Detalhamento das ações

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESUMO DAS AÇÕES REALIZADAS
Advertisements

Metodologia Para Acompanhamento de Projetos e Programas
Proposta de Ação da RBJB para apoio aos JBs Agir Aprendendo: Cooperação para a Inovação João Neves Toledo | FJBPC | 09/11/2011.
PROJETO TEMPO DE SER - EDUCAÇÃO DE ESSENCIALIDADES COMGE CONSELHO DIRETOR     DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Capacitação de Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos.
DEFES melhorando a gestão e os resultados.
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
7º Encontro Nacional de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Desenvolvimento Institucional 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão 1 CONCLUSÕES.
Seleção dos projetos para 2011 Brasília, 28 de março de 2011 COGEF ARP – Aceleração da Realização dos Programas de Modernização.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Apresentação do Projeto
Papel de Coordenadores e Técnicos na Execução das Ações no PBSM.
1 COMO FUNCIONA. 2 COMO FUNCIONA - QUEM FAZ Algumas funções dos profissionais que compõem a equipe: Responsável pela Área de Lazer no DR desenvolvimento.
Rodada de Negócios Salão do Turismo 2009 Rodada de Negócios Salão do Turismo 2009 Capacitação.
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
MISSÃO Oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial através da Logística Reversa.
GESTÃO DE PROJETOS Aula 7 1.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Organização dos Comitês Temáticos
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Roteiro de condução da reunião
ISO 9001:2000
Projeto: Capacitação em GP
PLANO DIRETOR E METODOLOGIA DE PARTICIPAÇÃO POPULAR
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
1 Rodrigo Flecha Superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos.
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E
13ª. Reunião Ordinária Comitê Comércio Exterior 08 de fevereiro de 2012.
Abertura e Informes GeraisCoordenadores e Secretaria Técnica Aprovação da Memória da 12ª Reunião Ordinária. Posicionamento do andamento das ações do CT.
ELO 202- Execução de Projetos de Melhoria e Inovação de Processos
RELATO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA Estado: Roraima RELATO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA Estado:
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
Os Novos Marcos Regulatórios
LOGÍSTICA REVERSA PARANÁ
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
Procedimentos de Assessoria de Imprensa Maio/ 2012.
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
“A Avaliação das Ações Sociais Privadas: Quem avalia, Por que, Para que e Como?” Coordenação: Anna Maria T. Medeiros Peliano /IPEA Salvador, Abril /2008.
Reunião da CPDS Vitae Civilis – Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz Responsáveis pela apresentação: Rubens Born Rodrigo Garcez Marcelo.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
8a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 10 de fevereiro de 2011.
Trabalho Socioambiental nas obras do PAC
PROPOSTAS PARA A ASSOCIAÇÃO MOVIMENTO RESGATE SANTISTA.
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
Programa Ambiente da gente Gerente do projeto: Danuza Mantuano Patrocinador: Cristiano Barros Reis Data de status: 08/07/2015 Seção de Gestão Socioambiental.
Em andamento..... SUPORTE & MANUTENÇÃO MERCADO E CLIENTES CAMADA DE ENTREGA CAMADA DE ENTREGA CAMADA DE ENTREGA CAMADA DE ENTREGA OUTSOURCING CAMADA DE.
MAIO 2010.
Printed CONFIDENCIAL E DE PROPRIEDADE EXCLUSIVA A utilização deste material sem a permissão expressa da McKinsey & Company é estritamente proibida Modernização.
Programa Ambiente da gente Gerente do projeto: Ludmilla de Souza Patrocinador: Cristiano Barros Reis Data de status: 08/09/2015 Seção de Gestão Socioambiental.
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
Programa Ambiente da gente Gerente do projeto: Ludmilla de Souza Patrocinador: Cristiano Barros Reis Data de status: 11/12/2015 Seção de Gestão Socioambiental.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Passos para implantação.
Projeto Feedback Gerente do projeto: Priscila de F. Q. Boechat Patrocinador: Maria Cristina G. Discacciati Data de status: 25/11/ Capacitação da.
Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa Departamento de Registro Empresarial e Integração – DREI.
MUNICIPALIZAÇÃO DO TRÂNSITO
TREINAMENTO ATIVIDADES DO MEMBRO DIRIGENTE Instrutor:
Administrador Público – CRA/DF
CONSULTORA: FRANCIELLE CRISTINA GAERTNER COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CANOINHAS.
Transcrição da apresentação:

Detalhamento das ações 1

Plano de Ações Promover o associativismo Projeto: Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros – Macaé/RJ Ação: Promover o associativismo Comitê: Renato Nicoli / Renato Martins / André Coordenador: Fabrício Datas: Início: Término: Detalhamento das atividades para a realização das ações Resp. Início Fim Descrição 1 - Definir responsáveis pela articulação dos empresários. 2 - Agendar e realizar reuniões plenárias periódicas do grupo para acompanhar a implementação das ações – montar pauta e divulgar juntamente com a convocação (semanal no primeiro ano ou nos primeiros meses). 3 - Implementar as ações planejadas por meio dos comitês temáticos – Fazer Ata e divulgar aos participantes, bem como as entidades de apoio. 4 - Atuar de forma institucional junto ao poder público e outras entidades empresariais. 2

Plano de Ações Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros – Macaé/RJ Projeto: Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros – Macaé/RJ Ação: Promover o associativismo Detalhamento das atividades para a realização das ações (continuação) Resp. Início Fim Descrição 5 - Avaliar a oportunidade e possibilidade de utilizar uma das entidades associativas já existentes no município para servir de instituição representativa dos empresários (caso contrário, amadurecer a intenção de criar uma associação dos empresários do Polo). 6 - Caso a decisão seja criar uma entidade associativa, elaborar minuta do Estatuto Social da Associação e dar andamento ao rito de criação da entidade (é necessário buscar apoio jurídico para esse encaminhamento, já que o Estatuto Social é um instrumento jurídico). 7- Buscar a ampliação da participação dos empresários do Polo na implementação das ações. 8 - Avaliar os resultados ao término do primeiro ano. 9 - Caso seja necessário, realizar atualização do planejamento. 3

Plano de Ações Projeto: Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros – Macaé/RJ Ação: Promover capacitação para empregados, supervisores e gestores Comitê: Pretta / Vitor Neves / André Alcino / Kátia Coordenador: Cleumar Datas: Início: Término: Detalhamento das atividades para a realização da ação Resp. Início Fim Descrição 1- Realizar o levantamento das necessidades de treinamento do pessoal de manipulação de alimentos das empresas do Polo. 2- Fazer o levantamento das necessidades de treinamento do pessoal de atendimento, supervisão e gestão das empresas do Polo. 3- Consolidar os levantamentos e definir prioridades. 4- Manter contato com as entidades Senai, Senac e CETEP para conhecer os atuais programas disponíveis e articular a adequação daqueles que forem necessários para atender à demanda específica das empresas do Polo para os empregados que manipulam alimentos.

Plano de Ações Projeto: Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros – Macaé/RJ Ação: Promover capacitação para empregados, supervisores e gestores Detalhamento das atividades para a realização da ação Resp. Início Fim Descrição 5- Verificar programação de cursos para o pessoal de manipulação de alimentos que atendam à demanda das empresas do Polo. 6- Verificar e negociar valores, agenda e horários mais adequados às empresas do Polo. 7- Submeter as propostas e programas de treinamento para o pessoal de manipulação de alimentos aos empresários do Polo. 8 – Definir melhores datas, horários e locais para a promoção dos treinamentos. 9 - Mobilizar os empresários para realizarem as inscrições e pagamento dos treinamentos e garantirem a participação dos empregados. 10 - Manter contato com as entidades Senac e Sebrae para conhecer os atuais programas disponíveis para o pessoal de atendimento, supervisão e gestão das empresas do Polo.

Plano de Ações Projeto: Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros – Macaé/RJ Ação: Promover capacitação para empregados, supervisores e gestores Detalhamento das atividades para a realização da ação Resp. Início Fim Descrição 11 - Verificar programação de cursos que atendam à demanda das empresas do Polo para o pessoal de atendimento, supervisão e gestão com base no Levantamento de Necessidades de Treinamento – LNT. 12- Verificar e negociar valores, agenda e horários mais adequados às empresas do Polo. 13- Submeter as propostas e programas de treinamento aos empresários do Polo. 14- Definir melhores datas, horários e locais. 15- Mobilizar os empresários para realizarem as inscrições e pagamento dos treinamentos e garantir a participação dos empregados e deles próprios.

Plano de Ações Projeto: Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros – Macaé/RJ Ação: Desenvolver canais de comunicação e relacionamento com a Prefeitura Comitê: Leonardo Anderson / Ricardo Cardoso Coordenador: Marco Navega Datas: Início: Término: Detalhamento das atividades para a realização das ações Resp. Início Fim Descrição 1- Organizar proposições preliminares e/ou uma síntese do planejamento do Polo . 2- Identificar interlocutores na prefeitura que possam ser sensibilizados a atuarem como parceiros do Polo. 3- Agendar reunião para apresentar proposições e/ou o planejamento do Polo e/ou obter informações para subsidiar as ações planejadas (verificar quais ações demandam alguma informação da Prefeitura – exemplo: calendário oficial de eventos e subsídios para a elaboração do calendário de eventos do Polo). 4- Realizar apresentação de proposições e/ou do planejamento do polo e/ou buscar informações para subsidiar a implementação das ações. 5- Manter rotina de contatos e relacionamento com interlocutores da Prefeitura. 7

Plano de Ações Projeto: Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros – Macaé/RJ Ação: Realizar proposições para as autoridades de segurança pública e manter o relacionamento Comitê: Alexandre / Elizabety / Cleumar Coordenador: Fabrício Datas: Início: Término: Detalhamento das atividades para a realização das ações Resp. Início Fim Descrição 1- Realizar mapeamento dos pontos críticos de segurança existentes na região do Polo. 2- Organizar o levantamento em relatório propositivo. 3- Levantar índices de criminalidade no município de Macaé e na região do Polo. 4- Agendar reunião com o comando do Batalhão da PM que atende à região do Polo (avaliar a possibilidade de convidá-lo para uma reunião plenária dos empresários). Normalmente esse tipo de visita ocorre no início da reunião, devendo o convidado ser liberado para que o grupo possa seguir a reunião. 8

Plano de Ações Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros – Macaé/RJ Projeto: Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros – Macaé/RJ Ação: Realizar proposições para as autoridades de segurança pública e manter o relacionamento Detalhamento das atividades para a realização das ações (continuação) Resp. Início Fim Descrição 5- Elaborar uma lista de nomes e telefones dos empresários e gerentes das empresas do Polo – é importante que o grupo se comunique, especialmente quando se percebe algum evento/comportamento estranho na região e/ou internamente em algum restaurante. 6- Mapear iniciativas privadas de segurança existentes nas empresas do Polo. 7- Agendar reunião com as autoridades da Guarda Municipal. 8- Conhecer as iniciativas da Guarda Municipal e verificar a possibilidade de dar apoio a eventos que venham a ser implementados pelos empresários do Polo. 9- Agendar reunião com as autoridades do Corpo de Bombeiros para conhecer iniciativas e dificuldades do Corpo Marítimo de Salvamento (caso o grupo tenha propostas de melhoria do serviço é aconselhável organizar a proposição antes da reunião). 9

Plano de Ações Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros – Macaé/RJ Projeto: Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros – Macaé/RJ Ação: Elaborar calendário de eventos para o Polo Comitê: Elizabety Sato / Renato Nicoli / Cleumar / André / Rosalvo / Paulo Coordenador: Renato Martins Datas: Início: Término: Detalhamento das atividades para a realização das ações Resp. Início Fim Descrição 1- Conhecer o calendário de eventos oficial da cidade de Macaé (contato com a Prefeitura)  evitar conflito de datas e concorrência de eventos e/ou aproveitar eventos para potencializar e/ou associar a participação das empresas do Polo. 2- Conhecer os calendários de eventos dos municípios limítrofes (evitar conflito de datas e concorrência de eventos). 3- Analisar o calendário de eventos oficial da cidade de Macaé e, caso seja necessário, propor ajustes de datas e/ou localização dos eventos. O alinhamento interno das empresas do Polo é fundamental para o encaminhamento do pleito à Prefeitura.

Plano de Ações  1 + 1 > 2 Projeto: Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros – Macaé/RJ Ação: Elaborar calendário de eventos para o Polo Detalhamento das atividades para a realização das ações (continuação) Resp. Início Fim Descrição 4- Manter contato com a Prefeitura para solicitar os ajustes necessários.  Avaliar a possibilidade de somente apresentar esse pleito quando o Polo já tiver elaborado o seu calendário anual preliminar de eventos. 5- Elaborar o calendário de eventos do Polo. 6- Utilizar o calendário de eventos para mobilizar outros empresários a participarem do Polo  Elaborar formato a ser utilizado para a mobilização. Geralmente os empresários não gostam de ficar de fora de folders e de programações a serem divulgados. 7 – Realizar mobilização das empresas localizadas na região que ainda não participam do Polo  reuniões com os empresários.

Plano de Ações Elaborar calendário de eventos para o Polo Projeto: Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros – Macaé/RJ Ação: Elaborar calendário de eventos para o Polo Detalhamento das atividades para a realização das ações (continuação) Resp. Início Fim Descrição 8- Utilizar o calendário de eventos para conversar com potenciais patrocinadores  Elaborar formato a ser utilizado para as reuniões com potenciais patrocinadores (operadoras de cartões de crédito, bancos, fornecedores das empresas do Polo, outras empresas da região, Prefeitura etc.). 9- Agendar reuniões e apresentar o calendário de eventos procurando identificar os eventos de maior interesse e potencial para captar apoio e recursos. 10- Analisar os resultados das reuniões e rever a priorização dos eventos. 11- Definir quais eventos devem ser detalhados para utilizar em novas reuniões de busca de apoio e/ou encaminhar para análise dos potenciais apoiadores / patrocinadores.

Descrição (deve se repetir para cada evento a ser promovido) Plano de Ações Projeto: Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros – Macaé/RJ Ação: Promover eventos do Polo Comitê: Elizabety Sato / Renato Nicoli / Cleumar / André / Rosalvo / Paulo Coordenador: Renato Martins Datas: Início: Término: Detalhamento das atividades para a realização das ações Resp. Início Fim Descrição (deve se repetir para cada evento a ser promovido) 1- Com base no calendário de eventos, realizar o detalhamento de cada evento considerando a devida antecedência para buscar apoio e organizar todas as etapas necessárias para a viabilização.  Entrega: detalhamento do evento e estrutura para orçamento. 2- Submeter o detalhamento do evento aos demais empresários.  Entrega: reunião plenária e esclarecimento de dúvidas / obtenção de sugestões para ajustes no conceito e detalhamento do evento. 3- Elaborar orçamento do evento.  Entrega: orçamento detalhado / enviar por e-mail para os empresários para análise em reunião plenária.

Plano de Ações Promover eventos do Polo Projeto: Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros – Macaé/RJ Ação: Promover eventos do Polo Detalhamento das atividades para a realização das ações (continuação) Resp. Início Fim Descrição 4 - Avaliar a oportunidade e a possibilidade de contratar uma empresa ou um produtor de evento: obter orçamento e submeter aos empresários que aderirem ao evento. 5 - Manter contato com os patrocinadores / apoiadores aos quais foi apresentado o calendário de eventos e sinalizaram possibilidade de apoio. 6 - Realizar a alavancagem de recursos para o evento (recursos dos próprios empresários, de entidades apoiadoras, de patrocinadores etc.). 7 - Avaliar a necessidade de contar com recursos adicionais dos empresários.

Plano de Ações Promover eventos do Polo Projeto: Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros – Macaé/RJ Ação: Promover eventos do Polo Detalhamento das atividades para a realização das ações (continuação) Resp. Início Fim Descrição 8- Verificar o interesse e a disponibilidade dos empresários em participar do evento. 9- Implementar o evento com base nos parâmetros definidos e orçamento alcançado. Considerar todas as etapas para a implementação incluindo assessoria de imprensa que pode ser apoiada e/ou contratada, produção de material impresso e/ou eletrônico de divulgação. 10- Efetuar todos os registros desde a previsão orçamentária, entradas de recursos de apoio/patrocínio, recursos dos empresários etc. 11- Fazer o balancete com base nos registros e prestar contas aos apoiadores, patrocinadores e empresários. 12- Avaliar os resultados do evento.

Plano de Ações Projeto: Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros – Macaé/RJ Ação: Realizar levantamento e elaborar proposições de requalificação urbana Comitê: Fabrício / Renato Martins / Vitor Neves / Fernando Macaé Coordenador: ???????????? Datas: Início: Término: Detalhamento das atividades para a realização das ações Resp. Início Fim Descrição 1- Realizar levantamento para identificar e estudar as necessidades de requalificação urbana  As solicitações ao poder público devem ser específicas e justificadas. 2- Conhecer os planos e prazos já definidos pela Prefeitura (Sec. de Obras) para realizar intervenções de melhoria na região do Polo. 3- Buscar o consenso dos empresários sobre as necessidades de requalificação urbana que realmente tragam benefícios e sejam necessárias para a região do Polo.

Plano de Ações Projeto: Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros – Macaé/RJ Ação: Realizar levantamento e elaborar proposições de requalificação urbana Detalhamento das atividades para a realização das ações (continuação) Resp. Início Fim Descrição 4- Detalhar as solicitações, se possível com desenhos e fotos, para ficar claro o que os empresários efetivamente desejam. 5- Organizar um documento propositivo relacionando todas as necessidades de requalificação urbana para a região do polo. 6- Formalizar a entrega do documento ao poder público. 7- Acompanhar as providências.

Plano de Ações Projeto: Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros – Macaé/RJ Ação: Realizar levantamento e elaborar proposição para a melhoria no trânsito Comitê: Lucas / Renato Nicoli / Fabrício / Pretta Coordenador: Cleumar Datas: Início: Término: Detalhamento das atividades para a realização das ações Resp. Início Fim Descrição 1- Realizar levantamento para identificar e estudar as necessidades de melhoria do trânsito na região do Polo. É importante identificar e analisar os principais gargalos/problemas  as solicitações ao poder público devem ser específicas e justificadas. 2- Conhecer os planos e prazos já definidos pela Prefeitura (Sec. de Transportes) para realizar intervenções de melhoria no trânsito da região do Polo.

Plano de Ações Projeto: Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros – Macaé/RJ Ação: Realizar levantamento e elaborar proposição para a melhoria no trânsito Detalhamento das atividades para a realização das ações (continuação) Resp. Início Fim Descrição 3- Buscar o consenso dos empresários sobre as necessidades de melhoria no trânsito, incluindo regras de estacionamento que realmente tragam benefícios e sejam necessárias à região do Polo. 4- Detalhar as solicitações, se possível com desenhos e fotos, para ficar claro o que os empresários efetivamente desejam. Caso seja necessário, buscar apoio de um profissional da área (engenheiro ou técnico). 5- Organizar um documento propositivo relacionando todas as necessidades para a melhoria do trânsito na região do Polo. 6- Formalizar a entrega do documento ao poder público. 7- Acompanhar as providências.

Plano de Ações Implantar programa de coleta e destinação de resíduos Projeto: Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros – Macaé/RJ Ação: Implantar programa de coleta e destinação de resíduos Comitê: Marco Navega / Renato Martins / Paulo Guesse Coordenador: Alexandre Gentil Datas: Início: Término: Detalhamento das atividades para a realização das ações Resp. Início Fim Descrição 1- Realizar reunião para apresentar aos demais empresários a proposta de iniciar um programa de educação e práticas de educação ambiental, iniciando pelo programa de coleta seletiva de resíduos. 2 - Conhecer a experiência desenvolvida pelo Polo Novo Rio Antigo com coleta seletiva – procedimentos / dificuldades / resultados / perspectivas etc. 3 - Verificar se existe alguma experiência e/ou iniciativa da Prefeitura de Macaé em relação à coleta seletiva.

Plano de Ações Implantar programa de coleta e destinação de resíduos Projeto: Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros – Macaé/RJ Ação: Implantar programa de coleta e destinação de resíduos Detalhamento das atividades para a realização das ações (continuação) Resp. Início Fim Descrição 4 - Sintetizar as informações coletadas e compartilhar com os demais empresários do Polo para subsidiar a análise e possível implementação do programa no Polo. 5 - Buscar apoio / consultoria para formatar o projeto considerando a realidade do Polo Cavaleiros. 6 - Formatar o Projeto de Coleta Seletiva do Polo Cavaleiros. 7 - Sensibilizar empresários e equipes  envolve palestra e treinamento. 8 - Implementar a etapa piloto e avaliar. 9 - Realizar ajustes e ampliar.

Plano de Ações Projeto: Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros – Macaé/RJ Ação: Implantar programa de educação ambiental nas empresas do polo Comitê: Alexandre Coordenador: Vitor Neves Datas: Início: Término: Detalhamento das atividades para a realização das ações Resp. Início Fim Descrição 1 - Identificar entidade que disponha de programa de educação ambiental aplicável em MPE e polos comerciais e/ou gastronômicos. 2 - Conhecer os programas existentes. 3 - Analisar a possibilidade de implantar nas empresas do Polo. 4 - Submeter aos empresários (programa, metodologia, orçamento e benefícios). 5 - Implementar o programa. 6 - Avaliar e, caso sejam necessários, realizar ajustes.