Conceito de Grupo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A criança e a cultura lúdica
Advertisements

TRABALHO : SENTIDO ONTOLÓGICO
UMA TENTATIVA DE DEFINIÇÃO
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Teoria em Dinâmica de Grupo
Silvia Tatiana Maurer Lane
A clínica kleiniana: estilo, técnica e ética
A Formação Histórica das Esferas Pública e Privada
CULTURA POLÍTICA Nome: Cristiane Prates. Professor: Dejalma Cremarese.
15:20.
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Assessoria Organizacional e RP
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
O processo Grupal UNIFRA.
GRUPOS SOCIAIS Forma básica de associação humana.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS DO EXISTENCIALISMO
Sofrimento Psíquico e Trabalho
Caráter Geográfico do Clima
EXISTENCIALISMO Os existencialista não tem um pensamento unificado.
Como a Criança Pequena se Desenvolve
GRUPOS SOCIAIS Forma básica de associação humana.
EDUCAÇÃO e seus sentidos
Os progressos da psicanálise
COMPLEXOS E A MEDIUNIDADE
Psicologia de grupo e análise do Ego
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
EDUCAÇÃO E CULTURA Aula de 09/05/2012.
Psicologia ambiental Conceito e Definição.
Educação.
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
ENRIQUE PICHON-RIVIÈRE ( )
Demandas da equipe multiprofissional no cuidado à criança e ao adolescente com câncer em situação de dor Maria José Menossi.
Manejos Grupais facilidades x dificuldades
Fato social.
Cristiele Rodrigues, Elisamar Salbego, Janaina Polon, Weric Cosmo.
TEORIA GERAL DE SISTEMA
Educação de Essencialidades. Há continuidade em nós!!! Vamos conecta la.
OFICINAS EM DINÂMICA DE GRUPO
PCOG PSICOTERAPIA COGNITIVA
- Homem como animal político
1 Filosofia Grupo ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE GOIÁS COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA  PROF.: JOSÉ LUIZ LEÃO  TURMA  - Djalma.
PSICOTERAPIA PSICODINAMICA Grupos
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
MODELO ECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO
Técnicas e Dinâmicas de Grupo
Sociologia Por quê?.
Moral e Direito.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Licenciatura em Pedagogia e Séries Iniciais do Ensino Fundamental Interação com o Mundo Cultural Criança e mundo Cultural.
Unidade 1- O Espaço Geográfico
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
TRABALHANDO COM GRUPOS
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Dinâmica de Grupo.
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Itair Pereira da Silva
1. Martín – Baró cita Merton, autor que contribui para esclarecer e diferenciar o que se entende sobre os conceitos de grupo, coletividade e categorias.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE Centro de Educação e Ciências Humanas Departamento de Psicologia Disciplina: Psicologia Social 1 Prof.: Marcus Eugênio.
Os Fenômenos dos Campo Grupal
O homem e a cultura - Leontiev
PSICOTERAPIA DE GRUPOS
A FAMILIA SISTEMA VIVO.
O PROCESSO GRUPAL JACQUES (2002).
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
ÉMILE DURKHEIM * Idéias influenciadas por Comte.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Carolina Gonçalves Gabriela Cervo Gilberto Marques Mirelle Paula 1 Lavras – MG 2011.
Mulher e mãe, “novos papéis”, velhas exigências: experiência de psicoterapia breve grupal Grupo: Camila Schultz de Amorim, Nathacha Ferreira da da Silva.
Somos todos seres sociais
Terapia familiar A terapia familiar evoluiu a partir de uma multiplicidade de influências tendo recebido contribuições de diferentes áreas do conhecimento.
PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

Conceito de Grupo

J.Pratt(1905) Início das grupoterapias em uma enfermaria de tuberculosos. Função continente do grupo. Freud(1910)”...o êxito que a terapia passa a ter no indivíduo haverá de obtê-la na coletividade” J.Moreno(1930) terapia de grupo, técnica grupal do psicodrama. K.Lewin(1936) criador da expressão “dinâmica de grupo”. Campo grupal e a formação de papéis.

S.H.Foukes(1948)início da psicoterapia psicanalítica com enfoque Gestáltico. O grupo tem identidade. Pichon Riviére: Grupos operativos. Manejo com determinada tarefa objetiva. W.R.Bion (década de 40) : o grupo opera em dois planos: “grupo de trabalho” , opera no plano do consciente e está voltado para a execução de alguma tarefa e o grupo dos “pressupostos básicos” , o qual está radicado no inconsciente :dependência, luta e fuga, união.

O ser humano é gregário por natureza e somente existe, ou subsiste, em função de seus inter-relacionamentos grupais. Sempre, desde o nascimento o indivíduo participa de diferentes grupos numa constante dialética entre a busca de sua identidade individual e a necessidade de uma identidade grupal e social.

Todo indivíduo passa a maior parte do tempo de sua vida convivendo e interagindo com distintos grupos. Desde o primeiro grupo natural que existe em todas as culturas,( família), a criança estabelece vínculos diversificados e que vão se renovando e ampliando ao longo da vida.

Assim como o mundo interior e exterior são a continuidade um do outro, da mesma forma o individual e social não existem separadamente, pelo contrário, eles se diluem interpenetram,complementam-se e confundem-se entre si.

Grupo e Agrupamento Agrupamento: conjunto de pessoas que convive partilhando de um mesmo espaço e que guardam entre si certa valencia de inter-relacionamento e uma potencialidade em virem a se constituir como um grupo propriamente dito.Ex: fila à espera de um ônibus. A passagem da condição de agrupamento para grupo consiste na transformação de “interesses comuns” para a de “interesses em comum”.

Condições básicas que caracterizam um grupo Não é um mero somatório de indivíduos. Todos os integrantes possuem objetivos comuns ao interesse deles. O tamanho do grupo não pode por em risco a preservação da comunicação. O grupo assume uma identidade grupal genuína , é indispensável que fiquem preservadas as identidades individuais dos componentes dos grupos. Em todo grupo coexistem duas forças contraditórias permanentemente em jogo: uma tende à sua coesão, e a outra, à sua desintegração. É inerente a existência entre seus membros de alguma forma de interação afetiva, a qual assume as mais variadas formas. Sempre vai existir uma hierárquica distribuição de posições e papéis. É inevitável a formação de um campo grupal dinâmico, em que gravitam fantasias, ansiedades, mecanismos defensivos,funções,fenômenos resistenciais e transferenciais, etc,

Campo Grupal É dinâmico e se comporta como uma estrutura que vai além da soma de seus componentes, da mesma forma como uma melodia resulta não da soma das notas musicais , mas, sim da combinação e do arranjo entre elas.

É composto por múltiplos fenômenos e elementos do psiquismo e como trata-se de uma estrutura, resulta que todos esses elementos, tanto os intra como os inter-subjetivos, estão articulados entre si, de tal modo que a alteração de cada um deles vai repercutir sobre os demais em uma constante interação entre todos. Representa um enorme potencial energético psíquico, tudo dependendo do vetor resultante do embate entre as forças coesivas e as disruptivas.

Homem é um ser gregário vive em grupos 1ª. Experiência em grupo Família Solidariedade Poder

O que é um grupo? “ O referencial que caracteriza um grupo humano ou sistema humano é a interação entre seus membros.”

Dinâmica de Grupo X Dinâmica do grupo Dinâmica de Grupo: Técnicas Vivências Jogos Dinâmica do Grupo: Características Movimentos do grupo

Durante nossa vida assumimos diversos papéis em diversos grupos.

O que levamos para estes grupos ?