Governo do Estado Ceará Secretaria da Saúde – SESA Central de Regulação do SUS - CRESUS CAPACITAÇÃO Módulo Administrativo.

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Transcrição da apresentação:

Governo do Estado Ceará Secretaria da Saúde – SESA Central de Regulação do SUS - CRESUS CAPACITAÇÃO Módulo Administrativo

PROGRAMA •Atividades Administrativas •Atividades da Unidades de Agendamento •Atividades dos Prestadores Hospitalares •Atividades dos Prestadores Ambulatoriais •Atividades da Microrregião

ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS

MANUTENÇÃO DE TABELAS CORPORATIVAS •As tabelas corporativas contêm todos os parâmetros de operação dos sistemas de informação do SUS, tais como: SIA (atividades profissionais, procedimentos ambulatoriais, etc.) e SIH (clínicas, caráter de internação, procedimentos hospitalares, etc.); •Garantia de compatibilidade com o SUS. •Informações que regem o funcionamento dos diversos módulos do sistema UNISUS; •Manutenção de informações de referências intermunicipais - PPI (Programação Pactuada Integrada). •Manutenção de informações da estrutura de regionalização de serviços de saúde do estado (macrorregiões, microrregiões, etc.)

MANUTENÇÃO DE DADOS DOS ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE •Dados Cadastrais. •Perfil de serviços realizados (ambulatoriais e hospitalares). •Profissionais de saúde que trabalham na unidade e suas capacidades de produção de serviços. •Escalas de atendimento ambulatorial e atendimento de internações eletivas. •Quadro de leitos hospitalares. •Recursos tecnológicos disponíveis. •Programação Orçamentária Ambulatorial.

CONTROLE DE OPERADORES E ACESSO AO SISTEMA •Cadastro de operadores internos. •Cadastro de operadores externos. •Gerenciamento de acesso aos módulos macro e microrregionais. •Gerenciamento de acesso aos módulos externos (ambulatorial e hospitalar) •Gerenciamento de acesso aos módulos WEB (acompanhamento, executor e cadastro).

GERAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE COTAS DE ATENDIMENTO •Escalas de Atendimento. •Capacidade de Produção e Capacidade Profissional. •Geração de Cotas. •Programação Pactuada Integrada. •Distribuição de Cotas. •Janela de atendimento. •Distribuição de Reserva de Cotas (25%).

ATIVIDADES DAS UNIDADES DE AGENDAMENTO

CADASTRAMENTO DE PACIENTES •Verificação de cadastro pré-existente. •Digitação dos Dados do Paciente. •Informações Opcionais X Informações Obrigatórias. •Reutilização e Atualização do Cadastro. •Registro Local do Paciente X Registro Único do Paciente. •Mudança de Domicílio.

SOLICITAÇÃO/MARCAÇÃO DE PROCEDIMENTOS AMBULATORIAIS •Guia de Solicitação de Procedimento Ambulatorial. •Registro da solicitação de procedimento ambulatorial especializado eletivo. •Consulta de Horários Disponíveis. •Agendamento. •Emissão de Boleto de Marcação. •Número de Solicitação e Identificador de Marcação. •Reimpressão de Boleto de Marcação.

ENCAMINHAMENTO/ACOMPANHAMENTO DA FILA DE ESPERA •A fila de espera ambulatorial. •O quê a Micro tem que eu não tenho? •O quê deve ser encaminhado. •Encaminhando para a fila. •Verificando o atendimento da solicitação. •Impressão de boleto de marcações oriundas da fila de espera. •Mudança de competência.

TRANSMISSÃO DE DADOS •Transmitir o Quê? •Comunicação Off Line X Comunicação On Line. •Enviando Dados. •Recebendo e Processando Dados. •Comunicação Discada e via Internet. •Obtendo suporte em caso de falhas.

RELATÓRIOS OPERACIONAIS/GERENCIAIS E ESTATÍSTICOS •Relatório de Cotas Específicas. •Relatório de Atendimentos Marcados. •Relatório de Acompanhamento de Internações Eletivas. •Relatório de Internações Eletivas Refutadas. •PPI Ambulatorial e Hospitalar. •Agenda de Atendimento - Estatística de Cotas de Atendimento •Procedimentos Ambulatoriais Realizados.

RELACIONAMENTO COM A MICRO E A MACRO •A quem se dirigir quando... •Encaminhamento de solicitações de atendimento ambulatorial para a fila de espera. •Solicitando remarcação de procedimentos ambulatoriais. •Obtendo suporte técnico e operacional.

INSTALAÇÃO DO SISTEMA •Instalação do Banco de Dados Firebird. •Instalação e Configuração do Módulo de Agendamento UNISUS. •Instalação do Internet Explorer 5.0 (opcional). •Instalação do VNC (Virtual Network Connection). •Configuração do Servidor de Rede Dial Up. •Teste de comunicação.

ATIVIDADES DOS PRESTADORES HOSPITALARES

CADASTRAMENTO DE PACIENTES •Verificação de cadastro pré-existente. •Digitação dos Dados do Paciente. •Informações Opcionais X Informações Obrigatórias. •Reutilização e Atualização do Cadastro. •Registro Local do Paciente X Registro Único do Paciente. •Mudança de Domicílio.

INTERNAÇÕES DE EMERGÊNCIA NO PRÓPRIO HOSPITAL •Cadastramento/Localização do paciente. •Digitação dos dados do Laudo Médico para Emissão de AIH. •Alocação do Leito. •Alta e Liberação do Leito. •Registro de alocação/liberação de leito na Central de Regulação. •Problemas na comunicação? Lista de Solicitações Pendentes! •Ajustando e sincronizando o quadro de leitos.

INTERNAÇÕES DE EMERGÊNCIA EM OUTRO HOSPITAL •Cadastramento/Localização do paciente. •Digitação dos dados do Laudo Médico para Emissão de AIH. •Confirmando a solicitação sem alocar leito. •Transferência da solicitação para a fila de espera Micro / Macrorregional. •Enviando informações adicionais para a Central de Regulação (telefone e fax). •Registrando a transferência do paciente. •Confirmando a chegada do paciente.

AGENDAMENTO E EFETIVAÇÃO DE INTERNAÇÕES ELETIVAS •Consultando a lista de solicitações de internações eletivas. •Consultando os dados do Laudo Médico para Emissão de AIH. •Aceitando a solicitação e agendando a Internação Eletiva. •Critérios para escolha do hospital e médico responsável. •Efetivação da Internação Eletiva. •Cancelando uma Internação Eletiva. •Internações Eletivas X Internações de Emergência.

TRANSMISSÃO DE DADOS •Transmitir o Quê? •Comunicação Off Line X Comunicação On Line. •Enviando Dados. •Recebendo e Processando Dados. •Comunicação Discada e via Internet. •Obtendo suporte em caso de falhas.

RELATÓRIOS OPERACIONAIS/GERENCIAIS E ESTATÍSTICOS •Situação do Quadro Leitos. •Relatório de Pacientes Internados. •Relatório de Pacientes de Alta. •Relatório de Pacientes Fora de Clínica. •Relatório de Permanência em Excesso. •Internações Realizadas.

RELACIONAMENTO COM A MACRO E A MICRO •A quem se dirigir quando... •Manutenção de dados cadastrais e módulo web de cadastro do sistema UNISUS. •Solicitações de transferência e a fila de espera micro / macrorregional. •Confirmando a chegada de um paciente transferido. •A microrregional saiu do ar ! O quê fazer ? •Obtendo suporte técnico e operacional.

INSTALAÇÃO DO SISTEMA •Instalação do Banco de Dados Firebird. •Instalação e Configuração do Módulo Hospitalar UNISUS. •Instalação do Internet Explorer 5.0 (opcional). •Instalação do VNC (Virtual Network Connection). •Configuração do Servidor de Rede Dial Up. •Teste de comunicação.

ATIVIDADES DOS PRESTADORES AMBULATORIAIS

ACESSO AO MÓDULO WEB EXECUTOR •Acesso ao Site da Central de Regulação. •Acesso ao Módulo Web Executor. •Obtendo um login de operador. •Alterando sua senha. •Criando um atalho para o sistema UNISUS.

EMISSÃO DE RELAÇÃO DE ATENDIMENTOS MARCADOS •Consultando a lista sintética de atendimentos marcados. •Emitindo a relação de atendimentos marcados para um determinado profissional de saúde. •Emitindo a relação geral de atendimentos marcados da unidade. •Consultando e emitindo a relação para outras datas que não o dia atual. •A relação de atendimentos marcados parcial.

CONFIRMAÇÃO DE ATENDIMENTO •Entendendo o número de solicitação de consulta e o identificador de marcação. •Confirmando os atendimentos realizados no dia. •Emitindo a lista de atendimentos pendentes de confirmação. •Emitindo a lista completa de atendimento para acompanhamento. •Confirmando atendimentos sem boleto de marcação.

RELATÓRIOS OPERACIONAIS/GERENCIAIS E ESTATÍSTICOS •Relação de Atendimentos Marcados - Consolidada. •Relação de Atendimentos Marcados - Parcial. •Relatório de Atendimentos Pendentes de Confirmação. •Programação Orçamentária Ambulatorial. •Procedimentos Ambulatoriais Realizados.

RELACIONAMENTO COM A MICRO E A MACRO •A quem se dirigir quando... •Manutenção de dados cadastrais e módulo web de cadastro do sistema UNISUS. •Obtendo suporte técnico e operacional.

ATIVIDADES DA MICRO E MACRORREGIÃO

TRANSFERÊNCIAS HOSPITALARES DE EMERGÊNCIA •Porta de Entrada (Unidade Hospitalar). •Responsabilidade Macrorregional X Responsabilidade Microrregional. •Transferência de Responsabilidade. •Encaminhamento de Transferências - Fila de Espera. •Comunicação de Transferências. •Confirmação de Chegada do Paciente. •Relatório de Transferências Efetivadas.

ACOMPANHAMENTO E TRATAMENTO DA FILA DE AGENDAMENTO DE INTERNAÇÕES ELETIVAS •Escopo Macrorregional X Escopo Microrregional •Encaminhamento de Eletivas - Fila de Espera. •Efetivação de Eletivas. •Relatório de Acompanhamento de Eletivas. •Relatório de Eletivas Refutadas

ACOMPANHAMENTO E TRATAMENTO DA FILA DE ESPERA AMBULATORIAL / REMARCAÇÃO •Escopo Macrorregional X Escopo Microrregional •Acompanhamento da Fila. •Verificação da PPI / Escolha do estabelecimento de saúde responsável. •Agendamento de Procedimentos. •Remarcação X Re-agendamento. •Relatório de Agendamentos Marcados. •Relatório de Agendamentos Realizados.

OUTRAS FUNÇÕES DA MICRORREGIÃO •Atendimento videofônico de contingência. •Acompanhamento de permanência em excesso. •Relatórios operacionais, gerenciais/estatísticos; •Verificação de transmissão de dados das unidades de marcação e dos estabelecimentos de saúde. •Suporte operacional e esclarecimento informacional às unidades de marcação e estabelecimentos de saúde. •Suporte técnico às unidades de marcação e estabelecimentos de saúde.

INSTALAÇÃO DOS MÓDULOS OPERACIONAIS EXTERNOS (AMBULATORIAL E HOSPITALAR) •Ambulatorial: –Instalação do Banco de Dados Firebird; –Instalação e Configuração do Módulo de Agendamento UNISUS; –Instalação do Internet Explorer 5.0 (opcional); –Instalação do VNC (Virtual Network Connection) –Configuração do Servidor de Rede Dial Up –Teste de comunicação •Hospitalar –Instalação do Banco de Dados Firebird; –Instalação e Configuração do Módulo Hospitalar UNISUS; –Instalação do Internet Explorer 5.0 (opcional); –Instalação do VNC (Virtual Network Connection) –Configuração do Servidor de Rede Dial Up –Teste de comunicação