Walking and Dementia in Physically Capable Elderly Men Caminhada e Demência em homens idosos fisicamente capazes Amilson Arthur Pedroso Diogo Valli Sanchez.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Smoking is a risk factor in the progression to kidney failure
Advertisements

Article: Does the association of habitual physical activity with the metabolic syndrome differ by level of cariorespiratory fitness? Fernanda Balero Miyahara.
Alteração de Memória & Envelhecimento
Sedentarismo, Depressão e Risco de Mortalidade Cardiovascular
Gracielle Vallarini Vieira Martrins PAUL T. WILLIAMS and BARRY FRANKLIN. Medicine & Science in Sports & Exercise.
Departamento de Reprodução Animal e Radiologia Veterinária
NOÇÕES PRELIMINARES.
PREVENÇÃO DAS DEFORMIDADES DA COLUNA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Estudo de coorte retrospectivo
TREINAMENTO NAS AÇÕES DO PROGRAMA DE TUBERCULOSE E HANSENÍASE
Influência Cinética das Bandas do Ligamento Cruzado Anterior em Joelhos Avaliação clínica usando navegação com computador Influence of Anterior Cruciate.
Metodologia Científica Medidas de Frequência e Associação
Metodologia Científica Medidas de Frequência e Associação
Asp. OMT Eduardo Deves ABR/11
Estudos de Prevalência
Métodos de Investigação Epidemiológica em Doenças Transmissíveis
GESTÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO (SST) POR MEIO DA IDENTIFICAÇÃO DO ABSENTEÍSMO, COM BASE NOS DADOS OBTIDOS DE UMA POPULAÇÃO URBANA Aluna: Sylvia.
Autora: Patrícia Paes Araujo Fialho
Unidade de Neuropsicologia Clínica
Importância do cuidado com a saúde dos ossos
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - UFMA
Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
PREVALÊNCIA DE DOENÇA VASCULAR EXTRACRANIANA EM PACIENTES NEFROPATAS
PERFIL DOS PACIENTES CADASTRADOS NO PRC
Estudos Seccionais e Estudos de Coorte
Curso de Métodos Epidemiológicos aplicados à Clínica
Estudos de Caso-Controle
Um Estudo das Funções Executivas em Indivíduos Afásicos
Estudo caso-controle Hjm jul-2001.
Grau de Recomendação & Nível de Evidência
NEUROPATOLOGIA DA DOENÇA DE ALZHEIMER E DEMÊNCIA VASCULAR
SAÚDE OCUPACIONAL EXPOSIÇÃO A CAMPOS ELÉTRICOS E MAGNÉTICOS
Medidas de freqüência e de risco 4. Mede a proporção de indivíduos que é afetada por uma condição (casos existentes) num dado ponto do tempo. PREVALÊNCIA.
4 Medidas de freqüência e de risco.
Rozana M. Ciconelli, Marcos B
WISC III: Escala de Inteligência Wechsler para Crianças.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE EF na Terceira Idade I Profa. Dra. Suely dos Santos Bruno Assoni 2010 Journal of Aging and.
Projeto SABE (Saúde, Bem-estar e Envelhecimento)
Contatos: – AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO COGNITIVA DE PACIENTES RENAIS CRÔNICAS EM FUNÇÃO DA IDADE Tzanno-Martins.
COMER EM EXCESSO PODE CAUSAR PROBLEMAS DE MEMÓRIA.
Editorial Quando comparamos as duas coortes, houve uma queda da taxa de participação no estudo de 78% em 1976 para 64% em Provavelmente entre os.
Association Between Physical Performance and Sense of Autonomy in Outdoor Activities and Life- Space Mobility in Community-Dwelling Older People J Am Geriatr.
Daniel G Lichtenthäler (R4) Orientador: Marcos D Saraiva
Surfactante nos recém-nascidos
Análise de sobrevida.
1-Diante dos dados de um estudo robusto que contou com indivíduos (50-74 anos) e pacientes idosos (> 74 anos) - foram detectados 373 casos.
Função pulmonar na diabetes mellitus José R. Jardim Pneumologia Universidade Federal de São Paulo.
Association Between Physical Performance and Sense of Autonomy in Outdoor Activities and Life- Space Mobility in Community-Dwelling Older People J Am Geriatr.
Alvos de saturação de oxigênio em recém-nascidos pré-termos extremos
TEORIA DE BARKER Carlos Arcanjo
 2011 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Jonathan M. Samet, MD, MS Diretor do Instituto para Saúde Mental da USC (USC Institute for Global.
Momento Científico 22/05/2014 Renata Borges Facury Arroyo
Disciplina de Epidemiologia I Faculdade de Saúde Pública da USP
A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA PELOS PARTICIPANTES DA UNIVERSIDADE ABERTA PARA TERCEIRA IDADE/UFMG Suellen Martinez de Carvalho¹, Rosângela Corrêa Dias²,
2-) FATORES DE RISCO PARA SD. METABÓLICA Juliana Luisa F. de A. Fruet
DAMAGE IN SYSTEMIC LUPUS ERYTEMATOSUS AND ITS ASSOCIATION WITH CORTICOSTEROIDS Abraham Zonana-Nacach, Susan G. Barr, Laurence S. Magder, and Michelle Petri.
Recovery from forward masking in Elderly Cochlear Implant Users Aluna de Mestrado: Carolina Costa Cardoso Orientador: Prof. Dr. Fayez Bahmad Jr Sistemas.
Epidemiologia Estudo de coorte.
Osteoporose Sintomas e prevenção.
Doenças crônico-degenerativas
Sedentarismo, Depressão e Risco de Mortalidade Cardiovascular
Alzheimer Tipo mais comum de demência.
Risco Edina Mariko Koga da Silva Universidade Federal de São Paulo
CÂNCER DE COLO UTERINO: ANÁLISE POPULACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO EM EVENTO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA RONCHI, M. V. T. ; LEITE, S. P. ; PATINI, B. J. T.
Imagem da Mama Sociedade Brasileira de Mastologia – DF
EDITORIAL.
MEMÓRIA E IDOSO: EXPERIÊNCIA DA LIGA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE BOTUCATU (LGGB) NA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SÍNDROMES DEMENCIAIS Oliveira, CC; D’Oliveira,
Avaliação nutricional no paciente enfermo
A ASSOCIAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E A UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Nathalia Tavares GOMES, Regina Maria Tavares
Avaliação do estado nutricional e consumo alimentar de idosos institucionalizados e não institucionalizados e a relação com a presença de sarcopenia Estela.
Transcrição da apresentação:

Walking and Dementia in Physically Capable Elderly Men Caminhada e Demência em homens idosos fisicamente capazes Amilson Arthur Pedroso Diogo Valli Sanchez

Honolulu-Asia Aging Study Extensão do Honolulu Heart Program( ) Extensão do Honolulu Heart Program( ) Estudo das doenças neurodegenerativas e função cognitiva em idosos Estudo das doenças neurodegenerativas e função cognitiva em idosos Estudo de coorte(1991 – 1999) Estudo de coorte(1991 – 1999)

Objetivo Examinar a associação entre o caminhar e o risco futuro de demência em homens mais velhos. Examinar a associação entre o caminhar e o risco futuro de demência em homens mais velhos.

Amostra homens de anos na amostra final homens de anos na amostra final Foram excluídos: Foram excluídos: –Fumantes, homens com função cognitiva pobre, homens que já apresentavam demência prevalente, usuários de bengalas, entre outros;

Diagnóstico de demência CASI ( CASI (Cognitive Abilities Screening Instrument) –Mede o desempenho das capacidades cognitivas –Administrado no início, e mais duas vezes para acompanhamento posterior –0 a 100: >74 = indicador de possível demência >74 = indicador de possível demência

Métodos Questionário Questionário 4 grupos: 4 grupos: – <0.25 m/d (600) – m/d (769) –1-2 m/d (433) –>2m/d (455)

Exames de repetição em ( ) e ( ) De acordo com a pontuação dos testes posteriores houveram avaliações completas de demência e exames laboratoriais De acordo com a pontuação dos testes posteriores houveram avaliações completas de demência e exames laboratoriais

Resultados 158 casos de demência 158 casos de demência – <0.25 m/d (49 de 600) – m/d (63 de 769) –1-2 m/d (27 de 433) –>2m/d (19 de 455)

Resultados –<0.25 m/d 17,8 /1000casos por ano de incidência de qualquer tipo de demência 17,8 /1000casos por ano de incidência de qualquer tipo de demência – m/d 17,6 / 1000casos por ano de incidência de qualquer tipo de demência 17,6 / 1000casos por ano de incidência de qualquer tipo de demência –1-2 m/d 14,1 / 1000casos por ano de incidência de qualquer tipo de demência 14,1 / 1000casos por ano de incidência de qualquer tipo de demência –>2m/d 10,3 / 1000casos por ano de incidência de qualquer tipo de demência 10,3 / 1000casos por ano de incidência de qualquer tipo de demência

Dos 158 casos de demência: Dos 158 casos de demência: –101 doença de Alzheimer –30 demência vascular –27 casos da mistura de ambos e outros

Conclusão Os resultados sugerem que a caminhada está associada com um risco reduzido de demência Os resultados sugerem que a caminhada está associada com um risco reduzido de demência A promoção de estilo de vida ativo ajuda na manutenção da função cognitiva na terceira idade A promoção de estilo de vida ativo ajuda na manutenção da função cognitiva na terceira idade