Trabalho de Administração UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS CURSO DE BIBLIOTECONOMIA E GESTÃO DE UNIDADES DE INFORMAÇÃO Trabalho de Administração Professor: Nikiforos J. Philyppis Jr. Alunos: Bárbara de Széchy Cardoso Vieira Diego da Silva Costa Isabelle de Araújo Carvalho Oscar Cardoso da Silva Neto Vanessa Alves da Silva Pereira Turma CBG 2011.1
ADMINISTRAÇÃO NA EMPRESA BELA ISCHIA
INTRODUÇÃO A Base da Pesquisa – A empresa Bela Ischia; Análise das teorias administrativas; A teoria em que a empresa está Fundamentada - Mosaico de todas as teorias; Os Alunos.
História da empresa Fundação Evolução: variedade de produtos e novas tecnologias adquiridas Responsabilidade Social Atualmente, na empresa
Principais Perguntas Como funciona o processo de decisão na empresa? Aqui no Rio é feito totalmente centralizado na cúpula da organização; na fábrica não, você fala com o gerente de cada setor, lá cada um participa um pouco. Como acontece, e é incentivado, o relacionamento entre os funcionários? Depende de como o empregado se comportou durante o ano, de como foi o trabalho dele. Caso tenha trabalhado direito, não tenha faltas, recebe um salário extra. Conforme o empregado tem mais tempo na empresa, nós o valorizamos paulatinamente. A empresa possui algum programa ou benefício direcionada para a saúde dos funcionários? Sim, na Bela Ischia oferecemos plano de saúde e dentário, porque o empregado precisa ter uma segurança, já que o governo não oferece essa facilidade para ele. Caso se machuque ou fique doente e não tenha a opção de um plano de saúde, a empresa acaba perdendo o funcionário.
Principais perguntas Público alvo: como atingir? (Marketing empresarial) O público alvo da empresa do Rio é lanchonete, bares e restaurantes. Vendemos o açaí e a polpa à lanchonete. Com relação ao marketing, temos 27 carros de entrega. Nós colamos adesivos nos carros e nosso marketing é feito através deles. Essa é a base do marketing do Rio. Já a empresa de Minas, onde o público alvo é o consumidor final, nós fazemos propaganda nos ônibus, nas revistas e, às vezes, na televisão, uma ou outra vez especificamente, até porque é muito caro. Toda propaganda é um bom negócio, dá retorno. Nós só não fazemos mais porque no momento não temos condições, mas se tivéssemos, faríamos com certeza. A empresa trabalha com plano de carreira? Se sim, como? Na loja do Rio não temos plano de carreira. A pessoa vai crescendo na empresa aos poucos. Plano específico não possuímos, mas valorizamos quem se esforça. Um carregador pode virar caixa ou conferente, mas não é um plano formal. Trabalhamos com um sistema de meritocracia.
Análise da empresa Recompensas estritamente financeiras = Administração Científica Estilo de liderança = Autocrática Satisfação das necessidades = Fisiológicas, de segurança e sociais Teoria X = Motivação por salário, comando e controle Processo Decisorial = Autoritário Coercitivo (centralizado na cúpula)
Análise da empresa Sistema de comunicação = Participativo (eficiente e fundamental para o sucesso da empresa) Relações Interpessoais = Consultivo (confiança nas pessoas e nas relações) Sistemas de Recompensas e Punições = Consultivo (utilização de recompensas materiais e punição = demissão do emprego) Não possui Profissional da Informação
CONCLUSÃO Marketing (meta da empresa) Hierarquia(tipo de cúpula) Empregado Relação entre os empregados; organização (corporativismo/união); desconfiança (punição); contratação; entrevista (verificação da ficha); treinamento diferenciado; meritocracia ( bonificação salarial e social); plano de carreira; profissional da informação Comunicação Considerações para uma futura pesquisa final
REFERÊNCIAS Bela Ischia. Disponível em: <http://www.belaischia.com.br/>. Acesso em 24 de maio de 2011. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. DI IORIO, Leonardo. Leonardo Di Iorio: depoimento [jun. 2011]. Entrevistadores: D. Costa, I. Carvalho, O. Neto e V. Pereira. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011.1 câmera fotográfica, 3 celulares com gravador. Entrevista concedida aos alunos da disciplina Fundamentos de Administração, do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.