III SIMELP, Macau, agosto de 2011 Nuno Carlos de Almeida Foto: Luís Pereira (2007)

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Transcrição da apresentação:

III SIMELP, Macau, agosto de 2011 Nuno Carlos de Almeida Foto: Luís Pereira (2007)

séc. XVI  falada por uma elite elemento de identidade e de consciência nacional Para a (re)introdução da LP em TL  aprendida por uma geração no ensino primário  arma cultural da resistência séc. XX  presente na memória coletiva poucos falantes séc. XXI  LO por autodeterminação  língua de escolarização  ensinada a todos, dentro e fora do sistema educativo  definindo o seu espaço no mosaico linguístico timorense qual o papel da LP em TL?

Para a (re)introdução da LP em TL INTRODUÇÃO REINTRODUÇÃO dos 6 aos 45 anos + de 45 anos

 língua estrangeira  língua segunda não tem estatuto oficial - ensinada a indivíduos estatuto oficial privilegiado - ensinada a uma comunidade - respeito pelas línguas da comunidade - associada à ascensão social - fundamental no exercício da cidadania ensinada por falantes nativos - bons informantes ensinada por falantes não nativos - capacidade relativa como informantes - necessidade acrescida de formação - bibliografia de consulta e referência aprendida num local distante - aprendizagem em situação formal - inexistência de input - utilização de materiais autênticos - simulações para praticar o uso aprendida onde se fala -aprendizagem em situação não formal -bastante input - prática em situações reais OU Língua Materna Língua não materna Língua não materna Para a (re)introdução da LP em TL

Aquisição Aprendizagem  maior critério na correção do erro  papel relevante da LM do aprendente  influência de fatores individuais  ensino formal  metas podem ser específicas  necessidades comunicativas do aprendente  abordagem comunicativa  tarefas significativas Para a (re)introdução da LP em TL

marcasculturais portuguesas L P Para a (re)introdução da LP em TL

marcasculturais portuguesas culturaismarcas timorenses L P Para a (re)introdução da LP em TL

 competência plurilingue  promoção da igualdade  intervenção cívica  competência intercultural  consciencialização democrática cidadaniavalores democrática L P

 mediador da relação cidadão-Estado  realização constante de atos linguísticos  produção de numerosos documentos  integra parte da atual população ativa  perspetiva de obtenção de emprego Para a (re)introdução da LP em TL Administração Pública  descentralização da presença da LP  aproximação da LP às línguas locais

Educação multilingue baseada na língua materna Para a (re)introdução da LP em TL

Língua portuguesa: uma ponte para o mundo © Nuno Ezequiel 2011

Língua Portuguesa em Timor-Leste – página Língua Portuguesa em Timor-Leste – blogue Nuno Carlos de Almeida