PAULO C. A. BENETTI Formação em Facilitação nos USA (96) e mestrado em criatividade na Espanha (99) Autor do livro: “MITOdoLOGIA® - Pessoas e Empresas Criativas e Inovadoras. Por que não?” Editado pela Qualitymark. Co-autor do livro: "Changing the way you teach: creative tools for management educators". Editado por Septem Ediciones, Barcelona. Experiência internacional: Estados Unidos, México, China, Argentina, Chile, Guatemala, Espanha, Itália, Irlanda, África do Sul e Brasil Mais de 30 anos de experiência em empresas como executivo e gerente de projetos. Um dos criadores da EFCI para comunidades pobres, na Guatemala. Criador do workshop MITOdoLOGIA®, apresentado em 12 países. Artigos publicados em websites na Austria, Alemanha e Espanha Membro da CRIABRASILIS – Associação Brasileira de Criatividade e Inovação Paulo Benetti - benetti@benetti.com.br - Inteligência Natural Consultoria
Remuneração NA ERA DA CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO 13º CONAREM - 2009 PAULO BENETTI benetti@benetti.com.br Paulo Benetti - benetti@benetti.com.br - Inteligência Natural Consultoria
PROGRAMA CARACTERÍSTICAS DA CRIATIVIDADE E DA INOVAÇÃO DIMENSÕES DA CRIATIVIDADE REMUNERAÇÃO EXERCÍCIOS Paulo Benetti - benetti@benetti.com.br - Inteligência Natural Consultoria
“PARADOXO” “EU NÃO SOU CRIATIVO” “BRASILEIRO É MUITO CRIATIVO” Paulo Benetti - benetti@benetti.com.br - Inteligência Natural Consultoria
Paulo Benetti - benetti@benetti. com Paulo Benetti - benetti@benetti.com.br - Inteligência Natural Consultoria
TOQUES PESQUISA McKINSEY : “Destruição Criativa” AMA – American Management Association: “The Quest of Innovation” EU – União Européia: “Europe in the Creative Age” UK – Criatividade no ensino básico
TOQUES PESQUISA McKINSEY : “Destruição Criativa” AMA – American Management Association: “The Quest of Innovation” EU – União Européia: “Europe in the Creative Age” UK – Criatividade no ensino básico Paulo Benetti - benetti@benetti.com.br - Inteligência Natural Consultoria
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO CARACTERÍSTICAS Paulo Benetti - benetti@benetti.com.br - Inteligência Natural Consultoria
CRIATIVIDADE & INOVAÇÃO CONHECIMENTO PRODUTO UTILIDADE “Inovar é fazer algo novo” IMAGINAÇÃO IDÉIA NOVIDADE “Criar é pensar algo novo” Paulo Benetti - benetti@benetti.com.br - Inteligência Natural Consultoria
DIMENSÕES DA CRIATIVIDADE Desejar Divergente Insistir PESSOA PROCESSO Espaços Convergente Imaginar CRIATIVIDADE 3M Cultura PRODUTO AMBIENTE Incubadoras Clima ASC&I Paulo Benetti - benetti@benetti.com.br - Inteligência Natural Consultoria
REGRA DO MERCADO GANHAR MAIS e CUSTAR MENOS
INOVAÇÃO tipos de empresas INOVADORAS SEM INTERESSE EM INOVAR DESPERTANDO DESORGANIZADAS
INOVADORAS ALERTA! SABEM COMO GERENCIAR A INOVAÇÃO PRECISAM DE IDÉIAS (EUA, IRLANDA, CHINA) ABERTAS PARA NOVAS EXPERIÊNCIAS (co- criação, inovação aberta, etc) ALERTA! NO FUTURO VÃO USAR OS CÉREBROS DE OUTRAS EMPRESAS, INCLUSIVE DOS CONCORRENTES
SEM INTERESSE NÃO ENTENDERAM ESTA NECESSIDADE PREFEREM COMPRAR PATENTES COMODITIES RH COMO ALAVANCA
DESPERTANDO O INTERESSE INVENTARIAR A CULTURA E OS CLIMAS DA ÁREA (Foursight e Análise Cultura) POSTULAR PRINCÍPIOS E VALORES QUE ESTIMULEM A C & I (Análise Cultural) DESENVOLVER LIDERANÇAS ALINHADAS COM A C & I EDUCAR AS PESSOAS EM TÉCNICAS E METODOLOGIAS DE C & I DAR MAIS FLEXIBILIDADE À FORMA DE TRABALHAR (conflito no plano de recompensa) ESTABELECER PROCESSOS PARA CONVERTER IDÉIAS EM INOVAÇÕES (Gerenciamento de projetos) RECONHECER AS CONTRIBUIÇÕES E OS RESULTADOS INOVADORES (entender o que querem)
DESORGANIZADAS CADA ÁREA TEM UMA ESTRATÉGIA (quando tem) NECESSITAM ALINHAR AS LIDERANÇAS (estratégias de convencimento)
BRASIL TEM LEGISLAÇÃO PARA APOIAR MUITO RESTRITA CONSIDERANDO TROCA DE EQUIPAMENTOS TEMOS POUCOS CENTROS DE CONHECIMENTO
PENSAMENTOS DIVERGENTE CONVERGENTE não censurar combinar, adicionar quantidade gera qualidade procurar pelo inusitado CONVERGENTE ser específico usar julgamento afirmativo não decidir rapidamente refinar as idéias Paulo Benetti - benetti@benetti.com.br - Inteligência Natural Consultoria
NOVAS FORMAS DE REMUNERAR QUAIS SÃO AS VARIÁVEIS QUE TEMOS? COMBINANDO ESTAS VARIÁVEIS, QUE TIPOS DE REMUNERAÇÕES PODEMOS DESENVOLVER? RELATAR. Paulo Benetti - benetti@benetti.com.br - Inteligência Natural Consultoria
MUITO OBRIGADO!!!! benetti@benetti.com.br www.benetti.com.br Paulo Benetti - benetti@benetti.com.br - Inteligência Natural Consultoria