CAIC – CENTRO DE APRENDIZAGEM E INTEGRAÇÃO DE CURSOS DISCIPLINA : TÉCNICAS DE TREINAMENTO ASSUNTO: COMO ELABORAR UM RELATÓRIO DE INSPEÇÃO DE SEGURANÇA.

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Transcrição da apresentação:

CAIC – CENTRO DE APRENDIZAGEM E INTEGRAÇÃO DE CURSOS DISCIPLINA : TÉCNICAS DE TREINAMENTO ASSUNTO: COMO ELABORAR UM RELATÓRIO DE INSPEÇÃO DE SEGURANÇA Prof. Adinan Mendonça

COMO ELABORAR UM RELATÓRIO DE SEGURANÇA Os relatórios são conhecidos por sua seriedade. São tratados como verdadeiros documentos. E sua utilidade é imensa. Hoje veremos como elaborar um relatório de Segurança do Trabalho passo a passo.

COMO ELABORAR UM RELATÓRIO DE SEGURANÇA Muitas vezes em uma simples conversa não conseguimos fazer com que o empregador nos leve a sério o suficiente para promover melhorias necessárias no ambiente de trabalho. Mas, usando um Relatório de Segurança bem elaborado, as chances de sucesso aumentam, e muito.

COMO ELABORAR UM RELATÓRIO DE SEGURANÇA É preciso primeiramente entender quais as principais vantagens do relatório. O relatório serve para mostrar o que está errado no ambiente de trabalho. É necessário sempre fazer um relatório com embasamento legal, ok. Profissional de Segurança do Trabalho que pensa ou acha alguma coisa, está redondamente errado! As normas são nossas aliadas, por isso, precisamos entender pelo menos os itens que dizem respeito ao nosso ambiente ou segmento de trabalho.

COMO ELABORAR UM RELATÓRIO DE SEGURANÇA O relatório serve para mostrar as medidas de correção necessárias. As medidas de correção devem ser apresentadas com maior riqueza de detalhes possíveis. É lógico que não podemos encher linguiça. Devemos mostrar todas as opções de correções que são viáveis a empresa no momento.

COMO ELABORAR UM RELATÓRIO DE SEGURANÇA O relatório deve ser prático Um bom relatório deve ser organizado e direto, não pode haver enrolação, afinal o empregador não tem tempo a perder.

COMO ELABORAR UM RELATÓRIO DE SEGURANÇA Em se tratando de organização, o relatório deve conter no mínimo os campos: Cabeçalho Nesse campo deve haver: Data; Nome ou logo da empresa; Nome e localização do setor avaliado;

COMO ELABORAR UM RELATÓRIO DE SEGURANÇA - Irregularidades encontradas Nessa parte deve ser descrito os problemas ou irregularidades que foram encontrados no local analisado.

COMO ELABORAR UM RELATÓRIO DE SEGURANÇA Itens de conformidade com as normas Nessa parte descrevemos o texto da norma que levou a inconformidade do item que foi mostrado acima. Devemos mostrar o item da norma que a empresa está descumprindo, podemos fazer um control “C” control “V” da norma, se possível.

COMO ELABORAR UM RELATÓRIO DE SEGURANÇA Medidas corretivas propostas Nessa parte devemos colocar as medidas de correção que poderão ser adotadas. Quanto mais detalhadas forem as opções de medidas corretivas, melhor será.

COMO ELABORAR UM RELATÓRIO DE SEGURANÇA Nome do Profissional que elaborou o relatório Importante para mostrar que está trabalhando. Documento importante para mostrar que está fazendo sua parte. Principalmente quando a empresa não quiser regularizar a situação e acontece o pior, esse documento poderá ser usado como defesa.

COMO ELABORAR UM RELATÓRIO DE SEGURANÇA Nome do representante da empresa. É importante colher a assinatura do responsável pela empresa. Isso mostra que a empresa está ciente da não conformidade. Está ciente que existem itens errados e precisam trabalhar para corrigir. Se o representante da empresa não assinar não se chateie por isso. Nesse caso podemos adotar o hábito de também enviar por . Muitas vezes eles não assinarão por saberem que isso pode ser usado como prova de uma gestão descomprometida com a Segurança do Trabalho. Se sua empresa não cumpre as normas que comprometem diretamente a segurança do trabalhador, é hora de pensar se vale a pena continuar correndo o risco de responder por omissão juntamente com ela. É como diz o Cosmo Palacios. “é melhor perder o emprego do que a dignidade”.Cosmo Palacios

Atividade em classe Elaborar um relatório de inspeção de segurança, contendo no mínimo os requisitos abaixo: Data Hora Setor Máquina Equipamento

Atividade em classe ( continuação ) Análise Técnica Descrição do risco Quem ( o profisional que realizará o conserto O que ( que tipo de conserto ) Quando ( prazo dado para a execução ) Custo ( quanto custará o conserto )

Atividade em classe ( continuação ) STATUS ( )Pendente ou ( ) Realizdo

Atividade em classe ( continuação ) Foto Descrição da Norma Medidas corretivas Assinantura do TST Assinatura do Responsável pelo setor

Formato da atividade ( continuação ) Os alunos se dividirão em 3 grupos e cada grupo terá uma situação de não-conformidade para elaborar seu relatório

Situações não-conforme Grupo 1 Trabalhadores expostos à queda de altura ao executar tarefa de armazenar material em cima de caminhão ( falta do cabo-guia )

Situações não-conforme Grupo 2 Produtos inflamáveis de uso na produção, estão sendo alojados e manipulados na área externa da fábrica, expostos à intempéries e ao risco de incêndio acidental. ( construção de local adequado para armazenamento de líquidos combustíveis, depósito de inflamáveis )

Situações não-conforme Grupo 3 A torre de içamento de cargas da empilhadeira estava com os parafusos soltos, possibilitando a queda do equipamento nos colaboradores.

Situação não-conforme Grupo 4 As portas dos aparelhos sanitários do banheiro da produção estão danificadas ( sem portas ), causando constrangimentos na utilização dos mesmos.

Situações não-conforme Grupo 5 A válvula de segurança da caldeira está com o prazo de aferimento vencido podendo acarretar riscos adicionais aos colaboradores.