PLANO DE NEGÓCIO – Tua Business – Promotores: Maria X – 966 696 Manuel Y – 999 666

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
O DESENVOLVIMENTO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS
Projeto - Plano de Negócios
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Análise Swot Objectivos Comerciais As variáveis e as políticas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Conhecendo o meu negócio para criar uma estratégia de Marketing
DIAGNÓSTICO PARA A CONCORRENCIA E COMPETITIVIDADE
O ciclo de estratégia, planeamento, orçamento e controlo
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Gestão Integrada de Negócios
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Pós-Graduação - EAD FACINTER
RG PLANO DE NEGÓCIOS PARA UMA EMPRESA DE MODA Aluna: Rosa Grossman
Análise do Meio Ambiente
Plano de negócios [empreendimento/projeto]
AULAS 05 E 06 PLANOS DE NEGÓCIOS.
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
ONDE SUA FRANQUIA PODE CHEGAR? QUAL O SEU LIMITE?.
Aula 2 Ambiente de Marketing.
Introdução ao Modelo de Análise Económico-Financeira
AULA – 10 CONCEITO DE PLANO DE EMPREENDIMENTO
Metodologia da pesquisa científica FGV 2011
Introdução ao Composto de Marketing
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
PLANO DE NEGÓCIO.
Empreendedorismo _____________________________________________
1 CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E PLANEJAMENTO REGIONAL – 2006 P Ó S-GRADUA Ç ÃO EM ECONOMIA Microeconomia I Prof.: Edson Domingues Cap í tulo II: Escolha.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
Prof. Jorge Mendes de Sousa
FTAD - Formação técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças Prof. Moab Aurélio.
Como estabelecer e organizar
FUNÇÃO FINANCEIRA.
INSERIR NOME DA EMPRESA E LOGOMARCA
PLANO DE NEGÓCIOS – 1ª PARTE
Luiz Carlos de Sá Carvalho, Dr CIBSS Desafios para atração e retenção de jovens profissionais.
C ORROPIOS, C ARDINCHAS E C ÃES G RANDES O LIVRO de José Paixão em imagens – com pistas de leitura propostas por por www.joraga.net.
Administração Estratégica
Formação à distância Avaliação de Empresas novembro 2012 Ana Isabel Martins.
PLANO DE NEGÓCIOS ROTEIRO BÁSICO.
Sessão de Investidores 28 de Novembro de Sessão de Investidores 1. Promotor(es) 2. Proposta de Valor 3. Segmentos de Clientes 4. Canais 5. Relacionamento.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
UNIVERSITY OF BEIRA INTERIOR Supports teachers continuing education..
Agenda PLANO de NEGÓCIOS.
Caminhos da Cana Relatório e show de imagens Marcos Fava Neves Prof. FEA/USP Ribeirão Preto Purdue University (2013)
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
ANÁLISE DA ALAVANCAGEM FINANCEIRA
GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS – 7ADN1
Apresentação a Potenciais Investidores
O PROCESSO EMPREENDEDOR.
Sumário Executivo.
Data: Mês/ Ano Apresentação a Potenciais Investidores Nome do Projeto.
APRENDENDO A EMPREENDER GERENCIANDO UM NEGÓCIO SUSTENTÁVEL.
6 Criando um Plano de Negócios Eficiente
Planejamento Estratégico de Marketing
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
Plano de negócios oque é o Plano de Negócios? Um Plano de Negócios é um instrumento que permite analisar a viabilidade de um projeto empresarial. Elaborar.
PLANO DE NEGÓCIOS 3° Período de Ciências Contábeis Turma A Empreendedorismo TITULO DO TRABALHO Acadêmicos: xxxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxxx.
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 7- Balanced Scorecard.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
PARTE 3 O PROCESSO ESTRATÉGICO: IMPLANTAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
Abertura e Estruturação Organizacional
Plano de negócio Análise de Mercado
Plano de produção ou plano operacional
Transcrição da apresentação:

PLANO DE NEGÓCIO – Tua Business – Promotores: Maria X – Manuel Y –

ÍNDICE Sumário Executivo05 Identificação do negócio, produtos e serviços06 –Fatores de inovação (?)99 –...99 Estratégia e modelo do negócio99 –Missão e objetivos do negócio99 –Fatores críticos de sucesso do negócio99 –Oportunidades e ameaças relacionadas com o negócio a criar99 –Forças e fraquezas da nova empresa99 –Modelo e estratégias de negócio99 Análise de mercado99 –Avaliação do potencial de mercado99 Identificação de potenciais segmentos de clientes99 Estudos de mercado comprovativos da existência e do interesse dos clientes99 –Análise competitiva99 Identificação de potenciais competidores por níveis de concorrência99 Características, forças e fraquezas dos principais concorrentes99 2

ÍNDICE Enquadramento jurídico do negócio99 –Processo de constituição da empresa99 –Gestão da propriedade intelectual99 –Legislação sectorial aplicável aos diferentes negócios99 Plano de marketing99 –Decisões estratégicas de marketing99 Mercados alvo prioritários99 Eixos de posicionamento e fatores de diferenciação99 –Ações de marketing-mix99 Gestão da oferta99 Gestão de canais99 Investimentos de marketing99 –Previsões de vendas99 Gestão de recursos humanos99 –Funções, responsabilidades e competências da equipa de gestão99 –Estrutura organizacional da nova empresa99 –Política de recursos humanos99 –Previsões de custos com pessoal 3

ÍNDICE Gestão operacional99 –Localização e lay-out da empresa99 –Processos genéricos, atividades associadas e grau de internalização99 –Logística da empresa99 –Previsões de investimentos, custos e margens operacionais99 Estudo de viabilidade económica e financeira99 –Pressupostos económico-financeiros do projeto99 –Plano de financiamento99 –Plano de exploração: demonstração de resultados99 –Balanço99 –Cash-flow99 –Critérios de avaliação do projeto (VAL, TIR e período de recuperação do capital)99 –Outros indicadores de rentabilidade e risco99 –Análise de sensibilidade99 –Riscos críticos do novo negócio99 4

SUMÁRIO EXECUTIVO A –A A –A »A A 5

IDENTIFICAÇÃO DO NEGÓCIO, PRODUTOS E SERVIÇOS 6

Fatores de inovação (?) –A A –A »A A 7

IDENTIFICAÇÃO DO NEGÓCIO, PRODUTOS E SERVIÇOS A –A A –A »A A 8

9 ESTRATÉGIA E MODELO DE NEGÓCIO

Missão e objetivos do negócio –A A –A »A A 10

ESTRATÉGIA E MODELO DE NEGÓCIO Fatores críticos de sucesso do negócio –A A –A »A A 11

ESTRATÉGIA E MODELO DE NEGÓCIO Oportunidades e ameaças relacionadas com o negócio a criar –A A –A »A A 12

ESTRATÉGIA E MODELO DE NEGÓCIO Forças e fraquezas da nova empresa –A A –A »A A 13

ESTRATÉGIA E MODELO DE NEGÓCIO Modelo e estratégias de negócio –A A –A »A A 14

15 ANÁLISE DE MERCADO

Avaliação do potencial de mercado Identificação de potenciais segmentos de clientes

ANÁLISE DE MERCADO Avaliação do potencial de mercado Estudos de mercado comprovativos da existência e do interesse dos clientes RESULTADOS DA ANÁLISE DE DADOS SECUNDÁRIOS

ANÁLISE DE MERCADO Avaliação do potencial de mercado Estudos de mercado comprovativos da existência e do interesse dos clientes FICHA TÉCNICA DO ESTUDO DE MERCADO (DADOS PRIMÁRIOS)

ANÁLISE DE MERCADO Avaliação do potencial de mercado Estudos de mercado comprovativos da existência e do interesse dos clientes RESULTADOS DA ANÁLISE DE DADOS PRIMÁRIOS

ANÁLISE DE MERCADO Análise competitiva Identificação de potenciais competidores por níveis de concorrência

ANÁLISE DE MERCADO Análise competitiva Características, forças e fraquezas dos principais concorrentes Principais concorrentes CaracterísticasForçasFraquezas

22 ENQUADRAMENTO JURÍDICO DO NEGÓCIO

Enquadramento Jurídico do Negócio  Processo de constituição da empresa –Comerciantes em nome individual –Sociedades comerciais –Firmas e denominações –Factos e documentos necessários –O programa administrativo “Empresa na Hora”

Enquadramento Jurídico do Negócio 24  Gestão da propriedade intelectual –Instituto Nacional da Propriedade Industrial –Patentes de invenção –Modelos de utilidade –Desenhos ou modelos industriais –Marcas –Logótipos –Direitos de autor

Enquadramento Jurídico do Negócio  Legislação sectorial aplicável aos diferentes negócios 25

26 PLANO DE MARKETING

Decisões estratégicas de marketing Mercados alvo prioritários

PLANO DE MARKETING Decisões estratégicas de marketing Eixos de posicionamento e fatores de diferenciação Eixos de posicionamentoFatores de diferenciação

PLANO DE MARKETING Ações de marketing-mix Gestão da oferta: Matriz produtos-mercados

PLANO DE MARKETING Ações de marketing-mix Gestão da oferta: Política de preços

PLANO DE MARKETING Ações de marketing-mix Gestão da oferta: Promoções de vendas

PLANO DE MARKETING Ações de marketing-mix Gestão de canais: Distribuição e/ou localização

PLANO DE MARKETING Ações de marketing-mix Gestão de canais: Mix de comunicação

PLANO DE MARKETING Ações de marketing-mix Investimentos de marketing

PLANO DE MARKETING Previsões de vendas

PLANO DE MARKETING

37 GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Funções, responsabilidades e competências da equipa de gestão (existente ou a recrutar) –A A –A »A A 38

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Estrutura organizacional da nova empresa (organograma) 39 xxxx dddd

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Política de recursos humanos –Recrutamento, seleção e formação do pessoal 40

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Política de recursos humanos –Remunerações a praticar e sistemas de avaliação do desempenho 41

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Política de recursos humanos –Outros aspetos da gestão de recursos humanos 42

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Previsão de custos com pessoal 43

44 GESTÃO OPERACIONAL

Localização e lay-out da empresa –A A –A »A A 45

GESTÃO OPERACIONAL Processos genéricos, atividades associadas e grau de internalização –A A –A »A A 46

GESTÃO OPERACIONAL Logística da empresa –A A –A »A A 47

GESTÃO OPERACIONAL Previsões de investimentos, custos e margens operacionais –A A –A »A A 48

49 ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÓMICA E FINANCEIRA

Pressupostos económico-financeiros do projeto –Nº de anos de análise do projeto –Taxas de crescimento dos preços –Taxas de juro –Taxas de IRC e de outros impostos –Taxa de atualização –Etc. A –A »A A 50

ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÓMICA E FINANCEIRA Plano de financiamento do projeto (Indicar montantes e fontes de financiamento do plano de negócios - capital próprio, empréstimos bancários, subsídios e apoios estatais ao investimento - e seu escalonamento temporal) 51

ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÓMICA E FINANCEIRA Plano de exploração: demonstração de resultados (e resultado líquido) (Colocar quadro e/ou gráfico com indicação da evolução anual de resultados líquidos previsionais) 52

ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÓMICA E FINANCEIRA Balanço (e situação líquida ou capital próprio) (Colocar quadro e/ou gráfico com indicação da evolução anual da situação líquida ou capital próprio) 53

ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÓMICA E FINANCEIRA Cash-flow (Colocar quadro e/ou gráfico com indicação da evolução anual do cash-flow) 54

ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÓMICA E FINANCEIRA VAL, TIR e período de recuperação do capital (pay-back) (Indicar os valores dos indicadores referidos) 55

ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÓMICA E FINANCEIRA Outros indicadores de rentabilidade e risco (Colocar quadros e/ou gráficos com a indicação da evolução de outros indicadores como o ponto crítico de vendas) 56

ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÓMICA E FINANCEIRA Análise de sensibilidade (Indicar os valores dos indicadores VAL, TIR e outros para valores de preços de venda, quantidades vendidas e outras variáveis significativas diferentes dos usados na análise base) 57

ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÓMICA E FINANCEIRA Riscos críticos (internos e externos) do negócio 58

PLANO DE NEGÓCIOS Estrutura do plano de negócios: –Capa e Índice –Sumário executivo –Estratégia e modelo do negócio –Análise de mercado (clientes e concorrentes) –Enquadramento jurídico do negócio –Plano de marketing –Gestão de recursos humanos –Gestão operacional –Estudo de viabilidade económica e financeira –Anexos 59

CONTACTOS DA EMPRESA E DOS EMPREENDEDORES Empresa: EmpreendeTop+ –telefones: / – –site da empresa: –facebook: –linkedin: Empreendedores: –Maria X telefones: / facebook: linkedin: –Manuel Y telefones: / facebook: linkedin: 60

CONTACTOS back office : – telefone / – – site: – facebook: Empreendedorismo-no-Vale-do-Tua