Leitura e Análise do Texto Parte 2 Prof. Dr. Marco Antonio Chaves

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
Advertisements

O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
Dois modos de ler a Bíblia.
Breves Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
PROJETO DE PESQUISA.
Sérgio Elias Vieira Cury
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
Resumo.
LEITURA “Todos lemos a nós e ao mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender. Não podemos deixar de ler. Ler,
Formando o hábito de estudo
CONSTRUÇÃO DOS OBJETIVOS
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
PENSANDO OS TRABALHOS ACADÊMICOS
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Como elaborar um texto Argumentativo
MATÉRIA 1.2 – Técnicas de leitura e de resumo Boa leitura  pré-requisito para um bom estudo Tarefa Inicial: 1) Examinar o livro (ou texto) no todo,
LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Urbano Cavalcante Filho (UESC, UFBA, IFBA)
Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Ciência da Informação Leitura: jornada com afetos e cuidados.
Projetos de Aprendizagem: desenvolvimento e registro
AULA 6 Como Estudar.
Metodologia para Elaboração de Problema.
DIRETRIZES PARA A LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
ARTIGO CIENTIFICO.
Leitura de Textos Científicos
Diretrizes para leitura e análise de textos
Aula de leitura – COL Não basta ir às aulas para garantir êxito nas disciplinas, precisa-se ler e ler bem. Quem não sabe ler não saberá resumir, tomar.
Conhecimento de mundo.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008.
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
Subentendido.
METODOLOGIA CIENTÍFICA Profª Ms. Fernanda Nasciutti.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Unidade II: Necessidade da produção científica na Universidade
Importância da Leitura
ANÁLISE E SÍNTESE DE TEXTOS
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Unidade 3 Processo de leitura.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
NO ESFORÇO DE COMPREENDERMOS A REALIDADE
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Resumo.
OS PASSOS DA PESQUISA MIRIAN GOLDENBERG p
Resumo.
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
Documentação e Resenha
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
Metodologia Científica
Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?
LEITURA Habilidade de comunicação verbal que ativa a participação no mundo atual.
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
Resumo.
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
LEITURA E DOCUMENTAÇÃO
Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor
O Projeto de Pesquisa.
Como redigir um bom texto?
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
METODOLOGIA CIENTÍFICA SENSO CRÍTICO, DEDUÇÃO E INDUÇÃO
a importância da leitura
DEFINIÇÃO DO TEMA E ELABORAÇÃO DO QUADRO TEÓRICO.
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Leitura e Documentação
Transcrição da apresentação:

Leitura e Análise do Texto Parte 2 Prof. Dr. Marco Antonio Chaves Faculdade Internacional Signorelli Métodos e Técnicas de Estudos Leitura e Análise do Texto Parte 2 Prof. Dr. Marco Antonio Chaves

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Maus Hábitos de Leitura A maioria dos chamados “maus hábitos” de leitura está relacionado com o emprego dos olhos. Certos hábitos em si não são nem “bons” nem “maus”, mas passam a sê-lo a partir do momento em que seu uso prejudica a leitura; isso, provavelmente, vai variar de pessoa para pessoa, de situação para situação.

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Maus Hábitos de Leitura Eis alguns: a) Movimentos labiais durante a leitura silenciosa - geralmente são indício de leitura vagarosa: quem o faz está falando para si mesmo, quer tenha consciência disso, quer não. Está lendo palavras e não conjunto de palavras de uma só vez. É possível que o leitor não saiba que move os lábios enquanto lê. É fácil verificá-lo: basta colocar o dedo indicador sobre os lábios enquanto estiver lendo – sentirá se os lábios se movem ou não;

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Maus Hábitos de Leitura Eis alguns: b) Movimento da cabeça durante a leitura – este é um defeito apontado unanimemente pelos autores de técnicas de leitura. Quem move a cabeça enquanto lê está fazendo com a cabeça o que os olhos deveriam fazer;

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Maus Hábitos de Leitura Eis alguns: c) Percurso do dedo ao longo da linha durante a leitura – é a prática mais controvertida, inclusive há cursos de leitura dinâmica cuja técnica fundamental é recomendar e treinar o leitor a ler percorrendo com o dedo a linha que se lê.

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Maus Hábitos de Leitura Eis alguns: Por outro lado, outros condenam a prática alegando que o percurso do dedo, particularmente através de movimento – parada – movimento – parada ..., está substituindo o movimento que os olhos deveriam fazer. É difícil decidir quem tem razão. Fica a critério de cada um verificar o que lhe é mais proveitoso;

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Maus Hábitos de Leitura Eis alguns: d) Hábito de ler os sinais e letras e não as idéias – já foi observado em investigações que o “bom leitor” geralmente não constata muitos erros gráficos, trocas de letras, deslizes de ortografia, concordância, etc. Justamente por que lê idéias e não palavras.

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Análise de texto Tendo efetuado a leitura de maneira adequada você pode avançar para a etapa subseqüente do processo de aprendizagem, que perpassa a análise e interpretação.

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Análise de texto Vale destacar que podemos e devemos ter criticidade sobre aquilo que lemos ou ouvimos, usando do nosso discernimento para identificar o necessário, justificável e essencial, do circunstancial, esporádico e superficial, pois, ainda que sejamos pelos condicionantes sociais e acadêmicos obrigados a reproduzir certos conhecimentos, não podemos perder a noção de análise e reflexão sobre todas as coisas.

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Análise de texto Sendo assim, comecemos então a destacar o que é analisar. Analisar significa estudar, decompor, dissecar, dividir, interpretar. De acordo com esse conceito citado, não nos parece claro que a todo instante estamos analisando?

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Análise de texto A análise de um texto refere-se ao processo de conhecimento de determinada realidade e implica o exame sistemático dos elementos; portanto, é decompor um todo em suas partes a fim de poder efetuar um estudo mais complexo, encontrando o elemento-chave do autor, determinando as relações que prevalecem nas partes constitutivas, compreendendo a maneira pela qual estão organizadas e estruturadas as idéias de maneira hierárquica.

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Análise de texto Através da análise iremos observar os componentes de um conjunto, perceberemos suas possíveis relações, ou seja, passaremos de uma idéia-chave para um conjunto de idéias mais específicas.

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Análise de texto A análise de texto tem como objetivo: a) aprender a ler, a ver, a escolher o mais importante dentro do texto; b) reconhecer a organização e estrutura de uma obra ou texto; c) interpretar o texto, familiarizando-se com idéias, estilos, vocabulários; d) chegar a níveis mais profundos de compreensão;

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Análise de texto A análise de texto tem como objetivo: e) reconhecer o valor do material, separando o importante do secundário; f) desenvolver a capacidade de distinguir fatos, hipóteses e problemas; g) encontrar as idéias principais ou diretrizes e as secundárias; h) perceber como as idéias se relacionam; i) Identificar as conclusões e as bases que as sustentam.

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Análise de texto A primeira medida a ser tomada pelo leitor é o estabelecimento de uma unidade de leitura. Unidade é um setor do texto que forma uma totalidade de sentido. Assim, pode-se considerar um capítulo, uma seleção ou qualquer outra subdivisão.

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Análise de texto Toma-se uma parte que forme certa unidade de sentido para que se possa trabalhar sobre ela. Dessa maneira, determinam-se os limites no interior dos quais se processará a disciplina do trabalho de leitura e estudo em busca da compreensão da mensagem.

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Análise de texto De acordo com essa orientação, a leitura de um texto, quando feita para fins de estudo, deve ser feita por etapas, ou seja, apenas terminada a análise de uma unidade é que se passará à seguinte. Terminado o processo, o leitor se verá em condições de refazer o raciocínio global do livro, reduzindo-o a uma forma sintética.

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Etapas da Análise e Interpretação de Textos: O que devo identificar num texto?

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Recomendações: Evite pensar preconceituosamente; b) É preciso distinguir fatos de opiniões; c) Evite concluir quando tem insuficiência de dados e quando ainda não formulou todas as hipóteses possíveis; d) Pensamentos e opiniões devem ser comprovados.

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Importante saber: Tema - idéia central ou assunto tratado pelo autor, o fenômeno que se discute no decorrer do texto. Em primeiro lugar, busca-se saber do que fala o texto. A resposta a esta questão revela o tema ou assunto da unidade.

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Importante saber: Problema - apreensão da problemática, aquilo que “provocou” o autor, isto é, pode ser visto como o questionamento de motivação do autor.

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Importante saber: Tese - a idéia de afirmação do autor a respeito do assunto. Captada a problemática, a terceira questão surge espontaneamente: o que o autor fala sobre o tema, ou seja, como responde à dificuldade, ao problema levantado? Que posição assume, que idéia defende, o que quer demonstrar? A resposta a esta questão revela tese, proposição fundamental: trata-se sempre da idéia mestra, da idéia principal defendida pelo autor naquela unidade.

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Importante saber: Objetivo - a finalidade que o autor busca atingir. Que mensagem ele espera transmitir com o texto. O objetivo pode estar explícito ou implícito no texto. Idéias centrais - idéias principais do texto. A cada parágrafo podemos selecionar idéias centrais ou secundárias.

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Recomendações: a) Para uma análise textual (Superficial) • Estabeleça as várias unidades de leitura; • Leia rapidamente o texto completo, assinalando na margem as palavras desconhecidas e pontos que requerem melhor esclarecimento; • Esclareça o sentido das palavras desconhecidas e as eventuais dúvidas que tenham surgido no texto; • Faça um esquema do teor do texto estudado; • Se possível, informe-se melhor sobre o autor e o texto.

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Recomendações: b) Para uma análise temática • Releia o texto por unidade de leitura, de modo reflexivo, com o propósito de aprender o conteúdo; • Procure no texto completo as respostas para perguntas do tipo: de que trata esse texto? O que mantém a sua unidade global?

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Recomendações: b) Para uma análise temática • Examine cada elemento do texto identificando se faz parte do esboço do texto ou se é um elemento que, apesar de importante, rico ou bem documentado é, no máximo, um elemento complementar ou secundário; • Só encerre a análise temática quando estiver seguro de que o esquema definitivo que produziu realmente expressa o pensamento do autor.

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Recomendações: c) Para uma análise interpretativa (Raízes) • Não se deixe tomar pela subjetividade, dramaticidade ou persuasão do texto; • Relacione as idéias do autor com o contexto filosófico e científico de sua época e da atualidade; • Faça uma leitura das entrelinhas a fi m de inferir o que não está explícito no texto;

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Recomendações: c) Para uma análise interpretativa (Raízes) • Adote uma posição crítica, a mais objetiva possível, com relação ao texto; • Faça o resumo do que estudou; • Discuta o resultado obtido no estudo.

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Recomendações: d) Para uma problematização: discussão do texto • Levantar e debater questões explícitas ou implícitas no texto; • Debater questões afins sugeridas pelo leitor.

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Recomendações: e) Para uma síntese pessoal: reelaboração pessoal • Desenvolver a mensagem mediante retomada pessoal do texto e raciocínio personalizado; • Elaborar um novo texto, com redação própria, com discussão e reflexão pessoais.