TEATRO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Coordenação dos vários elementos que compõem uma Montagem Teatral
Advertisements

Ciência Política e Teoria do Estado
Oficina Hora do Conto Realização: Desire Martins Dornelles Pedagoga
O TEATRO Página Seguinte – 11º Ano.
Elementos do Teatro O que é Teatro?.
Humanismo Século XV.
Humanismo.
O QUE SABER.
PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
Literatura de Cordel.
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
Expressões idiomáticas Da Língua Inglesa.
"Trabalhem com prazer, como se vocês estivessem trabalhando para Deus e não para as pessoas". Ef 6,7 “Nenhuma metodologia dispensa a pessoa do catequista.
Prof. Everton da Silva Correa
Publico Alvo: Fundamental I – segundo ciclo
Gil Vicente – “Auto da Barca do Inferno”
Literatura Ariano Suassuna
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
Tradições natalícias e o seu significado
A língua original da bíblia.
CRÔNICAS.
Apocalipse 666.
Apocalipse 666.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
MÉTODO PAULO FREIRE.
O TEATRO
Professora: Aíla Rodrigues
A origem do teatro.
Etnografia e Etnologia
Professora: Suzana Ziareski Séries: 8ºs A, B, C, e D
Introdução aos gêneros literários
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Origem do Teatro Português
MOSTRA CULTURAL 2011.
Cap. IV Gênero dramático
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
Projeto: Conta que eu conto
MATEMÁTICA Brincando com as cores e formas geométricas
BARROCO.
Teatro brasileiro Língua Portuguesa Professora Karen
Teatro.
O que é a linguagem? Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo e qualquer processo humano capaz de.
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
ARTE E CONSCIENTIZAÇÃO COM SUCATA
P ERGUNTAS ? Jacó responde!. Thiago - O grupo começou quando, por quem? Jacó - O grupo é fundado por mim, Jacó do Nascimento, Carlandreia Ribeiro, desde.
A Arte na Literatura de Cordel
Gêneros Teatrais.
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
→ elementos paratextuais
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
A arte e a literatura Prof.ª Jéssica gravino.
Teatro.
Jogo teatral, jogo dramático e drama como método de ensino
Universidade Estadual do Norte do Paraná
Breve introdução ao estudo da Arte.
A COMMÉDIA DELL’ARTE PARTE 1.
O universo do cinema mudo no teatro
Escola E.B.2,3 Professor Amaro Arantes
Jogos Teatrais Viola Spolin.
BREVE HISTÓRIA DO TEATRO
Professora Flaviana Eufrásio Disciplina: Literatura Brasileira.
Apresentação Objetivo Produzir o espetáculo infantil______________ do autor_______________. E promover oficinas de jogos teatrais, e breve historia da.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Considerações sobre a obra: Postura da Igreja: considera-se autoridade instituída por Deus para julgar o povo. Eliminar a heresia; Discursar em favor da.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO – 2008.
Transcrição da apresentação:

TEATRO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL FERNANDA GONÇALVES MARIANA DE CARVALHO TATIANA FRANCO

HISTÓRICO DA ATIVIDADE ARTÍSTICA A palavra teatro vem do grego: theatron. Esta designação é a forma derivada do verbo theomai, em grego, ver; e do substantivo thea, vista em grego. Assim, na Grécia antiga, theatron significava “lugar onde se vai para ver”. O teatro, em suas origem, possuía caráter ritualístico. Sempre nos remetemos a Grécia quando falamos em historia do teatro,mas outras sociedades desenvolveram esta arte. São quatro os principais gêneros dramáticos conhecidos:a tragédia, a comédia, a tragicomédia e o drama.

HISTÓRICO DA ATIVIDADE ARTÍSTICA A partir do momento em que o homem começou a representar suas emoções e sentimentos através do teatro, surgiu a necessidade de criar espaços específicos. Religião x Teatro Foi a partir do século XVII que as mulheres passaram a fazer parte das atuações teatrais.

APRECIAÇÃO DA OBRA DE ARTE AUTO DA COMPADECIDA – ARIANO SUASSUNA Peça teatral escrita em 1955 por Ariano Suassuna. Primeira vez encenada em 1956, em Recife/PE. Suassuna insere elementos da literatura de cordel, traços do barroco brasileiro e mistura cultura popular e tradição religiosa. Explora na sua escrita o regionalismo nordestino.

APRECIAÇÃO DA OBRA DE ARTE A obra trata-se de uma farsa que é igualmente uma reflexão sobre as relações entre Deus e os homens. Até o seu catolicismo é popular, favorecendo os humildes contra os ricos. Profunda simpatia cristã pelos fracos e desprotegidos. O autor mostra um povo religioso, de pé no chão, acuado pela seca, atormentado pelo fantasma da fome e em constante luta contra a miséria.

APRECIAÇÃO DA OBRA DE ARTE Dentro desse contexto, João Grilo é a figura que representa os pobres oprimidos, é o homem do povo, é o típico nordestino amarelo que tenta viver no sertão de forma imaginosa, utilizando a única arma do pobre, a astúcia, para conseguir sobreviver. A oposição bem x mal, tipicamente da visão maniqueísta cristã, que conseqüentemente divide o mundo em céu e inferno, é característica que consta na peça. O julgamento é moral, portanto condenam-se os vícios e as vaidades e glorifica-se a modéstia e a humildade. Se encontra também uma severa crítica aos maus costumes dos representantes da Igreja, que abusam de seu poder, contribuindo para a corrupção da instituição, uma vez que favorecem os ricos e têm hábitos que são condenados pela própria Igreja. O título da obra remete à noção de que o homem é um ser passível de erro, mas é possível que seja perdoado, por intermédio da “Compadecida”, Nossa Senhora, que, na Igreja Católica, é considerada pelos fiéis a advogada capaz de interceder pelos pecadores junto a Jesus Cristo.

APRECIAÇÃO DA OBRA DE ARTE Segundo o autor, a peça nasceu da fusão de três folhetos de cordel: O enterro do cachorro, O cavalo que defecava dinheiro e O castigo da soberba.  Estrutura: Autor a concebe a peça como um representação dentro de outra representação. A peça apresenta quinze personagens de cena e uma personagem de ligação e de comando do espetáculo. As personagens assumem uma posição simbólica, e é desse simbolismo que deriva a importância do texto

APRECIAÇÃO DA OBRA DE ARTE Estética: A obra procura corporificar as seguintes noções: 1- a criação artística, o teatro em particular, devem levar o povo, a cultura desse povo a ele mesmo. Daí o circo, seu picadeiro e a representação dentro da representação. 2- menos do que essa realidade regional e cultural de um povo, o que importa é criar um projeto que defina idéias e concepções universais (as da Igreja, no caso) com o fim de conscientizar o público. Por esse motivo a realidade regional nordestina é, no caso, instrumento de uma idéia e não fim em si mesma. 3- criar um texto teatral é, antes de tudo, criá-lo para uma encenação, daí a absoluta liberdade que o autor dá para qualquer modalidade de encenação. O próprio texto final da peça, como editado, é o resultado da experiência colhida a representação pública.

APRECIAÇÃO DA OBRA DE ARTE http://www.youtube.com/watch?v=1UM6H6olrbM&feature=related http://www.catsapa.com.br/cursos.htm http://www.youtube.com/watch?v=VrwKuHLHL3c&feature=related

PROJETO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL PROJETO SUASSUNA   Tema: Arte - Teatro e literatura de cordel. Objetivos Gerais: Desenvolver um trabalho de conhecimento a cerca do universo do teatro Conhecer a cultura nordestina e trabalhar a valorização do linguajar interiorano do nordeste. Apresentar, de forma sucinta, o trabalho de Ariano Suassuna: o escritor baseou-se na literatura de cordel para escrever uma peça teatral. Após a atividade proposta, os alunos terão vivido a experiência do teatro de forma a ultrapassar a posição de espectadores.

PROJETO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Descrição geral da atividade: Construção de um espetáculo de teatro a partir de um cordel escrito pelos alunos. Todo o espetáculo será produzido por eles, o texto, o cenário, a sonoplastia, os figurinos ou fantoches etc. Levar os alunos para assistir à uma peça e para conhecerem o trabalho da equipe de teatro. Durante a preparação, desenvolver com a turma séries de jogos teatrais, que aproximem as crianças do universo artístico do teatro. Sugere-se o uso do material: Jogos Teatrais – O Fichário de Viola Spolin, da Editora Perspectiva. Em todo o processo os alunos serão assessorados pelo professor.  

PROJETO PARA EDUÇAÇÃO INFANTIL Metodologia: No caso da construção de um teatro de fantoches: Os alunos, escreverão, em conjunto, uma história, em formato de cordel, para a peça da turma. Após a elaboração do texto, os alunos serão instigados pelo professor e falarão os elementos indispensáveis para o cenário da peça, bem como para a sonoplastia e personagens. Depois de fazerem suas escolhas, deverão montar a peça. O projeto finaliza-se com a exibição do trabalho.

PROJETO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL Materiais: Para o cenário: caixa de papelão, cartolina e papel crepom coloridos, massa de modelar, tecido, cola quente. Para os fantoches: palitos de churrasco, cartolina colorida, caneta hidrocor de ponta fina, cola quente e cola branca. Para a sonoplastia: materiais recicláveis em geral, sementes, cabaças, fita adesiva e cola quente. Para a iluminação: pequenas lanternas com pedaços de papel celofane preso com elásticos.   Avaliação: Será avaliado o envolvimento da turma durante todo o processo. Além disto, o professor fará registro do desenvolvimento da turma em diversos aspectos, tais como: atividades em grupo, atividades de improvisação, capacidade de concentração/escuta.

TEATRO EM BH   Acontece em Belo Horizonte a 10ª edição do FETO – Festival Estudantil de Teatro Programação no site do FETO ou no site do Galpão Cine Horto http://www.fetobh.art.br http://www.galpaocinehorto.com.br/agenda/programacao-feto-2010

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - SUASSUNA, Ariano. Auto da Compadecida. 12ª edição. Rio de Janeiro, Agir, 1976. - http://pt. wikipedia. org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_teatro (acessado em 20/10/2010) - http://www. portalsaofrancisco. com. br (acessado em 20/10/2010) -BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. 4ª edição. São Paulo, Perspectiva, 2008 http://www. passeiweb. com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/a/auto_da_compadecida (acessado em 21/10/2010) - http://pt. wikipedia. org/wiki/S%C3%A1bato_Magaldi (acessado em 21/10/2010) -http://pt. wikipedia. org/wiki/Auto_da_Compadecida (acessado em 21/10/2010)