Grupo Focal Material apresentado de discutido na disciplina Avaliação de serviços e programas de saúde[senso estrito] Dpto de epidemiologia e métodos quantitativos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Questão de pesquisa e abordagens quantitativas/qualitativas
Advertisements

Elaboração de Instrumentos Objetivos Critérios
Técnicas e métodos de observação em Psicologia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA TÉCNICAS DE PESQUISA EM ECONOMIA
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
ENSINANDO A ENSINAR MINI BASQUETE.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS – AULA 3
Competência – Comunicação Escrita
Capítulo 4 PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA.
CONCEITOS ELEMENTARES
Como desenvolver a avaliação institucional na escola?
Metodologia Científica
Sérgio Elias Vieira Cury
GRUPO FOCAL Para que serve?.
TERAPIA FAMILIAR SISTÊMICA
Definições operacionais das variáveis do estudo
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Métodos de Investigação
Aula 2- Elaboração de Questionários
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem /2007 Professores: Leonardo.
Programa Ler e Escrever
Métodos e técnicas de pesquisa
Pesquisa Qualitativa Tópicos e Etapas.
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
Entrevista Prof.ª Ms. Otília Loth.
Resumo do curso Prof. Natalia Braguez.
2.1. O USO MERCADOLÓGICO DA DISCUSSÃO EM GRUPO c
METODOLOGIA DE PESQUISA PESQUISAS QUALITATIVAS X QUANTITATIVAS
MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS DE PESQUISA
Pesquisa em Comunicação
Compreender o papel da avaliação para uma boa gerencia 1 E. Maranhão Material elaborado para discussão n.
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
O trabalho de campo.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
METODOLOGIA DE PESQUISA
Amostragem qualitativa
Professor: Fábio Campos UFPE Aula 08 :: Técnicas Criativas para Geração e Seleção de Alternativas.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Instrumentos de Levantamento de Informação
Plano de Aula Análise Qualitativa Características Métodos e Técnicas
Unidade III Técnicas de Investigação
Entrevista.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Técnicas de Coleta de Dados
Técnicas de Coleta de Dados
PESQUISA DE MARKETING Prof.Ms. Gilberto Zardo.
Projeto de Pesquisa FOCALIZANDO O PROJETO DE PESQUISA Escolha do Tema
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
Pesquisa de Marketing MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, Carlos Freire
Pesquisa de Mercado Aula 2 18/08/2010
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
Teorias, métodos e técnicas de pesquisa qualitativa
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Avaliações analíticas Entrevistas Questionários Revisões do especialista (inspeções) Revisões do especialista (walktroughs)
Projeto de Pesquisa União de Ensino Superior de Campina Grande
Coleta de dados Entrada no Campo.
Entrevista.
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
Observação em pesquisa educacional
PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
JOGOS DE EMPRESA 1 PROFESSOR DR. RENATO VAZ. OBJETIVOS 1. Treinamento: desenvolver nos participantes a habilidade de tomar decisões através do exercício.
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
Grupo Focal Técnica de pesquisa que coleta dados por meio das interações grupais ao se discutir um tópico especial sugerido pelo pesquisador É uma técnica.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
MÉTODO A opção pelo método de pesquisa, quantitativo e/ou qualitativo, orienta-se pela formulação do problema de pesquisa, objetivos e hipóteses. O método.
VANTAGENS DAS COMISSÕES Trabalhar melhor as idéias Todos participam Produzir decisões equilibradas Aumenta a responsabilidade dos participantes Fortalece.
Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.
Estudo de caso em educação
Técnicas de Avaliação de Interfaces Prof. Jorge Cavalcanti.
Transcrição da apresentação:

Grupo Focal Material apresentado de discutido na disciplina Avaliação de serviços e programas de saúde[senso estrito] Dpto de epidemiologia e métodos quantitativos em saúde- Ensp/Fiocruz-2006 maranhao@ensp.fiocruz.br emaranhao@hotmail.com E. Maranhão

O Que é ? O grupo focal é uma técnica de avaliação que oferece informações qualitativas. Um moderador guia grupos, de aproximadamente 10 pessoas, numa discussão que tem por objetivo revelar experiências, sentimentos, percepções, preferências. Os grupos são formados com participantes que têm características em comum e são incentivados pelo moderador a conversarem entre si, trocando experiências e interagindo sobre suas idéias, sentimentos, valores, dificuldades, etc. O papel do moderador é promover a participação de todos, evitar a dispersão dos objetivos da discussão e a monopolização de alguns participantes sobre outros. O assunto é identificado num roteiro de discussão e são selecionadas técnicas de investigação para a coleta das informações   ESPM

Utilização As entrevistas com grupos focais podem ser utilizadas em todas as fases de um trabalho de investigação. São apropriadas para estudos que buscam entender atitudes, preferências, necessidades e sentimentos. São utilizadas, por exemplo, quando investiga-se questões complexas no desenvolvimento e implementação de programas, como aspectos relacionados a dificuldades, necessidades ou conflitos não claros ou pouco explicitados. A escolha de entrevistas com grupos focais como fonte de informação deve ocorrer após a elucidação do propósito da pesquisa e a identificação de quem utilizará as informações. Ë fundamental que haja clareza quanto as informações necessárias, entender as razões de ser de cada uma delas e a sua adequação quanto a utilização da técnica GF como forma de coleta de dados. ESPM 

vantagens Baixo custo Resultados rápidos O formato flexível permite que o moderador explore perguntas não previstas O ambiente de grupo minimiza opiniões falsas ou extremadas, proporcionando o equilíbrio e a fidedignidade dos dados. ESPM 

Limitações É susceptível ao viés do ponto de vista do moderador. As discussões podem ser desviadas ou dominadas por algum participante. As informações podem trazer dificuldades para análise e generalizações. Neste sentido devem ser interpretadas no contexto do grupo e complementadas com dados coletados através de outros instrumentos ESPM 

Condução do G. F Estabelecer o rapport[“relacionamento”] – o moderador esboça o propósito e o formato da reunião para que os participantes saibam o que esperar das discussões e ficarem à vontade. Deve ser dito que a entrevista ou discussão é informal e que espera-se a participação de todos com o máximo de espontaneidade possível. Construir cuidadosamente um roteiro de perguntas. As perguntas abertas promovem debates mais livres, com detalhes que resultam em descobertas inesperadas. Utilizar técnicas investigativas - observação, entrevistas, questionários e dinâmicas lúdicas para incentivar e organizar o debate. Registrar a discussão – este é o papel do relator. As anotações devem ser bastante completas no que se refere ao conteúdo e comportamento dos participantes.   ESPM 

Organização e análise dos dados Após cada reunião a equipe deve elaborar relatórios com o resumo das informações, e impressões obtidas no GF e suas implicações para o estudo. Para análise dos dados, deve-se levar em consideração: palavras utilizadas repetidamente, o contexto no qual a informação foi obtida, concordâncias entre as opiniões dos participantes, alteração de opiniões ocasionadas pela pressão dos grupos, respostas dadas em função de experiências pessoais de maior relevância do que impressões vagas, idéias principais, comportamentos, gestos, reações, sentimentos, valores de ordem pedagógica, ideológica e ética, preconceitos, dificuldades de compreensão das perguntas feitas, entusiasmos, dificuldades no enfrentamento de desafios, aproveitamento dos espaços de liberdade, etc. Elaborar um quadro geral das idéias preponderantes.   ESPM