AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vygotsky e a Psicologia Histórico-Cultural
Advertisements

TEORIA COMPORTAMENTAL
PSICOLOGIA.
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
2. O objecto de estudo da Linguística
O Início da Comunicação
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
A TEORIA SOCIOCULTURAL A TEORIA DO INSUMO- INTERAÇÃO-PRODUÇÃO
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
BEHAVIORISMO Alessandra Brochier Marasini Ana Beatriz Fiori
APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA
APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA
Profª Ms. Claudia Barbosa FONTE:
Teorias de Ensino COMPORTAMENTALISMO Modelos Teóricos de Aprendizagem:
AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM
Como a Criança Pensa Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves.
Concepções de Aprendizagem.
A Pré-História da Linguagem Escrita
Behaviorismo.
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
Teoria Psicogenética de Piaget
Professora Suraia Rahmé
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
Conceitos de aprendizagem
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
SISTEMA CONSTRUTIVISTA
Piaget: linguagem e as operações intelectuais
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
Questões introdutórias
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
Vygotsky – Pensamento e linguagem
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
A PSICOLOGIA E O COMPORTAMENTO HUMANO.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Vygotsky: Zona de desenvolvimento próximo ou proximal
ESPECIFICIDADES DA LINGUAGEM NA 1ª E 2ª INFÂNCIAS
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
A Epistemologia Genética de Jean Piaget
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Teorias de Aprendizagem Profa. Cibelle Celestino Silva
Psicopatologia da Inteligência
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
Linguagem Natureza e Aquisição.
Adriana Regina Marques de Souza Pelissari
Teorias de aquisição da linguagem
Como desenvolver as implicações de Piaget utilizando mapas conceituais? G4 - Camila e Patricia.
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
A aprendizagem da escrita - abordagem histórico-cultural 1. Pressupostos histórico-culturais Atividade mediada Método instrumental 2. Etapas: Rabiscos.
Psicologia, Infância e Educação
A pré história da linguagem escrita
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Transcrição da apresentação:

AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM Componentes do Grupo: Alyne Pimentel; Caroline Tostes; Graça Oliveira; Gustavo Trindade; e Mônica Paes. Bibliografia: Piaget, Jean (1975) – A formação do Símbolo na Criança; Lyons, John (1989) – Linguagem e Linguística: Uma Introdução; Fiorin, José Luiz (2011) – Introdução a Linguística: I. Objetos Teóricos; e Martellota, Mario Eduardo(2011) – Manual de Linguística.

Por que a terminologia aquisição é utilizada em vez de aprendizado? Aquisição da Linguagem Como aprendemos a falar? O adulto desempenha papel fundamental nesse processo? Existe uma Gramática Universal que norteia a aquisição das línguas? Por que a terminologia aquisição é utilizada em vez de aprendizado? Várias hipóteses tentam dar conta do processo de aquisição da linguagem.

Estrutura Silábica nos Processos de Aquisição “A sílaba é uma divisão espontânea”, segundo Câmara (1976:43). A estrutura de organização da sílaba permite-nos compreender as formas que os morfemas e as palavras assumem e desempenham importante papel nos processos fonológicos da língua. Spencer (1996:73) As construções da sílaba em português: CV (básica), V, CCV, CVC, CVV.

Representação da Estrutura da Sílaba

Formação das estruturas nos processos do português brasileiro e europeu, segundo os estudos de Freitas (1997) e Santos (1998,2001) Inicia a aquisição da língua com a estrutura CV e logo depois V: CV + CV = [‘ga-tu] – gato (1 ano e 5 meses), V + CV = [é.si] – esse (1 ano e 6 meses) A estrutura V em posição não inicial é evitada pelas crianças por um período, modificando-a para CV. [Ko-‘le-lu] – coelho ( 2 anos e 3 meses).

As próximas estruturas a surgirem são: CVV e CVC Aquisição da Linguagem As próximas estruturas a surgirem são: CVV e CVC [mais] – mais (1 ano e 7 meses) [por. ku] – porco (1 ano e 10 meses) Obs: Na estrutura CVC , a C final pode ser omitida ou substituída, podendo, ainda, a criança acrescentar um V final e transformar a estrutura CVC em CV.CV, conforme abaixo: [po-ku] – porco (1 ano e 7 meses) [‘lu-zi] – luz (2 anos e 3 meses)

Aquisição da Linguagem A última estrutura que surge é a CCV: [is.’tre.la] – estrela (2 anos e 2 meses) [plas.ti.ku] – plástico ( 2 anos e 3 meses) “A sílaba, portanto, é encarada como uma forma primária de discurso, como um dos primeiros constituintes a serem adquiridos pelas crianças” (Freitas 2001)

A HIPÓTESE BEHAVIORISTA Behaviorismo = Comportamentalismo: Surge em 1913, com o Manifesto Behaviorista de John B. Watson (1878-1958). O objeto de estudo da Psicologia: comportamento, portanto, nem a psique, nem a consciência. A partir da afirmativa acima, surge os estudos de Burrhus Frederic Skinner (1904-1990): a aprendizagem de uma língua se dava pela exposição ao meio e em decorrência da imitação e do reforço.

Behaviorismo Experiências com animais: podem ser ensinados, desde que recebem recompensas ou castigos adequados. Crianças aprendem da mesma forma, ou seja, por condicionamento, assim como qualquer outro animal. Exemplo: Estímulo: sede > resposta: “aga” (água) > reforço: mãe oferece água para a criança Linguagem adquirida: Portanto, os pais e professores desempenham papel importante no processo. Crítica de Chomsky: a aquisição da linguagem não poder ser apenas produto de observação e repetição da fala dos pais ou professores, mas sim das estruturas da mente que permitem o surgimento espontâneo da fala e a produção criativa de expressões nunca ouvidas ou repetidas anteriormente.

INATISMO Chomsky(1965) – Todo indivíduo já nasce com uma capacidade inata (competência) e depois, com o contato com uma determinada língua, desenvolve um desempenho ou performance linguística. Há uma Gramática Universal (G.U.). Pinker(1994) Pessoas com atrasos ou problemas mentais não necessariamente têm problemas linguísticos. Afasia (Broca e Wernicke); Área cerebral atingida.

Inatismo Chomsky (1965)

Chomsky e Todos os Gerativistas Princípios e Parâmetros Princípios – Estrutura comum à todas as línguas (G.U.). Parâmetros – Variações possíveis que a Língua pode ter. Vamos às seguintes sentenças: ESTÁ CHOVENDO. / IT’S RAINING. O Parâmetro para a sentença específica na língua portuguesa seria: o sujeito pode ser omitido. Já o parâmetro para a mesma sentença, só que na língua inglesa seria: o sujeito deve ser sempre preenchido.

HIPÓTESE MATURACIONAL Radford (1993) – Existem diferentes fases para a aquisição da linguagem. Há uma maturação de uma para outra. Fase pré-linguística – 0 a 12 meses; Fase de uma só palavra – 12 a 18 meses; Fase multivocabular inicial ou lexical – 18 a 24 meses; Fase multivocabular tardia ou funcional – 24 a 30 meses.

Yams (1986) – Hipótese da Competência Plena/Total Hipótese Maturacional Lightfoot( 1989) - Os dados desencadeadores do processo maturacional seriam o que provocaria a passagem, isto é, a transformação da G.U. para a gramática da língua ser aprendida. Yams (1986) – Hipótese da Competência Plena/Total Todos os princípios estão disponíveis desde o início e se os parâmetros não são fixados imediatamente, é porque há dificuldade em sua determinação. Pinker (1984) – Hipótese da Aprendizagem Lexical Embora todos os princípios estejam disponíveis, o desenvolvimento sintático é guiado pela aprendizagem de novos itens lexicais e morfológicos.

COGNITIVISMO CONSTRUTIVISTA Desenvolvimento da Inteligência e Construção do Conhecimento Esta proposta teórica, que vincula a linguagem à cognição, foi desenvolvida a partir dos estudos de Jean Piaget. Ele passou grande parte de sua carreira interagindo com crianças e estudando seu processo de raciocínio para entender a maneira de pensar da criança e sua estrutura mental. Passou a combinar a psicologia experimental, que é um estudo formal e sistemático, com métodos informais de psicologia: entrevistas, conversas e análises pacientes. Jean Piaget (1896 – 1980) Cientista suíço, psicólogo, filósofo e biólogo

Cognitivismo Construtivista Seu interesse foi em compreender como se desenvolve a inteligência humana. Entre muitos estudos e pesquisas, ficou a ideia do sujeito epistêmico, que resume-se no conceito também chamado de sujeito cognoscente ou do conhecimento. Para Piaget a aquisição da linguagem é consequência da atividade construtiva do sujeito, a partir das relações interativas entre a criança e o ambiente. A explicação das origens da linguagem e do pensamento é buscada na interiorização do esquematismo sensório-motor da criança. (1896 – 1980)

A IDEIA DE CONSTRUÇÃO Para Piaget a inteligência é formada por estruturas próprias, estruturas de conhecimento. Constituídas no decorrer das interações, as estruturas cognitivas evoluem mediante a influência recíproca de fatores externos, do meio, e de fatores internos, próprios da organização intelectual. Em síntese, a ideia de construção é, portanto, a de consequência natural das interações mencionadas. O conhecimento não progride mediante simples recordações de informações dadas. Pelo contrário, principia nas trocas que o sujeito tem com o mundo.

PENSAMENTO E LINGUAGEM Piaget realizou pesquisas psicogenéticas sobre as origens e a estruturação progressiva do conhecimento e, nesse sentido, investigar o papel da lógica e da linguagem. Nos primeiros estudos sobre o desenvolvimento do pensamento e da linguagem da criança, Piaget destaca a passagem do egocentrismo infantil para a objetividade e para o pensamento lógico que, segundo ele, está estreitamente relacionada à linguagem socializada. Pensamento egocêntrico Pensamento lógico (pensamento socializado) Linguagem egocêntrica Linguagem lógica (linguagem socializada)

A IMAGEM MENTAL/SIMBOLISMO O nascimento da imagem, para Piaget, está atrelado ao nascimento do pensamento enquanto coordenação interna de esquemas, de tal maneira que até mesmo o desenvolvimento futuro de cada um desses dois elementos depende das relações recíprocas e insolúveis: o pensamento é fonte de mobilidade e de transformação e a imagem é fonte de figuração simbólica. A linguagem enquanto sistema de signos, implica significantes (gestos ou palavras articuladas) que se reportam a objetos mediados por conceitos ou “pré-conceitos”.

OS PRIMEIROS ESQUEMAS VERBAIS Na pesquisa sobre transição dos esquemas sensório-motores para os esquemas conceptuais, Piaget mostra que os primeiros esquemas verbais da criança refletem o uso da linguagem. Esquemas verbais pré-conceitos conceitos Semi-signos Signos verdadeiros Imagens estáticas Imagens dinâmicas

INTERACIONISMO SOCIAL Vygotsky (1996) – Desenvolvimento da linguagem e do pensamento com base na interação entre os indivíduos. Atividades compartilhadas ajudam as crianças a internalizar os modos de pensamento e comportamento de suas sociedades e a torná-los seus. Conceito de andaime: Apoio temporário que os pais e outros sujeitos dão a criança para realizar uma tarefa que ela ainda não realiza sozinha. Processo de imitação → aprendizagem colaborativa.

Na aquisição de linguagem... Interacionismo Social Na aquisição de linguagem... Fase pré-verbal – ligada à inteligência prática Fase pré-intelectual da fala – relacionada ao balbucio e ao choro. Aos 2 anos, a fala e o pensamento se unem e a fala passa a servir ao intelecto. Fala egocêntrica como instrumento para planejar e encontrar soluções. A fala seria internalizada à medida que a criança cresce; Troca comunicativa entre criança e adulto desenvolve a linguagem e o pensamento.

Para Saussure, em uma de suas dicotomias, Lingua x Fala: Interacionismo Social Para Saussure, em uma de suas dicotomias, Lingua x Fala: Língua = social produto social depositado no cérebro de cada um Fala = individual expressada a partir de mecanismos psicofísicos

Visão Sociocognitivista Une a base social, interacional e cognitiva. O homem como detentor exclusivo da linguagem? Habilidades cognitivas que caracterizam os humanos modernos. Aprendizado cultural – devido a habilidade dos indivíduos compreenderem seus semelhantes como seres iguais.

Aprender com e através de outra pessoa. Visão Sociocognitivista Aprender com e através de outra pessoa. Como a criança aprende socialmente? No que se refere a aquisição de linguagem, a criança por volta dos 9 meses desenvolve a habilidade de compreender outras pessoas, porque nessa fase ela começa a interagir com outras pessoas de vários modos. Como podemos ver, os linguistas dão diferentes respostas às perguntas sobre aquisição de linguagem Porém ainda não conseguiram desvendar por completo esses segredos.