Educação a Distância: buscando rumos para a qualificação de professores em Informática Educativa Lina Cardoso Nunes

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Transcrição da apresentação:

Educação a Distância: buscando rumos para a qualificação de professores em Informática Educativa Lina Cardoso Nunes Universidade Estácio de Sá/RJ D - Educação a Distância nos Sistemas Educacionais

Objetivos do estudo  Refletir sobre a urgência na qualificação de professores em Informática Educativa, na modalidade a distância, tendo em vista as pesquisas realizadas no Rio de Janeiro (ALMEIDA, 2003; TORRES, 2003; CARVALHO, 2004), que sinalizam para a precária formação de professores na utilização das inovações tecnológicas, na sala de aula

Contextualizando  As propostas governamentais e os entraves para sua efetivação  A tendência à exclusão digital entre os que freqüentam as escolas de Ensino Fundamental e Médio  A questão da alfabetização tecnológica dos professores responsáveis pela população de crianças e jovens de nossas escolas

O caso A: salas de leitura-pólo  A falta de preparação dos professores para lidar com a máquina  CAP1 – Olha, eu não sei usar o computador. Estou fazendo um curso para conhecer alguma coisa. Mas eu não conheço nada(...) porque são muitas turmas, as turmas são enormes, infelizmente os professores dessa escola não fizeram cursos (...) eu estou fazendo particular, por fora. Agora eu vou conhecer realmente esse tipo de trabalho e de repente eu posso fazer com os meus alunos de Informática

O caso B: dos futuros professores  A preparação insuficiente do magistério  CBP3 – para eu usar a máquina como professora eu acho que ficaria meio embaralhada, mas eu tentaria adaptar os recursos às situações  O uso restrito do computador no curso  CBP4 - Computador, só mesmo nas aulas de Informática, fora das aulas eles não utilizam. E a aula é mesmo centrada na questão da Informática, não tem nada a ver com o conteúdo das disciplinas

O caso C: Escola de Portadores de Necessidades Especiais  Necessidade de atualização para o uso dos recursos tecnológicos  C3P1 – Não adianta escola informatizada se o professor não sabe mexer, eu conheço professores aqui que não tem computador em casa (...) eu acredito que a Informática na Educação Especial é mais como um instrumento (...) é uma fonte de criatividade, de riqueza e de inclusão na sociedade atual.

Aspectos teóricos importantes  O problema central é encontrar meios através dos quais os professores que se encontram em locais diferentes em termos de disposição para trabalhar em função das mudanças atuais possam fazê-lo ( PAPERT, 1994)  A formação de um novo ser humano, que viva plenamente este mundo da comunicação, exige uma nova escola e um novo professor capazes de trabalhar com este mundo de informação e de tecnologias (PRETTO, 1996, p.15)

Rumos para qualificação dos professores em Informática Educativa  Ratificamos as palavras de Prado e Valente (2003) sobre a importância de projetos de aprendizagem colaborativa, no estabelecimento de inter-relações entre disciplinas, docentes-formadores e professores-alunos, com base na interação e colaboração dos participantes, tendo a perspectiva de criar a cultura da Educação a Distância.