Seminário O controle interno governamental no Brasil Velhos Desafios, Novas Perspectivas Visão do Banco Mundial.

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Transcrição da apresentação:

Seminário O controle interno governamental no Brasil Velhos Desafios, Novas Perspectivas Visão do Banco Mundial

Evolucão dos objetivos Nosso sonho: um mundo sem pobreza Objetivo inspirador Ganhos: transparencia e anti corrupção Acesso aos serviços basicos Investimentos em transportes, infraestrutura Redução da pobreza extrema Mas: Falta de especifidade, realidade, indicadores de progresso, datas limites Conclusão: Mais foco nos esforços do Banco

Objetivos Principais: Um Novo Foco Atingir os objetivos de maneira sustentável: Assegurando o futuro do planeta e os recursos nele, mantendo a inclusão social, limitando a carga economica sobre gerações futuras. Eliminar a pobreza extrema Reduzir a porcentagem das pessoas vivendo com menos de $1.25 por dia a3% até 2030 Promover a prosperidade compartilhada Estimular o crescimento da renda dos 40% mais pobres da população em cada país

Fatores esenciais Sistema tributário progressivo e eficiente Instituições transparentes e eficazes Clima favorável aos negócios Melhor gestão de riscos

Maximizando os fatores Aumento de acesso aos serviços básicos Criação de empregos Construção de infraestrutura

A importancia dA gestÃO financeira Informaçoes exatas, pertinentes e oportunas Contabilidade Garantia sobre o alcance dos objetivos Controle Interno Garantia independente da integridade das informações das operações do governo Controle Externa Ambiente Robusto de Gestão Financeira Fornece os meios em que os gestores públicos prestam contas sobre o uso dos recursos públicos Boa Governança A maneira em que a autoridade econômica, política e administrativa são realizadas na gestão dos recursos públicos Crescimento Econômico Capacidade aumentada da economia para satisfazer as necessidades dos cidadão s

O papel do controle interno Hindsight – Avaliação retrospectiva Cumprimento com controles internos Insight – Avaliação introspectiva Melhorias dos processos de gestão Foresight – Visão do futuro Gestão de riscos Transparencia + Accountability + Participação do cidadão = Maior credibilidade

Riscos na execução do orçamento Prestação ineficiente de serviços Desperdiço, mal uso e perda de recursos públicos Fraude e corrupção Falta de informações fiáveis Deficiências na responsabilidade financeira Risco de reputação/perda de credibilidade

Para o Controle Interno contribuir… A verdadeira independência A compreensão das prioridades da organização Capacidade de responder às necessidades da administração Comunicação pró-ativa com a gestão Implementação das recomendações Adequação das competências para as necessidades

Experiencia do Banco - Bihar Estado na Índia Situação de contrôle interno fraco Realisação de um estudo diagnostico Elaboração de uma estrategia Implementação da estrategia: Treinamento Manuais Políticas e procedimentos

Historia de reformas na INDONESIA Pre 2008 PP 60/2008 Desde 2008 Proliferação de responsabilidades/atores – Falta de clareza sobre as responsabilidades Adoção do marco COSO . BPKP was accorded responsibility of facilitating COSO implementation. Asociação de Auditores Governamentais foi estabelecida. Normas de Controle Interno foram adotados Falta de coordenação da função de controle interno Estabelecimento e esclarecimento das responsabilidades Codigo da ética, orientações de revisão dos pares emitodos. Capacidades fracas Estabelecimento de um orgão de coordenação de controle interno Estrategia do Orgão de Controle interno for 2015-19 Convergencia com o marco COSO.

Mexico – Implementação do COSO Ambiente de Controle Avaliação de Riscos Informação e Comunicação Atividades de Controle Atividades de Monitoramento

Ações possiveis para o Banco apoiar Estabelecimento de um mecanismo de monitoramento Diagnóstico atualizado Capacitação Troca de experiências e de conhecimentos Tradução de materiais do IIA Modernização das sistemas de TI Implementação de normas de auditoria interna

Monitoramento Linha de base Mecanismo de monitoramento Diagnostico de PNAGE Fundamento do diagnostico: Diretrizes de controle interno, normas internacionais Exemplos: SAI-PMF, PEFA Revisão dos pares?

O diagnostico PEFA Ferramenta para diagnosticar o sistema de gestão das finanças publicas (Sistema PFM -Public Financial Management) Sistemas informatizadas, processos e instituições Estrutura integrada de monitoramento do sistema PFM Medição de desempenho e resultados da aplicação das regras de PFM ao longo do tempo Conjunto de 28 indicadores, com classificação de A (melhor desempenho) a D (pior desemnpenho) Classificação de cada indicador = marco de comparação com boas práticas internacionais Nota A representa a boa prática em cada área

1-4: Credibilidade do orçamento 5-10: Abrangência e transparência 28 indicadores de alto nível agrupando 68 sub-indicadores 1-4: Credibilidade do orçamento 5-10: Abrangência e transparência 11-12: Ciclo orçamentária 13-16: Receita e previsibilidade de recursos 17-18: Tesouro, Dívida, RH, Folha 19-21: Licitações, controle e auditoria interna 22-25: Contabilidade e relatórios financeiros 26-28: Auditoria externa, controle legislativo

PI-20 Eficácia dos controles internos de despesas não-salariais Dimensões a serem avaliadas Indicações de boa pratica Eficácia de controles de empenho das despesas Controles de compromisso de despesas abrangentes são efetuados e limitam efetivamente os compromissos à disponibilidade de caixa e às alocações orçamentais aprovadas (conforme revisto) Abrangência e relevância dos procedimentos e de controle interno Outras normas e procedimentos de controle interno são relevantes, incorporam um conjunto de controles abrangentes, são custo-eficiente, e são amplamente compreendido Grau de cumprimento das normas para processamento e registro de transações O cumprimento das normas é muito alto e qualquer uso indevido dos procedimentos simplificados e de emergência é insignificante

PI-21. Eficácia do controle interno– Questões para considerar Estrutura Abrangencia Metodologia Relatorios

PI-21. Eficácia do controle interno Dimensões a serem avaliadas Indicações de boa pratica Cobertura e qualidade da função de controle interno O controle interno é operacional para todos os órgãos públicos, e geralmente cumpre com as normas profissionais. É focalizada nas questões sistêmicas Freqüência e distribuição de relatórios Os relatórios cumprem um calendário fixo e são distribuídos ao órgão auditada, para a secretaria da Fazenda e paraSAI Grau da resposta da administraçao às recomendações da auditoria interna As medidas são tomadas pela administração com relação às recomendações da auditoria são abrangentes em todos os órgãos governamentais

Importância das normas internacionais Ponto de referencia da qualidade Aumentam a credibilidade do trabalho de CI Orientação sobre o que compõe as melhores práticas IIA IPPF (Red book) Base de indicadores para monitorar o desempenho

Conhecimentos 189 membros = Alcance Global Agente de propagação de conhecimentos e de boas práticas Busca soluções aos desafios comuns Disseminação do sistema de controle interno no Brasil Trazer experiencias internacionais Aproximação com o IIA (produtos de conhecimento)

OBRIGADO