Aspectos Técnicos da Operação de Seguros

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito Contratual revisão Análise econômica dos contratos de consumo
Advertisements

Contabilidade: conceito, objeto, finalidade, campo de aplicação;
PEDAGOGIA 3ºPNA PROFª GIANE MOTA
Quadro Institucional de Resseguros Origem e situação atual
Instituições de Direito Público e Privado – aula 01
Dinâmica e Gênese dos Grupos
DANOS MORAIS E DIREITOS DA PERSONALIDADE
Direito Empresarial Professor: Otto Eduardo Fonseca Lobo
TEORIA COMPORTAMENTAL
CONCEITO UNITÁRIO DO CONTRATO DE SEGURO
PROJETO DE PESQUISA  dois componentes 1. O QUE SE QUER SABER
A EXPLICAÇÃO CAUSAL MARIA DAS GRAÇAS RUA
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
Lógica Epidemiológica
Modalidades de obrigações
“Miguel Roberto Soares Silva”
Teoria da Contabilidade
Behaviorismo.
Conceitualização e Mensuração
AS MÚLTIPLAS FACETAS DO SALÁRIO
PERCEPÇÃO, ATITUDES E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
Gráfico de Pareto O termo Gráfico de Pareto ficou conhecido depois que Juran começou a utilizá-lo. O nome se originou no trabalho de Vilfredo Pareto, durante.
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Ricardo Zaslavsky Médico de Família e Comunidade Novembro, 2012
SELECIONANDO CLIENTES
"O Seguro Incêndio no Brasil"
Economia e Mercado 2ª AULA.
CONTRATO DE SEGURO Para Caio Mário da Silva Pereira “é o contrato por via do qual uma das partes (segurador) se obriga para com a outra (segurado), mediante.
ANÁLISE DE RISCOS CONCEITOS II Prof. Fernando Pires.
Previdência social princípios.
PROBABILIDADE.
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
DURAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
Conceitos Básicos de Seguros
CONTRATO DE TRABALHO.
Escola Estadual Professor João Pereira Valim
EFEITOS DOS CONTRATOS.
Professora Elane Carneiro de Albuquerque
DO SUJEITO PASSIVO - EMPRESA
Grupo: A Recondução à Legalidade do Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga – RCTR-C E Irregularidades do Seguro.
Miguel Roberto Soares Silva "O Seguro Incêndio no Brasil" Parte II Funcionamento do Mercado Segurador Brasileiro.
Leases (IAS 17) A IAS 17 determina os procedimentos contábeis a serem adotados pelas empresas arrendadoras e arrendatárias com relação às transações.
Câmara Técnica de Mecanismos de Regulação Reunião ANS - 24/10/12 Câmara Técnica de Mecanismos de Regulação Reunião ANS - 24/10/12.
APS 03 e 04 – entrega (1ª quinzena de março). Plano de Ensino – Unidade 2 Obrigação Tributária.
RISCOS AO OUVIR OS CLIENTES
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
Seguro Garantia. O que é seguro? “Contrato aleatório, pelo qual uma das partes se obriga, mediante cobrança de prêmio, a indenizar outra de um perigo.
Capítulo 5Slide 1 Introdução Fazer escolhas na ausência de incerteza não envolve grandes dificuldades. Como devemos escolher quando certas variáveis, como.
Eduardo Hipólito do Rego
SEGUROS NO TRANSPORTE INTERNACIONAL DE CARGA LOGÍSTICA INTERNACIONAL
CAUÇÃO art. 826 a 838 Conceito: é o nome que se dá genericamente a garantia oferecida como sucedâneo de obrigações decorrentes da lei de negócios jurídicos.
Nome da Aula: Aula no. P ágina S O potencial e distribuição dos recursos naturais 2 Nesta aula vamos ampliar e contextualizar.
CONTRACT MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos CONTRACT MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos.
O Arrendamento Mercantil (leasing) na Nova Lei Contábil (Lei 11
- MARCHA AVANTE - CAMINHADA - SEGUIR ADIANTE. - Latim “PROCEDERE”
DO CONTRATO DE DEPÓSITO
BEHAVIORISMO RADICAL Behaviorismo Radical é uma filosofia do Comportamento Humano; Investigação, análise, discussão, formação e reflexão de idéias (ou.
DA COMISSÃO.
DIREITO DO CONSUMIDOR Prof.: Marco.
ADMINISTRAÇÃO DE RISCOS
COMO FORMULAR UM PROBLEMA DE PESQUISA?
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE PROBABILIDADE
Pag e 1 FACISA BH 2/2012 FACISA BH 2/2012. Nocões Introdutórias As Lei (por exemplo, a Lei Complementar 109/01) e também a Constituição Federal (art.40.
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA PROF. ANA PAULA MYSZCZUK, DR.
Autor : Lênin Charqueiro. Pelotas,8 de março de
CC 2002, Art. 1 o.Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil. Direitos pressupõem sujeitos de direito. o "Direitos subjetivos" Questões:
A Matemática Atuarial Em uma linguagem bastante simplista, poderíamos dizer que os cálculos atuariais combinam os princípios da Estatística com a Matemática.
1 Operações Bancárias A expressão Operação Bancária tem uma terminologia inspirada em ambiente econômico. Sob o ponto de vista jurídico podemos denominar.
Prof. Ricardo Alonso Gonzalez
Transcrição da apresentação:

Aspectos Técnicos da Operação de Seguros

Contrato de Seguro Definição: Considera-se contrato de seguro aquele pelo qual uma das partes se obriga para com a outra, mediante a paga de um prêmio, a indenizá-lo do prejuízo resultante de riscos futuros, previstos no contrato (CC/1916 – Art. 1432).

Contrato de Seguro Definição: Pelo contrato de seguro, o segurador se obriga, mediante o pagamento do prêmio, a garantir interesse legítimo do segurado, relativo a pessoa ou a coisa contra riscos predeterminados. (CC/2002 – Art. 757).

Contrato de Seguro Evolução histórica: O contrato de seguros surgiu na Idade Média; O surgimento deu-se em função do desenvolvimento e da importância crescente da navegação; O desconhecimento da natureza exata do fato de que a ocorrência do prejuízo estava atrelada a razões de chances, ou probabilidades, provocou problemas iniciais de credibilidade.

Contrato de Seguro Evolução histórica: Até início do século XX, a noção de probabilidade estava carregada de juízos de valor; Isto se explica, em grande parte, pela identificação de eventos probabilistas ou de razão de chances com jogos de azar e apostas; Os resultados mais frequentes, por conta desses fatos, eram as falências das seguradoras.

Contrato de Seguro Evolução histórica: Com o tempo e a evolução do conhecimento sobre probabilidades, a situação modificou-se; Atualmente, a noção de que o risco é um elemento intrínseco ao contrato de seguro é um fato pacífico; Portanto, se existe um elemento fundamental à compreensão da natureza desses contratos é o risco.

Contrato de Seguro Três palavras importantes presentes nas duas definições jurídicas do contrato de seguro foram destacadas para o interesse da nossa discussão: Obrigação; Prêmio; Riscos futuros.

Contrato de Seguro Antes de discutirmos esses três aspectos, a essência do seguro está baseada em alguns fatos estilizados comuns: Posse de um bem ou ativo que tenha valor monetário para o proprietário; Valor unitário suficientemente elevado para torná-lo indiferente à perda, por conta da ocorrência de sinistros, que não podem ser perfeitamente previstos.

Contrato de Seguro Por que o destaque à palavra obrigação? Para que se torne claro que as partes estão obrigadas a cumprir o que previamente estabeleceram em contrato; Isso diferencia, substancialmente, o enfoque da Economia do enfoque do Direito.

Contrato de Seguro Por que o destaque à palavra obrigação? O sentimento de obrigação por parte do segurado, pode provocar um tipo de comportamento que trataremos a seguir, o risco moral ou moral hazard.

Contrato de Seguro Por que o destaque à palavra prêmio? Porque relaciona-se a um elemento comum nos contratos de seguro, a informação; Por que cobrar prêmios? Porque uma parte está trocando um valor presente representado pelo prêmio contra a possibilidade futura de ser ressarcido na eventualidade do sinistro se confirmar.

Contrato de Seguro Por que o destaque à palavra prêmio? A pergunta na sequência é, como podemos saber se essa eventualidade futura vai ou não ocorrer? Para responder a essa indagação devemos considerar dois elementos: Informação; Probabilidades ou cálculos de probabilidade.

Contrato de Seguro Informação: Ao contrário do que se pode imaginar pelo senso comum, informação é um bem, mais precisamente um bem privado; Isto é, nem sempre o fato de que um indivíduo obtenha mais informação significa que outro ou outros indivíduos a obtenham de forma livre e sem custos.

Contrato de Seguro Informação: Informação de boa qualidade para responder o que uma seguradora necessita não está livremente disponível na sociedade; Do contrário, o seguro poderia ser desnecessário.

Contrato de Seguro Informação: O fato de indivíduos ou grupos de indivíduos, por qualquer que seja a razão, detenham mais informações do que outros indivíduos ou grupos de indivíduos caracteriza uma situação conhecida e denominada por assimetria de informação.

Contrato de Seguro Informação: As consequências da assimetria de informação refletem-se em dois aspectos: Risco moral (moral hazard); Seleção adversa. Os contratos de seguros não são uma exceção aos efeitos da assimetria de informação.

Contrato de Seguro Informação: Exemplos: Seguros de automóveis  moral hazard (Franquias); Seguros de saúde  seleção adversa (Carências).

Contrato de Seguro Probabilidades: Imediatamente, a noção de probabilidades também responde á terceira indagação sobre riscos futuros; Por definição, risco corresponde à situação em que a ocorrência de um evento não é certa; No entanto, podemos atribuir um número às possibilidades dessas ocorrências que corresponde a razões de chance (conhecimento empírico, por exemplo).

Contrato de Seguro Probabilidades: Em que a seguradora baseia-se para proceder a esses cálculos, em linhas gerais? Observação empírica de regularidades; Determinação de fatores de riscos comuns; Cuidados do proprietário em relação ao bem segurado; Seleção prévia ou aprovação prévia da proposta de seguro.

Contrato de Seguro Probabilidades: O cálculo final do prêmio do contrato de seguro reflete esses fatores e devem ser conhecidos pelo segurado; Presença do corretor de seguros na operação é fundamental: Redução de assimetrias de informação; Dar ciência ao segurado de obrigações e direitos, principalmente.

Contrato de Seguro Elementos técnicos fundamentais: Informação; Assimetria de informação: Risco moral; Seleção adversa. Fatores de risco: Probabilidades; Distribuição das probabilidades. Prêmio do contrato de seguro.