Uma Aventura…Literária 2013

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Ficha de Leitura Ficha de Leitura 2012/2013.
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Organização Jornada Pedagógica de 17/04/2013 2º encontro
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
I SIMPÓSIO PEDAGÓGICO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
Begrüßung, Vorstellung
Centro de Competências TIC da ESE de Santarém
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
3ºano do 1º ciclo do Ensino Básico 2012 / 2013
Seminário Nacional JRA 2009 Ovar, de Novembro de 2009
A Coordenadora da BE: Esperança Alfaiate
Intervenção Pedagógica: Articulação Educação Infantil E
Do Mar à Escola.
Apresentação do projecto – reunião de pais
Projecto “Ler, ver, ouvir – pensar o mundo
“Os Renováveis” Joaquim Margato Instituto D. João V
Uma Aventura…Literária 2013 Modalidades: * Texto original (1 a 2 páginas; tema livre; para todos os anos); * Crítica (1 página; Crítica a qualquer dos.
Uma Aventura…Literária 2013
Bibliotecas da ULBRA Escola Martinho Lutero Guaíba
Site da BE: Concurso literário (21 de Janeiro a 20 de Fevereiro) O concurso destina-se a todos os alunos do 1º, 2º e.
Rotina na Alfabetização:
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção “Unmute” activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver.
Quantos são? Onde fica? Rua Irmãos Oliveira Lopes OVAR Tel Fax Alunos 79 Professores 33 Funcionários.
EMEF Álvares de Azevedo - DRE Ipiranga
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
PROJETO DE FORMAÇÃO PARA O NOVO PROGRAMA DE PORTUGUÊS DO ENSINO BÁSICO - I Paulo Almeida.
PIPAS POÉTICAS Carlos Drummond de Andrade
LEITURA-A-PAR Passos seguidos (metodologia): Envolvimento dos pais:
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
Semana da Leitura O que é?
JOGOS TRADICIONAIS POPULARES
POLO XXXXX – XX PEDAGOGIA FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE CIÊNCIAS
Actividades realizadas
Uma Aventura…Literária 2013 Modalidades: * Texto original (1 a 2 páginas; tema livre; para todos os anos); * Crítica (1 página; Crítica a qualquer dos.
ESCOLA SECUNDÁRIA MORGADO de MATEUS
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Proposta de e-portefólio para um aluno do ensino profissional
Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário
Relatório de Proposta de Projeto
Reunião com os responsáveis e alunos participantes do Teatro: Água para Sempre” Pauta:26/06/ Boas Vindas. 2.Apresentação dos professores/coordenadores.
Programa Eco-Escolas ESCOLA BÁSICA DE GAVIÃO
ÁREA PROJECTO.
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
Uma iniciativa CDI 2006  Exposição de textos de autores consagrados.  “Porque o Amor também se diz …” (Tertúlia)  “Palavras nunca Escritas...” (Concurso.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário
CONTOS DE FADAS PROFESSORA VANESSA ALVES DI PETO
Jorge Franscesco Secundária/3 Aurélia de Sousa Porto 9ºano - Educação Tecnológica, Área de Projecto, Ciências Físico - Químicas Marinheiros 4.
Uma Aventura…Literária 2013 Modalidades: * Texto original (1 a 2 páginas; tema livre); * Crítica (1 página; crítica a qualquer dos livros a concurso);
Reciclanetes Alda Maria Leal Rodrigues Barbosa
Reunião de Pais 2º ano Ano lectivo 2009/2010.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Tecnologias na Educação: ensinando.
PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
Projeto UCA: Blogs do Ecossistema Limoeirense. Autor: Prof. Adauto Andrade Público Alvo: Alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Jerônimo M.
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
CONCURSO INTERNACIONAL DE LEITURA -3ª EDIÇÃO. Participação/ Inscrição no Concurso Alunos (do ensino Secundário) da REDE de Ensino de Português no Estrangeiro.
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
TAREFAPROCESSORECURSOSCONCLUSÃOAVALIAÇÃO Luz e cor são inseparáveis. Se não existir luz, não pode haver cor. INTRODUÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Uma Aventura…Literária 2013 Modalidades: * Texto original (1 a 2 páginas; tema livre; para todos os anos); * Crítica (1 página; Crítica a qualquer dos livros a concurso; para todos os anos de escolaridade); * Desenho (a preto e branco, em papel A4, que ilustre um momento de qualquer dos livros a concurso; todos os anos); * Teatro (adaptação de um texto de um dos livros a concurso; para todos os anos); * Olimpíadas da História (reconto de um excerto – página - , eventualmente ilustrado); * Blogue (sobre a coleção Uma Aventura em geral ou sobre um livro da coleção). * Informação mais pormenorizada: http://www.uma-aventura.pt/index.php?s=concursos

Uma Aventura…Literária 2013 Crítica e Desenho (livros a concurso para a educação pré-escolar, 1º e 2º anos de escolaridade):

Uma Aventura…Literária 2013 Regulamento: * Trabalhos individuais ou em grupo, enviados até ao dia 15 de fevereiro; * Publicação dos trabalhos premiados; * Cheques-livros para todos os premiados e professores; * Diplomas para os concorrentes e professores; * Outros prémios (medalhas, menções honrosas, diplomas de participação, diplomas de coordenação pedagógica, etc.).

Eu Escrevo! – Ler o Mar Regulamento: * O concurso dirige-se a todos os níveis de ensino; * Os trabalhos a desenvolver deve ter em conta um ou vários motes da temática da Semana da Leitura (Navegar nos livros; Leituras em mar alto; Mergulhar nas palavras; Em maré de leitura; Na rota das palavras; Cultivar o mar); * Os trabalhos devem considerar uma ou várias áreas relacionadas com a temática da Semana da Leitura (Oceanos; Fauna; Flora; Povos; Recursos Naturais; Sustentabilidade do Planeta; Energia; Vida; Ambiente; Planeta Azul; Consumo; Tecnologias; Profissões; Gastronomia; Moda; Arte; Turismo; Saúde; Lazer; Transportes, etc.); * O concurso remete para o envolvimento das diferentes disciplinas e apela à imaginação e à transversalidade curricular; *Na avaliação, ter-se-á em conta a relação entre os motes e as áreas, o rigor linguístico, o rigor científico, a originalidade e a criatividade. * Até 22 de março, cada escola envia 1 trabalho por ano, para a biblioteca; * Até final de março, uma equipa de três professores, designados pela biblioteca, escolhe os 4 melhores trabalhos (1 por nível de ensino) e submete-os a concurso nacional; * Informação mais pormenorizada: http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/escolas/projectos.php?idTipoProjecto=21

Eu Escrevo! – Ler o Mar Educação Pré-Escolar: * Às crianças da educação pré-escolar é proposta: - recolha/exploração de um ou mais provérbios ou lengalengas relacionados com o mar a realizar pelo coletivo das crianças de uma sala; - recolha e exploração de provérbios ou lengalengas pode ter como ponto de partida uma história ouvida ou lida sobre o MAR, devendo ser referido o título e a autoria da mesma; * As reflexões e questões abordadas com as crianças deverão ser registadas/ recontadas através de desenhos, colagens, pinturas ou outras técnicas que se enquadram na produção de trabalhos de expressão plástica; * O trabalho final deve ser registado em fotografia ou em vídeo. * Prémios: às crianças vencedoras da educação pré-escolar, será atribuído «Um dia de Aventuras».