Um Exemplo de COOPERAÇÃO entre Empresas Concorrentes

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Transcrição da apresentação:

Um Exemplo de COOPERAÇÃO entre Empresas Concorrentes “Tudo é considerado impossível até acontecer” Nelson Mandela

CENÁRIO EM 2007 CONTEXTO Oportunidades Déficit de Escolaridade muitos investimentos Superação do “apagão” de profissionais Qualificar preferencialmente jovens das classes C e D CONTEXTO Necessidade de um “esforço” significativo de formação e capacitação Carreiras Técnicas e Operacionais com “baixa” referência de STATUS

CONSÓRCIO MÍNERO METALÚRGICO PARA FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM MINAS GERAIS Ações otimizadas e organizadas de forma sistêmica, propiciando a capacitação de pessoas alinhada as estratégias das empresas Ações isoladas e cada empresa buscando uma solução para o problema de falta de profissionais NOSSO FOCO

CONSÓRCIO MÍNERO METALURGICO PARA FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM MINAS GERAIS

Todas as empresas juntas representam: DIMENSÃO DO CONSÓRCIO Todas as empresas juntas representam: 453.000 Número de Empregados Mundo 139.000 Número de Empregados Brasil 70.000 Número de Empregados Minas Gerais 124.000 Número de Empregos Indiretos em Minas Gerais R$ 132 bilhões Faturamento Bruto R$ 36 bilhões Valor de Investimentos Previstos em Minas nos próximos 5 anos

VISÃO Ser referência nacional em integração, transformação e desenvolvimento de pessoas para o seguimento minero metalúrgico até 2018.

Emprego e Renda como promoção da dignidade CRENÇAS E VALORES Ética nas relações Perseverança Parceria Emprego e Renda como promoção da dignidade

REFLEXÃO A medida que os problemas são mais complexos, a solução precisa ser mais coletiva. O esforço coletivo só é possível com colaboração, com o ajudar um com o outro.

CONSÓRCIO - POSICIONAMENTO É uma ação inteligente para transformação do contexto atual, gerando profissionais qualificados para atender a demanda por pessoas devidamente capacitadas para as empresas, tornando-se inclusive um modelo de iniciativa que pode ser seguido por outros setores.

LEVANTAMENTO DE DEMANDA PROFISSIONAIS - NÍVEL SUPERIOR

LEVANTAMENTO DE DEMANDA PROFISSIONAIS - NÍVEL TÉCNICO

LEVANTAMENTO DE DEMANDA PROFISSIONAIS - NÍVEL BÁSICO DEMANDA TOTAL 16.681

REALIZAÇÕES DO CONSÓCIO MINERO METALÚRGICO EM 7 ANOS DE TRABALHO Interlocutor formal do setor Mínero Metalúrgico no que diz respeito a formação e qualificação de pessoas;   Parceria com a Governo para utilização de recursos financeiros, através do PRONATEC; Criação de um programa de capacitação comum a todas as empresas do segmento para inserção no Guia do PRONATEC; É um dos principais fomentadores de capacitação, que demanda a expansão das Escolas SENAI

REALIZAÇÕES DO CONSÓCIO MINERO METALÚRGICO EM 7 ANOS DE TRABALHO Participante da Missão Técnica do Governo de MG à Austrália com o objetivo de conhecer práticas de educação profissional; Ampliação da oferta de vagas nos cursos superior, técnicos e de qualificação básica junto as Universidades, Institutos Federais e Escolas Profissionalizantes; Parceria com Secretaria de Trabalho e Emprego, que tem financiado cursos de interesse do Consórcio, através do PLANSEQ;

REALIZAÇÕES DO CONSÓCIO MINERO METALÚRGICO EM 7 ANOS DE TRABALHO Obtenção de recursos financeiros governamentais, para formação e qualificação de profissionais no valor de R$ 1.863.342,00. Implantação em algumas empresas do Consórcio do Projeto Escolarização do Trabalhador, que objetiva a elevação do nível de escolaridade; Com a parceria da FIEMG desenvolveu o Projeto Piloto de Incentivo a Habilitação Técnica de Nível Médio, como primeira opção de carreira;

Formação Profissional em Carreira Técnica

Média salarial do Mercado de Trabalho Sem experiência 2 anos de experiência 4 anos de experiência 6 anos de experiência Acima de 10 anos de experiência R$ 5.000 R$ 4.153 R$ 2.435 R$ 1.988 R$ 1.650

Demandas de vagas – 2013 a 2015

O Brasil precisa de técnicos para sustentar seu crescimento. Incentivar os jovens por esta opção de carreira é uma atitude responsável e que assegurará às pessoas maiores oportunidades de emprego e renda.

PROJETOS PARA 2014 Continuidade do Projeto de Incentivo ao Curso Técnico; Desenvolvimento do Projeto Seja Engenheiro; Desenvolvimento do Projeto Avenidas de Relacionamento com Universidades; Realização dos treinamentos de capacitação com recursos do PRONATEC para atender as demandas do Consórcio.

REFLEXÃO É possível fazer dar certo! É possível dar certo, fazendo a coisa certa, do jeito certo. Devemos ter fé no futuro e acreditar que o amanhã será melhor do que o hoje.

GERENCIANDO MUDANÇAS Quando todos os componentes estão presentes, a mudança ocorre. Quando algum está faltando, o resultado é diferente Visão Valores Estratégia Recursos Capacidade Motivação Feedback = Mudança Fonte: T.L. Carter, 1992 13

GERENCIANDO MUDANÇAS Quando todos os componentes estão presentes, a mudança ocorre. Quando algum está faltando, o resultado é diferente Visão Valores Estratégia Recursos Capacidade Motivação Feedback = Mudança Valores Estratégia Recursos Capacidade Motivação Feedback = Confusão Fonte: T.L. Carter, 1992

GERENCIANDO MUDANÇAS Quando todos os componentes estão presentes, a mudança ocorre. Quando algum está faltando, o resultado é diferente Visão Valores Estratégia Recursos Capacidade Motivação Feedback = Mudança Valores Estratégia Recursos Capacidade Motivação Feedback = Confusão Visão Estratégia Recursos Capacidade Motivação Feedback = Corrupção Fonte: T.L. Carter, 1992

GERENCIANDO MUDANÇAS Quando todos os componentes estão presentes, a mudança ocorre. Quando algum está faltando, o resultado é diferente Visão Valores Estratégia Recursos Capacidade Motivação Feedback = Mudança Valores Estratégia Recursos Capacidade Motivação Feedback = Confusão Visão Estratégia Recursos Capacidade Motivação Feedback = Corrupção Visão Valores Recursos Capacidade Motivação Feedback = Difusão Fonte: T.L. Carter, 1992

GERENCIANDO MUDANÇAS Quando todos os componentes estão presentes, a mudança ocorre. Quando algum está faltando, o resultado é diferente Visão Valores Estratégia Recursos Capacidade Motivação Feedback = Mudança Valores Estratégia Recursos Capacidade Motivação Feedback = Confusão Visão Estratégia Recursos Capacidade Motivação Feedback = Corrupção Visão Valores Recursos Capacidade Motivação Feedback = Difusão Visão Valores Estratégia Capacidade Motivação Feedback = Frustração Fonte: T.L. Carter, 1992 13

GERENCIANDO MUDANÇAS Quando todos os componentes estão presentes, a mudança ocorre. Quando algum está faltando, o resultado é diferente Visão Valores Estratégia Recursos Capacidade Motivação Feedback = Mudança Valores Estratégia Recursos Capacidade Motivação Feedback = Confusão Visão Estratégia Recursos Capacidade Motivação Feedback = Corrupção Visão Valores Recursos Capacidade Motivação Feedback = Difusão Visão Valores Estratégia Capacidade Motivação Feedback = Frustração Visão Valores Estratégia Recursos Motivação Feedback = Fadiga Fonte: T.L. Carter, 1992 13

GERENCIANDO MUDANÇAS Quando todos os componentes estão presentes, a mudança ocorre. Quando algum está faltando, o resultado é diferente Visão Valores Estratégia Recursos Capacidade Motivação Feedback = Mudança Valores Estratégia Recursos Capacidade Motivação Feedback = Confusão Visão Estratégia Recursos Capacidade Motivação Feedback = Corrupção Visão Valores Recursos Capacidade Motivação Feedback = Difusão Visão Valores Estratégia Capacidade Motivação Feedback = Frustração Visão Valores Estratégia Recursos Motivação Feedback = Fadiga Visão Valores Estratégia Recursos Capacidade Feedback = Lentidão Fonte: T.L. Carter, 1992 13

GERENCIANDO MUDANÇAS Quando todos os componentes estão presentes, a mudança ocorre. Quando algum está faltando, o resultado é diferente Visão Valores Estratégia Recursos Capacidade Motivação Feedback = Mudança Valores Estratégia Recursos Capacidade Motivação Feedback = Confusão Visão Estratégia Recursos Capacidade Motivação Feedback = Corrupção Visão Valores Recursos Capacidade Motivação Feedback = Difusão Visão Valores Estratégia Capacidade Motivação Feedback = Frustração Visão Valores Estratégia Recursos Motivação Feedback = Fadiga Visão Valores Estratégia Recursos Capacidade Feedback = Lentidão Visão Valores Estratégia Recursos Capacidade Motivação = Dúvida Fonte: T.L. Carter, 1992 13

Coordenadora do Consórcio Minero Alba Valéria Santos Coordenadora do Consórcio Minero Metalúrgico para Formação e Qualificação de Profissionais em MG 31 3749 1210 alba.valeria.santos@csn.com.br