Acompanhamento Familiar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS
Advertisements

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC Foro de Diálogos Brasil-Espanha: Desenvolvimento.
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Senarc: atribuições institucionais
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME – MDS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC MINISTÉRIO DA SAÚDE – MS SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA.
O BPC na interrelação da previdência e a assistência social
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
BUSCA ATIVA NO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
O campo da Psicologia no CRAS
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
2- Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas Descrição: O serviço tem por finalidade a prevenção de agravos.
Atividades (Como?) Atividades que promovam o desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social; mobilização para a cidadania; Estimulem e potencialize.
Acompanhamento Familiar
Sistema Nacional de Informação do Sistema Único
“Entidades e organizações de assistência social”
Protocolo de Gestão Integrada
Bolsa Família na Saúde e Brasil sem Miséria
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES SÓCIO EDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES
METAS PARA O ESTADO E A UNIÃO
Reunião da CIT Brasília, 1º/03/2012
PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DO SUAS - CapacitaSUAS -
IMPLANTAÇÃO DA NOB SUAS BRASILIA / JULHO DE 2013
O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
SUAS/PNAS O SUAS não é um programa, mas uma nova ordenação da gestão da assistência social como política pública. A novidade do SUAS é de instaurar em.
Proteção Social Básica
Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro.
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES ANÁLISE DOS 102 PLANOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE ALAGOAS
O Protocolo de Gestão Integrada e o Sistema de Condicionalidades (Sicon) - uma ferramenta para o acompanhamento das famílias com prioridade de atendimento.
ÍNDICE DE GESTÃO DESCENTRALIZADA IGD
Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
CONTROLE E PARTICIPAÇÃO SOCIAL DOS PROGRAMA DE TRANSFERÊNCIAS DE RENDA E BENEFÍCIOS Brasília – DF, 08 de maio de 2014.
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
VI Conferência Nacional de Assistência Social
Cadastro Único e Busca Ativa
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
A PSB E PSE/PETI NO PIAUÍ: REALIDADE E DESAFIOS
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
Superintendência de Transferência de Renda
Financiamento no Sistema Único de Assistência Social
A prática do psicologo no CRAS
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC CENTRO DE REFERENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIALPAIF.
PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA Tem como foco de atuação a ação preventiva, protetiva e proativa, reconhecendo a importância de responder as necessidades humanas.
Política de Assistência Social
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Centro de Referência de Assistência Social
PACTO DE APRIMORAMENTO DA GESTÃO ESTADUAL SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
Mesa Redonda: O Real: a identidade e a representação dos segmentos construindo (ou não) a representatividade José Crus Conselheiro CNAS/CPAS.
Faculdade de Tecnologia e Ciências IV Semestre – Psicologia Saúde Coletiva Amélia Guimarães Jeciana Botelho Thamires Lima Sumaia santos.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
As redes socioassistenciais e as relações público-privadas Aula #4
DIALOGANDO COM O PLANO DE ENFRENTAMENTO DO CRACK E OUTRAS DROGAS. Departamento de proteção social especial, apresentado por De Julinana M. fernandes Pessoa/
Sis Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária COFAC/MS - Comissão Intersetorial.
CRAS nas PECs.
Programa Bolsa Família
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
Outubro de 2015 SITUAÇÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA – PBF NA BAHIA: Condicionalidades de Saúde
Instrumentos estratégicos para o planejamento no SUS Curitiba, abril 2013.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
Fórum Cáritas do Terceiro Setor 16º Encontro Planejamento de 2014: Aspectos Estratégicos e Operacionais relacionados às Qualificações Públicas.
DIREITO À ASSISTÊNCIA SOCIAL E PESSOA IDOSA
Fórum Cáritas do Terceiro Setor 8º Encontro Aspectos Práticos para a Elaboração do Plano de Ação de 2012 nos parâmetros indicados pelo Conselho Nacional.
METODOLOGIA DE TRABALHO COM FAMÍLIAS
Transcrição da apresentação:

Acompanhamento Familiar Protocolo de Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferências SUAS Acompanhamento Familiar

Breve Histórico: Na reunião ordinária da CIT realizada em março de 2008 foi abordada a necessidade de elaboração de um Protocolo de Gestão voltado à integração dos serviços, benefícios e transferências de renda. Este Protocolo foi elaborado conjuntamente pela Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) e Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC) e debatido com gestores municipais e estaduais do SUAS. A proposta do Protocolo foi amplamente divulgada e debatida no ano de 2009. Em reunião da CIT, realizada em setembro de 2009, foi pactuado o Protocolo, nos termos da resolução CIT nº 7.

O Protocolo de Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferências de Renda no âmbito do Sistema Único de Assistência Social – SUAS tem por foco a integração/ articulação entre os benefícios socioassistenciais, transferência de renda e serviços socioassistenciais do SUAS

O Protocolo tem como objetivo final a Atenção Integral às famílias e indivíduos Segurança de convívio familiar, desenvolvimento de autonomia (acompanhamento familiar) Segurança de renda (BPC, PETI e PBF) Atenção integral às famílias e indivíduos

Protocolo de Gestão Integrada normatiza gestão: Dispõem sobre as responsabilidades dos entes federativos sobre a operacionalização da gestão integrada; Dispõem sobre os fluxos de repasse e gestão de informações; Dispõem sobre os procedimentos referentes ao atendimento às famílias;

Público - Alvo do Protocolo de Gestão Integrada : Famílias beneficiárias de transferência de renda e famílias com beneficiários do BPC Serão priorizados no acompanhamento familiar: I – as famílias que vivenciam situações de risco social; II - as famílias do PBF que estão em descumprimento de condicionalidades, na repercussão: “suspensão do benefício por dois meses”, a fim de garantir a segurança de renda das famílias; III – demais famílias do PBF em situação de descumprimento de condicionalidades; IV - famílias com beneficiários do BPC que se encontrem em situação de maior vulnerabilidade.

Conceitos de Acompanhamento Familiar O acompanhamento familiar consiste no desenvolvimento de intervenções realizadas em serviços continuados, com objetivos estabelecidos, que possibilitem à família o acesso a um espaço onde possa refletir sobre sua realidade, construir novos projetos de vida e transformar suas relações, sejam elas familiares ou comunitárias. Comporta, portanto, um conjunto variado de ações, que devem ser planejadas e executadas pelos profissionais do SUAS, com participação ativa da família.

Fluxo de Acompanhamento Familiar