Sistema de Gestão da Aprendizagem de Segunda Geração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Percepção em Mobile Learning
Advertisements

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Contribuições possíveis: contexto e flexibilidade
I Seminário ABED de Educação a Distância
Ajudar as pessoas a aprender
PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
Conteúdos Digitais Abordagem Sócio-construtivista
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Pontifícia Universidade Católica
CAMARA Portuguesa de Comercio no Brasil/Pará
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Prof. Dr. Pimentel Ricardo R. Nunes
Objetos de aprendizagem
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Universidade do Sul de Santa Catarina Fundação Pública de Direito Privado – Criada em 1964; Reconhecida como Universidade em 1989; 04 campi e 09 unidades.
ÓPTICA Abordar assuntos introdutórios sobre óptica que darão um pouco de base para a palestra sobre metrologia óptica Conceitos como reflexão, refração.
Desafios e oportunidades do EAD
Contexto de Educação a Distância
Qualiti Courses :: Documento de Requisitos. {icc2, jmmn, mmc2, CIn-UFPE Equipe Ivan Cordeiro Cardim Julio Maravitch Maurício.
A Educação Mediada pela Tecnologia
Introdução à NP-completude
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
Backtracking Katia Guimarães.
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
III Encontro Nacional de EAD para a Rede de Escolas de Governo
Biblioteca digital: oportunidades do acesso aberto à informação.
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Neoliberalismo e Crise da Educação Pública
Sistema de Gestão de Aprendizagem de Segunda Geração
Escolhendo o nosso Futuro
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Generalidades sobre e-learning
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Interiorização do conhecimento
Alex sandro gomes | 2008 Estratégia, Competição e Usabilidade Ou, ‘Como criar um serviço web 2.0 de sucesso?’
Sistema de Gestão da Aprendizagem de Segunda Geração
Introdução à NP-completude Katia S. Guimarães
Katia S. Guimarães Busca em Grafos Katia S. Guimarães
Percepção em M-Learning
Ferramentas de Planejamento
CASE: O POSTGRESQL EM BI Milhares de operações diárias consolidadas "near-real-time" PGDay Campinas Wagner Correa Ramos Anderson.
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Novas Abordagens da Educação Física Escolar: do Tradicionalismo ao Construtivismo Thiago Elias Merlo 2011.
Julho Fabrício Murai – Sobre dois fenômenos em redes P2P do tipo BitTorrent Fabrício Murai CTD 2012 Orientadores:Daniel.
Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina
Aprendizagens em Arte Coordenadora
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Sistema de gestão de aprendizagem
CAMPUS UNIVERSITÁRIO UNISUL VIRTUAL. UNISUL A Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina - é uma universidade com personalidade fundacional de direito.
Formação de Tutores a Distância
TV Digital Design da interação com envolvimento do usuário em contexto econômico coletivo.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Quem somos.Reply Alex Sandro Ana Queiroz Apuena Gomes Bruno Leonardo Capital Login Cibele Christ Cynthia Belleza Danilo Torres Enoque Calvino Erick Pinheiro.
Uso de Plataforma Virtual de Ensino
E-learning Corporativo. E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br2 Aprendizagens de prática.
UFPE – Centro de Informática CASE Comunidade para Análise de Software Educativo
ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS PEAD PÓLO – SÃO LEOPOLDO Profs. Drs.- Dóris Fiss, Leonardo Porto e Jaqueline Picetti.
Este trabalho foi elaborado pelas alunas do Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Elaine Teodora Jeane Rodrigues Sara Mota Soraya Margareth.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
Evolução da internet e os Recursos Educacionais Digitais para o Fortalecimento da Aprendizagem a Distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci.
Disciplinas a Distância em Cursos Presenciais: Case UNIT Profa. Dra. Jucimara Roesler.
Formadores: Nuno Albano e Vera Cruz Utilização da Plataforma Moodle - ESMP.
Transcrição da apresentação:

Sistema de Gestão da Aprendizagem de Segunda Geração Ajudar as pessoas a aprender

Diferenciais competitivos O Que é um LMS? O termo LMS engloba um conjunto de sistemas compostos dos seguintes elementos: Componentes de publicações de seqüências instrucionais Componentes para concepção de cursos Componentes de alocação de alunos Componente de atribuição de lições e acompanhamento de performance Componente de coleta de dados CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br

Por que Segunda Geração? Diferenciais competitivos Por que Segunda Geração? Simplicidade e percepção para as atividades de usuários Utiliza Java/Ajax na interface do usuário Linguagem gráfica moderna e Visualização de dados Serviços de percepção na interface da aplicação web Arquitetura permite extensão da experiência de usuários Servidor e plataforma de jogos flash multiusuários integrado Servidor e plataforma de componentes síncronos de aprendizagem Servidor multimídia multiusuários Suporte a deferentes abordagens de aprendizagem Construtivista (manipulações sobre representações) e sócio interacionista (colaboração, engajamento, imersão em jogos) Acesso à plataforma de TVDi ou T-learning Mobile learning ou M-learning CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br

Taxionomia de Colaboração Apoiada por Computador Tempo Igual Diferente Igual Interação Face-a-face Interação Assíncrona LMS 2ª Geração Espaço LMS 1Ger Interação Síncrona Distribuída Interação Assíncrona Distribuída Diferente CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br

LMS 1ª Geração LMS 2ª Geração Adaptive Path 29 October 2001 LMS 1ª Geração LMS 2ª Geração Aulas presenciais Colaboração e Novas Mídias amadeus.cin.ufpe.br CCTE-Cin-UFPE Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

FORMATO VANTAGENS Mídias integradas Tecnologia de Gestão Integração de Novas Mídias Percepção Adaptada à avaliação formativa Mobile learning

Amadeus: Histórico 2001-2004 2003 2005-2007 2008: alfa 2009: beta Projeto Protem-CC 2003 Criação do grupo CCTE 2005-2007 Projeto: CNPq, MEC, FINEP, FACEPE 2008: alfa Primeiro realease no II ESLPE (0.1 unstable) Convite para integrar o softwarepublico.gov.br Início da coordenação da a comunidade Cooperação nacional e Internacional: UNEB, PUCV, Lyon II, Santiago de Compostela, UFAL, USP, AIFB, GRIS 2009: beta Versão estável e implantações CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br

Amadeus: significado do nome Anagrama de... Agentes Micromundos e Análise do DEsenvolvimento no USo de Instrumentos Agente: IA Micromundo: Jean Piaget Brincando... AMADeus Amadeus (Mozart) !? Personalidade Sonoro Verdadeira Inspiração: Villa Lobos… ... e o povo brasileiro CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br

Quem? Alex Sandro Almir Moura Altair Aquino Ana Queiroz Apuena Gomes Adaptive Path 29 October 2001 Quem? Alex Sandro Almir Moura Altair Aquino Ana Queiroz Apuena Gomes Aurione Alves Bruno Leonardo Bruno Monteiro Cibele Christ Cristian Rusu, Chile Cynthia Belleza Daniel Julião Danilo Torres Danilo Veras Dante Aurélio Eliaquim Lima Enoque Calvino Erick Pinheiro Fábio Caparica Fernando Fonseca Fernando Souza Fernando Trinta Filipe Levi Flávia Veloso Floriano Melchiades Gilberto Nunes Gleibson Rodrigo Guilherme Carvalho Hector Paulo Henrique Seabra Hugo Calazans Icamaan Viegas Isaac Silva Isledna Rodrigues J-C. Regnier, França João Bosco João Coutinho Jocélio Passos Jorge Ramos José Santos Joseane Ribeiro Júlio Markovitch Laís Neves Leonardo Medeiros Leonardo Nunes Luanna Lopes Lobato Luís Fernando Maiely Janys Marcelo Queiroz Maria Cláudia Costa Maurício Braga Milton Burgos Natanael Silva Nelson Rosa Parnésio Damasceno Raoni Franco Rebeka Gomes Ricardo Câmara Rodrigo Lumack Rodrigo Santos Rodrigo Siqueira Rogério Nibon Samyr Santos Sávio Domingos Sávio Lima Sérgio Mendonça Socorro Vânia Stephania Padovani Taciana Pontual Tássio Virgínio Thiago Moreira Tiago Buarque Tiago Remígio Vinícius Pádua Vítor Costa Viviane Aureliano Walkíria Branco Yasmine Mota Yuri César CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Quem Apóia? Adaptive Path 29 October 2001 CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

1º Movimento: Usabilidade da Interface Web Adaptive Path 29 October 2001 Interface simples 1º Movimento: Usabilidade da Interface Web CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Problemas formulados: Adaptive Path 29 October 2001 1º Movimento: Usabilidade da Interface Web Problemas formulados: Simplificar o trabalho docente em EaD Avaliação em EaD Gestão de conteúdo em ambientes de ensino Percepção social em interface web e ambientes síncronos Visualização de dados Aspectos da web 2.0 (ajax) Simplificar o trabalho de tutoria Resultados: http://www.cin.ufpe.br/~ccte. CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

2º Movimento: Extensão da Experiência CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br

Problemas formulados: Adaptive Path 29 October 2001 2º Movimento: Extensão da Experiência Problemas formulados: Dificuldades de integração de jogos Uso isolado de vídeos Cultura recente da Educação a Distância Isolamento dos alunos Acesso a equipamentos de medida Uso off line de simuladores Aprendizado informal Resultados: http://www.cin.ufpe.br/~ccte. CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Micromundo síncrono integrado ao LMS Adaptive Path 29 October 2001 Micromundo síncrono integrado ao LMS Construção colaborativa de representações CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Concurso Dissertações e Teses SBIE’SBC em 2007 Adaptive Path 29 October 2001 MicroMundos Concurso Dissertações e Teses SBIE’SBC em 2007 CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Micromundo captura medidas em tempo real Adaptive Path 29 October 2001 Micromundo captura medidas em tempo real Interação local e remota e manipulação de dados em tempo real CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Excelência em Pesquisa ABED em 2007 Adaptive Path 29 October 2001 EriMont Excelência em Pesquisa ABED em 2007 CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Servidor de jogos multiusuários em Flash Adaptive Path 29 October 2001 Servidor de jogos multiusuários em Flash Imersão em contextos lúdicos e de simulação CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Flexibilidade e interação síncrona CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br

Player de vídeo multiusuário Adaptive Path 29 October 2001 Player de vídeo multiusuário Refletir sobre a prática e refletindo sobre comportamento próprios ou de terceiros... CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Player de vídeo multiusuário versão Flex Adaptive Path 29 October 2001 Player de vídeo multiusuário versão Flex CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

M-learning Adaptive Path 29 October 2001 CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Pela TV Digital (mundo ideal) Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br

Pela TV Digital (mundo real) Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br

Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br

Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br

Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br

Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br

Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br

Cenários de uso Adaptive Path 29 October 2001 Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Disponibilizando o conteúdo Adaptive Path 29 October 2001 Disponibilizando o conteúdo CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Presencial conectado: Armazenamento de Vídeo Adaptive Path 29 October 2001 Presencial conectado: Armazenamento de Vídeo CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Didática de Educação a Distância Adaptive Path 29 October 2001 Didática de Educação a Distância TV Internet Presencial Telefonia CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Política de Software Livre Adaptive Path 29 October 2001 Política de Software Livre Atividades de Coordenação Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

http://amadeus.cin.ufpe.br CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br

Adaptive Path 29 October 2001 CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br

CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br

Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Adaptive Path 29 October 2001 Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

Pesquisa e Inovação Futuro: Entender as dinâmicas em comunidades de aprendizagem e os diferentes fenômenos da aprendizagem de adultos e propor soluções 3º Movimento: Educação de adultos in company Percepção e privacidade na atividade de formação Mediação de práticas de aprendizado informal in company Extensão da experiência em plataformas móveis E-learning e aprendizagem organizacional Aprendizagem informal em redes sociais Gestão do conhecimento e e-learning Integração com o SBTVD (DTV) CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br

Obrigado! Este documento está sujeito a copyright. Todos os direitos estão reservados para o todo ou partes do documento. Em particular, os direitos de tradução, reprodução, reuso de figuras, citações, reprodução de qualquer forma, armazenagem em sistemas de informação, inclusive na Web, estão sujeitas a autorização prévia por escrito do autor. © CIn-UFPE 2008 O uso de nomes registrados, marcas, figuras de outras publicações etc. neste documento não implica que estes objetos deixam de estar sujeitos às leis de proteção da propriedade intelectual aplicáveis. Portanto, mesmo sem indicação explícita, esses objetos não estão disponíveis para uso livre. CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br