Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITE ANALISADO.
Advertisements

Visão Global do Projecto
Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo
Ambiente Virtual de Aprendizagem Prof. M.Sc. Robson Santos da Silva.
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Computadores e Internet para Ensinar e Aprender na FCT/UNL
Roteiros de Formação e Aprendizagem para Plataformas de eLearning
Alandjansen Figueira Rodrigues O LMS são programas feitos para e-learning. O Moodle é um LMS, bem completo e funcional.
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Introdução ao Moodle! Moodle é uma alternativa às soluções comerciais de ensino on-line, e distribui-se gratuitamente sob licença Open Source.. O contexto.
TUTORIAL DE CONCILIAÇÃO - módulo básico -
IME – Instituto de Matemática e Estatística USP – Universidade Estadual de São Paulo MAC499 – Trabalho de Formatura Supervisionado 2000 Orientadora: Prof.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
Educação do século XXI
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo e 16 Dez 09, 6 Jan 10
III Encontro Nacional de EAD para a Rede de Escolas de Governo
Sala de Aula Virtual para Professores
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 3: 27 de Maio 10
Plataforma de Ensino a Distância
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
Curso de Mecânica com Simuladores no Moodle
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Utilização Educativa da plataforma Moodle
Athail Rangel Pulino Filho Departamento de Engenharia Civil
Apresentação da plataforma / LMS Moodle Vitor M. N
Se é professor, provavelmente já ouviu falar sobre…
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Se é professor ou formador, provavelmente já ouviu falar sobre Educação do século XXI Software social e e-learning.
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
Moodle.
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Luís Lóia. * Primeira e única licenciatura em Filosofia em Portugal de ensino em regime semi-presencial.
Évora - 27 Junho 05 Workshop Moodle Uma perspectiva "aberta" do ensino a distância 1 Moodle na UE Gestão de Conteúdos a Distância.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Se é professor, provavelmente já ouviu falar sobre… Educação do Séc. XXI Aprendizagem baseada na Internet.
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
A utilização das TIC nos processos de ensino/ aprendizagem CRIE – ME
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Prof. Dr. Vinicius Ponte Machado
Portais de Ensino Plataforma Moodle.
 Davi Gonçalves Dias  ADS Noite  Sistemas de Informação  Prof: André Moraes.
Ferramenta de ensino on-line. O que é o moodle? É um pacote de software para produzir disciplinas baseadas na Internet, e sítios Web, sendo possível disponibilizar.
Ferramenta de ensino on-line Este apresentação foi adaptada de um documento produzido por José Oliveira.
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Formação de Tutores a Distância
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Professor: André Moraes NOME: Felipe Pereira Curso: Analise e desenvolvimento de sistemas Disciplina: Sistemas de Informação Faculdade de Tecnologia do.
Ambientes Virtuais de Aprendizagem O que é? ”Ambientes Virtuais de Aprendizagem são softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet.”
Análise de um curso a distância que utilizou uma nova ferramenta de Courseware chamada Moodle Use este modelo para criar páginas da Web de intranet.
Oficina sobre a Plataforma Janeiro/2006 Prof. Angelo de Moura Guimarães Prof. Antônio Mendes Ribeiro
As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.
Linguagem de Apresentação e Estruturação de Conteúdos Professora: Fabrícia F. de Souza.
Learning Design, uma especificação mais abrangente para Objetos de Aprendizagem Renato Luís de Souza Dutra Liane Tarouco Mary Lucia Pedroso Konrath.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
De que falamos quando dizemos “moodle”?. O Moodle é um software para gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo, permitindo a criação de cursos.
Conceção de Cursos para Ambiente Online workshop.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, primavera de 2012.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Formadores: Nuno Albano e Vera Cruz Utilização da Plataforma Moodle - ESMP.
Vamos utilizar o oodle? Um convite para boas práticas Dieval Guizelini Universidade Federal do Paraná.
Lucas F. Arantes. Sobre o Moodle Após trabalhar com WebCT na universidade de Curtin University – Australia 1999 iniciou o desenvolvimento do protótipo.
Transcrição da apresentação:

Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment MOODLE Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment

O que é o Moodle? Moodle é um sistema ou plataforma de gestão de cursos/ aprendizagem vulgarmente designado por Course Management System (CMS) ou Learning Management System (LMS) com suporte em open source. O Moodle foi criado por Martin Dougiamas, cientista informático e docente, que se dispôs a implementar e apoiar a utlização deste sistema no ensino universitário, em Perth, na Austrália.

O que é necessário para iniciar a utilização do Moodle? Computador com acesso à Internet. Um web browser como o Internet Explorer, Mozilla Firefox, Safari, or Opera. Acesso a um curso como aluno ou professor, ou acesso ao site do Moodle como administrador.

O que é um CMS/ LMS ? CMSs são aplicações web, o que quer dizer que funcionam num servidor e são acedidas utilizando um web browser. O docente e os seus alunos podem aceder ao sistema a partir de qualquer lugar que possua uma ligação à Internet.

CMSs disponibiliza aos docentes ferramentas para criar um curso on-line e permitir acesso controlado ficando apenas visível para os alunos envolvidos. CMSs também disponibiliza uma variedade de instrumentos que permite uma eficaz realização do curso.

Permite Transferir e partilhar materiais. Fóruns e chats (conversação). Questionários. Distribuir e rever funções/ papeis. Organizar grupos.

Filosofia Educativa Adopta o construtivismo social como teoria base. Alguns CMS são sistemas centrados nos instrumentos de ensino, enquanto o Moodle é centrado na aprendizagem. O construtivismo social baseia-se na ideia de que as pessoas aprendem melhor quando envolvidas num processo social de construção do saber, através da acção de elaborar um produto para os outros.

Início Criar uma conta Editar o seu perfil (User Profile)

Formatos de Cursos LAMS SCORM (Sharable Content Object Reference Model) Social Tópicos Semanal e CSS (Cascading Style Sheets, tecnologia usada para formatar documentos HTML, XML e XHTML)

Exemplos Formato em tópicos: As aulas são organizadas em tópicos numerados sequencialmente: aula 1, 2, 3 e assim por diante. Formato semanal: Utiliza datas fixas para o início e término das actividades. A segmentação das aulas será baseada nas datas: a aula 1 na semana de 22 a 26 de Fevereiro e assim por diante. Formato social: Exige um grau de amadurecimento dos participantes e professores. Não existem divisões definidas, é uma espécie de um grande fórum de discussão, utilizando a essência do construtivismo social.