Fundamentação histórica do Estudo de usuários

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BENCHMARKING.
Advertisements

Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista
Pesquisa em Serviços de Saúde
INFERÊNCIA DESCRITIVA
Capítulo 4 PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA.
Currículo MERCOSUL, 1997 Área 1 – Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação Área 2 – Processamento da Informação Área 3 – Recursos e Serviços.
Gestão da Produção P = F (bens; serviços)
CONCEITOS ELEMENTARES
Metodologia da Pesquisa
Metodologia Científica
Por Que o Pesquisador Social Utiliza a Estatística
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
Disciplinas do curso 06mar2008
E DUCAÇÃO E C ONTROLE S OCIAL Projeto Escola que Protege Auditório da Secretaria Municipal de Educação – SEMED Manaus, 23 a 27 de março de 2008.
uma perspectiva curricular relativa às fontes de informação.
O processo de pesquisa de mercado
Tesauros José Antonio M. Nascimento.
ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
FONTES DE INFORMAÇÃO o conteúdo, a forma e o processo
UNESP Estudo de caso E Pesquisa ação. Metodologia de Pesquisa em
CRÍTICA À ABORDAGEM TRADICIONAL NOS ESTUDOS DE USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO
Estudos de Usuários Proposta de reflexão teórica baseada na análise de sete dissertações de mestrado sobre usuários de bibliotecas escolhidas aleatoriamente.
TGI004 USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO (Aula 2)
Aula 09 A pesquisa-ação e a pesquisa participante
O COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DE JOVENS ESTUDANTES DO
Escola de Redes A escola é a rede O Que é a Escola de Rede ???  É uma rede de pessoas dedicadas à investigação teórica e à disseminação de conhecimentos.
Metodologia de Pesquisa
José Antonio Machado do Nascimento Grupo de Pesquisa em Marketing da Informação - GPMI Estudos de usabilidade na Ciência da Informação.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Ciência da Informação Biblioteconomia – Noturno Teoria e Gestão da Informação Usuários da Informação Grupo.
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Comportamento do consumidor
VYGOTSKY: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS
Comportamento do consumidor
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
SEMINÁRIO DE PESQUISA PEDAGOGIA 8° PERÍODO
Metodologia da Pesquisa Científica
José Augusto Chaves Guimarães UNESP – Marília Recife
Serviço de informação e estudos de usuários LÚCIA MARIA S. V. COSTA RAMOS Disciplina CBD 0289 ECA/USP.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Análise de Dados Ciências Contábeis.
Estatística.
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO 4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO.
VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho
METODOLOGIA Nesta fase o autor da pesquisa deve anunciar qual é o tipo de pesquisa que o mesmo realizará, ou seja, se será uma pesquisa empírica com trabalho.
“CMAPTOOLS: CRIANDO MAPAS CONCEITUAIS”
O que é pesquisa científica?
Indexação e linguagens documentárias – uma pequena revisão introdutória José Antonio M. Nascimento.
Fundamentação teórica da Análise da Informação
Usuários da informação José Antonio M Nascimento.
Metodologia Científica
Conhecimento Científico
Concepções em Educação Matemática
MÉTODO CIENTÍFICO A investigação científica depende de um “conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos” (Gil, 1999, p.26) para que seus objetivos.
PROJETO DE PESQUISA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA GESTÃO DO TRÁFEGO URBANO ATRAVÉS DO ESTUDO DO BENCHMARKING ENTRE OS CENTROS DE CONTROLE.
Introdução à Administração
Um Novo Espaço para o Saber
Metodologia da Pesquisa (BOAVENTURA, E, Metodologia da Pesquisa, 4)
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Tefko Saracevic.  Professor Emérito da Escola de Comunicação e Ciência da Informação de Rutgers da Universidade Estadual de Nova Jersey (EUA). Saracevic.
Tratamento Temático da Informação
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Aula Origens da Linguagem Documentária Documentação (déc. 50 a 70) crescimento do conhecimento científico e tecnológico Dificuldades para armazenar.
6/23/  UNIVERSIDADE AUTÓNOMA DE LISBOA Seminário Multidisciplinar 2004 CECD Curso Especialização em Ciências Documentais.
Tipos de Pesquisa Aula 5. Quanto à forma de coletar dados I. Por Observação a teoria orienta a observação; Observação naturalística. II. Através de entrevistas.
Estudos de usuários em bibliotecas escolares: aspectos teóricos e metodológicos Carlos Alberto Ávila Araújo - UFMG Estudos de usuários em bibliotecas escolares:
Transcrição da apresentação:

Fundamentação histórica do Estudo de usuários José Antonio M Nascimento 1

Fundamentação teórica do Estudo de Usuários Temática pesquisasa na Ciência da Informação por mais de 60 anos. Objetivos: estudo do comportamento informacional do usuário, avaliação de produtos e serviços de informação; fluxo de transferência da informação. Utilização de uma grande variedade de métodos e técnicas de coleta de dados. Estudo de usuários – fenômeno internacional que rompeu as barreiras da C.I. 2

Fundamentação teórica do Estudo de Usuários Mais de 7 mil estudos de usuários realizados entre 1970-2007. Estudo de usuários x estudo da comunidadade. Estudo da comunidade – surgido na Inglaterra na década de 30 – interesse considerável em saber como as pessoas liam e qual a utilização que faziam das bibliotecas. Primeiros estudos de usuários – bibliotecários associados aos docentes da Escola de Biblioteconomia da Universidade de Chicago. 3

Fundamentação teórica do Estudo de Usuários Diferenças entre a pesquisa de estudo de usuários e a pesquisa na área de biblioteconomia: Identificação da demanda de informação # identificação da demanda de documentos Relevância do meio ambiente social da biblioteca Problemas sociais e de trabalho dos usuários são levados em conta no uso da biblioteca. A leitura não é uma atividade social isolada. Compartilhamento de idéias. 4

Fundamentação teórica do Estudo de Usuários 1948 – Conferência da Royal Society – estudos que passaram a demonstrar como cientistas e técnicos utilizam a literatura em uma determinada área ou como buscam uma determinada informação; Constatações desse período: acessibilidade e facilidade de uso são fatores primoridiais para a utilização de um serviço de informação. Melhores serviços são aqueles que oferecem informação selecionada. Usuários de informação preferem canais informais de comunicação. Ex: arquivos pessoais. 5

Fundamentação teórica do Estudo de Usuários Educação de usuários é uma área negligenciada. Inexistência de marketing da informação. Constatações desse período: acessibilidade e facilidade de uso são fatores primordiais para a utilização de um serviço de informação. Acessibilidade ao documento desejado – usuário nenhum deseja somente ter acesso a referência a um documento emum sistema de informação. Problema resolvido com a Internet? 6

Fundamentação teórica do Estudo de Usuários A partir da década de 70 estudos de usuários passam a ser utilizados como ferramentas de planejamento de serviços de informação. Surgimento da noção de cliente de serviços de informação – satisfação. Distinção entre estudos de uso e usuários Estudos de uso – coleta de dados sistemática sobre o sistema de informação. Estudo de usuários – entendimento das necessidades de informação e comportamento informacional. 7

Fundamentação teórica do Estudo de Usuários Em resumo: até o final da década de 70 os estudos de uso utilizavam técnicas quantitativas de coleta de dados – uso excessivo de técnicas estatísticas para garantir mais confiabilidade às inferências dos pesquisadores. Tipos de técnicas quantitativos de coleta de dados: média, moda, mediana, desvio-padrão. 8

Fundamentação teórica do Estudo de Usuários A partir da década de 80 – evolução da automação – uma nova retomada na concepção e planejamento de serviços de informação. Complexa variedade de evidências na determinação do comportamento do usuário frente as suas necessidades de informação. Teorias importadas de diversas áreas do conhecimento agregadas à CI – Marketing, da Comunicação Científica, Psicologia Cognitiva 9

Fundamentação teórica do Estudo de Usuários Exemplo de algumas técnicas utilizadas em estudos de usuários Questionários, entrevistas, listas de verificação, observação, análise do conteúdo, análises de contexto, grupos focais, entre outros. 10