Módulo da Receita Pública Manuel Roque dos Santos Filho 29/08/2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema de Gestão Financeira
Advertisements

Administração Financeira e Orçamentária III
Prof. Francisco C. E. Mariotti
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Subsecretaria do Tesouro Estadual Gerência de Contabilidade
Art. 8º (LRF) - Parágrafo único – Os recursos legalmente vinculados a finalidade específica serão utilizados exclusivamente para atender ao objeto de sua.
Novas Práticas e Demonstrativos Contábeis Aplicados ao Setor Público
Direito Financeiro Receitas públicas
APLICAÇÃO DA MODALIDADE DE APLICAÇÃO 91
4ª. AULA 4) RECEITA X DESPESA PÚBLICA
CONTABILIDADE PÚBLICA E ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
LANÇAMENTOS CONTÁBEIS
CONCEITOS FIPLAN EXECUÇÃO DA DESPESA
Contabilidade Aplicada ao Setor Público e o FIPLAN
· Oficina de Capacitação dos Conselheiros locais de saúde
Faculdade de Ciências Aplicadas - FASA Curso de Administração PLANO DE AULAS 4. Estática patrimonial 4.1 Patrimônio; conceito; aspectos quantitativos.
GESTÃO FISCAL E FINANCEIRA E BALANÇO GERAL DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA 2009 Alexandre Sobreira Cialdini Secretário de Finanças de Fortaleza.
“Um sistema que valoriza a Contabilidade e o seu objeto, o Patrimônio
Alexandre Augusto Batista de Lima
Manual Técnico de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – MTCASP
Registro de Documentos Hábeis Autorização de Documentos Hábeis.
RECEITA PÚBLICA.
Permitida a reprodução total ou parcial desta publicação desde que citada a fonte. Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público Balanço Orçamentário,
Oficina "Controle das Fontes de Recursos"
Fonte: QUINTANA, Alexandre Costa, Daiane Pias Machado, Jozi Cristiane da Costa Quaresma, Roselaine da Cruz Mendes. Contabilidade Pública: De Acordo com.
Contabilidade, por Frederico Herrmann Júnior
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DO ESTADO DE SANTA CATARINA.
1ª Reformulação Orçamentária Gerência Contábil - CREA/PA.
PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA Demonstrativo de Cumprimento das Metas Fiscais (Janeiro a Abril/2013) Vitória, ES – 03 de Junho de 2013 SUBSECRETARIA DO.
Permitida a reprodução total ou parcial desta publicação desde que citada a fonte. Procedimentos Contábeis Orçamentários I Coordenação Geral de Normas.
CURSO DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
FIPLAN Fiplan – Prefeitos de Mato Grosso
RECEITAS PÚBLICAS Receitas públicas são todos os ingressos de caráter não devolutivo auferidas pelo poder público, em qualquer esfera governamental, para.
EQUIPE: Ana Paula Santana Juliana Cristina dos Santos
Contabilidade, por Frederico Herrmann Júnior
CONTABILIDADE PÚBLICA
Prefeitura Municipal de Taubaté
AUDIÊNCIA PÚBLICA APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DAS METAS FISCAIS 1 º QUADRIMESTRE DE 2011 ” Elaboração: Equipe Secretaria da Fazenda. Secretário: Jefferson.
RECEITA PÚBLICA  É o conjunto de recursos financeiros que a Administração Pública arrecada com vistas a fazer frente às despesas decorrentes do cumprimento.
RECEITA PÚBLICA  É o conjunto de recursos financeiros que a Administração Pública arrecada com vistas a fazer frente às despesas decorrentes do cumprimento.
Levantamentos de Balanços
PROCESSO ORÇAMENTÁRIO
OPERAÇÕES EXTRA ORÇAMENTAIS
Uma Abordagem sob a Ótica da Responsabilidade Fiscal
Orçamento Público Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde.
José Rafael Corrêa Oficina “Utilização das Fontes de Recursos" 1.
AUDIÊNCIA PÚBLICA AVALIAÇÃO DAS METAS FISCAIS 3º QUADRIMESTRE 2006 FEVEREIRO 2007 AUDIÊNCIA PÚBLICA AVALIAÇÃO DAS METAS FISCAIS 3º QUADRIMESTRE 2006 FEVEREIRO.
Orçamento Público Pró-Reitoria de Planejamento e Tecnologia da Informação.
MUNICÍPIO DE IJUÍ – PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA AUDIÊNCIA PÚBLICA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E GESTÃO FISCAL 30 de Setembro de º QUADRIMESTRE.
Contabilidade Intermediária
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA
RECEITA PÚBLICA.
Exceto: as Extraorçamentárias
RECEITA PÚBLICA CONCEITO
Despesa Pública Conceitos
Ano: 2015 Órgão: DETRAN-MT Prova: Administrador
Permitida a reprodução total ou parcial desta publicação desde que citada a fonte. Lançamentos Contábeis Típicos da Administração Pública - PCASP.
Assessoria de Modernização | ASMOD Novas Práticas de Gestão Financeira.
AUDIÊNCIA PÚBLICA APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DAS METAS FISCAIS 2º QUADRIMESTRE DE 2014” Prefeitura Municipal de Charqueadas Avaliação das Metas Fiscais 2º.
AUDIÊNCIA PÚBLICA APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DAS METAS FISCAIS 1 º QUADRIMESTRE DE 2014 ” Elaboração: Equipe Secretaria da Fazenda. Secretário: Jefferson.
Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro O novo plano de contas aplicado ao Setor Público. O que mudou? Palestrante: Carlos Eduardo Ribeiro.
SEMINÁRIO DE CONTROLE INTERNO Ricjardeson Dias Plano de Contas Aplicado ao Setor Público Plano de Contas Aplicado ao Setor Público.
CONTABILIDADE APOSTILA N.º 1
Art. 9º§ 4º- Até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, O Poder Executivo demonstrará e avaliará o cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre,
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE PÚBLICA
Lei Orçamentária Anual
Finanças e Planejamento Público Ementa. PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO 1.Fundamentos e princípios orçamentários 2.Aspectos constitucionais do orçamento.
PCASP. Navegando na sala virtual Nome do Treinamento.
Transcrição da apresentação:

Módulo da Receita Pública Manuel Roque dos Santos Filho 29/08/2012

Definição de Receita Orçamentária Ingresso de recursos nos cofres públicos que não tenha o caráter devolutivo e tem o objetivo de financiar despesa orçamentária; Ingresso que tem caráter devolutivo NÃO é Receita Orçamentária. Ex. Depósito em Caução; Uma receita orçamentária pode ser efetiva ou não efetiva quando analisamos o seu impacto na situação líquida patrimonial.

Classificação por Categoria Econômica Receita Corrente: Tributária; Contribuições; Patrimonial; Agropecuária; Industrial; Serviços; Transferências Correntes, outras; Receita de Capital: Operação de Crédito; Alienação de Bens; Amortização de Empréstimos; Transferências de Capital, outras.

Reconhecimento da Receita O regime ORÇAMENTÁRIO exige o reconhecimento da receita pela efetiva arrecadação; O Princípio Contábil da Competência estabelece o reconhecimento da receita na ocorrência do Fato Gerador, independente da efetiva arrecadação; Como conciliar: ORÇAMENTO vs. PATRIMÔNIO? Esse é o desafio!

Etapas da Receita Orçamentária Planejamento; Execução: Lançamento; Arrecadação; Recolhimento. Controle e Avaliação.

O FIPLAN e o Ingresso de Recursos O registro do ingresso de recursos no FIPLAN pode se dá de forma INTEGRADA ou MANUAL: INTEGRADA – AVR/DAC/RSS – Para todos os tipos de Ingressos (Orçamentários [Receita] ou Extra-orçamentários); MANUAL – RDR – Para Receita Orçamentária / RDE – Para ingresso Extra- orçamentário.

Autorização de Repasse de Recursos – ARR Após os recursos entrarem nas Contas de Arrecadação (no Banco Centralizador) é transferido para a Conta Única do Tesouro Estadual ou para outras contas (Especial, Convênio) via ARR. A ARR Possibilita também a movimentação escritural de recursos – INTRAFIPLAN

FIM