Desenvolvendo uma visão e mentalidade global Fontes: Visão Global – Criando Novos Modelos para Empresas do Futuro
GLOBALIZAÇÃO Conceito : É o processo de aprofundamento da integração ecônomica, social, cultural e espacial e barateamento dos meios de transportes e comunicação dos países do mundo no final do século XX.
GLOBALIZAÇÃO Processo antigo que evoluiu com o tempo; Tomou impulso na década de 90; Os povos antigos por ocasião das guerras , invasões e expansão de fronteiras levando sua cultura, costumes, idioma e moeda aos povos dominados; Empresas estrangeiras trazem pessoas, capital, tecnologias, ideologias, etc. Turismo e intercâmbio; Meios de comunicação em geral, incrementam a globalização.
Era da Informação GLOBALIZAÇÃO = CICLO IRREVERSÍVEL .
Globalização Fazer negócios em todo o mundo equilibrando as qualidades dos produtos com as necessidades específicas das diversas bases de clientes locais; Identificar quais são os consumidores globais ou clientes globais;
Importância de tornar-se global Ser global possibilitam à empresa: Enfrentar a concorrência; Setor automobilístico Ficar atualizada em relação às novas tendências tecnológicas; Informática; P&D; Ind. Farmacêutica Criar e tirar vantagens do desenvolvimento de novas oportunidades. Ampliação do ciclo de vida dos produtos; Rapidez e flexibilidade dos negócios.
Clareza de Visão e Mentalidade Estabelecimento das visões e objetivos; Ampla disseminação entre todos os colaboradores da empresa; Processo disciplinado em três fases: Descoberta; Visualização; Atualização. A mentalidade global disseminada entre os colaboradores deve guiar a tomada de decisão e as ações dos mesmos para o futuro;