Comunicação Institucional A Imagem da Instituição perante a Sociedade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vantagens da Internet para as Relações Públicas:
Advertisements

Elementos do Jornalismo On-line
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
A importância do planejamento
Atribuições do Gabinete Pessoal do Presidente
Comunicação Corporativa Assessoria de Comunicação
WEB NOTICIÁRIO NOTICIÁRIO - Resenha, bloco de notícias transmitidas pelo rádio, televisão ou internet. Noticiário: televisão – telejornal; rádio – rádio.
Agências de Notícias Imprensa Jovem Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2011.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
_Painel: RELAÇÕES PÚBLICAS 2
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA UNIFRA: PROMOVENDO A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL 1 NOME E SOBRENOME2; NOME E SOBRENOME3 e NOME E SOBRENOME4 1Trabalho de pesquisa,
Jornalismo e Assessoria de Imprensa
Plano de Comunicação e Marketing
Comunicação de Estado, Comunicação de Governo: Divergências e Convergências Bruno Caetano Secretário de Comunicação do Estado de São Paulo 28/08/2008.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
REDE DIGITAL CORPORATIVA
A força da identidade sonora.
CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade
Guia do Assessor de Imprensa V Feira Internacional da Amazônia.
PONTOS CRUCIAIS PARA COMEÇAR UM TRABALHO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA
Assessoria de Imprensa
Assessoria de Imprensa História
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Embora procurando satisfazer as expectativas naturais de seus representados, os sindicatos se vêem, permanentemente, diante de um crescente número de.
Luiz Fernando da Silva Mestrando em Comunicação – UERJ Especialista em comunicação interna – Approach - Tools Assessoria de Imprensa História, mercado.
PLANO DE NEGÓCIO.
Recrutamento e Seleção de Vendedores
Uso da Internet na Comunicação Interna
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
... tem por objetivo auxiliar no processo de sustentação, puplicização e defesa de posicionamento do conjunto CFESS/CRESS com a categoria e com a sociedade.
Comunicação Estratégica; a Ascom em dois pontos
AULA 1 - Comunicação Organizacional
Plano de Comunicação.
A sua porta para o mercado de Comunicação Vagas de empregos na área de Comunicação A sua porta para.
Fortalecimento Institucional do Subcomitê Pinheiros-Pirapora: comunicação institucional, integração e mobilização social Projeto e atividades em 2009.
Planejamento Estratégico de Campanhas Eleitorais
Como funciona a imprensa
O que é Assessoria de Imprensa
Curso de Marketing: Foco em Cooperativa
Rotinas Produtivas São as fases principais da produção informativa cotidiana que, conseqüentemente, incidem na qualidade da informação. Essas rotinas podem.
Procedimentos de Assessoria de Imprensa Maio/ 2012.
O funcionamento do telejornalismo como transmissor de informação
Estratégias de Comunicação
Coordenação de Comunicação Balanço do segundo semestre Prof. Me. Cesar Bargo Perez 16 de dezembro de 2011Convênio.
WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
RELATÓRIO DE ATIVIDADES E RESULTADOS
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
Assessoria de Comunicação ASCOM
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Práticas de Comunicação na Anvisa Carlos Dias Lopes.
Abracom.
Origem das assessorias. A chamada comunicação organizacional, empresarial ou institucional tem seus contornos traçados em 1906, quando um jornalista dos.
Gestão da produção Roteiro de produção Prof a. Keli Vanessa Salvador Damin Versão 2015/1.
MÍDIA O QUE É MÍDIA NA PUBLICIDADE Significa meios de comunicação em massa. Meios convencionais de mídia: rádio, jornal, televisão,revista. As emissoras.
Estratégias de Comunicação Prof. Dr. Basile Emmanouel Mihailidis.
Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior.  Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior é uma instituição privada sem fins lucrativos e considerada.
Técnica de Redação em AI
Universidade Corporativa Procenge
MÍDIA KIT REVISTA NOVOS HÁBITOS Contato
Teorias do Jornalismo. Itens do trabalho jornalístico  Pontos fixos de observação  Divisão do trabalho no interior do jornal  Hierarquia profissional.
RELAÇÕES PÚBLICAS Ana Colaço Daiane Navarqui Joyce Agneli Marilene Gomes Neide Souza.
MEDIA TRAINING Aperfeiçoamento profissional para o executivo ou porta voz de entidades : como se relacionar com a Imprensa.
ASSESSORIA DE IMPRENSA. Assessoria de Imprensa: Trata do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa ou órgão público com a imprensa. /
Comunicação Comunitária
Fundamentos do Jornalismo  O trabalho jornalístico tem o objetivo de captar e tratar a informação.  O tratamento dependerá do veículo, seja.
Componentes do Jornalismo Online
Daniela Miranda de Oliveira Paludo Katiele Mariana de Aquino Plano de Negócios.
Comunicação Interna PolíticaCompromissos Sugestões de produtos, soluções.
Relatório Anual de Imprensa e Atividades Janeiro a Novembro / 2014 Ribeirão Preto / SP Dezembro / 2014.
Pesquisa do Instituto ABERJE de Pesquisas Pesquisa do Instituto ABERJE de Pesquisas  100 empresas em todo o país (92% associadas à ABERJE);   Todas.
Transcrição da apresentação:

Comunicação Institucional A Imagem da Instituição perante a Sociedade Joyce Russi joyce.russi@stf.jus.br

A imagem de uma organização é o reflexo da forma de se comunicar dessa organização

As assessorias de imprensa surgem da necessidade das organizações públicas e privadas de prestarem contas à sociedade e à opinião pública .

As assessorias de imprensa servem de ponte para facilitar a prestação de contas da instituição por meio da mídia

As assessorias de imprensa são instrumentos para formação e gestão da imagem corporativa

DUARTE, Jorge. Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia Assessoria de imprensa é a atividade que administra o relacionamento e o fluxo de comunicação entre a organização e seus dirigentes e os veículos de comunicação e seus jornalistas. DUARTE, Jorge. Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia

Funções da AI Relacionamento com imprensa Divulgação no formato jornalístico de idéias, ações e produtos Atendimento a demandas da sociedade, via imprensa Análise de ameaças ou oportunidades no ambiente externo e concorrência Produção e supervisão de publicações jornalísticas institucionais Produção estratégica de fatos e organização de eventos com características jornalísticas

A Notícia e seus valores “Os jornalistas têm os seus óculos particulares através dos quais vêem certas coisas e não outras, e vêem de uma certa maneira as coisas que vêem. Operam uma seleção e uma construção daquilo que é selecionado”. (Bourdieu).

A notícia e seus valores Valores-notícia referem-se aos critérios que os jornalistas utilizam na seleção do acontecimento, ou na decisão de escolher um acontecimento como candidato à sua transformação em notícia, em detrimento de outro.

Critérios Interesse público Novidade Disponibilidade – informações complementares/fontes Exclusividade Adequação – veículos de comunicação têm temas de interesse e critérios de seleção de notícias diferentes

Importância da AI As assessorias de imprensa têm, entre outras, a tarefa de identificar oportunidades que podem virar notícia para reforçar a imagem da instituição junto à opinião pública Pautando a mídia as assessorias de imprensa também atuam no processo de formação da opinião pública

Interesse público X assuntos de interesse Como atividade jornalística, o trabalho de assessoria de imprensa deve ter por foco o interesse público Ao mesmo tempo, por ser uma atividade inserida no contexto organizacional, a assessoria de imprensa não pode se abster de atender aos assuntos de interesse da instituição

O começo A assessoria de imprensa surge como atividade profissional nos Estados Unidos, em 1906, com o plano de comunicação elaborado pelo jornalista Ivy Lee para o empresário John Rockefeller

“Este não é um serviço de imprensa secreto “Este não é um serviço de imprensa secreto. Todo nosso trabalho é feito às claras. Pretendemos fazer a divulgação de notícias. Isto não é agenciamento de anúncios. Se acharem que o nosso assunto ficaria melhor na seção comercial, não o usem. Nosso assunto é exato. Maiores detalhes, sobre qualquer questão, serão dados prontamente. E qualquer diretor de jornal interessado será auxiliado, com o maior prazer, na verificação direta de qualquer declaração de fato. Em resumo, nosso plano é divulgar, prontamente, para o bem das empresas e das instituições públicas, com absoluta franqueza, à imprensa e ao público dos Estados Unidos, informações relativas a assuntos de valor e de interesse para o público.”

Assessoria de imprensa no Brasil A prática de assessoria de imprensa no Brasil começou a desenvolver-se após a eleição de JK, em 1955, em razão da convergência de empresas multinacionais (indústria automobilística) Foi desacreditada durante o regime militar (1964/1985), principalmente no setor público

A revolução das fontes A partir dos anos 80 cresce a atividade de assessoria de imprensa no Brasil As fontes passaram a ser agentes geradoras de notícias, reportagens, entrevistas e até artigos

Compromisso com a verdade Embora produza uma informação assumidamente posicionada a favor do cliente ou do patrão, o assessor de imprensa, como jornalista, deve manter necessariamente o compromisso de divulgar a verdade Cabe aos veículos de comunicação a decisão de publicar ou não as informações oferecidas pelas assessorias, utilizando os textos dos releases como pauta ou matéria acabada A filtragem por parte dos veículos tende a eliminar o produto não jornalístico ou que contenha informações de má qualidade

A Estrutura de Comunicação do STF Coordenada pela Secretaria de Comunicação, a estrutura do STF é composta pela Coordenadoria Geral de Comunicação, Coordenadoria Adjunta de Comunicação e Coordenadoria Administrativa de Comunicação

Comunicação STF A Secretaria de Comunicação do STF conta com 250 colaboradores, entre servidores nomeados, concursados e terceirizados, divididos entre as áreas de: Imprensa, TV Justiça e Rádio Justiça

TV Justiça A TV Justiça é responsável pela exibição de programas jornalísticos, didáticos e pela transmissão ao vivo das sessões plenárias Com transmissão a cabo e em UHS tem potencial para chegar a 10 milhões de casas Também pode ser acessada pela internet (www.tvjustica.jus.br)

Rádio Justiça A Rádio Justiça é transmitida em FM na freqüência 104,7 MHz, a emissora também é sintonizada via satélite e pela internet (www.radiojustica.jus.br ) A Rádio Justiça também é responsável pela produção da parte reservada ao Poder Judiciário no programa Voz do Brasil transmitido em cadeia nacional de rádio pela EBC

Portal STF O conteúdo do Portal fica a cargo da Coordenadoria Adjunta de Comunicação

Portal STF O Portal do STF tem as notícias atualizadas várias vezes ao dia, quase no mesmo ritmo das agências comerciais de notícias online Além das notícias (releases) com as principais decisões da Corte, o site dispõe também de um glossário para ajudar a tradução de algum termo jurídico mais complexo Em média são publicadas 350 matérias ao mês O acesso mensal à página de notícias é superior a 900 mil

Mídias Sociais Em outubro 2009 o STF firmou acordo com o Google e passou a ter um canal oficial no YouTube. Exibe programas da TV Justiça e compactos das sessões plenárias. Em dezembro de 2009 o STF também passou a disponibilizar informações no Twiter. Hoje tem a página do STF, a TV Justiça e a da Rádio Justiça.

Comitê de Imprensa Além da estrutura para os profissionais da Casa, a comunicação do STF conta também com um comitê de imprensa; Existem hoje 14 veículos credenciados com setoristas voltados para a cobertura do Supremo Tribunal.

Sugestões bibliográficas Bueno, Wilson da Costa – Comunicação empresarial: teoria e pesquisa – Barueri, SP: Manole, 2003 Duarte, Jorge (organizador) – Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica – São Paulo: Atlas, 2003 Lara, Maurício – As sete portas da comunicação pública – como enfrentar os desafios de uma assessoria – Belo Horizonte: Gutemberg, 2003 Lopes, Boanerges – O que é assessoria de imprensa – São Paulo: Brasiliense, 2003 Sant’Anna, Francisco – Mídia das Fontes: o difusor do jornalismo corporativo – Brasília: Casa das Musas, 2008