscar constantemente retomar o rumo da conversa. Não perder as rédeas da situação

INTELIGENTE: Sabe tudo sobre tudo, não gosta de argumentos fracos.   O QUE FAZER: Usar de bom senso e lógica, nunca omitindo informações. É muito importante estar bem informado , tendo bastante segurança em tudo que diz.

CONFUSO: É aquele cliente indeciso, muda de opinião constantemente. O QUE FAZER: Fazer apresentações firmes e convincentes, reiniciando com paciência sempre que o cliente solicitar.

IMPORTANTE E PRESUNÇOSO: Sempre fala “eu sei” depois de qualquer afirmativa. Pouco argumenta e quase nunca ouve os seus interlocutores. O QUE FAZER: Ter muita habilidade, dar valor ao cliente, sem contudo bajulá-lo.

DETALHISTA: Pessoa que quer saber detalhes, não entende como funciona, demonstra dificuldade em associar idéias. O QUE FAZER: Falar pausadamente, várias vezes, com clareza, não se prendendo a detalhes desnecessários.

AGRESSIVO: Gosta de discutir por qualquer coisa, seja muito ou pouco importante. Critica abertamente. tudo é um motivo para brigar. O QUE FAZER: Não interrompa a fala do cliente, deixe-o liberar a sua raiva. Nunca diga-lhe que está nervoso, isso o deixará mais furioso. Use frases que ajudam a acalmar, exemplos: • Imagino como o senhor ou a senhora está se sentindo; • O senhor tem razão; • Farei tudo para resolver o problema.

POR QUE PERDEMOS CLIENTES POR QUE PERDEMOS CLIENTES ? • 3% SE MUDAM; • 5% DESENVOLVEM OUTROS CONTATOS; • 9% MUDAM POR RAZÕES COMPETITIVAS; • 14% ESTÃO DESCONTENTES COM O PRODUTO; • 68% DEIXAM DE SER CLIENTES DEVIDO A UMA ATITUDE DE INDEFERENÇA EM RELAÇÃO A ELES, POR PARTE DO PROPRIETÁRIO, DO GERENTE OU DE ALGUM FUNCIONÁRIO.

LEMBRE-SE: BOM ATENDIMENTO É OFERECER UM POUQUINHO A MAIS DO QUE O CLIENTE ESPERA. ATENDIMENTO EXCELENTE É TER SATISFAÇÃO EM DAR AOS OUTROS UM POUCO MAIS DO QUE ELES ESPERAM.

OBRIGADO PELA ATENÇÃO E UMA ÓTIMA SEMANA A TODOS