Entrevista Psicológica no Idoso

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Investigação Qualitativa: caminhos e possibilidades
Advertisements

TÉCNICAS DE MEDIAÇÃO EMAGIS,TRF 4a.Região, 2007 HENRIQUE GOMM NETO.
Trata-se de uma apresentação feita por Sandra Teixeira no dia 17 de Agosto de 2006, no II Seminário de Desenvolvimento Gerencial e Organizacional da Secretaria.
TRATAMENTO DE CASAIS E ENVOLVIMENTO FAMILIAR
Pesquisa em Serviços de Saúde
“conflitos familiares” Rossano Figueiredo nº23 Maria Madalena nº26
FUNÇÃO AGREGAR PESSOAS:
TAP lll Professora: Camila
Entrevistas semi-dirigidas
Profª. Selma Maria da Silva
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
TERAPIA FAMILIAR SISTÊMICA
Visita Domiciliar Caso Clínico
Velhice e Família
Encaminhamentos: É importante ter A competência das Varas Valores da família X Da competência institucional (quem acompanha.
A Rede Social.
Métodos de Investigação
CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA
Habilidades em Comunicação V
ISCS-N CURSO INSTITUTO SUPERIOR CIÊNCIAS SAÚDE-NORTE
VISITA DOMICILIAR CONSULTA DE ENFERMAGEM
Entrevista Prof.ª Ms. Otília Loth.
Desmistificando a Psicologia Organizacional
PROCEDIMENTOS CLÍNICOS UTILIZADOS NO PSICODIAGNÓSTICO
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Quantitativo-Qualitativo:
Curso de saúde mental para equipes da atenção primária (2) - Módulo II
SEXUALIDADE E ENVELHECIMENTO
Institucionalização, Aspectos Psicológicos
A ENTREVISTA INICIAL COM OS PAIS.
Territorialização, diagnóstico local e planejamento estratégico
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Ministério com Casais.
Psicologia Jurídica Instrumentação Profissional para Psicólogos
O trabalho de campo.
A avaliação funcional em clínica analítico-comportamental
Metodologias de Intervenção Psicológica
ENTREVISTA CLÍNICA INICIAL
Comportamento Verbal e Linguagem
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Comunicação pessoal - I
da pessoa com depressão
Como ajudar as pessoas a mudar de comportamento
Entrevista.
Técnicas de Investigação da Personalidade I
ANDI-21 anos A Primeira Infância e Mídia no Brasil O caso do PL 6.998/ PLC 14/2015.
Técnicas de Coleta de Dados
Técnicas de Investigação da Personalidade I
Terapia analítico-comportamental infantil
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
Entrevista. Muito utilizada nos estabelecimentos de saúde, na área clínica Os profisionais de saúde rotineiramente entrevistam seus pacientes/clientes.
Trabalho realizado por: Cristiana Rocha nº7 João Couto nº15
Fundamentos do Psicodiagnóstico
• Manejo – Formação – Professor.
Guarda, Adoção, Abuso Sexual
Professora: Janine Fernandes
FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC-CG COMPONENTE CURRICULAR: SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DOCENTE: LÍDIA MARIA ALBUQUERQUE ANAMNESE.
TÉCNICAS DE SELECÇÃO RECRUTAMENTO 3ª sessão: 14/01/2010 SELECÇÃO A selecção consiste na comparação entre os perfis dos candidatos e as exigências da função.
Avaliação de Risco: Comportamento Suicida
NOÇÕES BÁSICAS SOBRE INTERVENÇÃO EM SAÚDE
Entrevista.
Violência contra médicos
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
IDOSO E SEXUALIDADE Tarsila Cunha.
Entrevista Motivacional
Formulação de casos Prof. Márcio Ruiz.
MÉTODO CIENTÍFICO CORPO DE INFORMAÇÕES HIPÓTESES EXPERIMENTAÇÃO
Saúde e Integralidade Profa. Livia Perasol Bedin.
PSICODIAGNÓSTICO Jorge Luiz de Sales.
Transcrição da apresentação:

Entrevista Psicológica no Idoso Sandra de Mendonça Mallet sandramallet@bol.com.br Telefone contato - 3277-4460 (31) 9745-1202

Entrevista Psicológica Técnica de investigação cientifica em psicologia, sendo um instrumento fundamental do método clinico. Relação entre o entrevistado e o entrevistador. Revela dados introspectivos ( a informação do entrevistado sobre os seus sentimentos e experiências), bem como o comportamento verbal e não verbal do entrevistador e do entrevistado.

Entrevista Psicológica Birgham & Moore concebem a entrevista como um processo de ação reciproca entre duas pessoas e afirmam que grande parte desta ação reciproca consiste em gestos, postura, expressão facial e outros meios de comunicação. Inclusive, as palavras adquirem grande variedade de significados e valores, ao serem pronunciadas com inflexões diferentes, ou ao fazerem parte de contextos distintos. Todos esses elementos da comunicação - a palavra falada, os gestos, as expressões, as inflexões - concorrem para o intercâmbio intencional de conceitos que constituem a entrevista.

Formas de Entrevista Diretiva, ou fechada - perguntas programadas, já planejadas e em sua seqüência, não altera as perguntas - questionário, mas permite a observação da linguagem não verbal livre, ou não-diretiva, ou aberta - o entrevistador tem ampla liberdade para perguntas e para intervenções , o cliente fala livremente sobre seus problemas e sentimentos semidirigida - o paciente pode iniciar falando, sendo que o entrevistador intervém buscando maiores esclarecimentos.

Diversas Abordagens/ Teorias no Atendimento ao Idoso Segundo Birren - a teoria é a bússola com a qual é possível navegar pelo vasto oceano dos dados. É a maneira pela qual os dados são transformados em explicações significativas sobre os processos e as conseqüências do envelhecimento. Terapia Cognitiva Comportamental Terapia Sistêmica Psicoterapia Junguiana

Formulação de Hipóteses ou Perguntas Iniciais É fundamental , no processo psicodiagnóstico, que o psicólogo colha dados e levante hipóteses, tanto a nível do paciente, como a nível do grupo familiar e do meio ambiente em geral, no qual se insere.

O que é importante investigar Queixa principal ou motivo da consulta. Nem sempre é o problema principal Quase sempre o idoso não pode queixar em casa Sente feliz, só pelo fato de ser escutado , acolhido. Sentimentos em relação a velhice Relacionamento familiar - com quem mora se necessita de ajuda para as AVDs e quem ajuda quantos filhos, netos se são casados, separados (como foi a separação) atendimento idosa coordenadoria qual o filho e neto mais atencioso, carinhoso qual o filho e neto mais distante

Perguntas importantes Qual o papel do idoso na família. Que papel desempenhava antes e agora. Quais as atividades realizadas em família Investigar dadas festivas (natal, dia dos pais/mães, aniversários) Interesse Social Dado importante para saber se existe isolamento social e investigar motivos (violência doméstica, incontinência urinária, depressão etc.) Faz alguma atividade física? Qual? Faz alguma atividade manual Ciclo de amizades e contatos (vizinhos etc.)

Continuação da Entrevista Relacionamento afetivo estado civil se tem parceiro fixo ou não Relacionamento casal Relacionamento dos familiares com o parceiro Sexualidade ( disfunções e inadequações sexuais) Uso do preservativo. Vida profissional e/ou atividades ocupacionais Ocupação anterior e atual Relatar as atividades da semana Se freqüenta algum Grupo de Convivência Se sai sozinho ou se precisa de acompanhante.

Entrevista de atendimento Controle Financeiro Quem faz o controle do dinheiro do idoso. (família contra o relacionamento afetivo por causa dos presentes dos idosos) Se fez algum empréstimo para familiares. Espiritualidade Histórico de Saúde bebida - dado importante - violência doméstica fumante portador de doença crônica - se faz controle médico (dado importante negligencia e auto cuidado

Entrevista com o paciente idoso Se alguém acompanha nas consultas médicas faz uso de algum medicamento - quem busca, se toma sozinho Se tem plano de saúde, quem paga Internações (periodicidade) Quedas freqüentes Hematomas (verificar). Conversar com o cuidador ou familiar presente se necessário, separadamente.

Seleção de uma Bateria de Testes e Técnicas Bateria de teste é o termo empregado para caracterizar o uso de um número determinado de testes e técnicas, e não somente de um único instrumento. (Pope & Scott,1967, p.25 - 26) O planejamento da bateria de testes deve ser norteado pela necessidade do psicólogo de compreender ampla e dinamicamente o paciente, de acordo com as hipóteses levantadas, assim como pelo tipo de caso e condições do paciente. Pode ser também aplicado em caso de pesquisa.

Encaminhamento e Monitoramento Podem ser um ou mais encaminhamento Prefeitura - Serviços de Atendimento GAPSI (Grupo de Apoio Psicológico ao Idoso) Acompanhamento Jurídico Atendimento familiar Outros serviços da rede de atendimento ao Idoso Encaminhamento para outros profissionais de saúde, solicitando relatório quando necessário. No consultório Terapia Individual, casal, familiar, com os cuidadores Terapia Sexual