ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS ORGANIZAÇÕES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aila Verena Arlete Cruz Rosemeire Santos Taís Souza Tania Cristina
Advertisements

Estudando com Profª Simony
Iniciativa Social: Advocacia Inclusiva
A crise mundial de confiança nas empresas:
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Histórico A Natura Cosméticos foi fundada em 1969, por Antonio Seabra e Jean Pierre, com capital de $9.000,00 e um punhado de formulações de cosméticos.
A Responsabilidade Social na Administração Pública
Responsabilidade social
Governança Corporativa e Responsabilidade Social
VOLUNTARIADO E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Marketing cultural, responsabilidade social e construção de marca.
Responsabilidade Social
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
Aula 07 – Administração Aplicada às Organizações
TM175 Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica IV: Ética
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
1 Conceitos Introdutórios Professor: Sérgio Henrique Barszcz.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Responsabilidade Social nas Empresas
A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
Responsabilidade Social Empresarial
GESTÃO DE ONGS Características e Desafios
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Prof. Dr. Fernando Rei IBRADEMP – 14/03/2006
RESPONSABILIDADE SOCIAL.
O QUE TEMOS FEITO? 160 milhões de crianças são subnutridas.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
CONCURSO DA CAIXA Curso Sólon Concursos
MARKETING SOCIAL Normas ISO 8000 – – Incentivos fiscais
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
EQUIPE DELÍCIAS DENISE LUNA ELIGLEYSE LUNA JAELSON RODRIGUES
CONCEITUAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
Modelo de Excelência em Gestão
POSTURAS MORAIS BRASILEIRAS Prof. Murilo de Alencar Souza Oliveira
A GESTÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL: ALGUMAS PRÁTICAS
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
Responsabilidade Social Empresarial Profª DrªCláudia Saito
Aula 02: Processo de elaboração de políticas públicas
Responsabilidade Social
Ética e Responsabilidade Social
Atendimento ou Preço em Primeiro Lugar?
Função da Administração:
Formação Profissional IV
Fundamentos da Responsabilidade Social
Endomarketing e Comunicação Interna
BALANÇO SOCIAL O que é Balanço Social?
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Responsabilidade Social Everton Enrico RA.: º SINA 07 Eduardo Rodrigues RA.: Janaina Camargo RA.: Paulo Augusto Administração de Negócios.
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
UMA METODOLOGIA PARA ELABORAÇÃO DO BALANÇO SOCIAL
Curso: Superior de Tecnologia
Planejamento e Responsabilidade Social
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
Tópicos Especiais em Administração II
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Capítulo 7 Ética nas Negociações.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Hamilton Chelegon Sociólogo – Consultor Organizacional
1 Capítulo 1 – Introdução à Administração Financeira – Prof.Mônica O papel da ética e o valor das ações Nos últimos anos, a ética das atitudes de algumas.
Marketing Social e Cultural Daniella Amaral Apresentação 2 Marketing, responsabilidade social e ética empresarial Curso: Superior.
RESPONSABILIDADE SOCIAL E A ADMINSTRAÇÃO CONTEMPORANEA Prof. Ms. Elcio Henrique dos Santos – Tópicos II.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Ética, sustentabilidade e segurança em produção e operações
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Transcrição da apresentação:

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS ORGANIZAÇÕES A IDÉIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL Segundo surgiram no início do século XX, mas somente em 1942 a idéia apareceu num manifesto subscrito por 120 industriais ingleses. É de responsabilidade dos que dirigem a indústria manter um equilíbrio justo entre os vários interesses dos públicos interno e externo, tais como: consumidores, funcionários e investidores, além de dar a maior contribuição possível ao bem-estar da nação como um todo. No Brasil, tem sido debatida por Duarte e Dias (1986), Melo Neto e Fróes (1999, 2001), Instituto ETHOS e SEBRAE (2003), Patrícia Ashley (2004), entre outros.

FILANTROPIA EMPRESARIAL É o apoio, em recurso financeiro ou material, dado pela empresa a alguma ação social individual ou a entidades, sem acompanhar o uso desse recurso ou se envolver diretamente no projeto. Trata-se da ação social externa à empresa, tendo como beneficiário principal a comunidade em suas diversas formas: Organizações não governamentais Conselhos Comunitários. Associações e entidades do terceiro setor em geral.

STAKEHOLDERS Parceiros da organização/empresa e que atuam em torno do seu negócio ou atividade. São todas as partes interessadas com as quais a empresa se relaciona (acionistas, clientes, funcionários, fornecedores, comunidade, entidades associativas, sindicatos, concorrentes, meio ambiente). BALANÇO SOCIAL É o instrumento de divulgação dos projetos e ações sociais da empresa, seus dados concretos de uso e aplicação de recursos, além do registro dos tópicos obrigados legalmente. No Brasil surgiram os primeiros balanços sociais de empresas nos anos 80. A partir da década de 90 corporações de diferentes setores passaram a publicar balanço social anualmente. A proposta só ganhou visibilidade nacional quando o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, lançou, em junho de 1997, uma campanha pela divulgação voluntária do balanço social.

RESPONSABILIDADE SOCIAL - CONCEITO É a forma ética e responsável que a empresa desenvolve todas as suas ações, suas políticas, suas práticas, suas atitudes, tanto com a comunidade quanto com o seu corpo funcional. Enfim, com o ambiente interno e externo à organização, e com todos os agentes interessados no processo. (Instituto Ethos). A responsabilidade social pode ser definida como o “compromisso que uma organização deve ter para com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes que a afetem positivamente (...), agindo proativamente e coerentemente no que tange ao seu papel específico na sociedade e à sua prestação de contas para com ela”. Patrícia Ashley

ÉTICA Conjunto de princípios morais e valores que governam as ações e as decisões de um indivíduo ou grupo e que servem de diretrizes para se agir com correção e equidade ao se defrontar com dilemas morais.

COMO A ÉTICA SE RELACIONA COM RESPONSABILIDADE SOCIAL? Ética é a base da Responsabilidade Social e se expressa através dos princípios e valores adotados pela organização. Não adianta uma empresa Por um lado pagar mal seus funcionários; Corromper a área de compras de seus clientes; Pagar propinas à fiscais do governo e; Desenvolver programas junto a entidades sociais da comunidade. ESSA POSTURA NÃO CONDIZ COM UMA EMPRESA QUE QUER TRILHAR UM CAMINHO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL.

Cultura e normas societais Cultura de negócios e práticas industriais Filosofia moral pessoal e comportamento ético Fonte: Melo Neto e Fróes (1999). Cultura e expectativas organizacionais Estrutura do comportamento ético.

Três níveis da Responsabilidade Social. com lucros Proprietários/ acionistas Responsabilidade para com o stakeholder Clientes Empregados Fornecedores / distribuidores Público em geral Meio ambiente ecológico Grupos de interesse público Responsabilidade Societal Fonte: Berkowitz (2001). Três níveis da Responsabilidade Social.

Três Níveis de Responsabilidade Social: Responsabilidade pelo lucro - admite que as empresas tenham uma única responsabilidade - maximizar os lucros dos seus proprietários ou acionistas. Responsabilidade para com o Stakeholder - se concentra nas obrigações que uma organização tem para com aqueles que podem afetar a realização dos seus objetivos. Responsabilidade Societal - refere-se às obrigações que as organizações têm: na preservação do ambiente ecológico e com o público em geral.

RESPONSABILIDADE SOCIAL M P E O conceito de responsabilidade social nas micro, pequenas e médias empresas, segundo a pesquisa do IPEA (2000), é muito abrangente, considerando-se qualquer atividade que elas realizam para atender às comunidades nas áreas de assistência social, alimentação, saúde, educação e desenvolvimento comunitário, dentre outras. Essas atividades abrangem desde pequenas doações eventuais a pessoas ou instituições, até grandes projetos mais estruturados, podendo, inclusive, estender-se aos empregados das empresas e seus familiares.

PESQUISA DO IPEA (2000) AS ATIVIDADES DAS EMPRESAS COM RELAÇÃO A RESPONSABILIDADE SOCIAL SÃO: Assistência social (57%) Alimentação (40%) São, de longe, as mais realizadas pelo empresariado. Esse resultado é parcialmente explicado pelo comportamento das pequenas e médias empresas, onde predomina, de forma mais acentuada, o atendimento assistencial. A segurança (17%) A educação e ações educacionais (14%).

VANTAGENS DA EMPRESA QUE ADOTA POLÍTICAS E PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL? A prática demonstra que um programa de RSE só traz resultados positivos para a sociedade, e para a empresa, se for realizada de forma autêntica. A empresa precisa ter a cultura da responsabilidade social incorporada ao seu pensamento. Desenvolver programas sociais apenas para divulgar a empresa, ou como forma compensatória, não traz resultados positivos sustentáveis ao longo do tempo. As empresas que incorporarem os princípios e os aplicarem corretamente, percebem a valorização da imagem institucional e da marca, maior lealdade do consumidor, maior capacidade de recrutar e manter talentos, flexibilidade e capacidade de adaptação.

V PESQUISA NACIONAL SOBRE RSE NAS EMPRESAS /2004 (ADVB) 63% das empresas que responderam à pesquisa pretendem implementar novos projetos sociais em 2004, e aumentar os recursos em média 30% em relação ao investimento atual. 51% das organizações divulgam suas ações sociais. 86% são favoráveis à criação de leis de incentivo fiscal às empresas que investem em projetos de responsabilidade social. 73% não publicam o Balanço Social como forma de divulgar seus investimentos e despesas em programas de cunho social. 83% das empresas não conhecem a opinião do seu cliente quanto ao seu entendimento, sobre a organização atuar em Programas de Responsabilidade Social como diferencial na sua escolha para compra.

V PESQUISA NACIONAL SOBRE RSE NAS EMPRESAS /2004 (ADVB) 6. 56% das empresas não conhecem a aplicação da Norma SA 8000 e sua influência na ação relacional ética no ambiente interno das organizações. 7. O Programa Fome Zero teve 24% de indicação de investimento pelas empresas. 8. 72% das avaliações dos projetos sociais das empresas estão acima dos resultados esperados.

LEGISLAÇÃO BRASILEIRA As ações de responsabilidade social das empresas, não estão sendo cobradas por nenhum instrumento legal. A pressão dos consumidores, que levam as organizações a formularem seus planejamentos, privilegiando não só os ganhos econômicos/financeiros, mas também ganhos de caráter social. É a forma de demonstrar para a sociedade compromisso com todas as dimensões da RSE. Vem se tornando uma exigência para a legitimidade da organização (Orati, 2003).

“HOJE EM DIA, PARECE QUE JÁ NÃO BASTA AOS CONSUMIDORES SABEREM O QUE UM PRODUTO OFERECE, OU QUE IMAGEM ELE TRANSMITE AO COMPRADOR: AGORA ELES PRECISAM SABER EM QUE A MARCA QUE ELES COMPRAM ACREDITA. NO ENTANTO, ALÉM DE INFORMAR AOS CONSUMIDORES SOBRE SEU CONJUNTO DE VALORES E NO QUE ACREDITA, UMA MARCA TAMBÉM PRECISA DAR MOSTRAS, ATRAVÉS DE AÇÕES CONCRETAS E EFETIVAS, DE QUE PRATICA O QUE PREGA”

CASO PARA ESTUDO E REFLEXÃO: Os 11 mandamentos da responsabilidade social Discussão e síntese dos conceitos.