1º Encontro da Rede de Alerta e Comunicação de Riscos de Alimentos 1/3/2011 – Natal, RN O PAPEL DOS PONTOS FOCAIS NA REALI William Cesar Latorre Centro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO BULAS DE MEDICAMENTOS
Advertisements

Portal de Serviços e Informações em Vigilância Sanitária
NÍVEIS DE COMPETÊNCIA DAS AÇÕES DE VIGILANCIA SANITÁRIA
Mesa: Segurança e Qualidade em Oncologia
ORIENTAÇÃO GERAL PARA ATENDIMENTO À RESOLUÇÃO CMED Nº 3
Papel das Entidades CRF - SP
“PERPECTIVAS DE ATUAÇÃO INTERSETORIAL” Setor Saúde de São Paulo
Teorias da Administração
Júlio César Moreira Liane Elizabeth Lage março de 2013
Porque Devemos nos Organizar por Processos?
O PACTO PELA SAÚDE E A VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Área de Produção Editorial e Gráfica Núcleo de Comunicação Secretaria de Vigilância em Saúde 23 e 24 de junho de 2010 Capacitação em Eventos VIGILÂNCIA.
Regulamentação do repasse de recursos financeiros de VISA
Diálogos de Futuro: Planejamento Estratégico da Indústria Farmacêutica Nacional O Poder de Compra do Estado como Instrumento para a Promoção do Desenvolvimento.
Centro de Vigilância Sanitária
Mauro Luís Silva de Souza
Panorama da Vigilância Sanitária de Alimentos no Brasil
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGENDA DE PRIORIDADES DA ANVISA PARA 2007 Reunião da Câmara Setorial de AlimentosBrasília 07/02/2007.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
• Planejar, coordenar gerir as iniciativas dos órgãos e entidades da Administração Estadual SECOPA-PE Atribuições • Promover a articulação com a FIFA.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
I Encontro Nacional da Rede de Comunicação na Vigilância e Investigação de Surtos em Alimentos Porto Alegre Abril de 2008 Ana Figueiredo
Seminário Nacional sobre Controle de Infecção em Serviços de Saúde
RESPONDENDO AOS DESASTRES: Uma ação intersetorial
Diana Carmem Almeida Nunes de Oliveira
LABORATÓRIO DE SAÚDE PÚBLICA E VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
Retrospectiva e Avanços em Saúde Auditiva do Trabalhador
A vigilância sanitária do Município de Lagarto
Vigilância Sanitária Controle de alimentos, pragas e vetores
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
DEFINE O SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA CRIA A ANVISA
PROJETO DE CAPACITAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA/SES-RJ – ANO 2003* O Estado do Rio de Janeiro iniciou há três anos um efetivo processo.
2º ENCONTRO DE GERENTES DE RISCO Farmacêutica – UFARM/GGSPS /ANVISA
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
XXIX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo Curso: Vigilância em Saúde nas Redes de Atenção à Saúde José Olimpio Moura de.
Congresso COSEMS/SP SUS, política de estado: acesso com qualidade
A RAZÃO DE ESTARMOS AQUI
RCVISA: Uma iniciativa para o fortalecimento da investigação em surtos de alimentos no RS.
SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÕES PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA – NOTIVISA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 1 Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde Gerência de Investigação.
Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Projeto de Reestruturação GGALI Denise de Oliveira Resende Gerente-Geral de Alimentos.
Fundamentos do Manual de Boas Práticas
Discussão do PDVISA no Estado do Amazonas
Águas de São Pedro 1º Cidade 100% Digital e Inteligente
CAMPO GRANDE - MS VIGILÂNCIA SANITÁRIA 03/06/2015
Vigilância Sanitária nos Eventos de Massa:
Atuação dos agentes de Controle Social
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Assistência Farmacêutica
Quais os objetivos a serem traçados a partir deste Fórum Regional?
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
PROMOÇÃO DA SAÚDE.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
MACRO PROCESSOS VIGILÂNCIA SANITÁRIA CONTROLE DE DESEMPENHO
SAÚDE DO TRABALHADOR.
Ações da Vigilância Sanitária que buscam a segurança no uso de produtos e serviços de saúde Ribeirão Preto, julho de 2001 Cláudio Maierovitch Pessanha.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
LEI ORGÂNICA DA SAÚDE –LOS- LEI 8.080/90 HELENA Y.Y. KANASHIRO.
Professora: Kássia Luz Curso Técnico de Enfermagem 2012.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Lilyan Cristina Rocha Michaloski Diretora Técnica – GVS/Botucatu CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SISTEMA ESTADUAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA-SEVISA Aspectos.
AGROTÓXICOS Roteiro de Atuação CAO CONSUMIDOR. Resumo  O uso excessivo ou indevido de agrotóxicos nos produtos agrícolas produzidos no Brasil, em especial.
EQUIPE: ODEMAR SLOMP HENRY PROBST APOIO: GERÊNCIA DE SAÚDE- 35ª SDR – TIMBÓ – SC GERÊNCIA DE SAÚDE- 16ª SDR – BRUSQUE –SC SEC. MUNICIPAL DE SAÚDE DE GUABIRUBA.
Secretaria de Estado da Saúde Diretoria de Vigilância Epidemiológica Gerência de Vigilância de Agravos Setor de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar.
Transcrição da apresentação:

1º Encontro da Rede de Alerta e Comunicação de Riscos de Alimentos 1/3/2011 – Natal, RN O PAPEL DOS PONTOS FOCAIS NA REALI William Cesar Latorre Centro de Vigilância Sanitária Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

 Rede de Alerta e Comunicação de Riscos Pressupõe percepção de riscos nos processos de produção, na composição de um produto (biológica, físico-química) e na sua forma de distribuição percepção de riscos nos processos de produção, na composição de um produto (biológica, físico-química) e na sua forma de distribuição que os Pontos Focais tenham compromisso com a Rede e um POP de comunicação e ação que os Pontos Focais tenham compromisso com a Rede e um POP de comunicação e ação

DEFINIÇÕES Vigilância Sanitária (Lei 8080/90) Conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde [...] abrangendo: – o controle de bens [...] da produção ao consumo – o controle da prestação de serviços Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (Lei 9782/99) Conjunto de ações [...] executado por instituições da Administração Pública [...] dos Estados e dos Municípios, que exerçam [...] vigilância sanitária

PROCEDIMENTOS DE AÇÃO VIA ELETRÔNICA 1.Mensagem RCVISA: informação/denúncia 2.Exame do risco contido nos eventos descritos 3.Encaminhar mensagem RCVISA: indicações de procedimentos e prazo aos GVS/municípios 4.Cópia para ANVISA

SITUAÇÕES DIVERSAS DO COTIDIANO Exemplo: RASFF - Sistema de Alerta Rápido da União Européia para Gêneros Alimentícios inutilizou molho de soja brasileiro por conter cloropropanol RASFF - Sistema de Alerta Rápido da União Européia para Gêneros Alimentícios inutilizou molho de soja brasileiro por conter cloropropanol Potencial carcinogênico, genotóxico, nefrotóxico e hepatotóxico, quando consumidas por longo período de tempo Potencial carcinogênico, genotóxico, nefrotóxico e hepatotóxico, quando consumidas por longo período de tempo Código de Práticas do Codex para reduzir formação de cloropropanol durante a produção de proteínas vegetais em meio ácido ácido Código de Práticas do Codex para reduzir formação de cloropropanol durante a produção de proteínas vegetais em meio ácido ácido Resultado negativo na busca de um laboratório para apoio analítico Resultado negativo na busca de um laboratório para apoio analítico GVS/município realizaram inspeção da indústria GVS/município realizaram inspeção da indústria

EXPECTATIVAS FUTURAS DA REALI Foco na Comunicação de Risco com ações imediatas de VISA Foco na Comunicação de Risco com ações imediatas de VISA Apoio na busca de soluções: sugestões, desenvolvimento de ações tecnológicas ou analíticas laboratoriais, reuniões com empresas Apoio na busca de soluções: sugestões, desenvolvimento de ações tecnológicas ou analíticas laboratoriais, reuniões com empresas POP de procedimentos da Rede POP de procedimentos da Rede encontros periódicos para treinamentos (análise de risco, estudos de casos, procedimentos administrativos de VISA, e avaliações das ações) encontros periódicos para treinamentos (análise de risco, estudos de casos, procedimentos administrativos de VISA, e avaliações das ações)