Parcerias Público-Privadas na Copa 2014

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto Bahia IIR Seminários
Advertisements

Inovação Tecnológica e Segurança Jurídica São Paulo, 13 de dezembro de 2006 Carlos Américo Pacheco – IE/Unicamp.
DIREITO ADMINISTRATIVO PROF. LUIZ CLAUDIO
A Expansão da Infra-estrutura e as Parcerias Público Privadas Firjan Rio de Janeiro, 9 de Junho de 2004 UNCTAD XI NOT AN OFFICIAL UNCTAD RECORD.
O Estado e o BNDES no apoio à
Parcerias Publico Privadas Aspectos Jurídicos
PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS INOVAÇÕES DO PROCESSO LICITATÓRIO
Fonte Nova – Copa 2014 – Salvador/Bahia/Brasil
PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS Salvador, 24 de julho de 2003 Desafios e perspectivas Luiz Antônio Athayde Secretaria de Desenvolvimento Econômico Governo de.
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
POSSÍVEIS ALTERNATIVAS ESTRUTURAIS:
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
Secretaria da Habitação
Balanço das ações da Câmara de Transparência
Seleção de Projetos para uma Parceria Público-Privada - PPP
Sua empresa está preparada para o eSOCIAL?
La Supervisión de los Custodios en Brasil Aspectos Legales.
O MODELO “VALUE FOR MONEY” VISÃO DO CONTROLE EXTERNO PPP AMERICAS 2010
Subsecretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção 14ª Reunião da Câmara Temática de Transparência – Balanço Geral: Ações de Transparência na Cidade.
Copa do Mundo de 2014 Jurisprudência do TCU Relator: Ministro VALMIR CAMPELO 27 de março de 2012.
Universidade Federal Fluminense
CHEFE DA ASSESSORIA ECONÔMICA
Parcerias público-privadas: Marcos Siqueira moraes
Assessoria Econômica – Unidade de PPP 1 PPPs no Brasil Lições Aprendidas e Oportunidades Isaac Averbuch Salvador, Maio, 2010 PPP Américas 2010.
Concessões de Serviços de Saneamento: concessão tradicional e PPP
MINISTRO GUIDO MANTEGA
Lei Federal das Parcerias Público-Privadas - PPP
DUPLICAÇÃO DO CORREDOR DA PR-323
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITÁPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL AUDIÊNCIA PÚBLICA 06 DE DEZEMBRO DE 2011.
João Alberto Viol Planejamento, projeto e gerenciamento: atividades essenciais para uma Copa de sucesso.
RESULTADOS E PERSPECTIVAS
Minas Gerais na Copa do Mundo de Mineirão As opções para cumprir obrigações de Modernização do Mineirão Cenário inicial Patrimônio histórico; Estádio.
Rumo à universalização pela via da sustentabilidade Expectativas do setor privado Yves Besse presidente novembro 2008 Celebração do ano internacional do.
Marco Lógico Um método para elaboração e gestão de projetos sociais Luis Stephanou abril de 2004 (refeito em agosto de 2004)
Guilherme Afif Domingos Vice-Governador Estratégias de Implantação de PPPs.
Elaboração de Projetos para Captação de Recursos
Falhas e irregularidades freqüentes em licitações e contratos Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Estado de Pernambuco Luiz Geraldo.
Ministério do Planejamento Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Decreto n.º 8.428, de 2 de abril de 2015 Procedimento de Manifestação de Interesse.
Administração de Recursos de Curto e Longo Prazo – 4ª aula ARECA05 –14/05/14.
Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base Newton de Lima Azevedo São Paulo, 02/03/07 WORKOUT ENERGY BUSINESS.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
Parceria Público-Privada FURP/IFAB Apresentação do Projeto Indústria Farmacêutica de Américo Brasiliense IFAB Audiência Pública – 6 de Dezembro de 2012.
As Concessões de Obras Públicas no Direito da União Europeia Departamento do Direito Público Universidade Nova.
SERVIÇOS PÚBLICOS III. 1. USUÁRIOS  “O agente executivo do serviço, seja a própria administração ou o concessionário, tem obrigação de prestar o serviço.
Direito Administrativo 2
CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
PERMISSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS
Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI): o caso de Minas Gerais no maior programa de concessões rodoviárias da América Latina Mario Queiroz Guimarães.
Como uma empresa se organiza para desenvolver Concessões e PPPs Luciano Amadio Filho Presidente da APEOP Regional Sul Concessões e Parcerias.
Prefeitura Municipal de Erechim
Análise das Demonstrações Contábeis
Permissão de serviços públicos
Regimes de Contratação de Obras Públicas - Lei 8666 de 1993
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
Licença de Uso de Marca (UM)
Vitória – Uma Cidade Inteligente e Humana
Data Aprovação:03/12/2010 Data Divulgação:16/12/2010 IASB:IFRS 1 CPC 43 (R1) ADOÇÃO INICIAL DOS PRONUNCIAMENTOS TÉCNICOS CPCs 15 A 41 Aprovações dos Reguladores:
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Risco do negócio O risco do negócio é um risco no sentido de que consiste numa função da incerteza inerente às projeções de retorno sobre o patrimônio.
Sustentabilidade Econômica Parque Olímpico
Direito à Informação Previsto na Constituição Federal Regulamentado na Lei /2011 Em vigência completa a partir de Maio/2012 No município, regulamentado.
PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA PARA A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA URBANA E MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE LINHARES.
POLÍTICA DE INVESTIMENTOS: Governança e Gestão José Carlos Sampaio Chedeak Coordenador Geral de Monitoramento de Investimentos – CGMI/DIACE Maio
O que é ? SCPARCERIAS SCPARCERIAS S/A Parceria Público-Privada – PPP (Governador, Luiz Henrique da Silveira, 2005)
CONCESSÕES E PPP NO FINANCIAMENTO DOS TRANSPORTES 2.
Financiamento e Gestão da Infraestrutura de Transportes do Brasil “Aeroportos e Multimodalidade“ 08/07/2013 Cleveland Prates Teixeira São Paulo, 19 de.
EDITAL Nº 001/2012 TAV RIO DE JANEIRO – CAMPINAS ( )
Introdução à Metodologia de Projetos Não -Reembolsáveis.
PARCERIA PÚBLICO- PRIVADA "Hoje os economistas, ao aquilatarem o papel apropriado do governo, procuram incorporar o entendimento das limitações tanto do.
Rui Cunha Marques Universidade de Lisboa 9º Congresso Brasileiro de Regulação Centro de Convenções Ulysses Guimarães 17 a 20 de Agosto de 2015, Brasília.
Transcrição da apresentação:

Parcerias Público-Privadas na Copa 2014 As PPPs e a Câmara Temática da Transparência Encaminhamento da 4ªReunião da CTT “Os representantes das cidades-sede que utilizam da contratação de parceria público-privada deverão apresentar as especificidades da PPP local.” Síntese do grupo Portais: “Garantir que os dados solicitados sejam adequados a cada modelo de contratação (Obra pública – Lei nº 8.666, PPP, RDC).”

Parcerias Público-Privadas na Copa 2014 As PPPs e a Câmara Temática da Transparência Síntese do grupo Controle Social “Apresentação das PPPs pelos estados, com a presença de técnicos. Observou-se que simplesmente disponibilizar as informações técnicas, não daria conta. Serão necessárias maiores explicações sobre renúncia fiscal, custo de operação, etc.” “Encaminhamento do GT Controle Social: Organizar para a próxima reunião da câmara uma apresentação sobre PPPs por técnicos trazidos pelas cidades/ estados, esclarecendo itens como renúncia fiscal, custo de operação, etc.”

Parcerias Público-Privadas na Copa 2014 Parceria Público-Privada Contratação de serviço de interesse público onde o particular participa de maneira eficiente e ordenada como provedor de um ativo de infraestrutura e de serviços de qualidade. É uma alternativa de concessão para empreendimentos que não são autossustentáveis. Trata-se de contrato de prestação de serviço precedido de obras. Tendência de desestatização de serviços que não sejam típicos de Estado.

Parcerias Público-Privadas na Copa 2014 Vantagens das PPPs para o Estado e para os usuários dos serviços O parceiro privado assume riscos do empreendimento que tem maior controle do que o parceiro público. Há um menor endividamento do Estado com o aporte de capitais privados em obras de infraestrutura. Contratos de prestação de serviços de longo prazo. Remuneração do parceiro privado vinculada à qualidade dos seus serviços. Eficiência do particular na gestão de empreendimentos de interesse público.

Parcerias Público-Privadas na Copa 2014 Dificuldades na contratação de PPPs Projeto e modelagem complexa e cara Projeções para longo prazo, o que traz insegurança Modelo relativamente novo e com pouca literatura e jurisprudência Necessidade da criação de entidade reguladora e fiscalizadora da concessão

Parcerias Público-Privadas na Copa 2014 As PPPs e a Transparência Pública As Parcerias Público-Privadas – PPP´s, como um novo instrumento de gestão, exigem uma divulgação diferenciada para garantir ao público o perfeito entendimento das vantagens, características do modelo de contratação e as razões para sua adoção, tais quais: Repartição objetiva dos riscos Incremento da capacidade de investimento do Estado Desnecessidade de montagem de estrutura administrativa específica para gestão de atividades alheias à estatal.

Parcerias Público-Privadas na Copa 2014 Contratos de PPPs relacionados à Copa 2014 Estádios Bahia Ceará Minas Gerais Pernambuco Rio Grande do Norte

Parcerias Público-Privadas na Copa 2014 Sugestão de informações para serem publicadas Histórico do processo licitatório Objeto Remuneração do concessionário Projeto financeiro do empreendimento Repartição objetiva dos riscos Estrutura de aferição da qualidade do serviço

Parcerias Público-Privadas na Copa 2014 Histórico do processo licitatório: É importante a apresentação de um breve histórico do processo de maneira a pontuar os fatos e características do investimento que implicaram adoção de uma PPP como modelo de negócio a ser contratado.

Parcerias Público-Privadas na Copa 2014 Objeto: É necessário enfatizar ao público que, diferente da contratação da construção/reforma de uma arena, tratar-se de prestação de serviço precedida de obras. Entende-se necessária a explicitação do valor estimado para as obras pela Administração e o valor total da PPP.

Parcerias Público-Privadas na Copa 2014 c) Remuneração do concessionário Modalidade de PPP adotada: administrativa ou patrocinada Descrição da forma de remuneração do parceiro privado, detalhando as parcelas fixa e variável da contraprestação. Valor do contrato? Valor do somatório das contraprestações Valor presente líquido (VPL) das contraprestações

Parcerias Público-Privadas na Copa 2014 d) Projeto financeiro do empreendimento: Detalhar a modelagem financeira do negócio, apresentado as fontes de recurso; montantes, fluxos e cronograma dos aportes. Dado tratar-se de operação complexa, sugere-se a apresentação de um diagrama com o objetivo de tornar mais fácil o seu entendimento público.

Parcerias Público-Privadas na Copa 2014 e) Repartição objetiva dos riscos Consignar em tabela específica a repartição dos riscos da operação conforme disposto em contrato

Carlos Pinheiro Torggler SFCGSGAB/ASSESSORIA Fone: 61 2020 6795