Seminário Internacional “América Latina Acessível e Sem Barreiras” FOTO Quito - Equador 8 a 10 de novembro de 2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Advertisements

Saúde Reprodutiva e Maternidade Saudável: Legislação Nacional em Conformidade com o Direito Internacional dos Direitos Humanos.
IX CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Conferência Enquanto Instrumento de Controle Social da Política de SAN
Comissão Municipal de Elaboração
1.
Experiência brasileira
Equipe Técnica de RH/ACCIE. Situada em Erechim – habitantes 190 empresas associadas – Industria, Comércio e Serviços Empregam cerca de funcionários.
Política Nacional do Esporte Brasília - Novembro/2005
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Professor – Dejalma Cremonese
Apresentação: Sistema de Acompanhamento dos Conselhos de Saúde 28 de março de 2012 Rozângela Fernandes Camapum Secretária Executiva CNS.
Secretaria-Geral da Presidência da República Construir a Participação Social Fóruns de Desenvolvimento, Participação e Inclusão – PPA
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Deputado Francisco Caminha Presidente da UNIPACE
A CÂMARA VAI À ESCOLA Um projeto de educação para a cidadania da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ERECHIM
ADESÃO AO PROGRAMA BPC NA ESCOLA
DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS E POLITICAS PÚBLICAS PARA MULHERES
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre –Segundo nível Terceiro nível –Quarto nível »Quinto nível 1.
O papel político dos conselhos estaduais na 5ª Conferência Nacional das Cidades: atuação e passo a passo para mobilização O PAPEL POLÍTICO DOS CONSELHOS.
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
Estratégia Nacional para a Deficiência - ENDEF
Participação Juvenil e a Luta por Políticas Públicas de Juventude no Brasil A EXPERIÊNCIA.
CRIAÇÃO DE CONSELHO MUNICIPAL
Entidades de Assistência Social – Decreto 6308/2007
Seminário Regional Entre Redes – Cuiabá/MT Os Desafios à implementação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária no Estado de Goiás Expositora:
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
O Processo eleitoral da Sociedade Civil e a questão da representatividade Segmento Usuários.
ARGENTINA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Presidente: Deputado Federal Vanderlei Siraque PT/SP SEMINÁRIO DO SETOR QUÍMICO DO BRASIL FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA COMPETITIVIDADE DA CADEIA PRODUTIVA.
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Decreto 6308/2007 e PL 3021/2008 Entidades de Assistência.
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
Encontro da Macro Região do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira 33 anos do Partido dos Trabalhadores 10 anos de Governo Federal do PT.
QUESTÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE PALESTRANTE:NILMA PAES BARRETO aLVES.
2004 Fórum Nacional de Controle Interno 2007 Alteração: Conselho Nacional de Controle Interno (Estatuto define regras) 2010 Aprovação, pelo CONACI, das.
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
Estabelecer uma agenda de ações em defesa das entidades que realizam ações de promoção da integração ao mercado de trabalho, no âmbito da Assistência.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência.
Donato José Medeiros 1º secretário do COREN- SP
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
SISTEMAS ELEITORAIS E REFORMA POLÍTICA
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA INDIFERENÇA!!!
Controle Social.
PACTO PELA JUVENTUDE:. O QUE É O PACTO PELA JUVENTUDE?  O Pacto pela Juventude é uma proposição do Conselho Nacional de Juventude aos governos (federal,
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – SEDESE Coordenadoria Especial de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência.
À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
OBJETIVOS Mostrar como organizar o conselho;
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Comissão de EJA de Alagoas
RELATÓRIO DAS AÇÕES DE AÇÕES REALIZADAS EM 2012 ORGANIZAÇÃO I- Regularidade de reuniões ordinárias de direção Não foi possível manter a regularidade.
“Conquistas Políticas das APAEs”.
ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA PROF. MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL.
NADA SOBRE NÓS SEM NÓS Regiane Lucas Garcêz
O BRASIL PASSA POR UMA CRISE QUE AFETA QUASE TODOS OS SETORES DA ECONOMIA
Sergio Luis Allebrandt
Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência
Fórum de Transparência, Participação e Controle Social São Paulo - Setembro 2013 Tudo começou com a motivação da sociedade civil pressionando o ex-presidente.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
T Procuradoria Especial Da Mulher Câmara dos Deputados Brasil Deputada Federal Elcione Barbalho Procuradora.
S E M I N Á R I O ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E A CONVENÇÃO DA ONU: CENÁRIO ATUAL 17 de OUTUBRO de 2007 APRESENTAÇÃO DA CONVENÇÃO SOBRE DIREITOS.
Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S. Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S ESTA LEI FICOU 15 ANOS TRAMITANDO ATÉ SER FINALMENTE.
T Procuradoria Especial Da Mulher Câmara dos Deputados Brasil Dep. Elcione Barbalho – Procuradora Dep. Rosinha da Adefal – 1ª Adjunta Dep. Flávia Morais.
Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República IX Fórum Parlamentar Nacional de Direitos Humanos de Direitos Humanos CDHM - Junho.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Transcrição da apresentação:

Seminário Internacional “América Latina Acessível e Sem Barreiras” FOTO Quito - Equador 8 a 10 de novembro de 2012

Direito Humano das pessoa com deficiência à Participação Pública e Política – artigo 29 da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência Experiência no Parlamento Brasileiro

Um pouco sobre Alagoas Capital Maceió, com 1 milhão de hab e 500km² hab 103 municípios km² Clima Tropical

Vida e Trajetória Política. Sequelada de poliomielite aos dois anos de idade;. Com apoio familiar teve acesso à reabilitação e à educação;. Aos 14 anos ingressou na Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), passando a se dedicar ao paradesporto de alto rendimento.

Vida e Trajetória Política. Na Adefal teve oportunidade de se politizar e ingressar nos movimentos sociais de inclusão e defesa de direitos das pessoas com deficiência;. Representou a entidade perante Conselhos de Direitos e perante Organizações Nacionais;. Passou a integrar a direção da entidade e em seguida assumiu sua presidência (2007).

Rosinha da Adefal Parlamento Municipal – Vereadora por Maceió/AL Eleições 2008 – cerca de 9 mil votos

. Promoção de Acessibilidade no edifício da Câmara de Vereadores de Maceió (arquitetônica);. Janela de Língua Brasileira de Sinais nos programas da TV Câmara;. Realização de Audiências Públicas sobre temas de interesse das pessoas com deficiência;. Criação da Coordenação de Direitos da Pessoa com Deficiência compondo a Secretaria Municipal de Direitos Humanos;. Aprovação de projeto de lei para realização de pesquisas estatísticas sobre as pessoas com deficiência em Maceió.

Rosinha da Adefal Eleita deputada Federal pelo Estado de Alagoas com mais de 91 mil votos nas eleições 2010 Em mandato parlamentar desde

Congresso Nacional Parlamento Brasileiro

Congresso Nacional Câmara dos Deputados

Antes mesmo da posse, a presença de deputados com deficiência já era notícia nos principais jornais brasileiros (adaptação dos ambientes da Câmara Federal – derrubada de barreiras físicas, comunicacionais e atitudinais) FOTO

Primeiro Projeto de Lei Criação da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Parceria com Mara Gabrilli e Walter Tosta)

Reativação da Frente Parlamentar do Congresso Nacional de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (mais de 200 deputados e senadores)

Principais objetivos no Parlamento. Ajustar à legislação brasileira aos termos da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU) - com status constitucional no Brasil, tudo o que se opuser aos seus termos deverá ser retirado do ordenamento jurídico.. Conquista de direitos, garantia de não haver retrocessos, derrubada de barreiras à acessibilidade, inclusão social, direito à vida pública e política.

Principais objetivos no parlamento Trazer à discussão temas e particularidades que nunca foram considerados quando da criação das leis como:. surdocegueira;. acessibilidade para os surdos oralizados que não são usuários da língua de sinais;. capacidade legal da pessoa com deficiência;. dupla vulnerabilidade das mulheres e meninas com deficiência; indígenas com deficiência e acesso às tecnologias;. resgate em situações de emergência e catástrofes;. nanismo;. acessibilidade nas eleições.

Acesso às instâncias de decisão

Mulheres com Deficiência

Eleições 2012 Prefeitura de Maceió

CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E DA CIDADANIA. Apoio familiar;. Empoderamento e inclusão por meio do paradesporto;. Acesso à educação;. Participação na vida pública (movimento sociais);. Presença nas instâncias de decisão (Conselhos, audiências públicas e conferências). EXERCÍCIO PLENO DA CIDADANIA

NADA SOBRE NÓS SEM NÓS

Rosinha da Adefal Rosinha da Adefal Esplanada dos Ministérios Câmara dos Deputados Gabinete 230, 2º andar, Anexo IV Brasília - DF (61) /3230