Colégio Sete de Setembro Faculdade Sete de Setembro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FACULDADE METROPOLITANA
Advertisements

AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes UFRGS - SAI Setembro 2004.
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE TUTORES DO PROGESTÃO
1 Orientações gerais sobre o ENADE Orientações gerais sobre o ENADE Fundamentação ENADE ENADE É pautado em preceitos da Constituição (Art.
Ensino de Administração do Geral ao Específico 1 Prof. Dr. Mário César Barreto Moraes ENADE EM ADMINISTRAÇÃO Prof. Dr. Mário César Barreto Moraes.
ENADE DEAES/INEP/MEC.
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Setor de ensino-aprendizagem Anna Cláudia Satie Henrique Terada Vanessa Pazzini.
Sistema Seriado de Avaliação SSA
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS UNIDADE SÃO GABRIEL
ENCONTRO COM CALOUROS – 2014/1
Conceito Preliminar de Curso - CPC
TÓPICOS RELEVENTES NO CONCURSO VESTIBULAR
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Secretaria Acadêmica Nome do Setor
Currículo por Competências e Habilidades.
Faculdade Brasileira de Educação e Cultura
O ATO DE AVALIAR NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA.
O Sistema Confea/Crea e a Resolução 1.010/2005
ACADÊMICO, O QUE VOCÊ PRECISA SABER?
Profa. Dra. Débora Mallet Profa. Ms. Luciana Santos
Marion Creutzberg Coordenadora de Avaliação / PROGRAD / PUCRS
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE
INFORMAÇÕES PARA BRIEFING
Enade UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Concurso de Cartazes Enade 2015
GENTE E GESTÃO Miguel de Paula.
ENADE Redes e ADS.
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.
FORMAÇÃO CONTINUADA II
As avaliações e bases de dados do INEP
ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PRO REITORIA DE GRADUAÇÃO
ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
Universidade de Passo Fundo Comissão Própria de Avaliação Divisão de Avaliação Institucional Enade.
PRÓ-REITORIA COMUNITÁRIA SERVIÇO DE APOIO PEDAGÓGICO E SOCIAL (SAPES) 08 de abril de 2006 ENCONTRO DE REPRESENTANTES DE CLASSE (PRIMEIROS SEMESTRES)
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
Avaliar o desempenho dos alunos com relação aos conteúdos, competências e habilidades, necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
COMGRAD/Mec Comissão de Graduação do Curso de Engenharia Mecânica COMGRAD/Mec Comissão de Graduação do Curso de Engenharia Mecânica.
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2014
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Enade Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes2009 Unioeste Pró-Reitoria de Graduação Assessoria de Legislação Educacional.
ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Curso de Administração de Empresas.
ENADE 2010 : Cursos de Saúde ENADE 2010 : Cursos de Saúde Salvador, 23 de Fevereiro de 2010 Profª Rose Lacerda Diretora Acadêmica Profª Rose Lacerda Diretora.
OBJETIVO Avaliar o desempenho dos alunos com relação aos conteúdos, competências e habilidades, necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Introdução ao Serviço Social
Prática como Componente Curricular

Proenex / UEMG ENADE / SINAES Instituído pela Lei no /2004 Objetivo. Assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação.
2015 ENADE. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade.  Componente curricular obrigatório;  Aferir o desempenho dos estudantes em relação.
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS Coordenação: Profª Miriam Cembranelli Aliandro Varella SCS – Shopping Venâncio 2000 – Bloco B 60 – 3º Andar CEP: Fone.
Assessoria de Avaliação Institucional
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Trace seu caminho, o CIC leva você à Universidade.
ENADE 2015 Assessoria de Avaliação Institucional.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
O Ensino Médio e o Novo Enem PROFESSOR GEORGE HENRIQUE.
ENADE 2006 Reunião com o cursos: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Turismo.
ENADE - Constitui-se componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. - Será inscrito no histórico escolar do estudante somente sua situação.
5 Ótimos Motivos Para Fazer um Curso Superior POR QUE VALE A PENA OBTER UM DIPLOMA UNIVERSITÁRIO? PreparacaoEnem.com.br 1.
Transcrição da apresentação:

Colégio Sete de Setembro Faculdade Sete de Setembro EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES – ENADE Apresentação MSc.Jacson Gomes de Oliveira Paulo Afonso - Setembro/2009

I- APRESENTAÇÃO O ENADE é um exame diferente das provas tradicionais uma vez que privilegia o raciocínio e não a memorização. Avalia além da compreensão dos conteúdos programáticos mínimos, a atualização do estudante e o desenvolvimento de habilidades e competências. Assim, o estudante que tem bom desempenho nas provas “tradicionais”, necessita se preparar com afinco para as habilidades e competências exigidas. Colégio Sete de Setembro www.colegiosete.com.br Paulo Afonso-BA Faculdade Sete de Setembro www.fasete.edu.br Paulo Afonso-BA

II- POR QUE É IMPORTANTE PARA VOCÊ UM EXECELENTE DESEMPENHO NO ENADE? a) Porque demonstra que você e a FASETE tem ótima qualidade; b) Porque elevando a imagem da FASETE, contribuirá para a valorização do seu currículo no mercado de trabalho; c) Porque demonstra que você é atualizado, compreende os conteúdos e desenvolve as habilidades e competências necessárias a sua formação; Colégio Sete de Setembro www.colegiosete.com.br Paulo Afonso-BA Faculdade Sete de Setembro www.fasete.edu.br Paulo Afonso-BA

d) Porque uma boa nota no ENADE valorizará o seu currículo, diferenciando-o e criando para você maiores oportunidades no mercado de trabalho; e) Finalmente, para quem quer se dar bem no mercado de trabalho é imprescindível fazer grande esforço para ter sucesso no ENADE. III- POR QUE É IMPORTANTE VOCÊ PARTICIPAR DO CURSO PREPARATÓRIO PARA O ENADE. a) Porque o curso preparatório te ajudará a se capacitar pelas provas anteriores; b) Porque o curso preparatório oportunizará a resolução das questões do ENADE e questões do antigo “PROVÃO” (ENC); Colégio Sete de Setembro www.colegiosete.com.br Paulo Afonso-BA Faculdade Sete de Setembro www.fasete.edu.br Paulo Afonso-BA

e)Porque o curso preparatório explica detalhadamente o que é o ENADE; c) Porque o curso preparatório oferecerá as análises oficiais das questões discursivas; d)Porque o curso preparatório proporcionará a capacitação dos estudantes através das habilidades, competências e conteúdos exigidos no exame; e)Porque o curso preparatório explica detalhadamente o que é o ENADE; f)Porque ter sucesso no ENADE é o melhor investimento para seu futuro; g)Por fim, recomendamos o curso preparatório, certos de que você estará fazendo um excelente investimento para seu futuro profissional. Colégio Sete de Setembro www.colegiosete.com.br Paulo Afonso-BA Faculdade Sete de Setembro www.fasete.edu.br Paulo Afonso-BA

IV – O QUE É O ENADE? Foi instituído pela Lei nº10.861/2004 que também, criou o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES. A prova é obrigatória. É realizada pelos estudantes ingressantes (que tenham concluído de 7% a 22% do currículo do curso) e pelos concluintes (ter concluído 80% do curso) dos cursos de graduação. O estudante que, dentro dos parâmetros estabelecidos anteriormente, não realizar a prova do ENADE, ficará impossibilitado de receber o histórico escolar e o diploma de graduação, devendo regularizar a sua situação mediante a inscrição para o exame no ano seguinte. Colégio Sete de Setembro www.colegiosete.com.br Paulo Afonso-BA Faculdade Sete de Setembro www.fasete.edu.br Paulo Afonso-BA

Até o ano de 2008, o MEC realizava amostragem para a realização do exame. A partir de 2009, todos os estudantes enquadrados como ingressantes ou concluintes deverão realizar, obrigatoriamente, o ENADE. V- OBJETIVOS DO ENADE a) Avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação; b) Avaliar o desempenho dos estudantes quanto ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias a formação geral e profissional; Colégio Sete de Setembro www.colegiosete.com.br Paulo Afonso-BA Faculdade Sete de Setembro www.fasete.edu.br Paulo Afonso-BA

VI- INFORMAÇÕES DIVERSAS c) Avaliar o desempenho dos estudantes quanto ao seu nível de atualização em relação à realidade brasileira e mundial; d) Servir como um dos instrumentos de avaliação da FASETE e dos cursos de graduação. VI- INFORMAÇÕES DIVERSAS O ENADE enfatiza a aferição das estruturas mentais com as quais construímos continuamente o conhecimento; b) O ENADE privilegia a análise, a comparação, as relações, a organização, a contextualização, a interpretação, o raciocínio, a argumentação e a proposição; Colégio Sete de Setembro www.colegiosete.com.br Paulo Afonso-BA Faculdade Sete de Setembro www.fasete.edu.br Paulo Afonso-BA

c) A prova do ENADE é interdisciplinar e contextualizada; d) O ENADE estimula a aprender a pensar, a refletir e a saber como fazer; e) A prova do ENADE é constituída por 40 questões, sendo 10 de formação geral e 30 de componentes específicos. Nas duas partes da prova existem questões objetivas e subjetivas. f) O peso da parte de formação geral é de 25% e de conteúdos específicos 75%; g) Todos os alunos (ingressantes e concluintes) respondem as questões da duas partes (geral e específica). Colégio Sete de Setembro www.colegiosete.com.br Paulo Afonso-BA Faculdade Sete de Setembro www.fasete.edu.br Paulo Afonso-BA

OBRIGADO!!! Colégio Sete de Setembro www.colegiosete.com.br Paulo Afonso-BA Faculdade Sete de Setembro www.fasete.edu.br Paulo Afonso-BA

jacsonfasete@gmail.com jacson@fasete.edu.br jacson@colegiosete.com.br JACSON GOMES DE OLIVEIRA Diretor Educacional – Colégio Sete de Setembro Diretor Acadêmico – Faculdade Sete de Setembro jacsonfasete@gmail.com jacson@fasete.edu.br jacson@colegiosete.com.br Colégio Sete de Setembro www.colegiosete.com.br Paulo Afonso-BA Faculdade Sete de Setembro www.fasete.edu.br Paulo Afonso-BA