ESTRESSE Conjunto de reações do organismo às

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O STRESS PRODUTIVO.
Advertisements

Profª. Norilda Siqueira de Oliveira
SEDENTARISMO.
ATIVIDADE FÍSICA Prof.ª Paula Djane.
RESPIRE LIVREMENTE PLANO DE COMO DEIXAR DE FUMAR
ESTRESSE.
ESTRESSE, TRABALHO E VIDA PESSOAL
ESTRESSE NO TRABALHO É um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente; é uma condição dinâmica,
Plantas utilizadas no Sistema Nervoso Central
Sistema Cardiovascular Colégio INEDI - Turmas 71 e 72.
ANSIEDADE.
ESTRESSE.
SEDENTARISMO Qual sua relação com o corpo humano e o coração ??
Movimento é Equilíbrio
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
ESTRESSE Esta pesquisa tem como objetivo instruir de forma informal sobre como o estresse afeta o organismo e como evitar os seus efeitos deletérios.    A.
OBESIDADE, RISCO CARDIOVASCULAR E EXERCÍCIO.
Sintomas do Stress: Sentiu estes sintomas recentemente
Colesterol (LDL x HDL).
STRESS.
Diabetes.
VOCÊ É ESTRESSADO? Geralmente, as pessoas dizem que não são estressadas. Será que você é ou não? Dra. Silvia Maria Cury Ismael, Psicóloga Clínica e Hospitalar,
Saúde e Exercício Físico
Exercícios Físicos.
DIA MUNDIAL DO DIABETES
CHOQUE Choque é a situação de falência do sistema cardiocirculatório em manter a distribuição de sangue oxigenado para os tecidos. Tratar-se de uma condição.
ESTRESSE É a reação do corpo diante da sensação de ameaça ou euforia, desencadeando uma descarga muito alta de adrenalina.
PSICOPATOLOGIA A psicopatologia é o ramo da psicologia que se ocupa dos fenômenos psíquicos patológicos da personalidade desajustada.
Saúde e desporto O estilo de vida cada vez mais sedentário, aliado ao uso crescente da tecnologia na vida quotidiana, estão a causar altos níveis de inactividade entre.
Fisiologia - Sistema Circulatório Humano
ESTRESSE E SÍNDROME DE BURNOUT
STRESS: A TENSÃO DA VIDA.
Neste seminário, você vai conhecer benefícios do exercício físico, segundo Ellen White.
Sedentarismo Seminário 5 – Unidade I.
SÍNDROME DE BURNOUT Consequência de Estresse Ocupacional
O VEGETARIANISMO NA TERCEIRA IDADE
TABAGISMO.
Benefícios do Exercício
Desmaios os síncopes.
Colégio Maria Imaculada
Sedentarismo O que é o Sedentarismo?
10 de Outubro. Dia Mundial da Saúde Mental
Benefício de dentro para fora
Higiene do exercício Atividade Física Pirâmide Alimentar Hidratação
Atividade Física x Stresse : o matador silencioso
DSS COLESTEROL E TRIGLICERIDES
FALANDO SOBRE O ESTRESSE Palestrante Ana Maria Prandini Tan
SÉRIE DE SAÚDE.
Atividade física e imunologia
Efeitos da actividade física no organismo humano
SÍNDROME METABÓLICA Esta síndrome é um grupo de alterações clínicas, que podem decorrer de uma dieta inadequada, atividade física insuficiente e uma evidente.
Infarto Agudo do Miocárdio
Controle e Manejo do Estresse
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
TRIGLICERÍDEOS MONITORES:
OBESIDADE Turma do 8º Ano de Ciências da Escola Evangélica Ágape
MEDITAÇÃO E SEUS BENEFÍCIOS
STRESS E TRABALHO.
YOGA E SEUS BENEFÍCIOS.
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
Doenças Cardiovasculares
Atividade Física E Alimentação
MUSCULAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS.
ESTRESSE I. CONCEITO DE ESTRESSE:
Trabalhe Coração com o Dia Mundial do Coração Como prevenir
SEGUNDO SUAS PRÓPRIAS QUEIXAS
Exercícios físicos e saúde mental (03/08)
Exercícios para Vida. Risco de Inatividade Doenças Cardíacas Câncer Osteoporose Ansiedade e Depressão Diabetes.
Os desafios da violência, da inversão de valores e suas consequências na Educação Luiza Elena L. Ribeiro do Valle
DIABETES MELLITUS E EXERCÍCIO FÍSICO
Transcrição da apresentação:

ESTRESSE Conjunto de reações do organismo às reações de ordem física, psíquica ou infecciosa, capazes de perturbar a homeostase, o estado de equilíbrio do nosso organismo.

EVENTO ( BOM ou MAU) Reações de adaptação do corpo. Produção de adrenalina e corticóides. Desgaste do organismo Sistema imunológico afetado. Envelhecimento precoce.

ESTRESSE REAÇÕES do indivíduo no momento Hans Selye - 3 FASES Personalidade Estado do indivíduo do indivíduo no momento REAÇÕES Hans Selye - 3 FASES

1ª Fase – Fase de alarme Estímulo ou condição estressora Dilatação das pupilas. Palpitações. Aumento da pressão arterial. Respiração ofegante. Aumento da coagulação do sangue. Liberação dos açúcares pelo fígado. Resdistribuição do sangue da pele e vísceras para músculos e cérebro.

Inibição da produção da saliva (boca seca). Tensão nos músculos Frieza nas mãos e pés Inibição da digestão Inibição da produção da saliva (boca seca). Inibição dos movimentos peristálticos. Com a persistência do estímulo estressor e a não adaptação do indivíduo. 2ª fase

2ª fase – Resistência ou estresse contínuo Redução da imunidade – Tendência a infecções. Sensação de cansaço. Lapsos de memória. Diminuição da libido. Impotência. Desequilíbrio no ciclo menstrual. Falha na ovulação. Dificuldades na amamentação. Aumento do nº de abortos espontâneo. Caso ocorra persistência do estímulo estressor 3ª fase.

3ª fase – Exaustão ou Esgotamento Queda da imunidade. Surgimento de doenças (taquicardia, herpes, alergias, psoríase, caspa e seborréia, diabetes, dores vagas, hipertensão e graves infecções). Alteração do peso. Depressão Ansiedade Asma Rinite Distúrbios gastrointestinais (diarréia, úlcera, gastrite, náuseas). Fobias Hiperatividade Hipervigilância. Alteração do sono. Distúrbio cognitivo. Bruxismo Perda dos dentes. Dificuldade de aprendizagem e concentração.

ESTRESSE AGUDO Organismo incapaz de lidar com os estímulos. Atordoamento inicial. Estreitamento do campo da consciência. Diminuição da atenção. Desorientação. Agitação e hiperatividade. Sinais de ansiedade e pânico. Amnésia parcial ou completa.

COMO CONTROLAR O ESTRESSE Medidas a curto e a longo prazo: Descobrir as causas e tentar retirá-las da sua vida. Exercício físico. Terapia.

Notas Algumas pessoas não desligam a reação do estresse. Certas pessoas não produzem os hormônios do estresse. Estresse também existe quando os eventos que os desencadeiam são felizes. Estresse não é doença. OMS Considera uma epidemia global.

SEDENTARISMO Indivíduo que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais. < 2.200 calorias.

Consequências do Sedentarismo: Desuso dos sistemas funcionais. Atrofia das fibras musculares. Perda da flexibilidade de vários órgãos. Principal causa do aumento de incidência de várias doenças: - Hipertensão arterial - Diabetes Mellitus - Obesidade - Ansiedade - Aumento do colesterol - Infarto agudo do miocárdio - Principal fator para morte súbita.

Tenha atitude – Viva essa idéia Caminhar propicia o bem-estar físico e emocional, estimula a circulação sangüínea e facilita o transporte de oxigênio, reduz e muito o risco de doenças cardíacas, Diabetes, Osteoporose, baixa a taxa de colesterol (ruim), baixa a pressão sangüínea e combate a depressão e o estresse, entre muitos outros benefícios.