SEMINÁRIO INTEGRADOR 3 – A ESCOLA E O CONTEXTO ATUAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
Junho de 2007 Implementação de Objetos de Aprendizagem para Disciplinas de Análise Estrutural dos Cursos de Engenharia Coordenador: Luis Alberto Segovia.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
ÁGUAS – GOTAS DE VIDA PARA O PLANETA TERRA
Eliane Rose Alves da Silva
Prof. Esp. Dircélia F. Dias Caccia Prof. Maria Vanderlan Santos Rahal
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Educação Ambiental - GPEEA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA RESOLVENDO CONFLITOS
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA
CRONOGRAMA 8h15: Enquete: Mascote Galo
Bacharelado em Administração
Licenciatura em Pedagogia a Distância
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO INTERDISCIPLINAR
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
LEILÃO DE JARDIM.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
LEITURA DE IMAGENS.
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
ARTE- ADAPTAÇÃO CURRICULAR
Curso de Extensão MAQUETES E MAPAS COMO MOTIVADORES DA INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA (Araras / SP) Rede Nacional de Formação Continuada.
OBJETOS DE APRENDIZAGEM - OA RIVED
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Programa Ensino Médio Inovador/ProEMI
EXERCÍCIO DA AÇÃO DOCENTE V
Sugestão de Atividade:
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
Aprendizagens em Arte Coordenadora
“A arte na Infância - Sentindo, vivendo e experimentando a música”
Metodologia do Ensino de Arte
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
Um grande escritor: MONTEIRO LOBATO
Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Letícia Maria de Freitas Professores: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA CENTRO - OESTE E NORTE.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
FABIANA DE PAULA PEREIRA
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A Arte na Literatura de Cordel
Atividade pedagógica utilizando um recurso tecnológico
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
LEITURA, POESIA E ARTE Este projeto foi executado na EE Padre Anchieta – Nova Andradina. Participantes: Alunos 3ª série (4º ano) Professora de Artes e.
Passeio ecológico e visita a exposição no Gasômetro
Criações visuais/ história da arte e HQ's
RELATÓRIO DO PROJETO Módulo de gestão integradas de mídias na educação
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR
Aluna: Carina Pfaffenseller Profª Drª Marie Jane Soares Carvalho 2011 Arquiteturas Pedagógicas e Inclusão Digital Desenvolvimento da aprendizagem e avaliação.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
O COLORIDO DAS ARTES.
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SONS DA CIDADE UME PEDRO II VERA HELENA RIBAS DOS SANTOS Língua Portuguesa CELI BARCELOS REIS ARAÚJO Ínterprete de Libras MÓDULO: SONS DA NATUREZA E DA.
UM JEITO DIFERENTE DE PRODUZIR COM MATÉRIA PRIMA RECICLÁVEL
Base nacional comum curricular
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Graduação Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Transcrição da apresentação:

SEMINÁRIO INTEGRADOR 3 – A ESCOLA E O CONTEXTO ATUAL UFRGS Curso: Licenciatura em Artes Visuais Coordenadoras: Profª. Drª. Maria Helena Wagner  Rossi (UCS) e Profª. Drª. Umbelina Barreto (UFRGS);     Professores formadores: Profª. Claudia Zamboni de Almeida (UCS) e Prof. Rodrigo Núñez (UFRGS); Tutores a distância:  Michele Wilbert e Tatiane Bertuol (UCS) e Adriana Daccache, Elisete Armando e Ivan Vieira  (UFRGS). Aluna: Marilda de Fátima Boeira Pólo: Gramado

OBJETO DE APRENDIZAGEM

PÚBLICO ALVO: Professor de Artes da 8ª série do Ensino Fundamental Alunos da 8ª Série do Ensino Fundamental

PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO: Mais ou menos um mês

JUSTIFICATIVA: A partir da atividade realizada “Em minha sala de aula”, destaco os seguintes trechos, que justificam a escolha pelo objeto de aprendizagem proposto. “Algumas sugestões dos alunos são de pesquisar sobre artistas locais, seus trabalhos e técnicas, visitar museus em outras cidades, pois em Canela não possui nenhum, pesquisar sobre artistas, suas obras, as diferentes tendências e períodos artísticos. Quanto aos trabalhos práticos, gostariam de utilizar técnicas diferenciadas, com materiais diversificados e realizar exposições na escola. Também acreditam ser importante, trazer para a escola os objetos que declaram ter em casa e considerar arte, para que seja compartilhado com os colegas”.

OBJETIVOS: Potencializar ao educando e ao educador, momentos para o reconhecimento dos principais pontos turísticos de sua cidade, sentindo-se co-participante deste meio, através de uma ação interdisciplinar. Conhecer artistas locais que representam os pontos turísticos da cidade através de seus trabalhos, bem como, as técnicas utilizadas. Fotografar,filmar e reproduzir os pontos turísticos através de materiais e técnicas variadas. Realizar exposições dos trabalhos, valorizando as iniciativas e obras dos alunos.

CANELA, POR MUITAS RAZÕES!

CASCATA DO CARACOL

CATEDRAL DE PEDRA

PARQUE DA FERRADURA

PARQUE DAS SEQUÓIAS

MORRO PELADO

MUNDO A VAPOR

VALE DO QUILOMBO

CASTELINHO

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: Conversar previamente com os alunos sobre os pontos turísticos de Canela; Realizar passeios em dias alternados aos principais pontos turísticos, possibilitando o conhecimento, formação de imagem visual dos mesmos e registros através de fotografias e filmagens. Proporcionar encontros com pessoas locais que já realizaram trabalhos de registros dos pontos turísticos através da arte e/ou artesanato. Algumas possíveis sugestões: pinturas de telas, entalhes em madeira, bordados, fotografias, vídeos...

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: Revelar as fotos tiradas pelos alunos durante as visitas e encontros e realizar uma exposição. Editar vídeos produzidos e realizar sessões de apresentações dos mesmos. Propor aos alunos que reproduzam através da arte ou artesanato, o ponto turístico que mais lhe chamou a atenção, fazendo uso de sua criatividade através da técnica que achar mais adequada. Realizar exposição dos trabalhos realizados.

RECURSOS UTILIZADOS: Passeios; Visitas; Conversas; Fotografias, filmagens, câmeras fotográficas e filmadoras; Materiais diversos (tintas, pincéis, telas, madeira, sucatas, tecidos, linhas, agulhas, argila, papéis...)

AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada através da observação e análise contínua dos trabalhos desenvolvidos pelos educandos, valorizando seus saberes extra-escolares, tendo deste uma visão global, respeitando ritmos e sugerindo processos avaliativos que vem de encontro com a situação apresentada.

OBSERVAÇÕES: Os trabalhos propostos poderão contar com o envolvimento de outras disciplinas, como produções de textos em Língua Portuguesa, conscientização ambiental em Ciências, histórico do município e dos pontos turísticos em História, análises de dados e criação de gráficos e tabelas em Matemática, entre outros.

REFERÊNCIAS: Material disponibilizado na disciplina Seminário Integrador 3 – A escola e o contexto atual http://moodle.regesd.tche.br/course/view.php?id=180 Sites: http://www.canelaturismo.com.br/ http://www.canela.rs.gov.br/site2009/site/content/home/?session_secao=vivendo http://www.canela.tur.br/ http://homes.dcc.ufba.br/~frieda/objetos.htm