7º Fórum Institucional AmbientAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
Advertisements

Estrutura
Avaliação do Plano Plurianual
REDAÇÃO DE PROPOSTAS, PROJETOS E DOCUMENTOS
Algumas provocações para se pensar
MARÇO Contexto Qualidade do Gasto MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Orçamento Federal Gasto Gestão Insumos Processos de Aquis. e Transform.
Inovação e Criatividade
CONFLITO E NEGOCIAÇÃO.
Profª Marco Aurélio Botelho Tecnólogo em Gestão Comercial – Planejamento Comercial Planejamento Comercial Aula 20 18/1/2014.
Gestão Integrada de Negócios
Curso: CONSULTORIA EMPRESARIAL
Leonardo José Schettino Peixoto da Receita Federal do Brasil
Seminário Regional da Cooperação Brasil-Itália sobre Desenvolvimento Local e Regional PROJETOS ORIENTADOS PARA RESULTADOS Araraquara-SP
Unimed Tubarão.
PPLAN Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento
Planejamento Estratégico
Unidade de Capacitação Empresarial
Planejamento Estratégico do PGQP
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
Fórum QPC 12/06/2008. CONSTRUÇÃO DO SONHO Governança Mobilização Capacitação Reconhecimento.
CI205 – ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO PARA INFORMÁTICA Nelson Suga 2011
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Planejamento Estratégico 2 1 PE 01 ESTRATÉGIA OPERACIONAL: definindo a direção Prof. Luciel Henrique de Oliveira
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional Setembro 2012
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
Planejamento e projetos sociais:
INSTITUTO DA ARTE DO FUTEBOL BRASILEIRO. Museu do Futebol Idealizado em 2005, por uma parceria entre a Prefeitura da Cidade de São Paulo e a Fundação.
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
MOBILIZAÇÃO EMPRESARIAL PELA INOVAÇÃO - MEI
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
PAINEL 3 - Interrelacionamento entre Auditoria, Controles Internos, Gestão de Riscos e Compliance Diretor Clairton Belem da Silva Diretoria de Planejamento.
Gerência de Projetos (continuação)
Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis
José Alberto Ribeiro Carvalho
Planejamento estratégico de gestão pública por resultados no processo de reforma administrativa do estado de Minas Gerais Izabela Moreira Corrêa Seminário:
TECNOLOGIA DO PRODUTO Maria da Graça Saraiva Nogueira
Elaboração e Análise de Projetos
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
Gerenciamento de Projetos
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
PAINEL ASSECOR PPA : ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS E DESAFIOS METODOLÓGICOS Brasília, 03 de março de 2015.
Gerência de Projetos (continuação) Prof. Tales Cabral Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática 3º Módulo.
III ENCONTRO DAS INSTÂNCIAS DE GOVERNANÇA REGIONAL DE TURISMO DO PARANÁ Curitiba, 15 de dezembro de 2009 Boas práticas das instâncias de governança de.
Histórico Comitê de Empreendedorismo e Inovação em 2005, com o objetivo de fomentar empreendedorismo e a inovação na região. Rede Gaúcha de Tecnologia.
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
Planejamento e Responsabilidade Social
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
ADMINISTRAÇÃO Prof. WAGNER RABELLO JR.
Atuação dos agentes de Controle Social
Brasília – Março de Contexto Desafios do Estado X Recursos disponíveis Demandas sociais.
Florianópolis I ENCONTRO CATARINENSE DE POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE DROGAS METODOLOGIA PARA GRUPOS DE TRABALHO.
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
Ferramentas para o Planejamento de Carreira
Fórum das Mulheres de Negócios
República Federativa do Brasil SECRETARIA DE ORÇAMENTO FEDERAL GESTÃO BASEADA EM CUSTOS Brasília, setembro de 2007.
Dezembro de O IGS e o fortalecimento da Governança Social em MG Termo de Parceria Firmado em Outubro de 2007 entre o Governo do Estado de Minas.
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
 Desenvolvido por Walter A. Shewart na década de 20, mas começou a ser conhecido como ciclo de Deming em 1950, por ter sido amplamente difundido por.
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA Prof.ª Kelly Magalhães.
Não é casual. Constitui esforço deliberado, racional e formal. “Projeto de um estado futuro desejado e de meios efetivos para torná-lo realidade”. É um.
C ICLO PDCA OU C ICLO DE D EMING. H ISTÓRIA Desenvolvido por Walter A. Shewart na década de 20, mas começou a ser conhecido como ciclo de Deming em 1950,
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Transcrição da apresentação:

7º Fórum Institucional AmbientAÇÃO 4/2/2017 4:36 PM 7º Fórum Institucional AmbientAÇÃO FIA 2013 DOURADO COLETA SELETIVA VERMELHO COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO AZUL CONSUMO CONSCIENTE DE PAPEL, ENERGIA, ÁGUA E COPOS AMARELO MONITORAMENTO E DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS © 2007 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Microsoft, Windows, Windows Vista e outros nomes de produtos são ou podem ser marcas registradas e/ou marcas comerciais nos Estados Unidos e/ou em outros países. As informações contidas neste documento têm finalidades meramente informativas e representam a visão atual da Microsoft Corporation, na data desta apresentação. Como a Microsoft precisa responder às constantes mudanças nas condições de mercado, o conteúdo do documento não deve ser interpretado como um compromisso por parte da Microsoft, e a Microsoft não pode garantir a exatidão de qualquer informação fornecida após a data desta apresentação. A MICROSOFT NÃO OFERECE NENHUMA GARANTIA, SEJA EXPRESSA, IMPLÍCITA OU LEGAL, CONCERNENTE ÀS INFORMAÇÕES DESTA APRESENTAÇÃO.

Planejamento: (Muito) Breves considerações 4/2/2017 4:36 PM 7º Fórum Institucional AmbientAÇÃO FIA 2013 Planejamento: (Muito) Breves considerações © 2007 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Microsoft, Windows, Windows Vista e outros nomes de produtos são ou podem ser marcas registradas e/ou marcas comerciais nos Estados Unidos e/ou em outros países. As informações contidas neste documento têm finalidades meramente informativas e representam a visão atual da Microsoft Corporation, na data desta apresentação. Como a Microsoft precisa responder às constantes mudanças nas condições de mercado, o conteúdo do documento não deve ser interpretado como um compromisso por parte da Microsoft, e a Microsoft não pode garantir a exatidão de qualquer informação fornecida após a data desta apresentação. A MICROSOFT NÃO OFERECE NENHUMA GARANTIA, SEJA EXPRESSA, IMPLÍCITA OU LEGAL, CONCERNENTE ÀS INFORMAÇÕES DESTA APRESENTAÇÃO.

Planejar... Pra quê? Mitos compreensíveis: É chato... - É cansativo... 4/2/2017 4:36 PM Planejar... Pra quê? Mitos compreensíveis: É chato... - É cansativo... Não leva a nada... Toma muito tempo... É muito “formal”... É caro... © 2007 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Microsoft, Windows, Windows Vista e outros nomes de produtos são ou podem ser marcas registradas e/ou marcas comerciais nos Estados Unidos e/ou em outros países. As informações contidas neste documento têm finalidades meramente informativas e representam a visão atual da Microsoft Corporation, na data desta apresentação. Como a Microsoft precisa responder às constantes mudanças nas condições de mercado, o conteúdo do documento não deve ser interpretado como um compromisso por parte da Microsoft, e a Microsoft não pode garantir a exatidão de qualquer informação fornecida após a data desta apresentação. A MICROSOFT NÃO OFERECE NENHUMA GARANTIA, SEJA EXPRESSA, IMPLÍCITA OU LEGAL, CONCERNENTE ÀS INFORMAÇÕES DESTA APRESENTAÇÃO.

Planejar... Pra quê? Planejamento = EMPODERAMENTO no “jogo” 4/2/2017 4:36 PM Planejar... Pra quê? Planejamento = EMPODERAMENTO no “jogo” “ O Plano como Aposta” (Matus, 2006). “Monitoramento e Avaliação do Empoderamento” (Oakley & Clayton, 2003). Empoderamento: processo de fortalecimento dos sujeitos nos espaços de participação social e democratização política (Kleba & Wendausen, 2009). © 2007 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Microsoft, Windows, Windows Vista e outros nomes de produtos são ou podem ser marcas registradas e/ou marcas comerciais nos Estados Unidos e/ou em outros países. As informações contidas neste documento têm finalidades meramente informativas e representam a visão atual da Microsoft Corporation, na data desta apresentação. Como a Microsoft precisa responder às constantes mudanças nas condições de mercado, o conteúdo do documento não deve ser interpretado como um compromisso por parte da Microsoft, e a Microsoft não pode garantir a exatidão de qualquer informação fornecida após a data desta apresentação. A MICROSOFT NÃO OFERECE NENHUMA GARANTIA, SEJA EXPRESSA, IMPLÍCITA OU LEGAL, CONCERNENTE ÀS INFORMAÇÕES DESTA APRESENTAÇÃO.

Taxa de mortalidade de organizações de pequeno porte - Sebrae (2008) - 4/2/2017 4:36 PM Taxa de mortalidade de organizações de pequeno porte - Sebrae (2008) - © 2007 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Microsoft, Windows, Windows Vista e outros nomes de produtos são ou podem ser marcas registradas e/ou marcas comerciais nos Estados Unidos e/ou em outros países. As informações contidas neste documento têm finalidades meramente informativas e representam a visão atual da Microsoft Corporation, na data desta apresentação. Como a Microsoft precisa responder às constantes mudanças nas condições de mercado, o conteúdo do documento não deve ser interpretado como um compromisso por parte da Microsoft, e a Microsoft não pode garantir a exatidão de qualquer informação fornecida após a data desta apresentação. A MICROSOFT NÃO OFERECE NENHUMA GARANTIA, SEJA EXPRESSA, IMPLÍCITA OU LEGAL, CONCERNENTE ÀS INFORMAÇÕES DESTA APRESENTAÇÃO.

4/2/2017 4:36 PM Razões da mortalidade 54 % - Ausência de planejamento 31 % - Carência de comportamento empreendedor e deficiências na gestão empresarial 09 % - Falta de políticas públicas de incentivo 06 % - Dificuldades econômicas © 2007 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Microsoft, Windows, Windows Vista e outros nomes de produtos são ou podem ser marcas registradas e/ou marcas comerciais nos Estados Unidos e/ou em outros países. As informações contidas neste documento têm finalidades meramente informativas e representam a visão atual da Microsoft Corporation, na data desta apresentação. Como a Microsoft precisa responder às constantes mudanças nas condições de mercado, o conteúdo do documento não deve ser interpretado como um compromisso por parte da Microsoft, e a Microsoft não pode garantir a exatidão de qualquer informação fornecida após a data desta apresentação. A MICROSOFT NÃO OFERECE NENHUMA GARANTIA, SEJA EXPRESSA, IMPLÍCITA OU LEGAL, CONCERNENTE ÀS INFORMAÇÕES DESTA APRESENTAÇÃO.

Escolha da ferramenta Não existe imparcialidade ou “ingenuidade” 4/2/2017 4:36 PM Escolha da ferramenta Não existe imparcialidade ou “ingenuidade” Uma questão ideológica. Uma questão política Uma questão contextual. * Estratégico? * Mercadológico? * Social? * Vinculado a algum contrato? *Há alguma fonte investidora? * Os atores envolvidos dominam a ferramenta? * Estatal? * Qual partido? * Terceiro Setor? * Autônomo? * Vinculado a algum contrato? © 2007 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Microsoft, Windows, Windows Vista e outros nomes de produtos são ou podem ser marcas registradas e/ou marcas comerciais nos Estados Unidos e/ou em outros países. As informações contidas neste documento têm finalidades meramente informativas e representam a visão atual da Microsoft Corporation, na data desta apresentação. Como a Microsoft precisa responder às constantes mudanças nas condições de mercado, o conteúdo do documento não deve ser interpretado como um compromisso por parte da Microsoft, e a Microsoft não pode garantir a exatidão de qualquer informação fornecida após a data desta apresentação. A MICROSOFT NÃO OFERECE NENHUMA GARANTIA, SEJA EXPRESSA, IMPLÍCITA OU LEGAL, CONCERNENTE ÀS INFORMAÇÕES DESTA APRESENTAÇÃO.

Algumas ferramentas de Planejamento 4/2/2017 4:36 PM Algumas ferramentas de Planejamento MAPP (Método Altadir de Planejamento Participativo) HCD ® (Human Centered Design) Disseminadores de “Tecnologias sociais”: * Instituto Ayrton Senna * Fundação Bradesco * Fundação Itaú Cultural * Instituto Ethos * Instituto C&A * GIFE * SEBRAE * Ambientação (?) Marco Lógico Matriz SWOT PDCA PLAN - DO - CHECK - ACT PES (Planejamento Estratégico Situacional) PMBOK ® Project Management Body of Knowledge Design Thinking ® © 2007 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Microsoft, Windows, Windows Vista e outros nomes de produtos são ou podem ser marcas registradas e/ou marcas comerciais nos Estados Unidos e/ou em outros países. As informações contidas neste documento têm finalidades meramente informativas e representam a visão atual da Microsoft Corporation, na data desta apresentação. Como a Microsoft precisa responder às constantes mudanças nas condições de mercado, o conteúdo do documento não deve ser interpretado como um compromisso por parte da Microsoft, e a Microsoft não pode garantir a exatidão de qualquer informação fornecida após a data desta apresentação. A MICROSOFT NÃO OFERECE NENHUMA GARANTIA, SEJA EXPRESSA, IMPLÍCITA OU LEGAL, CONCERNENTE ÀS INFORMAÇÕES DESTA APRESENTAÇÃO.

No nível mais elementar Definir um PLANO DE AÇÃO E METAS 4/2/2017 4:36 PM No nível mais elementar Definir um PLANO DE AÇÃO E METAS O QUÊ:  QUEM:  ONDE:  QUANDO (s):  COMO:  PARA QUÊ:  PARA QUEM:  ORÇAMENTO: © 2007 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Microsoft, Windows, Windows Vista e outros nomes de produtos são ou podem ser marcas registradas e/ou marcas comerciais nos Estados Unidos e/ou em outros países. As informações contidas neste documento têm finalidades meramente informativas e representam a visão atual da Microsoft Corporation, na data desta apresentação. Como a Microsoft precisa responder às constantes mudanças nas condições de mercado, o conteúdo do documento não deve ser interpretado como um compromisso por parte da Microsoft, e a Microsoft não pode garantir a exatidão de qualquer informação fornecida após a data desta apresentação. A MICROSOFT NÃO OFERECE NENHUMA GARANTIA, SEJA EXPRESSA, IMPLÍCITA OU LEGAL, CONCERNENTE ÀS INFORMAÇÕES DESTA APRESENTAÇÃO.

No nível desejável, institucional e contextualmente: 4/2/2017 4:36 PM No nível desejável, institucional e contextualmente: Programa para o Desenvolvimento Gerencial do Terceiro Setor “Rumo à Excelência” * Estratégia governamental; * Objetiva o fortalecimento gerencial das entidades do Terceiro Setor e de seus parceiros; * Melhoria das parcerias realizadas e dos programas prestados por Termos de Parcerias. Núcleo Central de Parcerias com Oscip – NCPO Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – SEPLAG © 2007 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Microsoft, Windows, Windows Vista e outros nomes de produtos são ou podem ser marcas registradas e/ou marcas comerciais nos Estados Unidos e/ou em outros países. As informações contidas neste documento têm finalidades meramente informativas e representam a visão atual da Microsoft Corporation, na data desta apresentação. Como a Microsoft precisa responder às constantes mudanças nas condições de mercado, o conteúdo do documento não deve ser interpretado como um compromisso por parte da Microsoft, e a Microsoft não pode garantir a exatidão de qualquer informação fornecida após a data desta apresentação. A MICROSOFT NÃO OFERECE NENHUMA GARANTIA, SEJA EXPRESSA, IMPLÍCITA OU LEGAL, CONCERNENTE ÀS INFORMAÇÕES DESTA APRESENTAÇÃO.

TO PLAN PLANEJAR TO ACT AGIR TO CHECK VERIFICAR TO DO EXECUTAR CICLO PDCA DE CONTROLE TO PLAN PLANEJAR TO ACT AGIR DEFINIR AS METAS DEFINIR OS MÉTODOS QUE PERMITIRÃO ATINGIR AS METAS EDUCAR E TREINAR EXECUTAR OS SERVIÇOS ATUAR CORRETIVAMENTE VERIFICAR OS RESULTADOS DA TAREFA EXECUTADA TO CHECK VERIFICAR TO DO EXECUTAR 11

Planejar... O que você vê? 4/2/2017 4:36 PM © 2007 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Microsoft, Windows, Windows Vista e outros nomes de produtos são ou podem ser marcas registradas e/ou marcas comerciais nos Estados Unidos e/ou em outros países. As informações contidas neste documento têm finalidades meramente informativas e representam a visão atual da Microsoft Corporation, na data desta apresentação. Como a Microsoft precisa responder às constantes mudanças nas condições de mercado, o conteúdo do documento não deve ser interpretado como um compromisso por parte da Microsoft, e a Microsoft não pode garantir a exatidão de qualquer informação fornecida após a data desta apresentação. A MICROSOFT NÃO OFERECE NENHUMA GARANTIA, SEJA EXPRESSA, IMPLÍCITA OU LEGAL, CONCERNENTE ÀS INFORMAÇÕES DESTA APRESENTAÇÃO.

Visão sistêmica: Uma semente não é SÓ uma semente! 4/2/2017 4:36 PM Planejar... O que você vê? Visão sistêmica: Uma semente não é SÓ uma semente! © 2007 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Microsoft, Windows, Windows Vista e outros nomes de produtos são ou podem ser marcas registradas e/ou marcas comerciais nos Estados Unidos e/ou em outros países. As informações contidas neste documento têm finalidades meramente informativas e representam a visão atual da Microsoft Corporation, na data desta apresentação. Como a Microsoft precisa responder às constantes mudanças nas condições de mercado, o conteúdo do documento não deve ser interpretado como um compromisso por parte da Microsoft, e a Microsoft não pode garantir a exatidão de qualquer informação fornecida após a data desta apresentação. A MICROSOFT NÃO OFERECE NENHUMA GARANTIA, SEJA EXPRESSA, IMPLÍCITA OU LEGAL, CONCERNENTE ÀS INFORMAÇÕES DESTA APRESENTAÇÃO.

MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO Uma visão sistêmica: PLANEJAMENTO inserido no cenário global da gestão de projetos ou organizações Esse slide apresenta os oito critérios que compõem o MEG. O termo critério veio de critérios de avaliação estabelecidos inicialmente para avaliar a aderência da gestão da organização aos fundamentos da excelência. A avaliação tem que ser feita dentro de critérios definidos e não pela cabeça do Examinador. Inicialmente denominados Critérios de Avaliação, posteriormente sua denominação foi alterada pela FNQ para Critérios de Excelência. Apresentar os oito critérios na seguinte ordem: 1 - Toda organização tem clientes, com necessidades e expectativas, que podem ser atendidas com os produtos e/ou serviços disponibilizados pela organização. 2 – A sociedade,na qual os clientes e a organização estão inseridos, que influencia a organização e é influenciada por ela, também tem necessidades e expectativas que podem ser atendidas pela organização. 3 – Em algum momento no passado alguém identificou essas condições: clientes e sociedade com suas necessidades e expectativas . Essas necessidades e expectativas podem ser atendidas, trazendo satisfação para os clientes e a sociedade, e esse atendimento pode até gerar algum ganho financeiro. Quem identifica essas condições é o empreendedor, representado no MEG pela Liderança. 4 – Para atender corretamente essas necessidades e expectativas dos clientes e da sociedade a liderança desenvolve estratégias e um bom planejamento. A estratégia é o caminho seguido pela organização para atingir seus objetivos, essencialmente as necessidades dos clientes, da sociedade e das demais partes interessadas (relembrar o slide 20 onde foi apresentado o conceito de partes interessadas). 5 – O atendimento às necessidades e expectativas das partes interessadas é feito por meio de Processos que são executados pelas Pessoas (os funcionários da organização). 6 – Ao executar os Processos, obrigatoriamente a organização consegue Resultados. 7 – Esses Resultados, na forma de Informações e conhecimento são retroalimentados na Liderança, nas Estratégias e planos, nos Clientes, na Sociedade, nos Processos e nas Pessoas com o propósito de garantir e melhorar cada vez mais os resultados da organização. A figura da “bola” é a representação gráfica do MEG; contém os oito Critérios da Excelência: Liderança, Estratégias e planos, Clientes, Sociedade, Informações e conhecimento, Processos, Pessoas e Resultados. Observar que o MEG atende a todas as partes interessadas na organização: clientes externos (Clientes), clientes internos (executores dos Processos), sociedade, acionista (Liderança), funcionários ou colaboradores (Pessoas) e fornecedores (contidos nos Processos, como será visto no detalhamento dos critérios). E foca também os resultados da organização, como é mostrado na cor – ouro – e no tamanho da bola que representa os resultados. O manual do Compromisso / Rumo à Excelência apresenta os critérios tomando por base o PDCL. Não recomendamos essa apresentação, uma vez que ela não destaca o grande mérito do MEG que é contemplar todas as partes interessadas na organização. PDCL e PDCA, bases do MEG, serão mostrados e trabalhados posteriormente em outros slides do treinamento. 14

Você faz parte de um “bio-sistema”!

Determinação de indicadores para avaliar a implementação das estratégias e estabelecimento de metas Para sua definição deve-se seguir as recomendações: Convergência com políticas públicas; Devem ser coerentes com os resultados históricos alcançados pela organização; As metas entre as estratégias devem ser coerentes entre si, pois algumas delas têm relações de causa e efeito; As metas devem ser específicas; Registrar as metas em enunciados simples; As metas devem ser desafiadoras, mas possíveis de serem alcançadas, ou seja, realistas; As metas devem conter estágios de verificação, estabelecendo curto e longo prazos.

4/2/2017 4:36 PM © 2007 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Microsoft, Windows, Windows Vista e outros nomes de produtos são ou podem ser marcas registradas e/ou marcas comerciais nos Estados Unidos e/ou em outros países. As informações contidas neste documento têm finalidades meramente informativas e representam a visão atual da Microsoft Corporation, na data desta apresentação. Como a Microsoft precisa responder às constantes mudanças nas condições de mercado, o conteúdo do documento não deve ser interpretado como um compromisso por parte da Microsoft, e a Microsoft não pode garantir a exatidão de qualquer informação fornecida após a data desta apresentação. A MICROSOFT NÃO OFERECE NENHUMA GARANTIA, SEJA EXPRESSA, IMPLÍCITA OU LEGAL, CONCERNENTE ÀS INFORMAÇÕES DESTA APRESENTAÇÃO.

4/2/2017 4:36 PM Obrigado! neymourao@neymourao.com.br (31) 8862-9400 www.neymourao.com.br © 2007 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Microsoft, Windows, Windows Vista e outros nomes de produtos são ou podem ser marcas registradas e/ou marcas comerciais nos Estados Unidos e/ou em outros países. As informações contidas neste documento têm finalidades meramente informativas e representam a visão atual da Microsoft Corporation, na data desta apresentação. Como a Microsoft precisa responder às constantes mudanças nas condições de mercado, o conteúdo do documento não deve ser interpretado como um compromisso por parte da Microsoft, e a Microsoft não pode garantir a exatidão de qualquer informação fornecida após a data desta apresentação. A MICROSOFT NÃO OFERECE NENHUMA GARANTIA, SEJA EXPRESSA, IMPLÍCITA OU LEGAL, CONCERNENTE ÀS INFORMAÇÕES DESTA APRESENTAÇÃO.