Pesquisa de Condições de Vida

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Governabilidade e Igualdade de Gênero
Advertisements

Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Democracia e Política Social
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
CONTRIBUIÇÃO EMANCIPATÓRIA PARA A SUPERAÇÃO DA POBREZA EXTREMA
Programa Bolsa Família
Perfil das Famílias Beneficiárias do Programa Bolsa Família
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
Distribuição de renda.
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PADRÕES DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICO-SOCIAL EM ÂMBITO LOCAL: UM ESTUDO DA CULTURA POLÍTICA DE IJUÍ – RS SURVEY - CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Avaliação do desempenho dos serviços de saúde no controle da tuberculose: vínculo entre profissional de saúde e doente no processo de atenção à tuberculose.
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
Indicadores de Desenvolvimento Regional – terceira sessão
O IPVS e a experiência da Fundação Seade
PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPUCAIA DO SUL
Resolução 460 CCFGTS, de 14 DEZ 2004
ÁREA SOCIAL Grupo 1.
Fonte:Elaboração da SPE/MF a partir da base de dados de Barro & Lee (2000)
O IMPACTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO
FONTES DE DADOS E MEDIDAS PARA O CÁLCULO DO DÉFICIT HABITACIONAL
Políticas e Serviços da Primeira Infância no Brasil UNESCO
O CONTEXTO DAS FAMILIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL
Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio na Bahia
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
A Secretaria Estadual do Trabalho, foi criada pela lei em 11 de novembro de 2003, com o objetivo de implantar Políticas Públicas de qualificação.
Discussão sobre o dicionário do Censo IBGE 2010 Projeto: MÉTRICAS TERRITORIAIS DE PROTEÇÃO SOCIAL: A CAPACIDADE PROTETIVA DE FAMÍLIAS RESIDENTES EM METROPÓLES.
O retrato do Brasil pelos dados da PNAD
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social DRGPS – Departamento do Regime Geral de Previdência Social A PREVIDÊNCIA.
Cadastro Único e Busca Ativa
Recursos e Fontes de Financiamento
TransFormação: Habilidades para Produtividade
SAÚDE MATERNO INFANTIL
DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE
IPRS 2010 Índice Paulista de Responsabilidade Social
A POBREZA NO CEARÁ: O TAMANHO DO DESAFIO
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres
As potencialidades do Novo Cadastro Único para Programas Sociais como ferramenta de monitoramento e avaliação.
Pesquisa de Orçamentos Familiares
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
“Nada há de permanente, exceto a mudança” Heráclito ( 450 aC )
30 de junho de PLANO BRASIL SEM MISÉRIA  Instituído pelo Decreto nº 7.492, de 02/06/2011  Destaques: art. 1º - Fica instituído o Plano Brasil.
Território É mais que uma área geográfica é um espaço social em permanente construção com um perfil demográfico, epidemiológico, administrativo, tecnológico.
TERRITORIALIZAÇÃO UBS Centro CAMBÉ-PR.
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL EducaçãoPrevidenciária.
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Apresentação Diagnóstico Social
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Seminário Preparatório da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde 5 de agosto de 2011.
TAXA DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Juventude, Trabalho e Renda. Funil da Educação Média Dos 10,6 milhões de jovens 15 a 17 anos 8,2 milhões estão na escola 4 milhões no Ensino Médio 1,8.
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
VITÓRIA DA CONQUISTA Poções Água para Todos Perfurados sete poços no período de , com investimento de R$ 110,5 mil Construídas 91 cisternas no.
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS E UNIDADES PÚBLICAS
Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania 1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO E GESTÃO.
“O BPC no Contexto do Suas: Acompanhamento dos Beneficiários pela rede de serviços socioassistencial” FLÓRIDA PR Rosemeiri Morezzi Assistente Social.
Telma PREFEITA 13 Desenvolvimento para todos. Apresentação Antes de propormos um debate com os jovens sobre o futuro da cidade (mundo), devemos atentar-nos.
Roteiro para TERRITORIALIZAÇÃO
ou seja, resultado de determinações históricas estruturais
OBJETIVO Estudos, produção de conhecimento e propostas para o planejamento da RMBH PLANO + Processo de Planejamento e Gestão SISTEMA DE PLANEJAMENTO METROPOLITANO.
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
Relatório de Desenvolvimento Humano 2014 Mensagens Chave As vulnerabilidades devem ser tratadas para que o desenvolvimento humano seja assegurado e para.
Educação Jorge Abrahão de Castro Diretor da Diretoria de Planejamento da SPI/MP Brasília, 07 de agosto de 2014.
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
Transcrição da apresentação:

Pesquisa de Condições de Vida PCV

Objetivos Mensurar e caracterizar pobreza sob um enfoque multidimensional que expresse as condições de vida da população quanto à: condições de moradia condições educacionais acesso a serviços de saúde capacidade de geração de renda inserção ocupacional Avaliar o atendimento das necessidades básicas da população, em cada uma das dimensões consideradas Mensurar e avaliar o acesso a benefícios sociais

Unidades de coleta e análise UNIDADE DE COLETA DOS DADOS Domicílio UNIDADES DE ANÁLISE DOS DADOS Família Indivíduo

Abrangência espacial LEVANTAMENTOS REALIZADOS 1990: Região Metropolitana de São Paulo - RMSP (6.500 domicílios) 1994: RMSP e municípios do Interior do Estado de São Paulo com população urbana maior ou igual a 80.000 habitantes. (4.000 domicílios na RMSP e 8.000 no Interior) 1998: RMSP e municípios do Interior com população urbana maior ou igual 50.000 habitantes. (4.500 domicílios na RMSP e 10.200 no Interior) 2002: Municípios de Região Administrativa de São José do Rio Preto com população urbana de até 50.000 habitantes (1.842 domicílios) 2004: Nove distritos do Município de São Paulo com altos índices de vulnerabilidade segundo o IVJ – Índice de Vulnerabilidade Juvenil (2.800 domicílios)

Abrangência espacial LEVANTAMENTOS REALIZADOS 2006: Regiões metropolitanas de: São Paulo (5.200 domicílios); Baixada Santista (3.000 domicílios) e Campinas (3.000 domicílios); Regiões administrativas de: Registro, Campinas, São José dos Campos, Sorocaba e Aglomerados urbanos: Central-Norte (RA Central, de Bauru, R. Preto e Franca) e Noroeste (Barretos, S. J. Rio Preto, Araçatuba, Marília, Presidente Prudente) (8.800 domicílios)

Abrangência espacial

PCV 2006: abrangência temática aspectos demográficos e familiares condições educacionais condições de moradia temas transversais inserção no mercado de trabalho acesso a serviços de saúde acesso a benefícios sociais renda e patrimônio familiar

Abrangência temática Aspectos demográficos e familiares Indivíduos: Sexo, idade, cor; características migratórias (intra e inter-estadual), fecundidade (número de filhos, número de consultas pré-natal, tipo de parto) Família: Chefia familiar; tipos de arranjos; tamanho e ciclos de vida

Abrangência temática Condições de moradia - acesso a serviços urbanos (luz, água, esgoto e coleta de lixo) e infra-estrutura urbana (guia, sarjeta, pavimentação) - características físicas da moradia e da ocupação urbana: - tipo de edificação; - número e tipo de cômodos; - formas de apropriação e formalização da posse/propriedade da moradia; - percepção quanto a riscos de remoção; - percepção quanto à situação de risco nas proximidades da moradia (rede de alta tensão, áreas sujeitas a desmoronamentos, etc); - existência de equipamentos urbanos nas proximidades da moradia: escola, hospital, posto policial, hipermercado, praça ou parque público, etc.

Abrangência temática Condições educacionais condição de alfabetização; nível de escolaridade (em anos de estudo); freqüência escolar por nível de ensino (fundamental, médio e superior); modalidade de ensino (presencial, a distância, seriado, não-seriado); tipo de estabelecimento (público, privado); atraso escolar; abandono escolar (motivos); acesso a educação infantil, tipo de estabelecimento, tempo de permanência

Abrangência temática Acesso a serviços de saúde - posse e tipo de convênio/plano de saúde; - procura de atendimento e tipo de serviço utilizado (posto/centro de saúde, pronto socorro, clínica, etc); - forma de agendamento (no local, por telefone, etc), - espera no atendimento; - condição de internação; - procura de atendimento odontológico; - ocorrência de problema de saúde - a não procura de atendimento (motivo); - acesso ao PSF.

Abrangência temática Inserção no mercado de trabalho - taxas de participação e desemprego (faixa etária, sexo); - estrutura setorial do emprego; - estrutura do emprego por posição na ocupação; - tamanho da empresa; - classes de rendimento do trabalho; - benefícios do trabalho; - acesso a cursos de capacitação Renda e patrimônio familiar - distribuição dos rendimentos familiares (total e per capita); - fontes de renda; - composição da renda; - posse de bens de consumo; - patrimônio familiar

Abrangência temática Acesso a benefícios sociais classificados segundo seus objetivos: atendimento de necessidades emergenciais: transferências de renda monetária (Bolsa Família, Renda Cidadã, Renda Mínima, BCP, entre outros) e em espécie (leite, medicamentos, alimentos, roupas) proteção ou apoio social (merenda escola, uniforme, livro, material escolar, reforço escolar, atividades culturais, assistência psicológica, dentre outros) benefícios para ampliação de autonomia e sustentabilidade (micro-crédito, cursos de qualificação profissional, financiamento para compra/construção de moradia)

Abrangência temática Outras possibilidades temáticas Inclusão digital Percepção de pobreza Redes comunitárias de solidariedade Participação em entidades coletivas (associação de bairro, sindicato, clube recreativo, partido político)

FOCALIZAÇÃO E COBERTURA DOS PROGRAMAS DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA

Programas de Transferência de Renda Investigação: acesso a benefícios monetários oriundos de programas sociais (referência mês passado) e não monetários Coleta da informação: apresentação do cartão de identificação dos programas de transferências monetárias Programas investigados: federais, estaduais, municipais e não-governamentais

Programas de Transferência de Renda Benefícios oriundos dos programas: - Bolsa Família - Pró-Jovem - Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano - Bolsa-Alimentação - Bolsa-Escola - Auxílio-gás - Erradicação do Trabalho Infantil - Peti - Benefícios de Prestação Continuada - BCP - Renda Cidadã - Ação Jovem - Renda Mínima (Prefeitura Municipal de São Paulo) - Bolsa Trabalho/Operação Trabalho/Frente de Trabalho/Capacita Sampa (Prefeitura Municipal de SP)

Programas de Transferência de Renda Benefícios oriundos dos programas: - Outros programas da Prefeitura Municipal - Programas não-governamental (empresas privadas ou ONGs)

Resultados selecionados

Resultados selecionados

Resultados selecionados

Resultados selecionados

Resultados selecionados

Resultados selecionados

Resultados selecionados

Resultados selecionados

FIM