Mapa Conceitual Design

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oficina do Currículo GRUPO EM FOCO.
Advertisements

I Seminário Preparatório ao EREJA/CO/2011
Ms. Edimar Roberto de Lima Sartoro. .
2º. Salão da Graduação e 3º. Salão EAD – UFRGS junho 2007 Expansão do Ensino Superior - reflexões sobre a sua implementação na UFRGS - Prof. Norberto Hoppen.
Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFERSA: Aspectos Gerais
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PARA A SAÚDE
Bacharelado em Sistemas de Informação
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Curso de Engenharia de Computação
Contexto de Educação a Distância
Elementos para o debate sobre a Universidade Nova Carlos Alexandre Netto Pró-reitor de Graduação da UFRGS (com a colaboração de colegas Pró-reitores)
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
XIII Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa e VII Encontro Nacional do Fórum de Extensão das IES Particulares – FOREXP Belo Horizonte, 20 e 21 de.
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE PEDAGOGIA
MAPA CONCEITUAL DE FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE EDUCADORES INDÍGENAS - FIEI Esse mapa conceitual foi desenvolvido por Roseane Pina com objetivo de reunir.
Curso Técnico em Meio Ambiente
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciências da Computação.
Regulamentação dos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva
Departamento do Ensino Secundário
EDUCAÇÃO ESPECIAL - É a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com necessidades educacionais.
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
PROJETO MAPAS TÁTEIS COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Promovendo Soluções Sociais
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Mapa Conceitual Arquitetura e Urbanismo Noturno
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Uni GEO Excelência no Ensino Superior Excelência no Ensino Superior Apresentação para Diretores de Cursos de Informática e Computação 04 de setembro de.
PCN DE GEOGRAFIA ROBERTA GUEDES.
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA
Decreto Confira algumas dúvidas. 1)Somente instituições públicas podem oferecer cursos à distâncias? Não. Tanto as instituições públicas e/ou privadas.
PROGRAMA DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS ESALQ- USP
Formação complementar De acordo com a versão curricular Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA –
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
Curso de Graduação em Gestão Pública
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Mapa Conceitual do Curso de Biomedicina
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação
AGETUR Núcleo de Planejamento Turístico
Uma Escola do Tamanho do Brasil
ESTÁGIOS.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Seminário dos Bacharelados Interdisciplinares
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Consultoria Profissional, Treinamento.
Júlio Emílio Diniz-Pereira (UFMG) Faculdade de Educação
Avaliação global do curso de graduação em Gestão Pública.
Profissional Séc. XXI Academia e Empresas Currículos Existentes Inovador Arrojado Provocador Para o mundo e não só para a escola ou só para a empresa.
Objetivos do Curso Objetivos gerais: Delineados com base na distribuição das disciplinas em subáreas nos três primeiros anos de formação do biomédico.
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Assessoria Profissional e o compartilhamento.
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Trabalho de Fundamentos da Educação Musical Nicoli Mendonça Uzun Por que música na escola? Lucas Robatto.
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
REUNE E O NOVO DESENHO PARA A. DIRETRIZES-DECRETO 6.096/07 Reduzir taxas de evasão, ocupar e aumentar vagas (noturno); Ampliar a mobilidade; Revisar a.
O Ensino Médio e o Novo Enem PROFESSOR GEORGE HENRIQUE.
Universidade Federal do Rio de Janeiro Curso de Graduação em Engenharia Elétrica Recepção aos Novos Alunos Março 2015.
Visa favorecer o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades comportamentais de universitários dos cursos das Áreas de Engenharia para atuar.
CURSO DE GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA. CURSO DE MUSEOLOGIA - Sede do curso: Escola de Ciência da Informação - Período: matutino -Duração: oito semestres letivos.
Transcrição da apresentação:

Mapa Conceitual Design

Curso de Graduação em Design O curso de Design da UFMG, criado a partir da adesão da universidade ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), chega com o desafio de promover inovação e inclusão social, já que será ofertado no período noturno.

Informações Básicas Sobre o Curso O Curso será oferecido pelas escolas de Arquitetura, onde está formalmente instalado, e de Belas-Artes, que abriga parte dos laboratórios. O curso de Design sempre foi um desejo da Escola de Arquitetura, que sonhava implantá-lo desde os seus primórdios, nos anos 30.

PERCURSOS DE FORMAÇÃO O aluno que optar pelo Design deverá escolher entre três percursos de formação: Design Gráfico, Design do Produto ou Design para Construção. No entanto, o diploma será apenas de bacharel em Design.

PERCURSOS DE FORMAÇÃO Este percurso propõe o reconhecimento da interligação entre as abordagens da Arquitetura e do Design.

PERCURSOS DE FORMAÇÃO O Presente percurso toma como premissa básica o estudo, em profundidade, dos mecanismos gráficos imbricados no processo de gestação e veiculação da linguagem visual. Cabe ao Design Gráfico, portanto, distintas funções: classificar e diferenciar, informar e comunicar; intervir no estado de ânimo do usuário, auxiliando-o no fluxo dassuas emoções frente ao mundo que o rodeia.

PERCURSOS DE FORMAÇÃO Entende-se o Design do Produto como as atividades ligadas a concepção e desenvolvimento de produtos industriais, em especial aquelesvoltados para o mrecado de consumo.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O TCC se caracteriza como disciplina obrigatória, oferecida nos dois últimos períodos do curso, e será desenvolvido em consonância com a disciplina Oficina de Conclusão de Curso (OCC), dando continuidade à abordagem experimental adotada desde o primeiro período do curso.

EsTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO O Estágio Supervisionado é um componente curricular que visa a consolidação do desempenho profissional desjado, podendo ser realizado na própria UFMG junto aos seus laboratórios e centros de pesquisa e extensão ou em instituições/empresas públicas ou privadas que atuem em setores inerentes à fromação do aluno.

Disciplinas Ofertadas no curso O Aluno deverá cursar o conjunto de disciplinas do tronco comum e obrigatórias distribuídas pelos períodos; Além dessas, a partir do 5º período, o aluno poderá optar por qualquer um dos três percursos disponíveis.

Disciplinas Ofertadas no curso

Disciplinas Ofertadas no curso

Disciplinas Ofertadas no curso

Disciplinas Ofertadas no curso

Disciplinas Ofertadas Especificamente para o Percurso design para construção

Disciplinas Ofertadas Especificamente para o Percurso design GRÁFICO

Disciplinas Ofertadas Especificamente para o Percurso design DO PRODUTO