INEP INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Japão, novembro de 2010. Sheyla Carvalho Lira Leonardo Kazuo dos Santos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Situação educacional dos jovens brasileiros na faixa etária de 15 a 17 anos Brasília, 07 de março de 2007 Carlos Eduardo Moreno Sampaio INSTITUTO NACIONAL.
Advertisements

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB)
SISTEMA DE AVALIAÇÃO E DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS
Avaliando a alfabetização
Secretaria de Estado de Educação do Paraná Superintendência da Educação Diretoria de Políticas e Programas Educacionais Coordenação de Planejamento e.
CENSO ESCOLAR 2011.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do
ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NA UFRRJ
Perfil dos Professores de Ensino Básico
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Sistema Seriado de Avaliação SSA
Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM
ENEM SISU PROUNI EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO CRIADO EM 1998 PELO MEC SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS.
O Enem se estabiliza como o principal caminho de entrada para o ensino superior no Brasil, tendo relevância no ensino público e privado.
Avaliação Educacional Externa
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
1 PROVA SÃO PAULO Avaliação do Rendimento Escolar 30/09/2007 Profª Maria Inês Fini AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERSPECTIVAS PARA 2009.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Indicadores sociais e educacionais
Apresentação do Inep ABRUEM – 12/05/2011 Malvina Tuttman.
Prof. Edilson História Prof. Edilson História NOVO ENEM 2009.
As avaliações e bases de dados do INEP
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PRO REITORIA DE GRADUAÇÃO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
O NOVO ENEM: UM EXAME DIFERENTE. O Enem é um exame: individual; de caráter voluntário; é obrigatório, no caso de pleitear uma vaga em instituição que.
Políticas Públicas – conceitos
ENEM. Sobre o Enem A prova do Enem tem cinco notas, uma para cada área de conhecimento avaliada: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Exercícios Censup 2014 Brasília-DF | Fevereiro 2015.
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Programa Internacional de Avaliação de Alunos
Ministério da Educação
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 9º ANO 2015
DIFERENÇAS DE EFICIÊNCIA ENTRE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO NO BRASIL
Avaliação de Resultados – 2013
CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
IDEB ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO
Censo Escolar 2015 Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula
Atividade complementar 04 e 05
Exame Nacional do Ensino Médio Sistema de Avaliação da Educação Básica
O QUE É AVALIAR Avaliar é analisar a prática pedagógica  de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – PEDAGOGIA DISCIPLINA: POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL DOCENTE: SOLANGE MARY DISCENTES:
Os PCN e o Ensino Médio.
REFLEXÃO - SARESP DIA 04 DE OUTUBRO DE 2013.
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
Resultados do ENEM 2014 à luz dos indicadores contextuais Brasília-DF | Julho 2015.
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
O gargalo e as alternativas para o Ensino Médio Simon Schwartzman Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Ideb: qualidade, avaliação e perspectivas de investigação
ENCONTRO DE MOBILIZAÇÃO PARA AS INSCRIÇÕES DO ENEM 2012.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO
SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 5: OS INDICADORES DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Vera Lúcia Lima da Silva Diretora do Departamento de Políticas.
Formação continuada 4º Encontro
Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Carlos Eduardo Moreno Sampaio Agosto de 2012 Índice de Desenvolvimento.
Trace seu caminho, o CIC leva você à Universidade.
O Grande Desafio da Educação Superior: Expansão, Inclusão e Qualidade
Contextualização das Medidas de Aprendizado feitas pelo INEP Chico Soares – Presidente do Inep Brasília, julho de 2014.
O QUE PODEMOS ENTENDER A PARTIR DA ANÁLISE DOS DADOS DO IDEB? Londrina, 28 / 04 / 2014 Kátia Andrade Inez Silva Mestranda em Educação – UEL 1.
INSCRIÇÕES: De 28 de maio à 15 de junho LOCAL DE INSCRIÇÕES: DATA.
Definição O Programa Universidade para Todos (ProUni),criado em 2004, pela Lei nº /2005, tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais.
Currículo, PNE e Base Nacional Comum Atividade complementar 01 Apresentação 01.
Plano de Desenvolvimento da Educação - MEC. Algumas frentes do PDE Compromisso Todos pela Educação Programa de Metas (IDEB) Avaliação de alfabetização.
A Educação Profissional nos Censos Educacionais Brasília, outubro de 2007 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.
Transcrição da apresentação:

INEP INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Japão, novembro de 2010. Sheyla Carvalho Lira Leonardo Kazuo dos Santos Serikawa

Autarquia especializada em avaliações e estatísticas da educação brasileira.

Principais atividades produção de indicadores da educação brasileira;  desenvolvimento de avaliações voltadas para medir a qualidade da educação; disseminação de dados para o público em geral, para a mídia e para os responsáveis pelas decisões políticas; desenvolvimento e implementação de um sistema integrado de informações da educação brasileira.

Avaliações SAEB - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Prova Brasil Provinha Brasil ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio ENCCEJA - Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ENADE - Exame Nacional do Desempenho de Estudantes Programas Internacionais (PISA, TERCE e ICILS)

Estatísticas Censo Escolar (Educação Básica) Censo da Educação Superior Estatísticas Internacionais

SAEB – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Criado no início da década de 90, tem sido executado desde então a cada dois anos. Tem por objetivo avaliar a qualidade da educação básica no País e nos estados. Avalia o desempenho de uma amostra de alunos da 4a série (5o ano) e da 8a série (9o ano) do ensino fundamental; e do 3o ano do ensino médio.

SAEB – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Avalia competências em Matemática e Língua Portuguesa; Testes de múltipla escolha: 22 questões para a 4a série e 26 questões para a 8a série e o 3o ano do EM.

PROVA BRASIL Em 2005, a avaliação passa a abranger TODAS as escolas públicas do ensino fundamental, sendo criada a Prova Brasil. Tem por objetivo avaliar a qualidade do ensino em todas as escolas públicas do País. Avalia o desempenho dos estudantes da 4a série (5o ano) e da 8a série (9o ano) do ensino fundamental.

DIFERENÇAS SAEB E PROVA BRASIL 4a e 8a séries (5o e 9o anos) do EF Universal Escolas públicas urbanas Resultados por escola, município, estado e País SAEB 4a e 8a séries (5o e 9o anos) do EF + 3o ano do EM Amostral Escolas públicas e privadas urbanas e rurais Resultados por estado e País

http://provabrasil.inep.gov.br/

IDEB http://portalideb.inep.gov.br/ ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA CÁLCULO A PARTIR DA MÉDIA NA PROVA BRASIL/ SAEB E DO PERCENTUAL DE APROVAÇÃO (dados do Censo). METAS ESTABELECIDAS → ATÉ 2021 A META NACIONAL É ATINGIR A MÉDIA DOS PAÍSES DA OCDE NO PISA. METAS POR ESCOLA, MUNICÍPIO, ESTADO E PAÍS.

PROVINHA BRASIL Avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Duas aplicações: uma no início e outra no término do ano letivo. Diagnóstico de possíveis insuficiências das habilidades de leitura e escrita.

PROVINHA BRASIL Diagnóstico possibilita, entre outras ações: estabelecimento de metas pedagógicas para a rede de ensino; planejamento de cursos de formação continuada para os professores; investimento em medidas que garantam melhor aprendizado; desenvolvimento de ações imediatas para a correção de possíveis distorções; melhoria da qualidade e redução da desigualdade de ensino.

PROVINHA BRASIL Como é a prova? Cada teste da Provinha Brasil é composto por 24 questões de múltipla escolha, com quatro opções de resposta cada. Algumas questões são lidas pelo aplicador da prova – na íntegra ou em parte - e outras são lidas apenas pelos alunos. As habilidades avaliadas estão organizadas na Matriz de Referência para Avaliação da Alfabetização e do Letramento Inicial.

http://provinhabrasil.inep.gov.br/

ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio avaliação individual, alunos do último ano do ensino médio ou egressos do ensino médio, voluntário, alto grau de aceitação, requisito para o PROUNI.

ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio avaliação de competências e habilidades; ênfase na capacidade de utilizar as informações em contextos relevantes da vida pessoal ou social, para tomada de decisões; conceito globalizante e estrutural da inteligência humana.

ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio Em 2009 o ENEM assume nova dimensão: passa a ser utilizado como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais; passa de uma prova única a quatro provas – Linguagens, códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias.

ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio Como é o exame? Quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha; e uma proposta para redação. As provas objetivas avaliam as seguintes áreas de conhecimento do ensino médio e respectivos componentes curriculares: Linguagens, códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias.

ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio A proposta do Novo Enem tem como principais objetivos democratizar as oportunidades de acesso às vagas nas IES federais, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir à reestruturação dos currículos do ensino médio. As universidades possuem autonomia e podem optar entre quatro possibilidades de utilização do Enem no processo seletivo: Como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line; Como primeira fase; Combinado com o vestibular da instituição; Como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.

http://www.enem.inep.gov.br/

ENCCEJA – Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos certificação de competências e habilidades básicas para jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada.

ENCCEJA - Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos No Brasil, só é aplicado atualmente para o Ensino Fundamental. Para os brasileiros residentes no exterior é aplicado em dois níveis – Ensino Fundamental e Ensino Médio.

ENCCEJA – Ensino Fundamental Para cada área abaixo, é aplicada uma prova com 30 questões objetivas. Na área 1, também há uma prova de redação. 1) Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Artística e Educação Física; 2) História e Geografia; 3) Matemática; 4) Ciências Naturais.

ENCCEJA – Ensino Médio Para cada área abaixo, é aplicada uma prova com 30 questões objetivas. Na área 1, também há uma prova de redação. 1) Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 2) Ciências Humanas e suas Tecnologias; 3) Matemática e suas Tecnologias; 4) Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

http://encceja.inep.gov.br/

CENSOS EDUCAÇÃO BÁSICA EDUCAÇÃO SUPERIOR

CENSO ESCOLAR AMPLO LEVANTAMENTO SOBRE TODAS AS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. INFORMAÇÕES EM 4 GRANDES BLOCOS: ESCOLAS TURMAS PROFESSORES ALUNOS

EDUCACENSO JAPÃO

EDUCACENSO JAPÃO Registro de todas as escolas brasileiras no Japão. Informação para subsidiar processos de homologação das escolas.

EDUCACENSO JAPÃO DADOS DA ESCOLA: Nome, endereço, tel e e-mail Dependência e mantenedora Situação de homologação Código e nome da representação diplomática Infraestrutura Níveis de ensino oferecidos Dados do diretor (nome, nacionalidade, etc.)

EDUCACENSO JAPÃO DADOS DA TURMA: Nome Horário Modalidade de ensino Nível ou etapa de ensino Disciplinas

EDUCACENSO JAPÃO DADOS DO PROFESSOR: Nome Data e local de nascimento Nome da mãe Documentos, e-mail Endereço residencial Formação Função que exerce na escola, disciplinas que leciona, turmas

EDUCACENSO JAPÃO DADOS DO ALUNO: Nome Data e local de nascimento Filiação Registro de necessidades especiais Endereço Turma/série

INEP Assessoria Internacional Website: www.inep.gov.br http://www.inep.gov.br/internacional/default.htm Website: www.inep.gov.br Telefones: 55 61 2202-3722 / 3720 / 3617 / 3721 Sheyla.lira@inep.gov.br Leonardo.serikawa@inep.gov.br