Convergência 2009 Imagem e reposicionamento de marca Prof.ª Gal Kury
Vivemos em um momento de radicais transformações no cenário macroeconômico e social o que reflete diretamente na forma como os clientes se relacionam com as marcas e as empresas. Prof.ª Gal Kury
Por que mudar? Da evolução do Marketing em: - valorização do produto/ vendas - valorização do cliente - construção de experiências - interatividade com o cliente - marketing de relacionamento CHEGAMOS ao BRANDING
Século XXI Consumidor mais exigente/bem informado Mais poder de escolha/hipercompetição Busca excelência de serviços Push x Pull
A comunicação neste contexto ganha uma importância fundamental ao criar conexões entre prestadores de serviços – empresas e seus clientes sejam estes pessoas físicas ou jurídicas. E MAIS DO QUE NUNCA CRIAR DIFERENCIAIS Marketing de interrupção x marketing de permissão Prof.ª Gal Kury
MERCADO MUDA • O MERCADO QUE É COMPOSTO PELA SOCIEDADE TAMBÉM MUDA CONSTANTEMENTE • Prof.ª Gal Kury
COM AS MUDANÇAS SOCIAIS • MUDA A ECONOMIA • MUDA O MERCADO • MUDAM OS • MUDAM OS HÁBITOS • Prof.ª Gal Kury
• TUDO PASSA A SER REGIDO POR NOVOS PARADIGMAS • Prof.ª Gal Kury
Prof.ª Gal Kury Primeiro anúncio com vídeo em uma revista no mundo – Pepsi agosto 2009
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Comunicação é um processo fundamental de interação. Existe uma mudança na percepção das pessoas. VIVEMOS A ERA DAS MARCAS O serviço básico não é o bastante. Os serviços suplementares é que constroem preferência e fidelidade. Ampliação do núcleo do produto/serviço. Prof.ª Gal Kury
suplementar Principal
COMO AS MARCAS CONQUISTAM O CONSUMIDOR? A confiança não é um acontecimento. Não se passa do anonimato para marca de confiança da noite para o dia. É um processo que requer tempo, dinheiro e comprometimento. Precisa de familiaridade, e para isso conhecimento. A freqüência da comunicação constrói confiança. Prof.ª Gal Kury
No entanto existe um congestionamento de mensagens. Em um centro urbano recebemos cerca de mensagens por dia e retemos somente 12. Romper a barreira do congestionamento de mensagens e aumenta a chance de que a mensagem alcance o consumidor. Prof.ª Gal Kury
CONFIANÇA FamiliaridadeFrequênciaComunicaçãoConhecimento
A comunicação chamada B2B, business to business, ou de empresa para empresa, requer tanta atenção e investimento quanto a comunicação B2C – business to customer – da empresa para o cliente. Prof.ª Gal Kury
Modelos mentais e Imagem de marca As empresas constroem uma imagem baseada em valores e posicionamento. Posicionamento não é o que você faz com seu produto. Mas o que você faz com a mente das pessoas. Você posiciona uma marca na mente das pessoas. Prof.ª Gal Kury
Marca é o que faz a diferença entre: uma geladeira uma moto um tênis
Case Dove reposicionamento Imagem estereotipada de produtos de beleza só utilizando modelos e sex symbols Ideal de beleza inatingível Consumidor não quer mais isso Quebra de paradigmas Prof.ª Gal Kury
A partir da campanha “Real Beleza” em 2004, que data o reposicionamento global de Dove, as características começam a se modificar, buscando ampliar a segmentação para as classes B e C. Pesquisa encomendada pela Dove, mostra que a maioria das mulheres está insatisfeita com sua aparência, de acordo com os novos padrões de beleza • Japonesas % • Brasileiras % • Inglesas e americanas % • Argentinas % • Holandesas % Brasil possui um dos menores índices de satisfação com a beleza. (1%) O único país abaixo desse índice é o Japão, com 0%.
Case de Reposicionamento Case de Reposicionamento Reposicionamento da marca após a pesquisa, com o lançamento da campanha “Dove Real Beleza” Posiciona-se como marca inclusiva, gerando discussão sobre quebra de estereótipos de beleza, o que permite acesso a diversos segmentos de classes sociais
Para os cartórios de protesto podemos utilizar a mesma linha de raciocínio: Quebrar pré-conceitos e convidar as pessoas a ter uma nova visão do serviço. Objetivo: Reposicionar a imagem dos cartórios de protesto Prof.ª Gal Kury
Pré-conceitos. Por que as pessoas têm uma visão distorcida dos cartórios? Associação a momentos ruins: dívidas Privilégios Dinheiro fácil Cartelização Prof.ª Gal Kury
O que pode ser feito? Reposicionamento de imagem Prof.ª Gal Kury
O que queremos transmitir para as pessoas? Cartórios como agentes de desenvolvimento Os cartórios de protesto prestam um serviço essencial e precisam ser conhecidos por isso. Parceiros do seu negócio Prof.ª Gal Kury
Existem dados relevantes e que não conhecidos das pessoas como e que podem adicionar valor na percepção, por exemplo: 60% das cobranças de dívidas protestadas são pagas via cartório. Prof.ª Gal Kury
O que queremos que as pessoas pensem a respeito dos cartórios de protesto? Valores: Transparência Modernidade Agilidade Segurança Desenvolvimento Essencialidade Prof.ª Gal Kury
Públicos-alvo: Empresas Pessoas Físicas Estratégias: Campanha institucional guarda-chuva Marca apoiada nos serviços Prof.ª Gal Kury
Linha de raciocínio: (essencialidade + abrangência) A Justiça precisa dos cartórios O Brasil precisa dos cartórios A sua Empresa precisa dos cartórios Você precisa dos cartórios Prof.ª Gal Kury
Conceito-chave: (parceria + proximidade) Cartórios de Protesto Trabalhando para você Prof.ª Gal Kury
Convergência 2009 Imagem e reposicionamento de marca Profª: Gal Kury