PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES

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Transcrição da apresentação:

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE O EJA CICLO III

O EJA - CICLO III É SUPLETIVO ??

Não, o EJA Ciclo III resgata o direito do educando cursar o segundo segmento do Ensino Fundamental (5ª a 8ª série) em até 4 anos, respeitando o seu ciclo de aprendizagem .

O educando tem que cursar os 4 anos ??

Não, o educando poderá fazer em menos de 4 anos, caso o seu processo de aprendizagem apresente um desempenho acelerado.

É necessário comprovar a escolaridade ??

Se tiver como comprovar é melhor. Mas caso não tenha comprovante, o educando é matriculado. Nas primeiras semanas, a partir das atividades realizadas pelo educando, o educador avalia em que nível do processo de aprendizagem ele se encontra.

Como se dá a classificação dos educandos ??

A partir dos conhecimentos que o educando demonstra em sala de aula, o educador faz um diagnóstico. Lembrando que não estamos falando em série, mas sim em “ciclo de aprendizagem”.

Quais são os critérios para a reclassificação do educando para uma outra “série” ??

Os critérios de reclassificação são utilizados a partir do nível de aprendizagem do educando e normatizados pela LDB 9394/96.

Quais os pressupostos da EJA – Ciclo III ??

Continuidade do Programa Ciclo I e II Educação de Jovens e Adultos com Educação Profissional Formação Integral Processo permanente de Construção Curricular (Educador/Educando-trabalhador) Mundo do trabalho.

O que são os pólos ??

São o conjunto de escolas que formam as 4 turmas do Ciclo III. Podem ser formadas por 2, 3 ou 4 escolas.

O que são os blocos de áreas ??

São o conjunto das áreas de conhecimento trabalhadas: Cultura e Linguagem, Natureza e Sociedade, Expressões e Linguagens Matemáticas.

O que são as áreas de conhecimento ??

São referenciais para professores e formadores usarem na elaboração dos objetivos gerais dos blocos de áreas e no planejamento dos Projetos Temáticos. As áreas de conhecimento são: 1) Português, Artes, Literatura e Língua Estrangeira. 2) História, Geografia e Ciências Naturais. 3) Matemática I e II .

Como funciona a classe multi-seriada ??

As turmas serão formadas conforme os ciclos de aprendizagem e portanto congregam educandos com diferentes níveis de conhecimentos. Por falta de um nome apropriado chamamos de “multi-seriada”.

O que são os projetos temáticos ??

São projetos de estudo das mais diversas áreas, elaborados de acordo com o perfil de cada classe, considerando as necessidades dos educandos conforme suas trajetórias pessoais e relacionando-as com as áreas de conhecimento e com o contexto coletivo no qual o grupo ou a escola está inserido. Os projetos temáticos serão construídos coletivamente pelo GCC acompanhado pelo Núcleo de EJA.

Como é construído o currículo do Ciclo III ??

Coletivamente, a partir dos projetos temáticos, tendo como eixo estruturante o Mundo do Trabalho.

Como se dá a formação dos educadores ??

Acontece em vários espaços como por exemplo as reuniões mensais de articulação, as Reuniões Pedagógicas, a Mostra dos trabalhos da EJA, as Horas-atividade e outras atividades formativas da Rede .

Quais as oficinas do EJA Ciclo III e como funcionam ??

As oficinas são: Arte e Cultura, Língua Espanhola e Meio Ambiente. Haverá um formador para cada 4 classes, fazendo rodízio semanal e participando efetivamente no projeto temático.

Como é realizado o estudo dirigido dos educandos ??

Semanalmente, às sextas-feiras, e coordenado pelo professor orientador da classe. Cada sala terá um representante de turma (selecionado pela classe), que também organizará o estudo semanal juntamente com o professor.

Como funciona o rodízio dos professores nas turmas ??

A cada dia, de 2ª a 5ª feira, o educador estará em uma sala diferente, contemplando todas as turmas. A organização é pelos blocos de áreas. Vamos visualizar uma simulação deste movimento no próximo slide ...

Simulação Quadro Geral – Organização dos Blocos CIII -A CIII-B CIII-C CIII-D Segunda Linguagem Matemática Cultura/ Natureza/ Sociedade Oficina Terça Natureza/ Sociedade Quarta Quinta Sexta Trabalho Coletivo

Como é o movimento quando temos duas escolas no pólo??

Horário Escola 1/ Escola 2 (Simulação) 1B 2A 2B SEGUNDA Natureza/ Sociedade Cultura e Linguagem Matemática Arte e Cultura TERÇA Natureza e QUARTA QUINTA

Com certeza temos mais dúvidas e questões, pois algo inovador se apresenta como desafio para nosso fazer educativo e pedagógico . Mas, afinal: ”É fazendo que se aprende ...” Núcleo EJA