Contato com a imprensa thaisabu@gmail.com.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Telemarketing.
Advertisements

A importância do planejamento
Como organizar um, sem esquecer nada
Plano Básico de Comunicação Interna
Projeto do Semestre, agosto, 2010 Grupo 14F
Comunicação Corporativa Assessoria de Comunicação
COMUNICAÇÃO DE MARKETING
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Análise de Processos de Negócios para um Sistema Integrado
A COMUNICAÇÃO E O MARKETING. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING.
Rodada de Negócios Salão do Turismo 2009 Rodada de Negócios Salão do Turismo 2009 Capacitação.
Jornalismo e Assessoria de Imprensa
Aula 01 Profissão!.
Palestrante: Maria Luiza Borges Editora-executiva
Plano de Comunicação e Marketing
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Tópicos Especiais em Comunicação II
Subtítulo EDITORIA Linha de apoio Título Olho Legenda fotos Box.
Guia do Assessor de Imprensa V Feira Internacional da Amazônia.
PONTOS CRUCIAIS PARA COMEÇAR UM TRABALHO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA
Assessoria de Imprensa
Assessoria de Imprensa História
MANUAL DO ASSESSORADO.
As Relações Públicas como ferramenta de Promoção em massa
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Características Veículo de informação corporativo dirigido ao público interno da empresa. jornal mural é o mais democrático dos veículos internos de comunicação.
Aula 3 Práticas em Mídia II.
Professora: Rosana Santos
Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Assessoria de Imprensa Fábrica de Comunicação
ISO 9001:2000
Noções de Relações Públicas
MARKETING – PROMOÇÃO – COMUNICAÇÃO
DADOS DO MINISTÉRIO DO TRABALHO: 18 DE ABRIL DE 2011
Jornal do Ônibus A melhor notícia está aqui
REPRESENTAÇÃO COMERCIAL
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
Comunicação.
PROGRAMAÇÃO GERAL.
Primeiro Passo da Etapa 1
Relações Públicas Elaboração do Press-Release
e2pc mais que um produto, um projeto a quatro mãos em busca da presença digital.
O que é Assessoria de Imprensa
Marketing Digital Prof. Junior Barbosa.
Rotinas Produtivas São as fases principais da produção informativa cotidiana que, conseqüentemente, incidem na qualidade da informação. Essas rotinas podem.
Procedimentos de Assessoria de Imprensa Maio/ 2012.
O funcionamento do telejornalismo como transmissor de informação
Comunicação Mercadológica
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
Publicidade e Propaganda
CANAIS E FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO
Comercialização e Formatos
O RELEASE E OS GÊNEROS JORNALÍSTICOS
MÍDIA - Introdução PP – UFPE –
Beatificação de Bárbara Maix
Unidade 1: Socialização e outros processos culturais –Um elemento fundamental para que o processo de socialização tenha sucesso é a comunicação –Os meios.
MÍDIA O QUE É MÍDIA NA PUBLICIDADE Significa meios de comunicação em massa. Meios convencionais de mídia: rádio, jornal, televisão,revista. As emissoras.
Assessoria de Imprensa
Técnica de Redação em AI
Principais Decisões em Relações Públicas de Marketing
MONITORAMENTO DE INFORMAÇÕES. A cada minuto OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO veiculam milhares de notícias.
Comunicação Empresarial e Mídia Alternativa. Quem Somos Somos uma empresa de Marketing Digital e Comunicação Empresarial. Nosso foco é traçar estratégias.
MEDIA TRAINING Aperfeiçoamento profissional para o executivo ou porta voz de entidades : como se relacionar com a Imprensa.
ASSESSORIA DE IMPRENSA. Assessoria de Imprensa: Trata do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa ou órgão público com a imprensa. /
Fundamentos do Jornalismo  O trabalho jornalístico tem o objetivo de captar e tratar a informação.  O tratamento dependerá do veículo, seja.
UNIVERSIDADE GREGÓRIO SEMEDO CADEIRA: GESTÃO INTEGRADA DA COMUNICAÇAO
Facebook, Twitter, Instagram e Youtube Certamente, você já ouviu falar de alguma destas redes sociais e, por algum motivo, faz parte de pelo menos uma.
A assessoria de imprensa é um elo entre o cliente e a imprensa. O assessor tem como principal objetivo identificar espaços, explorando-os jornalisticamente,
Como funciona a redação de um jornal – aulas 2, 3 e 4 – 03 a 07/12/12.
Relatório Anual de Imprensa e Atividades Janeiro a Novembro / 2014 Ribeirão Preto / SP Dezembro / 2014.
Transcrição da apresentação:

Contato com a imprensa thaisabu@gmail.com

O que é? Pessoalmente: visita, coletiva, entrega de material Por telefone: sugestão e confirmação Pela net: e-mail, redes sociais, site, sala de imprensa

O que é uma comunicação eficaz? O que seria uma comunicação eficiente? À primeira vista: ato em que emissor e receptor se envolvem numa mensagem, com resultados claros e consensuais para os dois Problema: duas pessoas podem ser eficientes, mas os resultados do encontro comunicativo podem ser desastrosos O que é uma comunicação eficaz? O que seria uma comunicação eficiente?

CONCEITO Comporta Duas dimensões: Comportamental e social: recursos humanos e organização Técnica: sistema tecnológico mais eficiente CONCEITO

Procedimentos de trabalho!

Procedimentos Pilar: a) Comunicação interna (House organ) b) Comunicação externa (Release) c) Análise (Clipping) d) Formas de relacionamento (mesas, coletivas...)

Procedimentos (Externo) Vai ajudar na formação da imagem do público – potenciais clientes A credibilidade está ligado particularmente a forma como as informações são repassadas Administração falava-se em Identidade – relações internas, ideologia

“O nome e a reputação da empresa e dos produtos são o maior patrimônio da sua companhia, pois todas as vendas são influenciadas pela imagem que construiu...” (Dorothy Doty,1995, p.294)

Procedimentos de trabalho Press kit Follow up Mailing list Press release Coletivas Visitas técnicas Manuais de relacionamento Atendimento e agilidade Clipping…

“Em uma empresa, seja ela pública ou privada, a área responsável pelo relacionamento com a imprensa tem como principal atribuição desenvolver estratégias que resultem numa rede eficaz de comunicação com os jornais, revistas, mídia virtural e emissoras de rádio e TV. Isso garante fluxo de informação necessário para a divulgação de produtos e serviços e para a manutenção e ampliação da imagem da empresa junto aos seus mercados e à opinião pública” (Kopplin e Ferrareto, 2000, p.45)

Mailling List

Mailing-list É uma relação completa e abrangente dos veículos de comunicação que interessam a assessoria e aos clientes. Orientam o trabalho – a quem dentro do jornal ou emissora – deve mandar cada tipo de release ou produto. Sem isso a divulgação corre o risco de obter pouco resultado

Mailing-list Constantemente atualizado (semestre) – rotatividade de profissionais Informações básicas: nome, endereço, telefone, fax, celular, nomes proprietário da empresa, diretores, editores, repórteres, chefes de reportagem, pauteiros e setoristas. No rádio e TV: lista de programas

Mailing-list Fichário ou pastas – arquivo E-mail: listas de envio Arquivo de computador Jornal da Manhã (impresso, diário, Campo Grande): Endereço: Rua, CEP... Diretoria: Editor-chefe: Fulano de tal, e-mail, msn, fone, celular Editor-geral: Diretor executivo: Redação: Editor de Política: Repórteres de Política: Comercial:

Mailing - Processo de distribuição Com base no Mailing o assessor vai selecionar os veículos e os jornalistas que devem receber o release ou outros produtos Além de enviar o material para as pessoas certas, o assessor precisa identificar as datas e os horários mais adequados para isso

Mailing - Processo de distribuição

Mailing - Processo de distribuição Dias chave: _________ terça-feira Impresso quarta-feira quinta-feira On-line: fim de semana é bom!!!! Atenção! Larga margem de tempo para apuração, horários de fechamento, horário dos programas.

Mailing - Processo de distribuição HORÁRIOS: Jornais _ no máximo até as 16 horas (dependendo do caderno) Rádio _ no mínimo duas horas de antecedência no caso de Noticiário; 24 HORAS antes da transmissão. TV _ No máximo até as 15 horas. Opções: correio, office-boy, fax ou e-mail.

Eventos maiores Um ou dois meses antes: planejar forma de obtenção do espaço no meios de comunicação, preparar um mailling especial. Primeira quinzena: Release padrão para jornais (locais, sucursais – dependendo da abrangência); uma semana depois envio dos mesmos para rádios e TVs. Segunda quinzena: seleção de seções. Envio de material dirigido. Preparação do press-kit objetivando entrevistas. Terceira quinzena: entrevista coletiva do responsável pelo evento. Envio de releases para as emissoras que não participaram.

Eventos maiores Fim da terceira quinzena: entrevistas de rádio e TV – reforço de releases com mensagens dirigidas Quarta quinzena: envio de artigos para editoriais de opinião em jornais e revistas; preparação de coletivas com a programação do evento; sugestões de pauta, fotografias, minicurrículos. Release de convocação. Durante o evento: atendimento à imprensa com espaço próprio. Após o evento, envio de agradecimento por escrito, aos jornalistas.

Press-kit

Press-kit Ao lado do release é o produto mais importante Definido como “conjunto informativo composto por textos, fotografias ou outros materiais destinados à divulgação do fato jornalístico” Mais usado: para coletivas e eventos Material personalizados Ajudam na organização do evento, guiam pauteiros

Press Kit Para anunciar junto da imprensa o filme "O Dia Depois de Amanhã", pelos Canais Lusomundo, foi colocada a informação num recipiente térmico com gelo e a entrega feita por um explorador. Este Press- Kit foi concebido pela agência de marketing de guerrilha Torke Stunt.

Press Kit

Press Kit

Plástica para quê? Veio com cama-elástica

Press Kit Deve ter (Eventos) Release padrão – (horário, data, local, participantes) Release de convocação: para abertura do evento ou coletivas Currículos e fotos dos principais agentes Histórico das edições anteriores Levantamentos estatísticos sobre os temas abordados no evento Sugestões de pautas e telefones dos personagens Se for evento grande também mapa de sala, estandes... Bloco e caneta Brindes Atraente e de fácil manuseio Embalagem Controle de entrega

Follow up

Follow up Retorno - acompanhamento É a ação que visa obter retorno, por telefone, do envio de material de apoio ou convocação junto à imprensa. Sem o acompanhamento o material perde-se Na mídia enviar o material nem sempre significa publicação imediata – contato, uma foto, uma curiosidade, uma fonte nova

Follow up Assessor de Imprensa – Fonte qualificada para uma boa notícia - Assessor de Imprensa – Fonte qualificada para uma boa notícia – Rodrigo Capela 73% dos entrevistados, jornalistas e assessores, devem se comunicar via e-mail e telefone. Entretanto, quase 27% dos jornalistas afirmaram que não gostam de receber essas ligações.

Follow up Evite pedir esse retorno nos horários de fechamento (jornalistas odeiam – pior, se vai saber se será publicado) Hierarquia de decisões – não peça jamais a garantia (antipático) Se for exclusiva – pergunte se interessa ou não Só use o recurso para saber se chegou ou não Muitos releases, pode não ter visto a importância. Para isso serve o contato. Gancho criativo substitui as ligações constantes. Personagens e fontes diferentes

Follow up O intervalo de tempo entre os períodos de checagem. Deve ser curto o suficiente para permitir intervenções antes que seja tarde demais, e longo o suficiente para que o indivíduo acompanhado sinta que você confia no trabalho dele. Note que foi usada a palavra indivíduo. Isso quer dizer: pessoas diferentes precisam ter um follow up diferente, alguns com muito mais freqüência que outros; Os itens a serem checados em agenda e datas Agenda de tarefas

Follow up Tenha uma pasta dividida de 1 a 31, ou de 1 a 12 de forma que lhe permita agendar assuntos pelos dias do mês, ou pelos meses do ano, de acordo com as datas de vencimento. Programas de computador eficientes para lembretes com agenda A abordagem. Pessoas são diferentes entre si O elogio e firmeza

Coletivas e visitas técnicas

Quando fazer? O que eu preciso?

Dicas sobre TUDO 

Outros!!!! * Padronização de títulos, textos, siglas, grafia de releases e publicações. Editoração: define as características que dão uniformidade à variedade de publicações jornalísticas de uma organização.

Manual de apoio aos jornalistas *Manuais específicos são extremamente úteis para consolidar a cultura de bom atendimento e orientar no relacionamento. Pode incluir: glossário, noções sobre funcionamento das redações, dicas específicas para atendimento de TV, Rádio... Define pessoas e cargos a responder sobre determinados assuntos, Uniformiza a linguagem Descreve o sistema de trabalho da assessoria.

Brindes Embaraço: Estratégia que pode ser tomada como “compra”. Há repórteres que pedem brindes Há empresas que proíbem a aceitação de brindes Caros e exóticos em geral são recusados!!!! Mais adequado é material de promoção da empresa – blocos, agendas, canetas...

Concursos Forma de despertar interesse pelo tema, promovendo indiretamente a aproximação da organização e da imprensa _ reconhecimento instiga _ cuidado para não banalizar e ganhar reconhecimento _ tema relevante _ júri insuspeito _ boa divulgação _ regulamento claro. Premiação atraente!!!!