UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO GRUPO DE PESQUISA: ESCOLA, CURRÍCULO, FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE Prof.ª Dra. Ilma Vieira do Nascimento Prof.ª Dra. Maria Núbia Barbosa Bonfim
Matrículas na Educação Superior (2008) Política educacional de inclusão no contexto brasileiro: qual a cor da educação superior no Estado do Maranhão? LOCALIDADE POPULAÇÃO (2010) Matrículas na Educação Superior (2008) Público Privado BRASIL 190.755.779 1.273.965 3.806.091 NORDESTE 53.083.950 383.539 529.154 MARANHÃO 6.574.789 28.854 43.159 Fontes: INEP 2008 e IBGE 2010
Objeto do Estudo: A cor da pele como referente para a inclusão na educação Superior Respaldo legal: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nº 9.394/96 Fontes de pesquisa: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD (2008/2009) Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE (2006) Cursos: Direito Normal Superior Publicidade e Jornalismo Ciências Contábeis
Cor da pele declarada no Estado do Maranhão Condições sociais e econômicas Requisito cor da pele declarada (IBGE, 2010) Cor da pele declarada no Estado do Maranhão Branca 22,0% Preta 9,7% Parda 66,7% Amarela 1,0% Indígena 0,6% Fonte: IBGE (2010)
O referente cor na educação superior do maranhão – INGRESSANTES COR DECLARADA BRASIL NORDESTE MARANHÃO Branca 72,3% 44,4% 30,8% Preta 4,2% 11,1% 12,8% Parda 20,4% 41,6% 53,5% Amarelos e Indígenas 3,1% 2,9% Fonte: ENADE (2006)
O fenótipo cor da pele em cursos da educação superior Universidade Federal do Maranhão – UFMA CURSO COR DE PELE DECLARADA UFMA Capital Interior Direito Branca Parda 44,8% 7,0% Ciências Contábeis 46,4% 69,6% Fonte: ENADE (2006)
O fenótipo cor da pele em cursos da educação superior Universidade Estadual do Maranhão – UEMA CURSO COR DE PELE DECLARADA UEMA Capital Interior Normal Superior Branca Parda 69,3% 60,9% Fonte: ENADE (2006)
O fenótipo cor da pele em cursos da educação superior Centro Universitário do Maranhão – UNICEUMA CURSO COR DE PELE DECLARADA UNICEUMA Capital Direito Branca 45,5% Parda Publicidade e Jornalismo 56,4% Fonte: ENADE (2006)