CIRCUITO BATISTANO DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS I CBEP.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Eu sou.... Um ser que mesmo com o discurso de que sei de tudo, necessito de alguém para me guiar;
Advertisements

Benedita Robson Gabriela Vânia
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
A AÇÃO TERAPÊUTICA DA PSICOMOTRICIDADE NA CRIANÇA COM TDA/H
Federação Portuguesa de Atletismo
Colégio Elisa Andreoli
Avaliando os Estilos de Paternidade.
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
FAMILIA 10 DESEJOS DOS PAIS
versus Revisando... Teoria X  Escola da Administração Científica
Rebeldia e Rivalidades Entre Jovens.
Autoridade se constrói
ADOLESCÊNCIA HOJE Leila Cury Tardivo.
Socorro: Meus filhos não obedecem!
Que valores você atribuiria a estes objetos?
RELAÇÕES FAMILIARES E COMPORTAMENTO INFANTIL
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Regras e limites na educação de crianças
Tânia Franck Garcia- SOE/2009
Instituto de Desenvolvimento Humano e Social
PROJETO HUMANIZAR “Junto às agremiações que assumem a tutela do Espiritismo-cristão, devemos destacar como prioridade a construção de relacionamentos saudáveis,
A formação de hábitos de saúde deve começar no ambiente familiar.
Ajude – me!!.
COLÉGIO BATISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO
Transtornos da Aprendizagem
O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL
Por que lemos a Bíblia, hoje?
Como atender “AA” e “AN”
AS SEMENTES DO AMOR Expandir a capacidade de amar e cuidar bem de: Nós mesmos Dos outros Do ambiente em que vivemos.
LIMITES E AFETIVIDADE: COMO AGIR COM AS CRIANÇAS?
Turma: 3º A Prof. :Márcia E. S. Antunes Elinor A .Veit Somensi
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DA
A educação dos nossos filhos
O PODER DOS PAIS: ECA E PRÁTICAS EDUCATIVAS
Ética e Moral na formação dos filhos
O ingresso na Universidade
O PAPEL DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE
EDUCANDO NOS TEMPOS ATUAIS O PAPEL DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS
ALGUNS SEGREDOS DA ARTE DE EDUCAR.
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Definição de Aprendizagem A rmazenamento C onhecimento M emória.
Ética começa na Família Iris de Sá
SERÁ QUE DEUS É CULPADO ?.
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
Perigos relacionados com a internet
Cyberbullying É uma forma de violência verbal e psicológica, usada para humilhar e atormentar vítimas indefesas.
Data da fundação 08 de setembro de de setembro de anos de história! 1051 Associados entre categorias de profissionais e estudantes.
Limites na educação das crianças
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
Um diálogo sobre a Educação para valores na família.
REUNIÃO DE PAIS Pré – escola I
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
Direito de convivência familiar sob a ótica da superação da institucionalização, através de meios que favoreçam a reintegração da criança e do adolescente.
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA GESTÃO E FAMÍLIA NO COMBATE À INDISCIPLINA AUTORES: Eny Cândida da Silva Oliveira –turma “A” Maria Leny.
Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde,
O ORIENTADOR EDUCACIONAL: UM AGENTE DE MUDANÇA NO COTIDIANO ESCOLAR
Construindo uma competência específica da prática docente na Educação Infantil a partir das idéias de Terezinha Rios “Fazer um trabalho competente, ser.
Como ajudar as pessoas a mudar de comportamento
Os anos das grandes oportunidades
Proposta de trabalho nº2 Educação Sexual Nas Escolas
Universidade Estadual do Centro – Oeste Campus de Guarapuava – PR Especialização em Mídias na Educação Universidade Estadual do Centro – Oeste Campus de.
COMO LidaR com COMPORTAMENTOS inadequadOs birras, DISPUTAS, LIMITES, ETC. 2º GRUPO DE PAIS 2015.
A família tem uma função humanizadora
Uma possibilidade de disciplina optativa para o tema da convivência na escola “A compreensão do fenômeno Bullying e as estratégias de prevenção ao problema.”
A Sexualidade e o Jovem Portador de Deficiência Curso de Formação Pedagógica inicial de Formadores Mindform Carolina Amado Vasco 2014.
O QUE A EDUCAÇÃO REQUER HOJE:. EDUCAR PARA SER FAZER CONVIVER CONHECER Aspectos Intrapessoais *Estima *Motivação *Analise *Crítica Interpessoal *Relações.
Transcrição da apresentação:

CIRCUITO BATISTANO DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS I CBEP

LIMITES NAS SÉRIES INICIAIS A ÍNTIMA RELAÇÃO ENTRE PERSONALIDADE E RENDIMENTO ESCOLAR

A ANATOMIA NEUROLÓGICA HUMANA:

AS TRÊS FORMAS DE COMPORTAMENTO HUMANO

ESTILO VEGETAL: BUSCA A SOBREVIVÊNCIA NAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS QUE ENCONTRA. INDISCIPLINA PASSIVA. PROCURA TRANSFORMAR SEUS PROVEDORES EM ESCRAVOS.

ESTILO ANIMAL: BUSCA A SACIEDADE DOS SEUS INSTINTOS. ASSIM QUE O INSTINTO É SACIADO, O INCÔMODO VOLTA. A CRIANÇA SE LIVRA DO PROBLEMA, MAS NÃO O RESOLVE.

ESTILO HUMANO: DOTADO DE INTELIGÊNCIA, BUSCA A FELICIDADE. OS LIMITES NÃO SÃO VISTOS COMO BARREIRAS CASTRADORAS, MAS COMO BASES PARA A SUPERAÇÃO.

OS LIMITES ENTRE... 8 E 11 ANOS

NECESSIDADES: GRANDE ATIVIDADE FÍSICA; BASES PARA A ADOLESCÊNCIA; RELACIONAMENTO HARMONIOSO COM OS PAIS; AUMENTAR O CÍRCULO DE AMIZADES;

NECESSIDADES: SENTIR-SE IMPORTANTE NA FAMÍLIA; DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO; MAIOR INDEPENDÊNCIA.

TAREFAS DOS PAIS: ESTABELECER PERÍODOS DE REPOUSO; SUPERVISIONAR O CUMPRIMENTO DAS COMBINAÇÕES, PREMIANDO OU RESPONSABILIZANDO; EXIGIR QUE DIGAM ONDE ESTARÃO E COM QUEM;

TAREFAS DOS PAIS: CONVERSAR DIARIAMENTE COM OS FILHOS; ALERTAR SOBRE A POSSIBILIDADE DAS DROGAS; TRANQUILIZÁ-LO QUANTO AO DIZER “NÃO”; PROTEGER OS “TESOUROS” DOS FILHOS;

TAREFAS DOS PAIS: NÃO CONFUNDIR RESPEITO COM FALTA DE SUPERVISÃO; SUPERVISIONAR A HIGIENE PESSOAL; REFORÇAR OS VALORES ÉTICOS; TOLERAR PEQUENAS REBELDIAS.

OS LIMITES... A PARTIR DOS 12 ANOS

NECESSIDADES: AMOR E AFETO; SEGURANÇA; AMBIENTE FAMILIAR TRANQUILO; GRUPO DE AMIGOS SAUDÁVEIS; PRIVACIDADE E RESPEITO; PROJETO DE VIDA IMEDIATO, COM OBJETIVOS CLAROS;

NECESSIDADES: RESPEITO E COMPREENSÃO EM RELAÇÃO ÀS DIFICULDADES QUE ATRAVESSA; LIBERDADE PARA TOMAR DECISÕES NAS ÁREAS EM QUE JÁ POSSUI MATURIDADE; LIMITES QUE O AJUDEM A PROTEGER-SE DA ONIPOTÊNCIA;

NECESSIDADES: POSSUIR VALORES ÉTICOS.

TAREFAS DOS PAIS: PREMIAR E RECOMPENSAR A CONDUTA ADEQUADA; RESPONSABILIZAR POR ATOS INADEQUADOS; DAR AFETO; COMPREENDER; AGIR COM JUSTIÇA E EQUILÍBRIO;

TAREFAS DOS PAIS: OUVIR OS FILHOS; CONSTRUIR AS NORMAS DA FAMÍLIA E EXPLICÁ-LAS CLARAMENTE ; BUSCAR OPORTUNIDADES DE DIÁLOGO SEMPRE; ESTIMULAR POSITIVAMENTE OS FILHOS;

TAREFAS DOS PAIS: AGIR COM AUTENTICIDADE; NÃO ACEITAR QUE OS FILHOS SAIAM SEM DIZER ONDE ESTARÃO E COM QUEM; ESTIMULAR A INDEPENDÊNCIA PROGRESSIVA DOS FILHOS.

TUDO ISSO POSTO... LEMBRE-SE DE QUE, QUANDO NECESSÁRIO, A ÚLTIMA PALAVRA SERÁ A DOS PAIS.

(PORQUE PARA DAR LIMITES, É PRECISO TER LIMITES !) OS LIMITES DOS PAIS (PORQUE PARA DAR LIMITES, É PRECISO TER LIMITES !)

REGRINHAS BÁSICAS: JAMAIS APLIQUE LIMITES VISANDO SEU PRÓPRIO INTERESSE OU PRAZER PESSOAL; NÃO VIOLE REGRAS; NÃO ESTABELEÇA REGRAS DIFERENTES PARA SEUS FILHOS;

REGRINHAS BÁSICAS: NÃO USE OS LIMITES COMO DESCULPA PARA SUA POUCA PACIÊNCIA; NÃO ESPERE QUE SEU FILHO ACEITE E COMPREENDA ALÉM DO QUE AS NECESSIDADES DA IDADE PERMITEM;

REGRINHAS BÁSICAS: UTILIZE O BOM SENSO E O EQUILÍBRIO NA HORA DE ESTABELECER OS LIMITES; JAMAIS SE ESQUEÇA DOS DIREITOS DE SEUS FILHOS: AMOR, RESPEITO, SEGURANÇA, IGUALDADE DE TRATAMENTO, JUSTIÇA, TEMPO COM OS PAIS.

LIMITES E DISCIPLINA ... ... NA ESCOLA

A ESCOLA É... UM ESPAÇO INTERMEDIÁRIO DE EDUCAÇÃO ENTRE A FAMÍLIA E A SOCIEDADE, PORTANTO SEUS LIMITES TÊM DE SER MAIS SEVEROS QUE OS FAMILIARES E MAIS SUAVES DO QUE OS DA SOCIEDADE.

CAUSAS DA INDISCIPLINA: DISTÚRBIOS OU TRANSTORNOS DA PSIQUE (EMOCIONAIS OU NEUROLÓGICOS); PROBLEMAS RELACIONAIS; INFLUÊNCIA DE AMIGOS; DISTORÇÕES DA AUTO-ESTIMA; SÍNDROME DA 5ª SÉRIE; USO DE DROGAS OU PSICOATIVOS.

COMO A INDISCIPLINA SE MANIFESTA NA ESCOLA: DESINTERESSE PELO APRENDER; BIRRAS, CHOROS E BRIGAS; BAIXO RENDIMENTO E DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO; PROBLEMAS DE RELACIONAMENTO;

COMO A INDISCIPLINA SE MANIFESTA NA ESCOLA: “COLA” EM PROVAS E TRABALHOS; BAGUNÇA GENERALIZADA; REPROVAÇÃO; BULLYING E CYBERBULLYING; DEPREDAÇÃO DO PATRIMÔNIO ESCOLAR E VANDALISMO; PEQUENOS FURTOS E ROUBOS.

E COMO FICA A FAMÍLIA ???

CARTÃO AMARELO PARA OS PAIS QUE: ACHAM QUE, POR PAGAREM A ESCOLA, ELA É A ÚNICA RESPONSÁVEL PELA EDUCAÇÃO DOS FILHOS. UTILIZAM O TEMPO DE CONVIVÊNCIA COM OS FILHOS PARA DESEDUCÁ-LOS.

CARTÃO VERMELHO PARA OS PAIS QUE: SE UNEM AOS FILHOS PARA RECLAMAR DA ESCOLA. DEFENDEM O FILHO A QUALQUER CUSTO, MESMO QUE ELE ESTEJA ERRADO.

UM FILHO NÃO RESPEITA PAIS QUE SÃO MANIPULADOS POR ELE. IMPORTANTE: UM FILHO NÃO RESPEITA PAIS QUE SÃO MANIPULADOS POR ELE.

BUSCANDO SOLUÇÕES...

ALGUMAS SUGESTÕES: RETOMAR A AUTORIDADE EDUCACIONAL (FAMÍLIA E ESCOLA); PROMOVER A “EDUCAÇÃO A SEIS MÃOS” – PAI/MÃE/ESCOLA;

ALGUMAS SUGESTÕES: PARTICIPAR ATIVAMENTE DA VIDA ESCOLAR DO FILHO; ENCAMINHAR A CRIANÇA PARA OS DIAGNÓSTICOS ESPECIALIZADOS NECESSÁRIOS E SUGERIDOS PELA ESCOLA.

PARA LEMBRAR SEMPRE: TODOS NÓS SOMOS RESPONSÁVEIS PELA FORMAÇÃO DIGNA DE UMA GERAÇÃO QUE IRÁ ASSUMIR O BRASIL QUE ESTAMOS DEIXANDO EM SUAS MÃOS ! DA NOSSA INTERVENÇÃO DEPENDE O SUCESSO DESSA TRANSIÇÃO !

BIBLIOGRAFIA: CHALITA, Gabriel. Educação: a solução está no afeto. São Paulo: Gente, 2001. GREEN, Chistopher. Domando sua ferinha. Curitiba: Fundamento, 2003. SANTIAGO, Onete Ramos. Mãe, pai, filhos: que desafios ! Florianópolis: Sophos, 2003. TIBA, Içami. Disciplina: limite na medida certa. São Paulo: Integrare, 2006.

BIBLIOGRAFIA: ____________Ensinar Aprendendo. São Paulo: Gente, 1998. ____________Quem ama, educa! São Paulo: Gente, 2002. ZAGURY, Tania. Limites sem trauma. Construindo cidadãos. Rio de Janeiro: Record, 2008.

CLAUDIA FIGUEIRÓ SOUZA ORGANIZAÇÃO E EDIÇÃO: CLAUDIA FIGUEIRÓ SOUZA Orientadora Educacional; Psicopedagoga; Grafóloga; Esp. em Linguagem Corporal e Interpretação do Desenho Infantil.