LINGUAGEM CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
no Relaxamento Muscular
Advertisements

O Grupo Social Escolar Os espaços físicos da Escola
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
O Início da Comunicação
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I- Concepção de Educação
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
PROJETO PEDAGÓGICO.
Vem brincar comigo! Turno da tarde.
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 2 Manhã
PORTIFÓLIO VIRTUAL Mini Grupo e G1 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Manhã
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Manhã
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
O conteúdo.
CELEBRAR Equipe do Serviço Social do
OS TRÊS PORQUINHOS.
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
Rotina na Alfabetização:
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
O brincar e a matemática
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Por: Wilda Maria Blasi e Vera Laura de los Santos Ferreira
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
INSTITUIÇÃO LABORATÓRIO
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
II ENCONTRO DE PAIS 2012 Programa Palavra de criança
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
AUTONOMIA A autonomia é um poder que só se conquista de dentro e que só se exerce no seio da cooperação.” (PIAGET, 1997) Porto Alegre, 27 de agosto de.
A Importância da musicalização
PROJETO DIA DAS MÃES DURAÇÃO: 1 SEMANA TEMA: EU TE AMO MÃE.
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
Planejamento da Rotina Semanal
Coordenadoria do Ensino Fundamental
SENSAÇÕES/ IMPRESSÕES
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
JOGOS DE ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA
CANTINHO DE MATEMÁTICA
Contribuições da Educação Infantil para a formação do leitor e produtor de textos Suely Amaral Mello.
FABIANA DE PAULA PEREIRA
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
Construção de um jogo de boliche
AS CANÇÕES E BRINCADEIRAS DE RODA
Para avançar, clique no slide
OS CONTEÚDOS DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Os sentimentos de cada um
EVENTO DE ESPORTE EDUCACIONAL
PROJETO BRINCADEIRAS TRADICIONAIS 2013 Professora: ANGELA HADDAD.
TRABALHO COLABORATIVO
Aprendizagem significativa. Quero uma escola acolhedora, que me receba com carinho e que tenha paciência com os meus primeiros traços;
A dança na educação infantil
Transcrição da apresentação:

LINGUAGEM CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SAINDO DE TRÁS DAS MESAS Cíntia Betanho Campana Marchiori, Liliana Brenelli Vidotti, Millena Cristina Bonomi, Maria Helena N. Z. M. Campos Ciasca e Luciana Munhoz Eugênio dos Santos Escola Casa da Gente Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide FOTOS A UTILIZAÇÃO DAS FOTOS NESSA APRESENTAÇÃO FOI PREVIAMENTE AUTORIZADA PELOS PAIS DAS CRIANÇAS Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide FALA DE PORTÃO... NOSSA, PROFESSORA! O QUE É QUE VOCÊS FIZERAM AQUI NA ESCOLA QUE MEU FILHO ESTÁ INDO TÃO SUJO PARA CASA HOJE??? Para avançar, clique no slide

PARQUE: BRINCANDO DE COLHER E COMER AMORA Para avançar, clique no slide

PARQUE: ENFEITANDO O CORPO PARA BRINCAR Para avançar, clique no slide

TANQUE DE AREIA: MELECA COM ÁGUA Para avançar, clique no slide

LINGUAGEM CORPORAL FORMA DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ATRAVÉS DO CORPO Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL CASA DA GENTE ESCOLA PARTICULAR DE CAMPINAS Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide DESMISTIFICAR DICOTOMIA ENTRE CORPO E INTELECTO COMO TRABALHAR / VALORIZAR O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM CORPORAL? Para avançar, clique no slide

LINGUAGEM CORPORAL: PROCESSO DE APRENDIZADO TENTATIVAS E ERROS ENSAIOS, FRUSTRAÇÕES ARRISCAR, BUSCAR A SUPERAÇÃO DOS MEDOS, DAS DIFICULDADES Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM CORPORAL SÓ É POSSÍVEL SE NÃO NOS FOR NEGADA A POSSIBILIDADE DE TENTAR! Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide DISPOSIÇÃO, ORGANIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO DOS DIFERENTES AMBIENTES DA ESCOLA E DAS SALAS DE AULA Para avançar, clique no slide

BRINCANDO COM AS FANTASIAS TERRAÇO BRINCANDO COM AS FANTASIAS Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide TERRAÇO PROJETO SERES VIVOS Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide SALÃO JOGOS E BRINQUEDOS Para avançar, clique no slide

REORGANIZANDO ESPAÇOS SALÃO REORGANIZANDO ESPAÇOS Para avançar, clique no slide

BRINCADEIRA: VIVO, MORTO OU MORTO ENTERRADO TARTARUGA BRINCADEIRA: VIVO, MORTO OU MORTO ENTERRADO Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide PINTURA REGISTRO DAS DESCOBERTAS... Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide TANQUE DE AREIA CONSTRUÇÕES Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide PARQUE BANHO DE ESGUICHO Para avançar, clique no slide

CULINÁRIA COM PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS COZINHA CULINÁRIA COM PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS Para avançar, clique no slide

ORGANIZAÇÃO DE ACORDO COM AS NECESSIDADES SALA DE AULA ORGANIZAÇÃO DE ACORDO COM AS NECESSIDADES Para avançar, clique no slide

CONHECER POSSIBILIDADES E... Para avançar, clique no slide

DESCOBRIR LIMITES DE SEGURANÇA Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide SENTIR A VERTIGEM DO SALTO NO VAZIO E DA VELOCIDADE SEM COLOCAR EM RISCO SUA INTEGRIDADE FÍSICA Para avançar, clique no slide

CRIANÇAS DE DOIS ANOS... Liliana Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide ADAPTAÇÃO SEPARAÇÃO MOMENTÂNEA DA FAMÍLIA APOIO DOS PAIS – REORGANIZAÇÃO DE SUAS EMOÇÕES NOVAS EXPERIÊNCIAS Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide BRINCADEIRAS NO PARQUE Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide CONQUISTAS... Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide VENCENDO DESAFIOS Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide CRIANÇA PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM ORAL EXPLORAÇÃO DA LINGUAGEM CORPORAL Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide CONHECENDO DIFERENTES MATERIAIS Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide BRINCANDO DE FAZER MELECA Para avançar, clique no slide

DESCANSO: HORA DA LEITURA Para avançar, clique no slide

ADAPTAÇÃO: BRINCADEIRAS COM ÁGUA Para avançar, clique no slide

PINTURA COM MACARRÃO E ANILINA Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide QUE PINTURA ATRAENTE! Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide CRIANÇAS DE TRÊS ANOS... Millena Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide LINGUAGEM CORPORAL VALORIZADA MESMO DEPOIS DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL TRABALHO COM MÚLTIPLAS LINGUAGENS: MÚSICA, DANÇA, DRAMATIZAÇÃO, ARTE... FAZ PARTE DA ROTINA E DOS PROJETOS Para avançar, clique no slide

LINGUAGEM CORPORAL VALORIZADA MESMO DEPOIS DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL MOVIMENTO NÃO IMPEDE A CONCENTRAÇÃO EXTERNALIZAÇÃO DE SENTIMENTOS FAZ PARTE DA ROTINA E DOS PROJETOS TRABALHO COM MÚLTIPLAS LINGUAGENS: MÚSICA, DANÇA, DRAMATIZAÇÃO, ARTE... Para avançar, clique no slide

UM POUCO SOBRE AS OBRAS DE RODIN... PAI DA ESCULTURA MODERNA TRABALHO COM ARGILA OBRAS: IMPRESSÃO DE MOVIMENTO Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide DÉSESPOIR Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide LÈ PENSEUR Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide RODIN OBSERVAR, SENTI E VIVENCIAR CORPORALMENTE O TRABALHO DO ARTISTA PLÁSTICO RODIN Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide DONA MARICOTA BONECA GIGANTE COM 3 METROS DE ALTURA ARTICULAR A BRINCADEIRA DO BOI DE MAMÃO COM UM DE SEUS PERSONAGENS Para avançar, clique no slide

DANÇANDO COM A MARICOTA Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide CRIANÇAS DE QUATRO ANOS... Mª Helena Para avançar, clique no slide

EU QUERO FAZER A COBRA HOJE... Para avançar, clique no slide

A GENTE VÊ SE NOSSO MÚSCULO É DURO OU MOLE... Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide EU TÔ SENTINDO ALEGRIA Para avançar, clique no slide

DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA CORPORAL APROFUNDANDO AS AÇÕES CORPORAIS PROVOCANDO DIFERENTES POSSIBILIDADES DE MOVIMENTOS AÇÕES BASEADAS NO IOGA E EM OUTRAS TÉCNICAS CORPORAIS Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide DIFERENÇAS CULTURAIS POVOS ORIENTAIS POVOS OCIDENTAIS Para avançar, clique no slide

PARA QUE SERVEM AS TÉCNICAS? FILOSOFIA DE VIDA DESPERTAR O BEM-ESTAR E O AUTOCONHECIMENTO FERRAMENTA DE EVOLUÇÃO ESPIRITUAL PREVENÇÃO DE DOENÇAS Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide E PARA ESSE GRUPO??? ASSEGURAR A PRESENÇA DO CORPO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM CRIAR ESPAÇOS E RITUAIS QUE MELHOREM NOSSA CONSCIÊNCIA CORPORAL SENSIBILIZAR-NOS PARA MELHOR NOS EXPRESSAR Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide COMO É ESSE RITUAL? PREPARAÇÃO DO ESPAÇO USO DE UM LIVRO COMO REFERÊNCIA AUMENTO GRADATIVO DE TEMPO DE REALIZAÇÃO DESSA ATIVIDADE Para avançar, clique no slide

MOVIMENTOS INSPIRADOS NA NATUREZA A COBRA Para avançar, clique no slide

MOVIMENTOS LIGADOS AO HOMEM O LENHADOR Para avançar, clique no slide

UMAS VEZES FAZEMOS JUNTOS... Para avançar, clique no slide

OUTRAS VEZES SÃO SÓ AS CRIANÇAS Para avançar, clique no slide

TEM VEZES QUE SEGUIMOS A SEQÜÊNCIA DO LIVRO... Para avançar, clique no slide

OUTRAS, INVENTAMOS POSIÇÕES Para avançar, clique no slide

TAMBÉM CRIAMOS CENAS USANDO MUITOS MOVIMENTOS Para avançar, clique no slide

TERMINAMOS COM UM RELAXAMENTO Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide DEPOIMENTOS “EU TÔ SENTINDO ALEGRIA!” “MEU PÉ TAVA FELIZ!” “EU SENTI QUE O MEU CORPO TÁ MUITO FORTE. ATÉ HOJE!” (DEPOIS DO RELAXAMENTO) “O MEU CORPO PARECE QUE DORMIU!” “O MEU CORPO TRABALHOU MUITO!” “EU SENTI QUE O MEU CORPO TAVA MEIO MOLE!” Para avançar, clique no slide

QUAL É A FUNÇÃO EDUCATIVA DESSAS PRÁTICAS? DESPERTAR O PRAZER TRABALHAR O LÚDICO CULTIVAR A LINGUAGEM CORPORAL CRIAR RITUAIS DE REFLEXÃO E MELHOR COMPREENSÃO DE SI AJUDAR NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS BÁSICOS NA RELAÇÃO COM A VIDA Para avançar, clique no slide

CRIANÇAS DE CINCO ANOS... Cíntia Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide PROJETO BRINCAR POSSIBILITAR MOMENTOS DE INTERAÇÃO ATRAVÉS DE BRINCADEIRAS QUE PERMITAM QUE AS CRIANÇAS SE TOQUEM RESGATAR CANTIGAS E DANÇAS DE RODA Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide CANTIGAS DE RODA MÚSICA PARA SENTAR NA RODA... Para avançar, clique no slide

... ABRAÇANDO OS AMIGOS PARA SE CUMPRIMENTAR Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide “PAPAGAIO LOIRO” Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide “FUI NO TORORÓ “ Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide UMA CAIXA... ... MUITA DIVERSÃO!!! Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide CABELEREIRO MALUCO Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide DANÇA DA CADEIRA Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide CRIANÇAS DE SEIS ANOS... Luciana Para avançar, clique no slide

ESPECIFICIDADES DO INFANTIL III PREOCUPAÇÃO DAS CRIANÇAS MUDANÇAS E NOVIDADES BRINCADEIRAS E CURIOSIDADES Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide INICIANDO O ANO... DINÂMICA DA PIPOCA Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide FAZENDO BOLOTAS DE AREIA... Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide ... PARA ACERTAR O ALVO!!! RESPEITANDO O DIREITO DE BRINCAR. Para avançar, clique no slide

GRANDES PREOCUPAÇÕES SOBRE PEQUENOS CORPOS COMO É O NOSSO PÉ? E A NOSSA MÃO? O QUE É E PARA QUE SERVE O ESQUELETO? POR QUE O BUMBUM É CORTADO E TEM UM BURACO? COMO NOSSA UNHA É PRESA? Para avançar, clique no slide

GRANDES PREOCUPAÇÕES SOBRE PEQUENOS CORPOS POR QUE PISCAMOS? POR QUE NOSSO COCÔ SAI MARROM? POR QUE AS MENINAS TÊM VAGINA E NÃO PÊNIS? DÁ PARA TRANSAR EM PÉ? Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide PROJETO CORPO COMO É TRABALHADO: SENSIBILIZAÇÃO, PESQUISAS E REGISTROS Para avançar, clique no slide

APRENDENDO COM O CORPO INTEIRO VENDO COM OS OLHOS, MEXENDO COM AS MÃOS, APRENDENDO COM O CORPO INTEIRO Para avançar, clique no slide

COMO É O NOSSO PÉ? E A NOSSA MÃO? Para avançar, clique no slide

O QUE É E PARA QUE SERVE O ESQUELETO? Para avançar, clique no slide

POR QUE NOSSO COCÔ SAI MARROM? Para avançar, clique no slide

POR QUE AS MENINAS TÊM VAGINA E NÃO PÊNIS? DÁ PARA TRANSAR EM PÉ? Para avançar, clique no slide