ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Formação em ação Segundo Semestre..
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Pedagogia da pesquisa-ação
A CARTOGRAFIA COMO MEIO DE ENSINO DA GEOGRAFIA
Plano de Trabalho Docente
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
2º encontro – Professores Maio de 2012
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
DIRETRIZES CURRICULARES
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Diretoria de Ensino da Região de Mogi das Cruzes
PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Cristiane jonas Francisconi
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
PCN DE GEOGRAFIA ROBERTA GUEDES.
O que é ensinar história?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Perguntas de Modelação
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
PNLD 2011 Programa Nacional do Livro Didático
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Ensino Médio. 1ª edição – 157,2 mil inscritos; 2001 – 1,6 milhões de inscritos; 2006 – 3,7 milhões de inscritos; 2009 – 4,1 milhões de inscritos. Exame.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
VIDEOCONFERÊNCIA ESCOLHA QUALIFICADA E USO DO LIVRO DIDÁTICO
Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental
Área de Ciências da Natureza
Programa Nacional do Livro Didático 2015 Área de Ciências Humanas Disciplinas: História, Geografia, Sociologia e Filosofia.
Componente Curricular Arte
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
PNLD 2015 Área de Geografia UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências da Terra DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA.
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
Geografia – PNLD Respeitem os princípios éticos e democráticos constantes no país. Sejam também um auxílio ao trabalho do professor, no que diz.
Transcrição da apresentação:

ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO PNLD 2014 ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO

PROBLEMATIZAÇÃO Quais os procedimentos mais adequados para a escolha do livro didático?

OBJETIVOS Verificar a importância do livro didático de Geografia para o processo de ensino-aprendizagem e como instrumento de formação continuada do professor; Fazer uma caracterização geral dos livros em estudo; Verificar o enfoque teórico-metodológico adotado pelos livros didáticos; Identificar os fundamentos conceituais da geografia abordados pelos livros didáticos; Avaliar se o livro didático proporciona ao educando uma leitura crítica da realidade; Verificar se o livro didático adota linguagens e atividades(exercícíos, textos complementares, etc) condizentes com a respectiva série e o contexto sociocultural do educando; Verificar possíveis erros de base teórico-metodológica, gráficos, conceituais, e outros presentes no livro didático.

Na organização de atividades O livro didático é um importante material de apoio para o trabalho do professor, auxiliando-o: No planejamento geral Na organização de atividades No fornecimento de informações corretas e atualizadas Na apresentação de conteúdo coerente com: o estágio do conhecimento científico em geral e da ciência geográfica; os métodos e as teorias educacionais em vigor; as diretrizes curriculares nacionais.

O LD não constitui o único material de ensino em sala de aula, mas, é uma referência significativa no processo de ensino-aprendizagem, podendo servir, também, como instrumento de formação continuada ao professor, a partir de textos de apoio, sugestão de bibliografia, da discussão teórico-metodológica constante no livro e no manual do professor, entre outros recursos.

Os LDs de GEOGRAFIA adotados na escola devem possibilitar aos alunos: Analisar a realidade, percebendo suas semelhanças, diferenças e desigualdades sociais, e apresentar propostas para sua transformação; Compreender as interações da sociedade com a natureza, para explicar como as sociedades produzem o espaço; Compreender o espaço geográfico como resultado de um processo de construção social, e não como uma enumeração de fatos e fenômenos desarticulados; Saber utilizar os conceitos de natureza, paisagem, espaço, território, região e lugar, para analisar e refletir.

Compreender seu espaço imediato, assim como as escalas mais amplas. Utilizar variáveis básicas como distância, localização, semelhanças, diferenças, hierarquias, atividades e sistemas de relações, para identificar e inter-relacionar formas, conteúdos, processos e funções; Permitir a discussão e a crítica, estimulando atitudes para o exercício da cidadania; Favorecer a apropriação da linguagem cartográfica para estabelecer correlações e desenvolver as habilidades de representar e interpretar o mundo.

PROPOSTA DE ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO PELA FORMAÇÃO

1 - Distribuição de conteúdos verificar se os conteúdos estão dispostos de forma processual; - verificar a adequação entre conteúdo/ série/ importância para a realidade do aluno;

2 – Habilidades críticas no ensino de Geografia * Leitura e interpretação de textos; * Leitura e interpretação de paisagens; * Leitura e interpretação de tabelas, mapas e gráficos; * Relaciona o conteúdo ao seu cotidiano. - Verificar se essas habilidades estão sendo trabalhadas nos conteúdos e nas atividades

3 - Os fundamentos conceituais Verificar como a coleção aborda os conceitos e pressupostos fundamentais da Geografia: Espaço Lugar Paisagem Território Limite Fronteira Região Natureza Sociedade