Competitividade pela Inovação e Sustentabilidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O DESAFIO DAS FUNÇÕES GERENCIAIS:
Advertisements

Conferência Consumo Sustentável e Alterações Climáticas
Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte – Tecnologia em Eventos
PRODUÇÃO MAIS LIMPA Conceitos e Ação da CETESB Meron Petro Zajac
Estudo de Mercados.
PAPEL DO SETOR GOVERNAMENTAL NA PROMOÇÃO DA ROTULAGEM AMBIENTAL
Expectativas socioeconômicas, ambientais e energéticas
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA O PAPEL DO GOVERNO NA SUSTENTABILIDADE DA GESTÃO Claudio Langone.
UTILIZAÇÃO DE AACV NO PROJETO DO PRODUTO para sustentabilidade sócio-ambiental Prof. Dr. Waldir Bizzo Faculdade de Engenharia Mecânica UNICAMP.
Copa do Mundo FIFA: Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade nos Estádios da Copa Federico Addiechi Diretor de Responsabilidade Social.
Marketing Capítulo 2 Análise Ambiental
Seminário sobre Sustentabilidade – Razão Contábil
GESTAO DE ESTOQUE NA CADEIA DE LOGISTICA INTEGRADA
Estrutura da cadeia de logística
Ecologística: a logística da ecologia
RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Renault de Freitas Castro Diretor Executivo
30 de junho de 2009.
André Oliveira.
EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA JPAN-2008 Distribuição e Logística.
INOVA Sustentabilidade
A GreenBusiness é uma holding focada em Negócios Sustentáveis.
O Aquecimento Global, as suas Causas e Consequências
Subgrupo 1 Cleber da Silveira Priscyla Rocha
Logística Empresarial
Unidade 09 Grupo 08D Subgrupo 1 Gabriel Lira de C. Arrais Márcia Caroline Ferreira.
Repensando da logística
Grupo 14J: Adriana Vasconcelos (Y) Igor Hadish (Y) Maria Izabella Lima (X) Suzane Gonçalves (X)
relação a cadeia produtiva Visão da indústria em relação a cadeia produtiva Enfoque : Fornecedor.
Unidade 9 - Perguntas Logística e Ecologia - Desenvolvimento Sustentável na Cadeia de Suprimentos 19T S1- PR Adelaide Amorim Daniel Oliveira.
Municípios e o Meio Ambiente Deputado Arnaldo Jardim
Logística Empresarial GRUPO 19S
LOGÍSTICA REVERSA PAULO ROBERTO LEITE
São Paulo, 13 de Novembro 2013.
Oportunidades para a Rotulagem Ambiental
Drª MARIA DE FATIMA R. O. PIRES DA SILVA
A SONAE INDÚSTRIA E A VERTENTE DA GESTÃO AMBIENTAL O COMPROMISSO A Política Ambiental da SONAE INDÚSTRIA estabelece os seguintes princípios para a.
André Calábria Fernanda Chagas Gabriela Veras Isabela Andrade Janielle Cunhas Sofia Ramos.
Globalização: Boa ou ruim?.
Pegada de Carbono da Cadeia de Valor do Alumínio
CAMINHO SUSTENTÁVEL A opção consciente
O esgotamento dos recursos naturais como limite ao crescimento
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
Utilização eficiente de energia em edifícios EnquadramentoSustentabilidade. Importância dos edifícios no consumo global de energia. Política ambiental.
Sustentabilidade no setor energético – a experiência sueca Semida Silveira Sustentabilidade na geração e uso de energia no Brasil: os próximos vinte.
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Logística e Ecologia Unidade 9
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
Iniciando na logística empresarial
A SONAE INDÚSTRIA E A VERTENTE DA GESTÃO AMBIENTAL
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Repensando a Logística
MUDANÇAS CLIMÁTICAS.
Desenvolvimento sustentável
Adriana, Cláudia e Marcelo
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
Cadeia de Valor.
Ambiente Natural do Marketing
MEIO AMBIENTE.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RECICLAGEM E SUSTENTABILIDADE INDUSTRIAL
Design Sustentável Os Problemas Sociais Contemporâneos.
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
GESTÃO EMPRESARIAL.
Meio ambiente : perspectivas, carreira e mercado Luiz Lobo.
LOGÍSTICA REVERSA Arnaldo B. Cassiano Jacira Zanatta Jane de Oliveira SENAC- SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO.
Competitividade pela Inovação e Sustentabilidade Claudia Cordeiro Karime Hajar Alves Marcio De Oliveira Santos Filho FGV-EAESP, 18 de novembro de 2009.
Gestão Operações Sustentáveis EAD 0765 Aula 1 – Introdução Profa.Adriana Marotti 05/08/2015.
LOGÍSTICA REVERSA EMPRESARIAL
Transcrição da apresentação:

Competitividade pela Inovação e Sustentabilidade Jonas Mendes Constante Chen Yen-Tsang

Vídeos http://www.youtube.com/watch?v=_bjwNvRdoj8 http://www.youtube.com/watch?v=wtwYgwTFHw8&feat ure=PlayList&p=E09F23ADF067F77C&index=28 http://www.youtube.com/watch?v=awMEQVC21vM http://www.youtube.com/watch?v=B8Iw0TH2czQ&featur e=fvst

Artigos lidos HART, S.L.; Beyond Greening: Strategies for a Sustainable World. HBR, Vol. 75, nº 1; jan-feb 1997, pp. 66-76 KLEINDORFER, P.R.; SINGHAL, K.; WASSENHOVE, L.N.V.; Sustainable Operations Management. Production and Operations Management, Vol.14, nº 4, 2005, pp. 482-492 LINTON, J.D.; KLASSEN, R.; JAYARAMAN, V.; Sustainable Supply Chains: An Introduction. Journal of Operations Management, Vol. 25, 2007, pp. 1075-1082 PORTER, M.E.; LINDE, C.; Green and competitive: Ending the Stalemate. HBR, 1995

Beyond Greening Autor: Stuart L. Hart – HBR – JAN - 1997 O modelo de crescimento econômico atual é insustentável. O assunto é tratado desde 1960 e sofreu ao longo das décadas ciclos de interesse. Desenvolvimento econômico versus impacto ambiental Segundo o autor: empresas são as únicas organizações com recursos, tecnologias, abrangência global e motivações para fazer acontecer a sustentabilidade mundial. Oportunidades de receita e crescimento no mercado da sustentabilidade. Impacto negativo x impacto zero x impacto positivo.

Três economias co-existem. Mercado 1 bilhão de pessoas. Consome 75% dos recursos. Ex. Footprint EUA. Níveis de emissão relativamente baixos. Subsistência Devastada pela economia de mercado. 3 bilhões de pessoas. Causam forte pressão ambiental para poder sobreviver. Natureza Recursos naturais renováveis e não-renováveis Suporta as outras duas economias. Pressão por recursos renováveis.

Economia da Sobrevivência Africanos, Indianos e Chineses que vivem em zona rural. Adultos e crianças gastam de 4-6 horas por dia procurando madeira e 4-6 horas por semana buscando e carregando água. Maior parte do crescimento mundial para as próximas décadas (90%) previsto para estes locais. Ciclo vicioso de escassez e pobreza. Causam desmatamentos, erosões do solo, inundações. Migração para cidades. Na China 120 milhões andam de cidade em cidade sem terra e emprego. No mundo 500 milhões.

A custa de quem? Economias desenvolvidas Consumo exorbitante Busca os recursos nos vizinhos Os fornecedores de produto acabado = Economias em desenvolvimento Economias baseadas em produtos de menor valor agregado. Poluição e outros problemas ambientais Os fornecedores de matéria-prima = Economia de subsistência Obras como estradas, viadutos, operações em minas financiadas por bancos internacionais. Benefícios políticos para as elites destes locais.

Desafios para a sustentabilidade Poluição Esgotamento Pobreza Economias Desenvolvidas Gases com efeito estufa Gases tóxicos Escassez de materiais Reuso e reciclagem insuficiente Desemprego urbano e principalmente nas classes minoritárias Emissões industriais. Água contaminada Saneamento básico Super utilização de recursos renováveis. Super uso de água para irrigação Migração urbana Falta de trabalhadores qualificados Desigualdade social Economias emergentes Queima de madeira e esterco. Falta de saneamento Destruição do ecossistema em razão do desenvolvimento Desmatamento Perda de solo Inundações Crescimento populacional ALTO Baixo status da mulher Desorganização Economia de subsistência

EB= Impacto do Homem no Ambiente EB = P x C x T onde: EB Consumo Poluição Tecnologia

Design de produtos e ciclo de vida Tecnologias Limpas O que precisamos? Prevenção da poluição Design de produtos e ciclo de vida Tecnologias Limpas

RoadMap para a sustentabilidade Tecnologia Limpa Visão Sustentável Prevenção da Poluição Manejo dos produtos Amanhã Hoje Interno Externo

Estratégias de negócios sustentáveis Economia de mercado Economia de Subsistência Economia da Natureza Desenvolvimento de produtos e tecnologias limpas Menor consumo de energia Redução da poluição Acesso ao conhecimento para regiões mais pobres Assegura o uso sustentável da economia da natureza Melhorar e incentivar os negócios baseados em comunidades Reabastecimento de recursos esgotados

Visão tradicional COMO FUGIR DO PARADIGMA E DA MENTALIDADE ESTATICA??? Sustentabilidade Meio ambiente Competitividade Produtividade COMO FUGIR DO PARADIGMA E DA MENTALIDADE ESTATICA???

O que fazer com esta pizza??

Problema = oportunidade Poluição = ineficiencia Nova visão Problema = oportunidade Poluição = ineficiencia Onde estão o ouro escondidos na cadeia e processo?

Focar no resultado e nao na tecnologia Macro ambiente Regulamentação Recursos Operação Inovação Focar no resultado e nao na tecnologia Regular o mais possivel do consumidor final com praticidade e encorajar o upstream a encontra soluções inovadoras Encorajar a industria a participar de criação de padrões. Desnvolver habilidade e capacidade tecnica nos reguladores Harmonizar e convergir a regulamentação com áreas associadas  visão holística

Como se manifesta a inovação?? Inovacão de processo Aprendizagem externa Desenvolvimento de processos e maquinários proprietários Desempenho operacional Aprendizagem externa Regulamentação Como se manifesta a inovação?? Inovacão de processo Inovação de produto Regulamentação boa x ruim Analogia  Diversos exemplos na F1 Impacto da regulamentação no comportamento  como gestores conseguem perceber oportunidades nesta mudança de paradigma? E como gestores conseguem competir de forma a evitar denigrir o ambiente?

Qual o caminho para isso?

E a nossa área? Como evoluiu? Triple bottom line (3BL)  Profit, People, Planet Novas praticas operacionais, processos  green product, lean and green operations, closed loop supply chain management

Mapeamento de oportunidades

Produco e processo verde G.O verde e exuto Oportunidades Produco e processo verde G.O verde e exuto Remanufatura e logística fechada

O aumento do consumo com a velocidade de inovações tem aumentado em muito os descartes dos consumidores finais. COMPUTADORES nos EUA 600 milhões de computadores vendidos em 2005, 150 milhões descartados AUTOMÓVEIS nos EUA Frota de 190 milhões, 10 milhões descartados PRODUÇÃO de PLÁSTICO nos EUA 6 milhões de toneladas em 1960, 120 milhões de toneladas em 2000 NOVOS PRODUTOS nos EUA 1.365 em 1970, 20.076 em 1994 RECICLAGEM no BRASIL 194mil toneladas de Garrafas PET recicladas, 139mil toneladas de latas de alumínio recicladas LOGÍSTICA REVERSA nos EUA USD 862bi de custos logístico, USD 35bi de logística reversa em 1997 FONTE: Sites e referências diversas da Internet

Consideramos que a Logística Reversa tem 3 principais motivadores. Motivador Externo RESPEITO ao MEIO-AMBIENTE Consumidores valorizam as empresas que possuem boas políticas de retorno de produtos. Esta é uma vantagem percebida onde os fornecedores ou varejistas assumem os riscos pela existência de produtos danificados. É algo que sempre existiu mas atualmente é reforçado pela legislação de defesa dos direitos do consumidor. Grande onda da Logística Reversa, quando as empresas percebem que muito do que é descartado pelo consumidor pode retornar ao processo produtivo; Só é feita se o retorno do descarte ao processo produtivo é mais econômico do que comprar novos insumos. Por isso, trazem consideráveis retornos para as empresas. É o que vem à cabeça quando falamos de Logística Reversa; Cada vez mais as empresas são legalmente responsáveis por todo o ciclo de vida de seus produtos; Os consumidores esperam que as empresas reduzam os impactos das atividades produtivas no meio-ambiente; Pode aumentar os custos das empresas (pode não ser economicamente viável).