Contato com a imprensa thaisabu@gmail.com
O que é? Pessoalmente: visita, coletiva, entrega de material Por telefone: sugestão e confirmação Pela net: e-mail, redes sociais, site, sala de imprensa
O que é uma comunicação eficaz? O que seria uma comunicação eficiente? À primeira vista: ato em que emissor e receptor se envolvem numa mensagem, com resultados claros e consensuais para os dois Problema: duas pessoas podem ser eficientes, mas os resultados do encontro comunicativo podem ser desastrosos O que é uma comunicação eficaz? O que seria uma comunicação eficiente?
CONCEITO Comporta Duas dimensões: Comportamental e social: recursos humanos e organização Técnica: sistema tecnológico mais eficiente CONCEITO
Procedimentos de trabalho!
Procedimentos Pilar: a) Comunicação interna (House organ) b) Comunicação externa (Release) c) Análise (Clipping) d) Formas de relacionamento (mesas, coletivas...)
Procedimentos (Externo) Vai ajudar na formação da imagem do público – potenciais clientes A credibilidade está ligado particularmente a forma como as informações são repassadas Administração falava-se em Identidade – relações internas, ideologia
“O nome e a reputação da empresa e dos produtos são o maior patrimônio da sua companhia, pois todas as vendas são influenciadas pela imagem que construiu...” (Dorothy Doty,1995, p.294)
Procedimentos de trabalho Press kit Follow up Mailing list Press release Coletivas Visitas técnicas Manuais de relacionamento Atendimento e agilidade Clipping…
“Em uma empresa, seja ela pública ou privada, a área responsável pelo relacionamento com a imprensa tem como principal atribuição desenvolver estratégias que resultem numa rede eficaz de comunicação com os jornais, revistas, mídia virtural e emissoras de rádio e TV. Isso garante fluxo de informação necessário para a divulgação de produtos e serviços e para a manutenção e ampliação da imagem da empresa junto aos seus mercados e à opinião pública” (Kopplin e Ferrareto, 2000, p.45)
Mailling List
Mailing-list É uma relação completa e abrangente dos veículos de comunicação que interessam a assessoria e aos clientes. Orientam o trabalho – a quem dentro do jornal ou emissora – deve mandar cada tipo de release ou produto. Sem isso a divulgação corre o risco de obter pouco resultado
Mailing-list Constantemente atualizado (semestre) – rotatividade de profissionais Informações básicas: nome, endereço, telefone, fax, celular, nomes proprietário da empresa, diretores, editores, repórteres, chefes de reportagem, pauteiros e setoristas. No rádio e TV: lista de programas
Mailing-list Fichário ou pastas – arquivo E-mail: listas de envio Arquivo de computador Jornal da Manhã (impresso, diário, Campo Grande): Endereço: Rua, CEP... Diretoria: Editor-chefe: Fulano de tal, e-mail, msn, fone, celular Editor-geral: Diretor executivo: Redação: Editor de Política: Repórteres de Política: Comercial:
Mailing - Processo de distribuição Com base no Mailing o assessor vai selecionar os veículos e os jornalistas que devem receber o release ou outros produtos Além de enviar o material para as pessoas certas, o assessor precisa identificar as datas e os horários mais adequados para isso
Mailing - Processo de distribuição
Mailing - Processo de distribuição Dias chave: _________ terça-feira Impresso quarta-feira quinta-feira On-line: fim de semana é bom!!!! Atenção! Larga margem de tempo para apuração, horários de fechamento, horário dos programas.
Mailing - Processo de distribuição HORÁRIOS: Jornais _ no máximo até as 16 horas (dependendo do caderno) Rádio _ no mínimo duas horas de antecedência no caso de Noticiário; 24 HORAS antes da transmissão. TV _ No máximo até as 15 horas. Opções: correio, office-boy, fax ou e-mail.
Eventos maiores Um ou dois meses antes: planejar forma de obtenção do espaço no meios de comunicação, preparar um mailling especial. Primeira quinzena: Release padrão para jornais (locais, sucursais – dependendo da abrangência); uma semana depois envio dos mesmos para rádios e TVs. Segunda quinzena: seleção de seções. Envio de material dirigido. Preparação do press-kit objetivando entrevistas. Terceira quinzena: entrevista coletiva do responsável pelo evento. Envio de releases para as emissoras que não participaram.
Eventos maiores Fim da terceira quinzena: entrevistas de rádio e TV – reforço de releases com mensagens dirigidas Quarta quinzena: envio de artigos para editoriais de opinião em jornais e revistas; preparação de coletivas com a programação do evento; sugestões de pauta, fotografias, minicurrículos. Release de convocação. Durante o evento: atendimento à imprensa com espaço próprio. Após o evento, envio de agradecimento por escrito, aos jornalistas.
Press-kit
Press-kit Ao lado do release é o produto mais importante Definido como “conjunto informativo composto por textos, fotografias ou outros materiais destinados à divulgação do fato jornalístico” Mais usado: para coletivas e eventos Material personalizados Ajudam na organização do evento, guiam pauteiros
Press Kit Para anunciar junto da imprensa o filme "O Dia Depois de Amanhã", pelos Canais Lusomundo, foi colocada a informação num recipiente térmico com gelo e a entrega feita por um explorador. Este Press- Kit foi concebido pela agência de marketing de guerrilha Torke Stunt.
Press Kit
Press Kit
Plástica para quê? Veio com cama-elástica
Press Kit Deve ter (Eventos) Release padrão – (horário, data, local, participantes) Release de convocação: para abertura do evento ou coletivas Currículos e fotos dos principais agentes Histórico das edições anteriores Levantamentos estatísticos sobre os temas abordados no evento Sugestões de pautas e telefones dos personagens Se for evento grande também mapa de sala, estandes... Bloco e caneta Brindes Atraente e de fácil manuseio Embalagem Controle de entrega
Follow up
Follow up Retorno - acompanhamento É a ação que visa obter retorno, por telefone, do envio de material de apoio ou convocação junto à imprensa. Sem o acompanhamento o material perde-se Na mídia enviar o material nem sempre significa publicação imediata – contato, uma foto, uma curiosidade, uma fonte nova
Follow up Assessor de Imprensa – Fonte qualificada para uma boa notícia - Assessor de Imprensa – Fonte qualificada para uma boa notícia – Rodrigo Capela 73% dos entrevistados, jornalistas e assessores, devem se comunicar via e-mail e telefone. Entretanto, quase 27% dos jornalistas afirmaram que não gostam de receber essas ligações.
Follow up Evite pedir esse retorno nos horários de fechamento (jornalistas odeiam – pior, se vai saber se será publicado) Hierarquia de decisões – não peça jamais a garantia (antipático) Se for exclusiva – pergunte se interessa ou não Só use o recurso para saber se chegou ou não Muitos releases, pode não ter visto a importância. Para isso serve o contato. Gancho criativo substitui as ligações constantes. Personagens e fontes diferentes
Follow up O intervalo de tempo entre os períodos de checagem. Deve ser curto o suficiente para permitir intervenções antes que seja tarde demais, e longo o suficiente para que o indivíduo acompanhado sinta que você confia no trabalho dele. Note que foi usada a palavra indivíduo. Isso quer dizer: pessoas diferentes precisam ter um follow up diferente, alguns com muito mais freqüência que outros; Os itens a serem checados em agenda e datas Agenda de tarefas
Follow up Tenha uma pasta dividida de 1 a 31, ou de 1 a 12 de forma que lhe permita agendar assuntos pelos dias do mês, ou pelos meses do ano, de acordo com as datas de vencimento. Programas de computador eficientes para lembretes com agenda A abordagem. Pessoas são diferentes entre si O elogio e firmeza
Coletivas e visitas técnicas
Quando fazer? O que eu preciso?
Dicas sobre TUDO
Outros!!!! * Padronização de títulos, textos, siglas, grafia de releases e publicações. Editoração: define as características que dão uniformidade à variedade de publicações jornalísticas de uma organização.
Manual de apoio aos jornalistas *Manuais específicos são extremamente úteis para consolidar a cultura de bom atendimento e orientar no relacionamento. Pode incluir: glossário, noções sobre funcionamento das redações, dicas específicas para atendimento de TV, Rádio... Define pessoas e cargos a responder sobre determinados assuntos, Uniformiza a linguagem Descreve o sistema de trabalho da assessoria.
Brindes Embaraço: Estratégia que pode ser tomada como “compra”. Há repórteres que pedem brindes Há empresas que proíbem a aceitação de brindes Caros e exóticos em geral são recusados!!!! Mais adequado é material de promoção da empresa – blocos, agendas, canetas...
Concursos Forma de despertar interesse pelo tema, promovendo indiretamente a aproximação da organização e da imprensa _ reconhecimento instiga _ cuidado para não banalizar e ganhar reconhecimento _ tema relevante _ júri insuspeito _ boa divulgação _ regulamento claro. Premiação atraente!!!!