AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO HUMANO
É a identificação, mensuração e administração do desempenho humano nas organizações. Deve ser utilizada para melhorar a produtividade do indivíduo, estar acordada entre avaliador e avaliado e ser o mais clara e objetiva possível.
Há seis questões fundamentais na avaliação do desempenho: 1- Por que avaliar? Aumento salarial – promoção – demissão – sugestões de melhoria – feedback. 2- Qual desempenho deve ser avaliado? Resultados – desempenho – fatores críticos de sucesso.
3- Como avaliar o desempenho? Métodos Tradicionais: Escalas Gráficas Escolha Forçada Pesquisa de Campo Método dos Incidentes críticos Listas de Verificação.
Novas Abordagens: Os indicadores decorrem do Planejamento Estratégico que define o que, como e quando medir; Baseia-se em índices objetivos de referência, que possam balizar o processo, como indicadores de: desempenho global (toda a empresa), desempenho grupal (da equipe), desempenho individual (da pessoa);
Ocorre através de processos não-estruturados (resulta de um entendimento direto entre gerente e funcionário); Está enfatizando cada vez mais os resultados (metas e objetivos); Está sendo direcionada com a noção de expectancia (é a relação entre as expectativas pessoais e as recompensas decorrentes do nível de produtividade do indivíduo). Avaliação do desempenho como uma prática integradora do ARH.
Métodos Modernos: Avaliação Participativa por Objetivos (APPO).
4- Quem deve fazer a avaliação? O gerente o indivíduo e o gerente a equipe de trabalho a avaliação 360 graus a avaliação para cima a comissão de avaliação o órgão de RH – auto-avaliação.
5- Quando avaliar o desempenho? 6- Como comunicar a avaliação do desempenho?